From guisauer em gmail.com Thu May 1 19:42:58 2025 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Thu, 1 May 2025 19:42:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Palestra_com_Cassiano_Barros_=28?= =?utf-8?q?UFRN=29_nas_Confer=C3=AAncias_Virtuais_TeMA_=5B14/05_?= =?utf-8?b?w6BzIDE5aF0=?= In-Reply-To: <41644f6c-19f9-48ac-9d6a-74d1ecbff523@tema.mus.br> References: <41644f6c-19f9-48ac-9d6a-74d1ecbff523@tema.mus.br> Message-ID: Conferências Virtuais TeMA 2025 A próxima palestra da série Conferências Virtuais TeMA 2025 ocorrerá no dia *14 de maio *(quarta-feira) às *19h *e será ministrada por *Cassiano Barros*, com a temática "A teoria musical na Bahia do século XVIII - as ideias de Caetano de Melo de Jesus". Participam como debatedores *Maya Suemi Lemos* e *Luiz Fiaminghi*. *Palestra "A teoria musical na Bahia do século XVIII - as ideias de Caetano de Melo de Jesus"* *Data:* 14/05/2025 - 19h *Palestrante: Cassiano Barros (UFRN)* *Debatedores: **Maya Suemi Lemos* e *Luiz Fiaminghi* *Link (YouTube):* https://youtube.com/live/2-C_q3ZNT8k?feature=share Sobre a palestra Entre 1759 e 1760, o mestre de capela da catedral da Bahía, Caetano de Mello de Jesus, concluiu a manuscritura dos dois primeiros volumes de seu tratado intitulado Escola de Canto de Órgão, um texto extenso, em língua portuguesa, projetado para o ensino dos preceitos da música religiosa de sua época. Ele nos apresenta uma teoria essencialmente especulativa, que relaciona a música a uma metafísica de orientação político-religiosa, especificamente católica e lusitana. Dessa relação, a música cobra sentido, fundamento e justificação, tanto como fenômeno acústico, quanto como fenômeno social. Trata-se de um texto muito rico em informações e referências que, de forma muito generosa, nos apresenta um amplo horizonte de sentido, que ilustra o diálogo dos músicos da colônia com os pensamentos e práticas musicais da metrópole e de outros territórios, assim como expõe a força do processo de aculturação que se impôs na colonização brasileira. Nesta palestra, abordarei aspectos relativos à origem, aos efeitos e virtudes da Música, e a relação dessas ideias com os preceitos de teoria musical. Sobre o palestrante Cassiano Barros é bacharel (2001), mestre (2006) e doutor (2011) em Música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e licenciado (2017) em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência na docência no Ensino Superior e na Educação Básica, no ensino de Artes e na formação de músicos e professores de música. Dedica-se principalmente ao ensino e à pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia Histórica e da Teoria Musical. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo - USP e na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, nesta última com apoio da Capes. É autor do livro Uma chave para a Música do século XVIII (Appris, 2019), organizador do livro Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga (CRV, 2021), do dossiê homônimo publicado pela revista Art Research Journal (ANPPOM, 2023) e do dossiê Mu?sica e Reto?rica no Antigo Regime, em fase de publicação pela revista Diálogos Sonoros (UFRN, 2025). Desde 2023, é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e líder do Grupo de Pesquisa Música Antiga em Perspectiva. Atualmente, exerce a função de vice coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, coordena o Subprojeto Música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES ? UFRN, é coordenador adjunto e regente do Madrigal da UFRN e conduz o projeto de pesquisa intitulado Estudo das teorias e poéticas musicais lusitanas e brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII. Sobre os debatedores *Maya Suemi Lemos (UERJ/UNIRIO)* Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ (PPGHA/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO (PPGM/UNIRIO); Mestre e Doutora em História da Música e Musicologia pela Université de Paris IV ? Sorbonne; Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Suas pesquisas têm ênfase atualmente nos processos de agência e mediação em artes e música, com foco na Primeira Época Moderna. *Luiz Henrique Fiaminghi (UDESC)* Luiz Henrique Fiammenghi, nome artístico Luiz Fiaminghi, é doutor em música e graduado em composição pela UNICAMP. Professor associado na Faculdade de Música da UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina, especializou-se em interpretação de música barroca e violino barroco na Holanda (Conservatório de Utrecht e Conservatório de Rotterdam) com bolsa do CNPq. Possui especialização "Latu Senso" em Cultura e Arte Barroca pelo Instituto de Filosofia Artes e Cultura da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) com a monografia "Violino e Retórica". É diretor do grupo ANIMA onde atua como rabequeiro, arranjador de protutor musical. *Lembrete:* O VI Encontro da TeMA segue com chamadas de trabalho em aberto até o dia *15 de maio*. Chamada de Trabalhos: https://tema.mus.br/novo/vi-encontro-da-tema/ Formulário de submissão: https://forms.gle/R9B6LEU9HtuXgDYDA -- Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical https://tema.mus.br/ From iazzetta em usp.br Wed May 7 09:58:55 2025 From: iazzetta em usp.br (Fernando Iazzetta) Date: Wed, 7 May 2025 09:58:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Data_prorrogada_-_Dossi=C3=AA_Tem=C3=A1?= =?utf-8?q?tico=3A_Reverbera=C3=A7=C3=B5es_do_som_em_outras_artes?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olás, Foi prorrogado para 31/05 o prazo para submissão de trabalhos para a Revista Música no Dossiê Temático: *Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis*. Notem que para este número, a Revista só aceitará trabalhos vinculados ao tema do dossiê. Abraços Fernando _____________________________ Chamada de Trabalhos - Revista Música https://revistas.usp.br/revistamusica/ DOSSIÊ TEMÁTICO: Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis *Editoras Convidadas: Ana Luisa Fridman (Departamento de Música-USP) e Liliane Benetti (Departamento de Artes Visuais-USP)* Vol. 25, N. 1, 2025 Prazo para submissão de trabalhos: 10 de maio de 2025 A Revista Música da USP convida a todas/es/os a contribuírem com o dossiê Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis. Serão aceitos trabalhos de pesquisa (artigos, ensaios, resenhas e traduções) que apontem para a colaboração, saberes e diálogos que nascem da integração da música com outras artes. Os trabalhos podem abarcar relações diversas entre as artes, tendo por foco principal as transformações conceituais, históricas, formativas e artísticas que derivam das conversas entre a música e as demais áreas de artes, tais como as artes visuais, as artes sonoras, o teatro, o cinema, a dança e a literatura. Serão aceitas apenas submissões diretamente relacionadas ao tema "Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis?. Abaixo sugerimos algumas linhas temáticas para enquadramento dos trabalhos, os quais poderão se relacionar com mais de uma linha apresentada: - Música e Artes Visuais: relações conceituais e confluências entre movimentos de vanguarda, contaminações entre a arte e a vida pela expansão de materiais visuais e sonoros. - Música e Dança: estudos sobre a corporeidade, fisicalidade e tecnologia, iniciativas artísticas e formativas da atualidade. - Música e Teatro: transformações das sonoridades da cena sob perspectivas históricas, iniciativas contemporâneas a partir do teatro musical e decolonialidades sonoras em cena. - Música e Literatura: estudos sobre a poesia, sobre a canção e demais expressões que envolvam a literatura e suas permeabilidades com o fazer musical. - Música e Cinema: aspectos históricos e técnicos sobre a construção de trilhas sonoras, gravação e produção musical para cinema e sonoridades do cinema nacional. - Música e materiais de expressão: repetição, colagem, acaso e improviso em diálogo entre as artes. - Empréstimos e ressonâncias: confluências entre música e outras artes na experiência brasileira. - Arte sonora: articulações entre escutas, espaços e sonoridades. https://revistas.usp.br/revistamusica/ -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From clifford.korman em unirio.br Thu May 8 07:14:19 2025 From: clifford.korman em unirio.br (Clifford Korman) Date: Thu, 8 May 2025 20:14:19 +1000 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada para o VIII SIMPOM do PPGM- UNIRIO Message-ID: Prezados, Peço a divulgação do nosso evento, *CHAMADA VIII SIMPOM/XXX Colóquio ** 2025* *PPGM- UNIRIO* *26-29 de agosto * O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro convida pós-graduandos e recém pós-graduados a submeterem propostas de trabalhos ao VIII Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), que coincide com o XXX Colóquio do PPGM- UNIRIO. Neste ano espera-se receber trabalhos que considerem os seguintes temas: - Fazer música como inovação: autonomia e invenção - Tecnologia, criatividade e o (meio) ambiente - Pesquisa em música: Interação e a construção de novas mentalidades Também serão aceitos trabalhos não vinculados aos temas, desde que mostrem coerência com a linha de pesquisa contemplada. As inscrições, nas modalidades de participante ou ouvinte, e as submissões devem ser efetuadas através da plataforma EVEN3, no link https://www.even3.com.br/simpom-2025-ppgm_unirio/ *ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS* O tema a ser desenvolvido pelo autor deve ser articulado a uma das áreas do evento: - Documentação e História da Música - Ensino e Aprendizagem em Música; - Etnografia das Práticas Musicais; - Música Popular; - Processos Criativos em Música (teoria e análise musical, composicão, música electroacústica; sonologia); - Teoria e Prática da Interpretação Musical; *O Comitê Científico do VIII SIMPOM acolherá submissões de trabalhos nas categorias comunicação oral e pôster, no período de 28/04/2025 a 10/06/2025. Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:* - Comunicação Oral: reflexões teóricas e práticas decorrentes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises parciais consistentes; - Pôster: resultados de experiências ou pesquisas em andamento que apresentem análises parciais ou em processo. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas realizadas por alunos dos Programas de Pós-Graduação em Música do Brasil (alunos regulares) e de países da América Latina e Caribe, bem como de mestrandos e doutorandos de outros programas que desenvolvam teses/dissertações na área da música. Os mestres e doutores que defenderam dissertações e teses em 2023-2025 também podem submeter trabalhos, desde que sejam sínteses da dissertação/tese, ou parte dela. Os trabalhos aceitos (tanto pôster quanto comunicação oral) serão publicados nos Anais do SIMPOM no link http://seer.unirio .br/index.php/simpom/index. Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. *APRESENTAÇÃO DO EVENTO* O SIMPOM - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA foi criado em 2010 pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, PPGM-UNIRIO, com o objetivo de apresentar e discutir as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos em música dos programas de pós-graduação em música do país. É estruturado no formato de conferências e palestras de pesquisadores de destaque no ambiente acadêmico nacional e internacional, além de sessões de comunicações orais de pesquisas, exposição e apresentação de pôsteres, rodas de conversa e apresentações musicais. O Comitê Científico, formado por pesquisadores de alto reconhecimento acadêmico, seleciona os trabalhos inscritos nas seguintes áreas: Processos Criativos em Música (teoria e análise musical); Ensino e Aprendizagem em Música; Etnografia das Práticas Musicais; Música Popular; Teoria e Prática da Interpretação Musical; Documentação e História da Música. Esta oitava edição contará com a participação de palestrantes internacionais e nacionais de grande reconhecimento no meio acadêmico, proporcionando o contato direto entre pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, bem como toda a comunidade com as pesquisas em música mais atuais. *MAIS INFORMAÇÕES, INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS: * https://www.even3.com.br/simpom-2025-ppgm_unirio/ Atenciosamente, Prof. Clifford Hill Korman Coordenador do SIMPOM 2025 -- Clifford Korman pianista/compositor/pesquisador Professor Associado-Estudos em Música Popular e Improvisação-UniRio, Brasil www.cliffkorman.com https://www.youtube.com/user/cliffkorman/feed From cpalombini em gmail.com Thu May 8 09:19:46 2025 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 8 May 2025 09:19:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] XIX Chopin Competition, 2025 Message-ID: Depois de 12 dias de seleção preliminar, começarão as provas da primeira etapa do Décimo Nono Concurso Chopin. São 85 candidatos de 20 países (mais ou menos, porque os dois russos competem como 'pianistas individuais neutros'). Entre eles, 51 candidatos são asiáticos; 32 deles, chineses (Taiwan incluso). Dos 5 canadenses, todos têm nomes e rostos asiáticos. Dos 5 norte-americanos, 3 têm nomes e rostos asiáticos; dos 3 do Reino Unido, 2. Única concorrente da América do Sul, a brasileira foi eliminada na etapa preliminar. Visto desse modo, é uma face da 'multipolaridade', ou, como disse Oswald Spengler há mais de cem anos, do 'declínio do ocidente'. https://chopincompetition.pl/en/competitors?view=grid&id_subgroup=4 A prova de Ingrid Rodrigues Uemura, a candidata brasileira: https://www.youtube.com/watch?v=-GrDQsJXI2g&t=7025s -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas/mn ufrj 2023?2025 From vivibk em gmail.com Fri May 9 08:29:46 2025 From: vivibk em gmail.com (Viviane Beineke) Date: Fri, 9 May 2025 08:29:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Bolsa_de_est=C3=A1gio_p=C3=B3s-doutoral?= =?utf-8?q?_no_PPGMUS_UDESC?= Message-ID: *PROGRAMA DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL NA UDESC ? PROEPD* ------------------------------ O PROEPD tem como objetivo atrair pesquisadores doutores para a UDESC, proporcionando-lhes a oportunidade de contribuir com seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura na universidade. ------------------------------ *PÚBLICO ALVO* ------------------------------ Pesquisadores doutores, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com visto permanente ou temporário, que não sejam servidores da UDESC, exceto docentes contratados em caráter temporário. ------------------------------ *DURAÇÃO E VALOR DAS BOLSAS* ------------------------------ As bolsas terão duração de até 12 meses, podendo o bolsista concorrer novamente em editais subsequentes. Serão concedidas um total de 57 bolsas no valor de R$ 5.200,00, sendo uma cota para os programas que possuem apenas o curso de mestrado e duas cotas para os programas com mestrado e doutorado. ------------------------------ * EDITAIS DOS PROGRAMAS E INSCRIÇÕES * ------------------------------ A solicitação de Estágio Pós-Doutoral deverá ser encaminhada pelo pesquisador interessado ao docente supervisor, que deverá ser professor permanente em Programa de Pós-Graduação da UDESC e possuir grau mínimo de Doutor ou equivalente e ter concluído pelo menos 03 (três) orientações de mestrado ou 01 (uma) orientação de doutorado. As inscrições deverão ser realizadas pelo professor junto aos programas de Pós-graduação, seguindo as instruções dos editais específicos do Programa. - *Música - PPGMUS* | www.udesc.br/ceart/ppgmus/bolsas/proepd Solicitamos ampla divulgação. Cordialmente, *Profa. Dra. Viviane Beineke* Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Departamento de Música - Centro de Artes Grupos de Pesquisa Inventa - Educação Musical e MusE - Música e Educação Bolsista PQ2 CNPQ lattes.cnpq.br/9045119393767806 http://udesc.academia.edu/VivianeBeineke *https://www.udesc.br/ceart/ppgmus * From fernandomagre em gmail.com Mon May 12 13:28:33 2025 From: fernandomagre em gmail.com (Fernando Magre) Date: Mon, 12 May 2025 13:28:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RGl2dWxnYcOnw6NvIC0gMjHCuiBFbmNvbnRy?= =?utf-8?q?o_MusiMid?= Message-ID: Prezados/as colegas, Temos a alegria de divulgar o 21º Encontro Internacional de Música e Mídia (MusiMid), que neste ano traz o tema: "A sociedade do cansaço... A música como droga?". O encontro ocorrerá presencialmente na cidade de Santos/SP, entre os dias 17 e 19 de setembro. A chamada completa pode ser vista no site: https://doity.com.br/21encontromusimid Datas importantes: Chamada para trabalhos: 1º de abril a 16 de junho Resultado da seleção: 30 de junho Envio dos trabalhos completos: de 04 a 29 de agosto. Encontro: 17 a 19 de setembro Pedimos ampla divulgação. Cordialmente, Fernando Magre -- Prof. Dr. Fernando de Oliveira Magre Professor Titular de Musicologia Histórica - Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo (FAMES) Professor Colaborador - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Coordenador do Laboratório de Estudos em Musicologia e História Contemporânea (LEMUHC) http://lattes.cnpq.br/1498625137838487 https://fames.academia.edu/FernandoMagre https://www.instagram.com/lemuhc.fames/ From joanaholanda10 em yahoo.com.br Tue May 13 14:28:47 2025 From: joanaholanda10 em yahoo.com.br (Joana Holanda) Date: Tue, 13 May 2025 17:28:47 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso_Magist=C3=A9rio_Superior_Canto?= =?utf-8?q?_L=C3=ADrico_e_Flauta_Transversal?= References: <216344880.32348.1747157327247.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <216344880.32348.1747157327247@mail.yahoo.com> Prezada comunidade,   Solicitamos o apoio de vocês para divulgação! A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)publicou o Edital nº 70/2025-PROGESP, que abre concurso público deprovas e títulos para o provimento de cargos de Professor do MagistérioSuperior. Entre as áreas contempladas estão Canto Lírico e FlautaTransversal, vinculadas à Escola de Música da UFRN. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meiodo SIGRH/UFRN (Menu Concursos), no período de 26 de maio a 17de junho de 2025. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o regimede trabalho escolhido. O edital completo está disponível nesta notícia no siteda PROGESP, onde também é possível acompanhar todas as etapas do certame.   Link: https://musica.ufrn.br/?p=10590 Obrigada, Joana Holanda Escola de Música da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://joanaholanda.com.br/ From davidganc em gmail.com Sun May 18 11:10:58 2025 From: davidganc em gmail.com (David Ganc) Date: Sun, 18 May 2025 11:10:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_Revista_DEBATES_/_UNIRIO_-_Doss?= =?utf-8?b?acOqIHRlbcOhdGljbyBBUlJBTkpP?= Message-ID: Bom dia! Está no ar a chamada da Revista DEBATES / UNIRIO. *Dossiê temático ARRANJO* Obrigado. Abraços, David Ganc ========================================================= Chamada de Trabalhos - Revista DEBATES Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música ? CLA / UNIRIO https://seer.unirio.br/revistadebates DOSSIÊ TEMÁTICO: *ARRANJO:* História, Técnica, Pedagogia e Transformações Contemporâneas *Editor Convidado: David Ganc (UNIRIO) Prazo para submissão de trabalhos: 09 de Agosto de 2025 A Revista DEBATES da UNIRIO convida a todas/es/os a contribuírem com o DOSSIÊ TEMÁTICO *ARRANJO* ----------------------------------------------------------------------------------------------------- O ato de arranjar uma música constitui-se como um processo criativo que opera em um espectro amplo, abrangendo desde interlocuções informais entre músicos de um pequeno conjunto até complexas estruturas prescritas com rigor para formações maiores. Em certos contextos, o arranjo estabelece uma relação tão intrínseca com a composição que, para o ouvinte, torna-se indistinguível o que é criação original do compositor e o que é intervenção do arranjador. Desta forma, o que seria a função de ?vestir? a música pode tomar outras proporções, amalgamando a atividade de compor com a de arranjar, em prol da obra resultante. O arranjador, dependendo do grau de liberdade que lhe é atribuído, pode interferir em diversos parâmetros estruturais da obra, como: instrumentação, gênero, forma, rearmonização, criação de introdução, ?especial?, *coda*, escolha da tonalidade, modulações, estrutura musical com abertura de seção para improvisação. O arranjador exerce um papel determinante para o resultado final da obra. Entre os subtemas sugerimos, a título de exemplo: - Histórico da relação arranjador / compositor; - Levantamento musical/biográfico de arranjadores icônicos e seu legado; - Possíveis definições do que caracteriza uma escola brasileira de arranjo; - Análises críticas da interferência do arranjador no resultado final da obra, com a opção de uso de estudo de caso; - Liberdade criativa X restrições comerciais; - Adequação do arranjo ao gênero musical utilizado, com suas idiossincrasias; - O arranjador no estúdio de gravação. Dificuldades, limites, alternativas e soluções no ato da realização do arranjo, no momento de sua materialização; - Processo diacrônico do arranjo, do início do século XX a nossos dias. Trajetória, escolas e transformações; - Revisão, levantamento e análise da literatura de manuais nacionais e/ou estrangeiros; - Levantamento da pedagogia do arranjo nas universidades brasileiras, desde sua implementação, desenvolvimento e situação atual; - Relação arranjo e tecnologias atuais: expansão do conceito de arranjador além do seu papel histórico e tradicional do profissional que escreve música formalmente; o arranjador como manipulador sonoro; novas possibilidades criativas ao se utilizar programas de computador que empregam sons pré-fabricados (*samples*) em, por exemplo, trilhas sonoras para audiovisual e pesquisa de linguagem; - Levantamento e análise de acervos de arranjos de determinada instituição e/ou de arranjadores; - Investigação do papel do arranjo e do arranjador na cadeia musical hoje: transformações ocorridas neste início do século XXI; arranjo na era digital; novas ferramentas; novas linguagens; - Do manuscrito ao digital: análise do uso de *softwares* de escrita musical e sua interferência no processo criativo de um arranjo; - Aspectos positivos e negativos do uso de Inteligência Artificial como ferramenta em um arranjo; questionamentos éticos e estéticos. Além destas sugestões, convidamos as/os autora(e)s a submeter textos que extrapolem estes direcionamentos conquanto pertinentes à temática do dossiê. Organização do dossiê: David Ganc ? editor convidado Prazo para submissões: 9 de agosto de 2025 As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões). Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês. -- ****************************** http://www.davidganc.com From joanaholanda10 em yahoo.com.br Tue May 20 09:08:00 2025 From: joanaholanda10 em yahoo.com.br (Joana Holanda) Date: Tue, 20 May 2025 12:08:00 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Acessibilidade_para_pessoas_cegas_em_so?= =?utf-8?q?ftwares_de_M=C3=BAsica?= References: <1255450941.2529437.1747742880191.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1255450941.2529437.1747742880191@mail.yahoo.com> Encaminho mensagem do professor Nando Penteado: Colegas, Solicito auxílio para divulgar meu contato a interessados em contribuir para meu projeto de pesquisa de doutorado cujo foco do estudo é promover acessibilidade para pessoas cegas em softwares de Música. Busco musicistas (profissionais ou amadores) que sejam cegos e que utilizem softwares em seu fazer musical para testarem, de maneira voluntária, algumas ideias de acessibilidade para o software Pure Data e fornecerem opiniões sobre a funcionalidade e possíveis melhorias. Tem aprovação do comitê de ética pelo CAAE número 84535224.2.0000.8142. Meu e-mail é o nando em nandopenteado.com e meu whatsapp é (19)98124-4050. um grande abraço! Joana Holanda Escola de Música da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://joanaholanda.com.br/ From iazzetta em usp.br Wed May 21 11:08:09 2025 From: iazzetta em usp.br (Fernando Iazzetta) Date: Wed, 21 May 2025 11:08:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Vaga_para_Prof=2E_substituto_na_USP_-_?= =?utf-8?b?4oCcRWxldHJvYWPDunN0aWNhIGUgVGVjbm9sb2dpYSBNdXNpY2Fs4oCd?= Message-ID: Olás, Está aberto um edital para contratação de um professor substituto para a Área de ?Eletroacústica e Tecnologia Musical? no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Por favor, ajudem a divulgar e se tiverem dúvidas, escrevam. **** Principais informações: **** ? Departamento de Música ? Área de conhecimento: ?Eletroacústica e Tecnologia Musical? ? Período de inscrições: 21/05/2025 até às 16h00 do dia 09/06/2025 O Edital na íntegra pode ser acessado através do link: https://www.eca.usp.br/sites/default/files/inline-files/DOE_20.05_CMU_ed_18.pdf As inscrições devem ser feitas pelo interessado diretamente no link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao Abraços, Fernando Iazzetta -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From cpalombini em gmail.com Wed May 21 23:04:20 2025 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 21 May 2025 23:04:20 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Appel_=C3=A0_communication=3A_Journ?= =?utf-8?b?w6llIGTigJnDqXR1ZGUgUGllcnJlIFNjaGFlZmZlciBldCBzb24gaMOp?= =?utf-8?q?ritage=2C_8_octobre_2025?= Message-ID: Appel à communication Journée d?Étude Pierre SCHAEFFER et son héritage, mercredi 8 octobre 2025, 10h-12h / 14h-17h Auditorium Archives Départementales Haute-Savoie, 37 bis, avenue de la Plaine, 74000 ANNECY Organisé par Terres d?Empreintes en partenariat avec Les Archives Départementales Haute-Savoie / Conservatoire à Rayonnement Régional d?Annecy / Laboratoire LISAA / École Doctorale Cultures et Sociétés Cette Journée d?Étude aura lieu à l?Auditorium des Archives Départementales Haute-Savoie, à Annecy, pendant le Festival des Empreintes Sonores organisé par l?association culturelle Terres d?Empreintes. Elle s?inscrit dans le prolongement des événements parisiens célébrant les 30 ans de la disparition de Pierre Schaeffer (1910-1995). Ce chercheur est reconnu pour avoir inventé la « musique concrète » en 1948. Depuis cette époque, de nombreux compositeurs intègrent cette innovation dans leur pratique, enrichissant de façon plus radicale le répertoire de la musique contemporaine. Le succès de cette nouvelle approche permet, dans les années 60, l?apparition de nombreux studios de recherche musicale, inspirés par le GRMC de Pierre Schaeffer. Pour autant, la musique n?est pas le seul centre d?intérêt de Pierre Schaeffer, dont les nombreuses facettes méritent d?être prises en compte. Ses réflexions sur la radio, la télévision, le cinéma et en particulier la relation son-image sont au c?ur de la création du Service de la Recherche (1960-1974). Cette structure va favoriser de nombreuses expériences audiovisuelles et permettre, par le jeu des coproductions, la réalisation de courts métrages originaux et l?émergence d?un véritable courant dans l?univers français du cinéma d?animation. Que dire également de son engagement envers les cultures autochtones, entre 1954 et 1957, alors qu?il met en place un réseau de stations de radio autonomes dans les colonies françaises, la RFOM puis la Sorafom ? Quel regard porter sur les activités de l?association Jeune France entre 1940 et 1941, au début du régime de Vichy ? Aujourd?hui, tandis que les travaux de Pierre Schaeffer commencent à être pris en compte par les chercheurs à un niveau international, nous proposons d?entamer un inventaire de ses actions. L?idée est de revenir sur la plupart d?entre elles et d?en évaluer les retombées : le visage culturel de la France pourrait être bien différent si l?inventeur ne s?était autant investi dans ses multiples projets. Nous appelons les chercheurs, artistes et compositeurs à apporter leur contribution à cet état des lieux, en partageant ce qu?ont pu leur apporter les travaux de Pierre Schaeffer dans leurs expériences et leurs réflexions. Sont autant attendus des éclairages sur l?histoire passée, que des analyses de la situation actuelle et des perspectives dans la création artistique et l?économie culturelle. Conditions de participation : ? Docteur / doctorant inscrit en France ou à l?étranger / artiste / chercheur ? Les communications doivent être originales, inédites et doivent être rédigées et présentées en français. ? Les personnes intéressées pourront soumettre leur proposition jusqu?au 15 juin 2025 par courriel (contact em terresdempreintes.com). La réponse du comité scientifique sera communiquée dans la semaine du 30 juin au 5 juillet 2025. ? Les propositions doivent inclure les informations suivantes : nom et affiliation institutionnelle de l?auteur / biographie et bibliographie (maximum 150 mots) / titre, axe thématique et résumé de communication (environ 300 mots). ? Afin de laisser du temps pour la discussion après chaque communication, chaque participant disposera de 20 minutes pour son exposé. ? Une attestation de participation sera délivrée si besoin. ? Les frais d?hébergement et de déplacement depuis la ville d?origine jusqu?à Annecy pourront être pris en charge, selon certaines conditions. Besoins audiovisuels : Vidéoprojecteur (o/n), si oui connectique (HDMI standard / VGA), Amplification documents sonores (o/n) Ordinateur : personnel ou celui du lieu ? (Logiciels imposés : Power Point / VLC / Audacity) Autres besoins spécifiques : merci de détailler. Contact et informations : Alain Basso : 06 37 94 62 92 / contact em terresdempreintes.com Doctorant à l?École Doctorale Cultures et Sociétés et au Laboratoire LISAA ? EA 4120 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas/mn ufrj From micaelant em gmail.com Fri May 30 12:21:18 2025 From: micaelant em gmail.com (Micael Antunes) Date: Fri, 30 May 2025 16:21:18 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?SBCM_2025_CFC_=E2=80=93_Extended_Submis?= =?utf-8?q?sion_Deadline=3A_June_16=2C_2025?= Message-ID: Dear colleagues, [Apologies for cross-posting.] We are pleased to announce that the submission deadline for the 19th Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2025) has been extended to June 16, 2025. The conference will take place from September 15 to 17, 2025, at the Convention Center ? CDC ? UNICAMP. All submissions must be made via the SBCM 2025 submission portals: ? Full Papers, Artistic Works and ENCM submissions: https://jems3.sbc.org.br/events/383 ? Workshop proposals: https://forms.gle/RcMkYuAJBnBbBbfS8 SBCM 2025 welcomes submissions in the following categories: Full Papers ? Submissions must present original research (6 to 8 pages) on technical, musical, or interdisciplinary topics at the intersection of computing and music. All submissions will undergo a double-blind peer-review process, and both the written paper and the oral presentation must be in English. Scientific tracks include, but are not limited to: - Machine Learning, Artificial Intelligence, and Music Information Retrieval - Software Development for Musical Applications - Computational Musicology - Musical Cognition and Computer Music - Real-Time Musical Systems for Improvisation and Telematic Performance - Machine Listening and Musical Creation - Audio Signal Processing, Sound Analysis, and Digital Audio Effects - Physical Modeling and Sound Synthesis - Sound Spatialization and Immersive Environments Accepted papers will be published in the conference proceedings with ISBN and DOI. A selection of papers will be invited to submit an extended version to the Brazilian Journal Musica Hodie. For journal guidelines, please refer to: https://revistas.ufg.br/musica/about/submissions#authorGuidelines Performances and Artistic Works ? We invite proposals for performances and artistic works that explore the intersections between computing, music, and other artistic and technological practices. Submissions must include a short paper (up to 4 pages) that presents the methods used in developing the work and/or a motivation of how the work relates to the conference scope. Both the artistic documentation and the accompanying paper will be considered in the evaluation process. ENCM ? Escola Nacional de Computação Musical ? As part of SBCM 2025, the ENCM aims to encourage the participation of undergraduate and graduate students in computer music research and related areas. It includes the following categories: - Scientific Papers (up to 4 pages): Research in progress or completed studies, which may be written in Portuguese, English or Spanish. Accepted papers may be presented orally or in poster format. Selected contributions will be invited for publication in the REIC ? Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (ISSN 1519-8219), with DOI indexing. - Reports from Research Groups, Studios, or Collectives (4 to 8 pages): Descriptions of current practices, methodologies, or ongoing or completed projects in the fields of computer music and sound creation. - Workshops and Tutorials: Proposals for practical or conceptual training activities related to computer music, addressed to students or the wider academic/artistic community. All submissions must be made via the SBCM 2025 submission portals: ? Full Papers, Artistic Works and ENCM submissions: https://jems3.sbc.org.br/events/383 ? Workshop proposals: https://forms.gle/RcMkYuAJBnBbBbfS8 Important dates for all categories: - Submission deadline: June 16, 2025 - Notification of acceptance: July 14, 2025 - Camera-ready version: August 18, 2025 We strongly encourage the participation of women, Black researchers and artists, LGBTQIAPN+ individuals, peripheral communities, and others underrepresented in academic and artistic contexts. SBCM is a biennial event organised by the Computer Music Interest Group (CECM) of the Brazilian Computer Society (SBC). To access previous editions and proceedings, visit: http://compmus.ime.usp.br/sbcm/ We look forward to your contributions. Best regards, SBCM 2025 Organising Committee -- Micael Antunes Postdoctoral Researcher Aix-Marseille Univ., CNRS, PRISM, LIS, InCIAM