[ANPPOM-Lista] Fwd: Palestra com Cassiano Barros (UFRN) nas Conferências Virtuais TeMA [14/05 às 19h]
Guilherme Sauerbronn
guisauer em gmail.com
Quinta Maio 1 19:42:58 -03 2025
Conferências Virtuais TeMA 2025
A próxima palestra da série Conferências Virtuais TeMA 2025 ocorrerá no dia *14
de maio *(quarta-feira) às *19h *e será ministrada por *Cassiano Barros*,
com a temática "A teoria musical na Bahia do século XVIII - as ideias de
Caetano de Melo de Jesus". Participam como debatedores *Maya Suemi
Lemos* e *Luiz
Fiaminghi*.
*Palestra "A teoria musical na Bahia do século XVIII - as ideias de Caetano
de Melo de Jesus"*
*Data:* 14/05/2025 - 19h
*Palestrante: Cassiano Barros (UFRN)*
*Debatedores: **Maya Suemi Lemos* e *Luiz Fiaminghi*
*Link (YouTube):* https://youtube.com/live/2-C_q3ZNT8k?feature=share
Sobre a palestra
Entre 1759 e 1760, o mestre de capela da catedral da Bahía, Caetano de
Mello de Jesus, concluiu a manuscritura dos dois primeiros volumes de seu
tratado intitulado Escola de Canto de Órgão, um texto extenso, em língua
portuguesa, projetado para o ensino dos preceitos da música religiosa de
sua época. Ele nos apresenta uma teoria essencialmente especulativa, que
relaciona a música a uma metafísica de orientação político-religiosa,
especificamente católica e lusitana. Dessa relação, a música cobra sentido,
fundamento e justificação, tanto como fenômeno acústico, quanto como
fenômeno social. Trata-se de um texto muito rico em informações e
referências que, de forma muito generosa, nos apresenta um amplo horizonte
de sentido, que ilustra o diálogo dos músicos da colônia com os pensamentos
e práticas musicais da metrópole e de outros territórios, assim como expõe
a força do processo de aculturação que se impôs na colonização brasileira.
Nesta palestra, abordarei aspectos relativos à origem, aos efeitos e
virtudes da Música, e a relação dessas ideias com os preceitos de teoria
musical.
Sobre o palestrante
Cassiano Barros é bacharel (2001), mestre (2006) e doutor (2011) em Música
pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e licenciado (2017) em
Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência na docência no
Ensino Superior e na Educação Básica, no ensino de Artes e na formação de
músicos e professores de música. Dedica-se principalmente ao ensino e à
pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia Histórica e da Teoria
Musical. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo - USP e
na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, nesta última com apoio
da Capes. É autor do livro Uma chave para a Música do século XVIII (Appris,
2019), organizador do livro Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga
(CRV, 2021), do dossiê homônimo publicado pela revista Art Research Journal
(ANPPOM, 2023) e do dossiê Música e Retórica no Antigo Regime, em fase de
publicação pela revista Diálogos Sonoros (UFRN, 2025). Desde 2023, é
professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte - UFRN e líder do Grupo de Pesquisa Música Antiga em Perspectiva.
Atualmente, exerce a função de vice coordenador do Curso de Licenciatura em
Música da UFRN, coordena o Subprojeto Música do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES – UFRN, é coordenador adjunto
e regente do Madrigal da UFRN e conduz o projeto de pesquisa intitulado
Estudo das teorias e poéticas musicais lusitanas e brasileiras dos séculos
XVI, XVII e XVIII.
Sobre os debatedores
*Maya Suemi Lemos (UERJ/UNIRIO)*
Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ;
docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ
(PPGHA/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO
(PPGM/UNIRIO); Mestre e Doutora em História da Música e Musicologia pela
Université de Paris IV – Sorbonne; Licenciatura em Educação Artística,
Habilitação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro, UNIRIO. Suas pesquisas têm ênfase atualmente nos processos de
agência e mediação em artes e música, com foco na Primeira Época Moderna.
*Luiz Henrique Fiaminghi (UDESC)*
Luiz Henrique Fiammenghi, nome artístico Luiz Fiaminghi, é doutor em música
e graduado em composição pela UNICAMP. Professor associado na Faculdade de
Música da UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina, especializou-se
em interpretação de música barroca e violino barroco na Holanda
(Conservatório de Utrecht e Conservatório de Rotterdam) com bolsa do CNPq.
Possui especialização "Latu Senso" em Cultura e Arte Barroca pelo Instituto
de Filosofia Artes e Cultura da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)
com a monografia "Violino e Retórica". É diretor do grupo ANIMA onde atua
como rabequeiro, arranjador de protutor musical.
*Lembrete:*
O VI Encontro da TeMA segue com chamadas de trabalho em aberto até o dia *15
de maio*.
Chamada de Trabalhos: https://tema.mus.br/novo/vi-encontro-da-tema/
Formulário de submissão: https://forms.gle/R9B6LEU9HtuXgDYDA
--
Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical
https://tema.mus.br/
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