[FWD cdmc] - 35/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sexta Setembro 22 10:30:16 BRT 2006


FWD cdmc - 35/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: "WILLY, o presente". Obras de
WILLY CORREA DE OLIVEIRA (domingo, 01/Out, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp

2 -	Boston University announces the launch of the BOSTON UNIVERSITY
MESSIAEN PROJECT (BUMP)

3 -	2007 ATLANTIC CENTER FOR THE ARTS MASTER ARTISTS-IN-RESIDENCE
PROGRAM (Fev-Nov/2007 - New Smyrna Beach, Florida, EUA)

4 -	FACULTY POSITION :Center for Computer Research in Music and
Acoustics (CCRMA) at Stanford University (01/Dez - Stanford, EUA)

5 -	1o. ENCONTRO INTERNACIONAL DE METAIS (19-22/Out - Tatui, SP, BRASIL)

6 -	MASTERCLASS: CAIO PAGANO (piano). (27/Out - Curitiba, PR, BRASIL)

7 -	10o. CONCURSO NACIONAL DE VIOLAO MUSICALIS (06/Out - Sao Paulo, SP)

8 -	LABORATORIO CULTURAL: "Miscelaneas Digitais". Apresentacoes de LIVIO
TRAGTENBERG, LOOP B & PEDRO OSMAR e ZEZO RIBEIRO (Set-Out/2006 - SESC,
Campinas, SP, BRASIL)

9 -	CONCERTO: Nucleo Hesperides - Musica das Americas. Obras de CARLOS
GUASTAVINO (24/Set, 18:00hs - CENA, Sao Paulo, SP)

10 -	RECITAL: CLAUDIO CRUZ (violino) e GUSTAVO COSTA (violao). Obras de
TONI, PAGANINI, GIULIANI, GNATTALI, PIAZZOLA (26/Set, 20:30hs - Ribeirao
Preto, SP, BRASIL)

11 -	NOTICIA: Petrobras aumenta investimentos na cultura (20/Set - Rio de
Janeiro, RJ)

12 -	CONCERTO: Orquestra de Camara da Cidade de Curitiba, Reg. DARIO
SOTELO. Obras de VILLANI-CORTES, PETER WARLOCK, HIDAS FRIGYES e BRITTEN
(22-23/Set - Curitiba, PR, BRASIL)

13 -	CONCERTO: Orquestra de Camara da Ulbra, Reg.: MANFREDO SCHMIEDT.
Obras de CERVO, RUSSELL PECK, TURINA e SHOSTAKOVICH (24/Set, 19:00hs - Porto
Alegre, RS, BRASIL)

14 -	CALL FOR PAPERS: INTERNATIONAL SYMPOSIUM "Latin American Choral
Music - Contemporary Performance and the Colonial Legacy" (30/Out/2006 -
Tucson, Arizona, EUA)

15 -	CONCERTO: "Compositores Uruguayos". Obras de ITURRIBERRY, LEGRAND,
MARTINEZ COLLETTE, PIETRAFESA (27/Set, 20:00hs - Montevideo, URUGUAI)

16 -	RECITAL: "Cantos de Amor", RICARDO TUTTMANN (tenor) e LUIZ SENISE
(piano). Obras de SIQUEIRA, VILLA LOBOS, BABI DE OLIVEIRA, HENRIQUE,
MIRANDA, NOBRE (22/Set, 20:30hs - Sao Leopoldo, RS, BRASIL)

17 -	PRE-LANCAMENTO e LANCAMENTO: Livro "Musica: Vigencia do Pensar
Poetico", ANTONIO JARDIM (

18 -	MASTERCLASS: ALEXANDRE DOSSIN (EUA, piano). (29/Set - UFRGS, Porto
Alegre, RS, BRASIL)

19 -	CONCERTO: Duo Gastesi-Bezerra. Obras de COELHO DE SOUZA, CERVO,
TACUCHIAN (22-23/Set - Las Vegas, EUA)

20 -	RECITAL: "Flauta Contemporanea", LEANDRO PORFIRIO GOMES (flauta).
Obras de VARESE, IBERT, CARRASQUEIRA, BERIO (26/Set, 20:00hs - Campinas, SP,
BRASIL)

21 -	12o. FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS (25-30/Set - Juiz de Fora, MG,
BRASIL)

22 -	MUSICA EM DEBATE: "Musica e Diversidade: Novos Dialogos e
Interlocutores na Pesquisa Musical" (Set-Nov/2006 - Escola de Musica da
UFRJ, Rio de Janeiro, RJ)

23 -	CALL FOR SUBMISSIONS: Radical Musicology, (University of Newcastle,
REINO UNIDO) www.radical-musicology.org.uk

24 -	6o. FORUM CULTURAL DE JARAGUA DO SUL (23/Set - Jaragua do Sul, SC,
BRASIL)

25 -	CALL FOR PAPERS: 15th Annual Conference - Society for
Seventeenth-Century Music (01/Out - South Bend, Indiana, EUA)





********************************************
********************************************




1 - 	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: "WILLY, o presente". Obras de
WILLY CORREA DE OLIVEIRA (domingo, 01/Out, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp




******************************************** 






De: JA.MANNIS [mailto:ja.mannis em uol.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 18 de setembro de 2006 19:16
Assunto: Para FWD CDMC



radio usp fm 93,7 MHz  &   cdmc unicamp

apresentam

P  A  I  S  A  G  E  M

domingo - 01/Out/2006 - 21:00hs 

WILLY, o presente



willy correa de oliveira


PAISAGEM leva a publico obras do acervo do CDMC da Unicamp e destaca, neste
programa, o compositor WILLY CORREA DE OLIVEIRA em seu album WILLY CORREA DE
OLIVEIRA: O PRESENTE, lancado em 2006, pelo selo AGUA FORTE AFW 001, Sao
Paulo, com patrocinio da PETROBRAS atraves da Lei de Incentivo a Cultura,
Ministerio da Cultura.

Obras neste programa: 

* 2 PRELUDIOS, Caio Pagano (piano)
* 3 INSTANTES, Caio Pagano (piano)
* 7 VALSAS, Lilian Tonella (piano).

Presentemente me reconheco como um compositor figurativo, e meco a cercania
entre a arte de Enio Squeff e a musica que faco. Figurativo, musicalmente,
eu entendo como a musica de aura tonal desde o passado vigendo em sobrevida
(ainda) no presente, ao alcance da realidade em volta; por outro lado Webern
e o post-serialismo se me afiguram como abstracoes (proprias). 

Por "figuracao" e "realidade": tomo a melodia cantavel, a harmonia
memoravel, (e certa direcionalidade), a nocao de acompanhamento, o discurso
tematico. Como fui ao mais profundo das abstracoes atraves do serialismo e
rigores construtivos e, paralelamente, tambem joguei nos torneios das
probabilidades, ha tempos comecei a ansiar por figuras mais soltas,
espontaneas. Ha a saturacao pelas dissonancias constantes, as restricoes de
tempo que a a-direcionalidade harmonica deveria impor, certa previsibilidade
(inoperosa para o espirito) quando da permanencia de alto coeficiente de
informacoes. Me reacerquei das figuras, um algo como Nicolas de Stael, a
reboque do desenvolvimento das abstracoes. Me repugnaria um figurativismo
academico mesmo que amparado pela tecnica mais virtuosistica. Tornei as
figuras porque so com elas poderia contar as estorias que se impunham. Ou,
talvez ?, porque em nossa epoca todos viemos das figuras e a elas
tornaremos. So avaliando o capitalismo podemos nos dar conta do estado de
indigencia da musica erudita (na era das vacas loucas). Note-se que das
abstracoes nao sobrou um ditado, um boato, um enunciado praticavel. E as
estorias que urgia contar so se validariam atraves do figurativismo; mas as
figuras - elas em si - nao contam para mim. O que desejei foi contar com
elas para a narrativa das estorias: que as musicas fossem as estorias: (e
nao as figuras utilizadas). E que as estorias chegassem a musica:
ultrapassando as anedotas. Como me encantam as figuracoes de Enio Squeff -
porque apesar do peso da Historia, o cavalete diante da realidade, ele anima
figuras que so existem depois que ele as pintou.

Willy Correa de Oliveira Sao Paulo. 2 de Marco de 2005


paisagem

programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp 
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: j. a. mannis 
centro de documentacao de musica contemporanea - cdmc unicamp
jamannis em unicamp.br    http://www.unicamp.br/cdmc/  
http://wwww.usp.br/radiousp/  (ao vivo)
















********************************************
********************************************




2 - 	Boston University announces the launch of the BOSTON UNIVERSITY
MESSIAEN PROJECT (BUMP)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: terca-feira, 19 de setembro de 2006 16:37
Assunto: [ANPPOM-L] Messiaen project and journal



MESSIAEN PROJECT AND JOURNAL



Boston University announces the launch of the Boston University Messiaen
Project (BUMP), a three year, cross-disciplinary event dedicated to
scholarly discussion and performance of Messiaen's music, and to related
cultural, historical and theological issues, in an effort to raise awareness
of this notable figure. Using the resources of Boston University,
cooperation from organizations in the City of Boston and advances in
technology, it aims to provide a variety of musical and scholarly offerings
that will be of interest to a wide range of audiences. 

The Project begins with a conference in Boston on 21 & 22 September 2006
with distinguished speakers and performers including Peter Hill (Sheffield
University), Nigel Simeone (Sheffield University) and David Kopp (Boston
University). Details can be found at:

http://oliviermessiaen.net/news/conferences/bump.html

The background to the project and one of its most important components is a
web site dedicated to Messiaen: 

www.oliviermessiaen.net

This site will provide a comprehensive resource and database for Messiaen
scholars and performers. Backed by a distinguished group of editors and
advisors, this site will also be an online journal. A formal call for papers
will be issued shortly.

Contributions to BUMP or to the web site should be e-mailed to the project
coordinator, Dr. Andrew Shenton: bumped em bu.edu














********************************************
********************************************




3 - 	2007 ATLANTIC CENTER FOR THE ARTS MASTER ARTISTS-IN-RESIDENCE
PROGRAM (Fev-Nov/2007 - New Smyrna Beach, Florida, EUA)




******************************************** 













From: "Atlantic Center for the Arts"
<test_list em listserv.directmailexpress.net>
Reply-To: "Atlantic Center for the
Arts"<program em atlanticcenterforthearts.org>
Subject: 2007 Atlantic Center for the Arts Master Artists-in-Residence
Program
Date: Thu, 14 Sep 2006 11:29:04 -0400



2007 MASTER ARTISTS-IN-RESIDENCE PROGRAM



FEBRUARY 19 MARCH 11 (application deadline: October 20, 2006)
Steve Badanes, architect
Kyle Gann, composer
Marie Ponsot, poet

APRIL 16 MAY 6 (application deadline: January 12, 2007)
Robert Dick, composer/flutist
Alice Notley, poet
TBA (Visual Artist)

MAY 14 JUNE 3 (application deadline: February 9, 2007)
Michael Burkard, poet
Stephen Jaffe, composer
Thomas Struth, visual artist

JULY 23 AUGUST 12 (application deadline: March 16, 2007)
Cornelius Eady, playwright/poet
Maria Elena Gonzalez, visual artist
Denis Smalley, composer

OCTOBER 15 NOVEMBER 4 (application deadline: May 25, 2007)
Paul Pfeiffer, visual artist
Sarah Skaggs, choreographer
Gioia Timpanelli, storyteller/author

"ACA allows artists from different disciplines the opportunity to interact
in a supportive space with time for artistic production as well as isolated
studio time. It is a rare bird in the American cultural landscape." Laura
Owens (ACA Master Artist, 2006)

"My three weeks at ACA were a chance to focus in a positive atmosphere
amongst a diverse group of people - all energetic and enthusiastic about
making work and sharing ideas. The collaborative possibilities with
Associates from other disciplines, the technical support of the staff, the
fantastic natural environment, made my residency an unforgettable
experience." Xana Kudrjavcev-DeMilner (Associate Artist, 2006)


Since 1982, Atlantic Center's residency program has provided artists from
all artistic disciplines with spaces to live, work, and collaborate during
three-week residencies. Located just four miles from the east coast beaches
of central Florida, the pine and palmetto wooded environment contains
award-winning studios that include a resource library, painting studio,
sculpture studio, music studio, dance studio, black box theater, writer's
studio, and digital computer lab. Each residency session includes three
master artists of different disciplines. The master artists each personally
select a group of associates - talented, emerging artists - through an
application process administered by ACA. During the residency, artists
participate in informal sessions with their group, collaborate on projects,
and work independently on their own projects. The relaxed atmosphere and
unstructured program provide considerable time for artistic regeneration and
creation. Atlantic Center for the Arts provides housing (private room/bath
with work desk), weekday meals (provided by ACA chef) and 24 hour access to
shared studio space. financial Aid is available to qualified applicants.

For more information on how to apply, please telephone (386) 427-6975 or
(800) 393-6975 (domestic US only) or visit www.atlanticcenterforthearts.org
or email program em atlanticcenterforthearts.org

* All applications must be postmarked by the application deadline date.

ACA
1414 Art Center Avenue
New Smyrna Beach, FL 32168
t. 386.427.6975
f. 386.427.5669
www.atlanticcenterforthearts.org

















********************************************
********************************************




4 - 	FACULTY POSITION :Center for Computer Research in Music and
Acoustics (CCRMA) at Stanford University (01/Dez - Stanford, EUA)




******************************************** 










De: Tricia Schroeter [mailto:tricia em ccrma.Stanford.EDU] 
Enviada em: quarta-feira, 20 de setembro de 2006 15:42
Assunto: Announcement: CCRMA Faculty Opening



FACULTY POSITION



The Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA) at Stanford
University hopes to fill a junior faculty (tenure-track) position in
computer music*. The field of specialization is open, and might be, for
example, in psychoacoustics, composition, engineering, new areas of
performance, or a combination of interests. Teaching responsibilities at the
undergraduate and graduate levels will include courses in the candidate's
areas of expertise. Stanford University is an affirmative-action employer.
The appointment can begin in the fall quarter of either 2007 or 2008.

Candidates should send a letter of interest containing a brief description
of relevant experience, a current curriculum vitae, and names and addresses
(physical, e-mail, and FAX, if possible) of three referees to:

CCRMA Search Committee
Attn: Debbie Barney
Department of Music
541 Lasuen Mall
Stanford University
Stanford, CA 94305-3076

The preferred date for receipt of the above materials is on or before
December 1, 2006. Please do not send any supplementary materials at this
time.

* Computer music is a multidisciplinary field drawing on more traditional
fields such as music composition and theory, engineering, psychology,
computer science, physics, and applied mathematics. Qualified candidates may
have doctoral degrees in any of these or related areas. An overview of CCRMA
research and teaching programs is available at http://ccrma.stanford.edu/













********************************************
********************************************




5 - 	1o. ENCONTRO INTERNACIONAL DE METAIS (19-22/Out - Tatui, SP, BRASIL)




******************************************** 












De: Eventos [mailto:eventos em cdmcc.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 19 de setembro de 2006 09:53
Assunto: 1o. Encontro Internacional de Metais



1o. Encontro Internacional de Metais - Conservatorio de Tatui SP

INSCRICOES ONLINE http://www.cdmcc.com.br/2006/metais/index.htm

19 a 22 de outubro de 2006 


REGULAMENTO

O 1o. Encontro Internacional de Metais integra a programacao realizada pelo
Conservatorio Dramatico e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatui, como
incentivo ao desenvolvimento de professores, musicos, estudantes da propria
escola e dos demais provenientes de todo territorio nacional e de outros
paises, na ampliacao de seus conhecimentos pedagogicos, na pratica
instrumental e na performance. 

1 - A inscricao e gratuita, podendo ser feita pelo site www.cdmcc.com.br ou
por correspondencia ao seguinte endereco.

1o. ENCONTRO INTERNACIONAL DE METAIS
Associacao de Amigos do Conservatorio de Tatui
Rua Sao Bento, 415 - Centro
Tatui - Sao Paulo - Brasil 
Cep 18270-820

2 - A inscricao possibilita a frequencia em todas as atividades do evento no
periodo de 19 a 22 de outubro de 2006.

3 - A inscricao de menor de idade devera ter o acompanhamento de uma
autorizacao por escrito dos pais ou responsavel, reconhecida em cartorio e
constando o nome da pessoa responsavel por ele no periodo do evento.

4 - Somente receberao certificados do 1o. Encontro Internacional de Metais,
os participantes que frequentarem 70% das atividades programadas no evento.

5 - Podem se inscrever professores de musica, estudantes, profissionais,
amadores e interessados de todo o Brasil e de outros paises.

6 - O Encontro nao possui restricoes quanto a idade ou conhecimento musical.

7 - Sera obrigatorio o uso do cracha para a participacao nas atividades.

8 - Nao sera admitido a qualquer participante, inscrito ou nao, fazer
divulgacoes, exposicoes ou comercializacao de qualquer produto nas
dependencias do Conservatorio de Tatui sem autorizacao.  

9 - Os realizadores e organizadores do 1o. Encontro Internacional de Metais
nao se responsabilizam por qualquer descuido que ocasione perda, danos ou
extravio, ficando desde ja avisado que O PARTICIPANTE E O UNICO RESPONSAVEL
PELOS CUIDADOS DE SEUS PERTENCES.

10 - Os organizadores do evento nao se responsabilizam por qualquer conduta
do participante fora dos horarios e locais de realizacao do evento, tais
como passeios, atividades noturnas ou outro tipo de divertimento.

11 - A Comissao Organizadora nao se responsabilizara pela hospedagem e
alimentacao dos participantes, entretanto, coloca a disposicao dos
interessados os enderecos e telefones dos hoteis e restaurantes da cidade:


HOTEIS

Hotel Bela Vista - Rua Vice-Prefeito Nelson Fiuza, 361 - Tel.: 15-3251-7632

Hotel Del Fiol - Praca da Matriz, 26 - Tel.: 15-3251-4275

Hotel Fazenda Vila da Terra - Estrada Municipal Santa Adelaide, Km 4,5 Tel.:
15-3451-3131

Hotel Tatui - Rua 13 de Maio, 472 - Tel.: 15-3251-3641

Pousada Paraty - Rua Vidal Manoel Cleto, 341 - Tel.: 15-3251-2216

Pousada Prudente - Rua Prudente de Moraes, 470 - Tel.: 15-3251-9286


RESTAURANTES

A Bisteca - Rua do Cruzeiro, 273 - Tel.: 15-3259-5837 

Doca's - Rua XI de Agosto, 87 - Tel.: 15-3251-2208

Gourmet - Rua Jose Bonifacio, 713 - Tel.: 15-3251-5113

Mini Pizza do Ze - Rua Sao Bento, 571 - Tel.: 15-3251-6758

Palacio - Praca Adelaide Guedes, 150 - Tel.: 15-3251-2829

9 - A simples inscricao no 1o. Encontro Internacional de Metais pressupoe a
aceitacao e concordancia com todos os termos do presente regulamento.

10 - Os casos omissos ou nao esclarecidos neste regulamento serao objeto de
deliberacao da Coordenacao do Encontro.

11 - Os participantes deverao estar presentes no Conservatorio de Tatui a
partir do dia 19 de outubro, as 15:00h, no Foyer Mario Covas, onde sera
disponibilizada a agenda detalhada do evento e demais informacoes. 














********************************************
********************************************




6 - 	MASTERCLASS: CAIO PAGANO (piano). (27/Out - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de zchuekepiano em ufpr.br
Enviada em: segunda-feira, 18 de setembro de 2006 10:07
Assunto: [ANPPOM-L] Master Class com o pianista Caio Pagano : comparecam e
divulguem!



MASTER CLASS COM O PIANISTA CAIO PAGANO.

Sexta-feira, 27 de outubro de 2006, entre 14:00 e 19:00 hs.

Auditorio Brasilio Itibere - Rua Ebano Pereira 240, Centro
Curitiba - Parana



Inscricoes na secretaria do DeArtes (tel: 3222.6568)
Participantes: R$100,00 (5 vagas)
Ouvintes: R$15,00
Todos os interessados deverao se inscrever como ouvintes e os selecionados
completarao o pagamento (+ R$ 85,00) logo apos a divulgacao dos resultados
do teste.

Selecao de pianistas participantes: sexta-feira, 20 de outubro, entre 9:00 e
12:00 hs,  no Auditorio do DeArtes. Rua Coronel Dulcidio 638. Batel.

Apos a Master Class, Caio Pagano sera entrevistado ao vivo pela pianista
Zelia Chueke, sobre a relacao de pianistas e ouvintes com o repertorio
contemporaneo.

Para marcar o horario da selecao, que consistira na execucao da peca a ser
apresentada durante a Master Class, contatem a coordenadora:
zchuekepiano em ufpr.br


"Pagano e um artista tao refinado que nao se pode perder nenhum de seus
concertos." Joseph McLellan,Washington Post.

Caio Pagano tem se apresentado em grandes salas e festivais na Europa e nos
EUA, como o Kennedy Center, Alice Tully Hall, Wigmore Hall, entre outras.
Solista sob a batuta de Sergiu Comissiona, Ernest Bour, Morton Gould, Szimon
Goldberg,Jose Serebrier,Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Souza Lima,
Henrique Morelenbaum e John Neschling. Como camerista excursionou com Pierre
Fournier, Janos Starker, Gerard Causse, Jacques Thibaud Trio, Maria Joao
Pires e Jerome Granjon. Gravacoes para a Summit, Soundset,Deutsche
Grammophon e Glissando; este com obras de Villa-Lobos, foi aclamado "disco
do mes" pela BBC Music Magazine. Doutor em Musica pela Catholic University
of America, Professor da Arizona State University.

Pagano vem se apresentar com a OSINPA dia 29 de outubro e aceitou nosso
convite para ministrar esta Master Class para nosso jovens instrumentistas.

















********************************************
********************************************




7 - 	10o. CONCURSO NACIONAL DE VIOLAO MUSICALIS (06/Out - Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: Fabio Bartoloni - Quarteto Tau [mailto:fabio em quartetotau.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 14 de setembro de 2006 00:49
Assunto: X Concurso Nacional de Violao Musicalis



X Concurso Nacional de Violao "Musicalis"
Dias 07 e 08 de outubro de 2006 - 9:00 h
"Homenagem a Radames Gnattali"

Direcao Artistica : Fabio Bartoloni
Producao : Musicalis - Estela Gontow Goussinsky

I Turno: ate 10 anos 
II Turno: ate 14 anos 
III Turno: ate 17 anos 
IV Turno: Sem limite de idade 
V Turno: Musica de camara ( os grupos de camara terao que ter a participacao
de pelo  menos um violonista). 


REGULAMENTO

A inscricao devera ser feita ate o dia 06 /10 no

Musicalis 
Rua Dr. Sodre, 38, Itaim Bibi,
Sao Paulo - SP. CEP 04535110

pessoalmente, ou por internet/ carta - com fax de deposito bancario:

BANCO BRADESCO - Agencia 197-0
Conta 70904-2  Musicalis -Nucleo de Musica

Valor da Inscricao:  R$ 50,00 ate 30/09 
e R$ 60,00 ate o dia 06/10

Requisitos: preenchimento da ficha de inscricao, uma foto 3 x 4 com nome no
verso, fotocopia da certidao de nascimento ou RG e comprovante de deposito
bancario.

Os concorrentes deverao inscrever-se  em um dos V turnos .

O juri sera formado por tres integrantes e suas decisoes serao
irrecorriveis.


Premiacao

Violao  profissional do  luthier Lineu Bravo ao primeiro colocado do IV
Turno

Premios serao distribuidos aos 1o, 2o e 3o lugares de cada turno
Gravacao CD demo ao destaque.
Medalhas e Certificados .

Recital de Abertura:
06 de outubro de 2006 - 20.30 h Marco Antonio Lima
(vencedor do IV Turno de 2005)

Informacoes:
musicalis em ig.com.br
fabio em quartetotau.com.br
Fones: (011) 3845-1514 3845-2198/Fax
















********************************************
********************************************




8 - 	LABORATORIO CULTURAL: "Miscelaneas Digitais". Apresentacoes de LIVIO
TRAGTENBERG, LOOP B & PEDRO OSMAR e ZEZO RIBEIRO (Set-Out/2006 - SESC,
Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 







De: Lilia de Oliveira Rosa [mailto:liliarosa em iar.unicamp.br] 
Enviada em: sexta-feira, 15 de setembro de 2006 13:59
Assunto: Enc: A Musica Alem do Som



CONVITE



O Laboratorio Cultural do mes de setembro faz parte de uma programacao
especial chamada Miscelaneas Digitais. Nesta programacao apresentacoes de
Loop B & Pedro Osmar, Livio Tragtenberg e Zezo Ribeiro. Abaixo voce confere
a programacao integral.

Desde ja, agradecemos a sua atencao e colaboracao na divulgacao deste
evento.

Dia 29, sexta, 17h30. Teatro. Gratis*.

LABORATORIO CULTURAL
A MUSICA ALEM DO SOM COM LIVIO TRAGTENBERG

As formas atuais de criacao musical, a insercao e relacao da imagem e do
texto e os processos de criacao coletiva.
Obs: Nao e necessario conhecimento tecnico musical.
*Inscricoes atraves do e-mail: laboratorio em campinas.sescsp.org.br
vagas limitadas.

MISCELANEAS DIGITAIS
Experiencias sonoras inovadoras com equipamentos eletronicos e as interfaces
com diferentes linguagens. A composicao entre sons gravados, mixados e uso
de imagens.
Sextas. Na Area de Convivencia. 20h. Gratis.


Dia 15 LOOP B e PEDRO OSMAR em Viola Beat

Pedro Osmar e paraibano, toca viola de 10 cordas e traz entre suas
referencias a musica nordestina. 

Loop B e paulistano e produz uma musica eletronica calcada em ritmos
brasileiros utilizando instrumentos de sucatas.

O encontro entre estes dois caminhos leva a uma musica eletronica organica
experimental, com espaco para o improviso. Viola Beat foi selecionado pelo
Petrobras Cultural e o disco esta em fase de producao para lancamento em
2007.


Dia 22
21h. DISCOTECAGEM com DJ Fred Jorge.

Dia 29 LIVIO TRAGTENBERG em DE INTERIORES & CIDADES Um espetaculo multimidia
onde o musico contracena com musicos virtuais atraves de projecoes. Esses
musicos tem diferentes origens e estilos, desde musicos de fanfarra ate
cantores e mendigos das ruas de Paris e Bulgaria. Envolvido em ate tres
projecoes simultaneas Livio Tragtenberg toca saxofones, acordeon, clarone e
"pilota" equipamentos eletronicos.


Dia 06 de outubro ZEZO RIBEIRO
Tocou em parceria com o alemao Olmir Stocker por mais de dez anos
percorrendo 25 paises. Gravou Gandaia com forte influencia do violao
flamenco, seu segundo disco Flamencando e uma visao particular do universo
musical brasileiro, ja seu mais recente trabalho, Brincadeira, parcerias com
Chico Cesar e a saudavel mescla de jazz e flamenco, destacando o
"regionalismo universal" e o tema de sua apresentacao.


Para mais informacoes, consulte a programacao integral no SESC On Line -
www.sescsp.org.br

SESC CAMPINAS
Rua Dom Jose I, no. 270 - Bonfim
De terca a sexta, das 9h as 21h30; finais de semana e feriados, das 9h as
17h30.
Informacoes: (19) 3737 1515
















********************************************
********************************************




9 - 	CONCERTO: Nucleo Hesperides - Musica das Americas. Obras de CARLOS
GUASTAVINO (24/Set, 18:00hs - CENA, Sao Paulo, SP)




******************************************** 











De: Hesperides [mailto:hesperides em hesperides.mus.br] 
Enviada em: domingo, 17 de setembro de 2006 17:10
Assunto: Serie Hesperides de Musica das Americas - 2006. Encontro de
setembro: Carlos Guastavino


ENCONTRO DE SETEMBRO: CARLOS GUASTAVINO



Paulo Porto Alegre, Jose Augusto Mannis, Joaquim Abreu, Rogerio Wolf, Jose
Antonio Soares, Antonio Ribeiro, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Rosana Civile


Nucleo Hesperides - Musica das Americas 

CENA - Centro de Encontro das Artes

Sygma Consultoria 

KTN Consultoria Tecnologica 

promovem a
Serie Hesperides de Musica das Americas - 2006

Encontros no CENA 
- Centro de Encontro das Artes -
Rua Ibiate, 52 - Itaim Bibi
Sao Paulo


SETEMBRO

Dia 24, domingo, 18 horas


CARLOS GUASTAVINO

Com
Heloisa Petri (soprano) 
Jose Antonio Soares (baritono) 
Celso Delneri (violao)
Rosana Civile (piano)


Programa:
 
obras para 
canto e piano 
violao solo 
canto e violao 
 

ENTRADA FRANCA
Favor confirmar a presenca:
hesperides em hesperides.mus.br
 
visite o nosso site
www.hesperides.mus.br













********************************************
********************************************




10 - 	RECITAL: CLAUDIO CRUZ (violino) e GUSTAVO COSTA (violao). Obras de
TONI, PAGANINI, GIULIANI, GNATTALI, PIAZZOLA (26/Set, 20:30hs - Ribeirao
Preto, SP, BRASIL)




******************************************** 







De: Rubens Ricciardi [mailto:rrrr em usp.br] 
Enviada em: quarta-feira, 20 de setembro de 2006 14:43
Assunto: Claudio Cruz (violino) & Gustavo Costa (violao), 26/09 as 20h30 no
Theatro Pedro II



Musica de Camara
Temporada 2006

Claudio Cruz (violino) 

&

Gustavo Costa (violao)

Obras de :
Toni, Paganini, Giuliani, Gnattali, Piazzola

Theatro Pedro II
26 de Setembro, terca-feira, as 20h30

Ingressos:
R$10,00 (inteira) / R$5,00 (meia)
Entrada gratuita para estudantes

Informacoes:
(16) 3977-8111 - Theatro Pedro II
(16) 3602-3136 - Departamento de Musica da USP

Realizacao:

Prefeitura Municipal de Ribeirao Preto
PCARP (Prefeitura do Campus Ribeirao Preto USP)
Pro-Musica
Pro-Reitoria de Cultura e Extensao Universitaria
Departamento de Musica USP Ribeirao Preto











********************************************
********************************************




11 - 	NOTICIA: Petrobras aumenta investimentos na cultura (20/Set - Rio de
Janeiro, RJ)




******************************************** 








De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: quinta-feira, 21 de setembro de 2006 09:59
Assunto: [Docentes] Petrobras aumenta investimentos na cultura



I - Petrobras aumenta investimentos na cultura
20/09/2006 da Redacao

R$80 milhoes sera o total que a Petrobras ira investir no Programa Petrobras
Cultural (PPC), cujo novo edital sera lancado em novembro. A verba
representa um aumento de 30% em relacao ao edital do ano passado. "O lucro
da empresa aumentou e com isso a nossa capacidade de financiar projetos
culturais, sempre com recursos da Lei Rouanet", afirmou a imprensa a gerente
de patrocinios da estatal, Eliane Costa. 

Em 2006, alem dos R$60 milhoes investidos no edital, a empresa ainda
patrocinou projetos de longo prazo, principalmente nas areas de danca e
teatro (como os grupos Corpo e Galpao), festivais de cinema (como o Festival
do Rio) e restauracao de patrimonio. Isso fez com que a verba total da
Petrobras para a cultura tenha sido de R$235 milhoes. Sobre a permanencia
desse valor para o proximo ano, Eliane declarou que isso depende do lucro
anual, que so e divulgado no ultimo trimestre.  "Para se ter uma ideia, em
setembro do ano passado nossa previsao de investimentos em cultura era de
R$150 milhoes e chegou a R$235 milhoes". 

O novo edital ira ampliar seus focos de investimento, que ate o momento
estavam nas areas de musica, preservacao e memoria e producao e difusao de
cinema. Segundo Eliane, a Petrobras agora ira investir tambem em
arte-educacao, com assessoria do Ministerio da Educacao. "E daremos bolsas a
escritores para escreverem livros, mas nao para iniciantes. Sera preciso
apresentar um projeto consistente". 

A inclusao dessas novas areas ira reconfigurar a distribuicao dos
investimentos. Eliane informou que cerca de R$11 milhoes deverao ser
canalizados para elas, e os valores das outras devem se manter.














********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: Orquestra de Camara da Cidade de Curitiba, Reg. DARIO
SOTELO. Obras de VILLANI-CORTES, PETER WARLOCK, HIDAS FRIGYES e BRITTEN
(22-23/Set - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:comunidadecultural em fcc.curitiba.pr.gov.br] 
Enviada em: quarta-feira, 20 de setembro de 2006 14:25
Assunto: Plantao Musical - Orquestra de Camara



Dario Sotelo rege Orquestra de Camara



A Orquestra de Camara da Cidade de Curitiba fara nesta sexta-feira (22), as
20h, na Fundacao Mokiti Okada, e no sabado (23), as 18h30, no Memorial de
Curitiba, mais dois concertos que integram a temporada 2006 patrocinada pela
Volvo. A regencia e do maestro convidado Dario Sotelo.

No programa estao as obras "Choro Patetico", de Edmundo Villani-Cortes, um
dos principais compositores brasileiros vivos, e "Variacoes sobre um tema de
Frank Bridge", do ingles Benjamin Britten, que e a peca de destaque das
apresentacoes. Para o maestro Dario Sotelo, "essa e uma das principais obras
para cordas do seculo XX, devido a estrutura musical, intensidade e
complexidade". O coordenador e violinista da Orquestra, Francisco de Freitas
Junior, confirma: "A obra sera destaque nao apenas pela sua complexidade
tecnica para execucao, mas tambem por sua notavel beleza e riqueza nos
estilos de cada variacao", diz.

Tambem compoem a programacao de uma hora as pecas "Suite Capriol para
Orquestra de Cordas", de Peter Warlock, e "Suite para cordas", segundo e
quarto movimentos, de Hidas Frigyes. Segundo o maestro Sotelo, o repertorio
apresenta diversidade musical, pois possui composicoes de dois ingleses, um
hungaro e um brasileiro. "A diversidade desse repertorio e muito grande e
ela nao e somente cultural. Nele sao apresentadas dancas antigas, uma musica
erudita em estilo popular, uma suite de danca de cena e uma composicao
dedicada a Frank Bridge", diz. 

Dario Sotelo e regente da Orquestra de Sopros Brasileira, da Brasil Metal e
professor de Regencia do Conservatorio de Tatui. Com mestrado em Regencia na
"City University", em Londres, tem atuado em varios festivais. Em 2003 foi
eleito membro do Conselho de Diretores da Associacao Mundial de Bandas
Sinfonicas e Conjuntos de Sopros (WASBE), para um mandato de cinco anos.

Servico:
Orquestra de Camara de Curitiba
Regente convidado: Dario Sotelo
Data: sexta-feira (22), as 20 horas, na Fundacao Mokiti Okada 
(Rua Manoel Eufrazio, 1400 - Centro Civico)
Entrada franca

Reapresentacao no sabado (23), as 18h30, no Memorial de Curitiba 
(Rua Claudino dos Santos, 79 - Setor Historico)
Ingressos: R$ 10,00 (ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento nao perecivel)















********************************************
********************************************




13 - 	CONCERTO: Orquestra de Camara da Ulbra, Reg.: MANFREDO SCHMIEDT.
Obras de CERVO, RUSSELL PECK, TURINA e SHOSTAKOVICH (24/Set, 19:00hs - Porto
Alegre, RS, BRASIL)



******************************************** 









De: Orquestra da ULBRA [mailto:orquestra em ulbra.br] 
Enviada em: segunda-feira, 18 de setembro de 2006 14:17
Assunto: ORQUESTRA DA ULBRA INTERPRETA COMPOSITORES CONTEMPORANEOS SOB A
REGENCIA DE MANFREDO SCHMIEDT EM 24/09 !

 
ORQUESTRA DE CAMARA DA ULBRA 
convida para o sexto concerto da temporada 2006

Maestro especialmente convidado :
MANFREDO SCHMIEDT 

Direcao artistica e regencia titular : Tiago Flores. 

SALA DE CONCERTOS LEOPOLDINA 

(Associacao Leopoldina Juvenil)

"Domingo Classico Juvenil"

(Rua Marques do Herval, 280 - Porto Alegre / RS)
24 de setembro de 2006 { domingo } 19 horas 

E N T R A D A     F R A N C A


O convidado para o sexto concerto erudito da Orquestra de Camara da Ulbra,
na serie "Domingo Classicos Juvenil", em 24 de setembro sera o maestro
gaucho Manfredo Schmiedt. A apresentacao, reunindo um naipe especial de
compositores contemporaneos, acontece na Sala de Concertos Leopoldina,
comeca as 19 horas e tem entrada franca.

Em estreia mundial, abre o programa a interpretacao da obra "Canaue" (nona
obra da serie "Brasil 2000", projeto desenvolvido ha nove anos) do jovem
brasileiro Dimitri Cervo (n. 1968) que, nas palavras do proprio autor,
assemelha-se estruturalmente as Bachianas Brasileiras no. 9 de Villa-Lobos.
A peca apresenta caracteristicas tipicas do minimalismo, cujo tema lento
inicial vai sendo modificado ao longo da obra ate sua grandiosa conclusao.
Ainda na primeira parte do concerto ouve-se do norte-americano Russell Peck
(n. 1945) "Signs of Life". Obra singular e jovial, por si so ja e um "Sinal
de Vida", nas palavras do maestro Schmiedt que destaca ainda tratar-se de
uma peca que, em tres movimentos, celebra o sentido da vida, a expressao da
beleza e do seu estado de espirito. Peck dedicou a obra a sua esposa,
Cameron, e teve estreia ha 22 anos.

Ja na segunda parte da apresentacao a orquestra de cordas toca "Oracion del
Torero, opus 34" do espanhol Joaquin Turina (1882-1949). Musica escrita em
1925, mostra a veia nacionalista do autor que viveu por muito tempo em Paris
recebendo daquele ambiente forte influencia pela estetica musical do final
do seculo dezenove. A obra, originalmente com tres versoes, remete o ouvinte
aos momentos finais que antecedem a entrada do toureiro na arena e, tambem,
ao seu estado de animo naquele momento, partindo da ansiedade a confianca. O
programa se conclui com a interpretacao de Dmitri Shostakovich (1906-1975)
na "Sinfonia de Camara, opus 110a" numa versao para orquestra de cordas do
Quarteto no. 8 em do menor (opus 110), interligada em cinco movimentos foi
criada em apenas tres dias, em julho de 1960 na Alemanha Oriental. Dedicada
"a memoria das vitimas do fascismo e da guerra", a obra traz tambem um
conteudo autobiografico do compositor, neste ano lembrado pelos 100 anos de
seu nascimento. 

A promocao deste evento e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com
apoio do Ministerio da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura (MinC) e
Associacao Leopoldina Juvenil.
Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso


MAESTRO MANFREDO SCHMIEDT

Atual Regente Assistente da Orquestra Sinfonica de Porto Alegre (OSPA), e
titular do Coro Sinfonico da OSPA, o maestro gaucho Manfredo Schmiedt
ingressou em 1983 no curso de Regencia da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS), sob a orientacao do maestro Arlindo Teixeira. Aos treze anos
ingressou na Escola de Musica da Fundacao Orquestra Sinfonica de Porto
Alegre (FOSPA) onde foi aluno do professor Jose Maria Barrios (trompetista)
e integrante da Orquestra Jovem da OSPA. Em 1987 e 1988 foi vencedor do
Concurso de Jovens Regentes, promovido pela OSPA. 

Entre a sua vasta experiencia coral destacam-se os seus trabalhos como
regente do Coro Sinfonico da OSPA, Coral 25 de Julho de Porto Alegre (atual
Expresso 25) e do Coro de Camara "Ars Vocalis". 
Durante os seus anos academicos participou com destaque de diversos cursos
no Brasil, sob a orientacao de renomados regentes, tais como Eleazar de
Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto
Pinto da Fonseca e Emilio de Cesar. Como aluno participou de diversos cursos
de regencia no Exterior: na Holanda, na Alemanha, na Argentina e nos Estados
Unidos, onde estudou com celebres maestros, tais como Hans van Homberg,
Helmut Rilling, Jean Fournet e Eric Ericson. 

Em 1991, por sua participacao como regente na peca "A Historia do Soldado",
de Stravinsky, recebeu o Trofeu Acoriano.

De 1996 a 1998 realizou nos Estados Unidos curso de Mestrado em Regencia na
Universidade da Georgia, sob a orientacao de Mark Cedel, Melinda O'Neal e
Yoel Levi (maestro titular da Orquestra Sinfonica de Atlanta, GA). Durante
estes tres anos, atuou como regente assistente da Orquestra Sinfonica da
Universidade da Georgia, com a qual realizou concertos de altissimo nivel
artistico, tanto nos Estados Unidos, como na Italia. Em junho de 1997 e 1998
foi convidado a ser o maestro do Highschool Workshop promovido pela
Universidade da Georgia.

Em 2002 regeu a Filarmonica de Belgrado (Iugoslavia), sendo o primeiro
brasileiro a reger esta conceituada orquestra. 

Apos ter atuado como regente convidado de diversas orquestras como a
Orquestra da UNISINOS, a Orquestra de Camara SESI-Fundarte e a Orquestra
Sinfonica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS), ocupa desde 2003 o cargo
de maestro convidado principal da OSUCS. 

Desde 2004 vem atuando como regente assistente do maestro Isaac
Karabtchevsky junto a Orquestra Sinfonica de Porto Alegre. No final de
agosto esteve no Rio de Janeiro auxiliando na participacao da OSPA que
realizou duas destacadas apresentacoes na Capital carioca (Projeto Aquarius,
apresentando a Oitava Sinfonia, de Gustav Mahler e a "Sinfonia dos Mil"). A
convite da Orquestra Petrobras Sinfonica, no comeco deste mes de setembro,
ainda no Rio de janeiro, regeu um concerto na Sala Cecilia Meireles.















********************************************
********************************************




14 - 	CALL FOR PAPERS: INTERNATIONAL SYMPOSIUM "Latin American Choral
Music - Contemporary Performance and the Colonial Legacy" (30/Out/2006 -
Tucson, Arizona, EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: domingo, 17 de setembro de 2006 12:49
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: Latin American Choral Music


CALL FOR PAPERS AND PRESENTATIONS




International Symposium
Latin American Choral Music: Contemporary Performance and the Colonial
Legacy
January 19-21, 2006
University of Arizona

Hosted by the University of Arizona School of Music,
With cooperation from the Center for Latin American Studies, the Department
of Spanish and Portuguese, and the Department of History

Plenary Speakers:
Ricardo Massun, Director, Ensemble Louis Berger, Buenos Aires, Argentina
Craig Russell, Professor of Music, California Polytechnic State University,
USA

Closing Concert:
The Arizona Choir
Performance of Misa de Lima by Roque de Ceruti
For the grand opening of "Virgins, Saints and Angels: South American
Paintings (1600-1825) from the Toma Collection"
Tucson Museum of Art, 3:00 pm, Sunday, January 21, 2006

Contributions are invited to this symposium which aims to bring together
scholars and musicians interested in the contemporary performance of Latin
American music composed in the colonial period, with special emphasis on
choral music of the seventeenth and eighteenth centuries.  The symposium
will be convened as one of several inaugural events launching the new
Institute for Music in the Americas at the University of Arizona School of
Music and its research center for Colonial Latin American Music. We expect
to publish the best of the proceedings from this symposium.

We are particularly interested in papers, panels and workshops on the
following topics, although these should not be taken as exclusive:

1. Publication of performance scores - including consideration of major
resources, the processes of identifying, evaluating, accessing, and editing
manuscripts; as well as the mechanics of contemporary publication and
distribution.

2. Matters of performance practice - including consideration of
interpretation, instrumentation, and vocal distribution, as well as
decisions balancing authenticity with the demands of contemporary
expectations, and values.

3.Recording - including matters of production, evaluation of existing
releases, plans for new releases, and strategies appropriate in the age of
digital distribution.

4.Engagement- including consideration of representation of Latin American
choral music (or related repertoire) in educational programs, curriculum
development, and civic events.

5.Aesthetics and style studies - including discussions of genre, style, and
reception in regional and international contexts.

In all these matters we hope to identify critical issues, needs, priorities,
and best practices. Papers should be designed to last no more than 20
minutes.  Performance proposals will be scheduled in time frames that best
suit the work to be presented; an ideal timing should be submitted with the
proposal. All proposals should include:

1)the title of presentation, accompanied by an abstract of no more than 250
words

2)indication of equipment and audio/visual needs

3)the presenter's contact information

Proposals should be sent electronically by email attachment (.doc or .rtf
only) by October 30, 2006 to: Ms. Sherrill Blodget at
sblodget em email.arizona.edu.

Presenters will be notified by Nov. 22.

Research Team and Symposium organizers:
Janet Sturman, Bruce Chamberlain, John Brobeck, Jay Rosenblatt
Elizabeth Schauer, Scott Whiteford, Bill Beezley, Monica Morales

John T. Brobeck, Ph.D.
Coord. & Assoc. Prof. of Musicology
The School of Music and Dance
The University of Arizona
brobeck em u.arizona.edu















********************************************
********************************************




15 - 	CONCERTO: "Compositores Uruguayos". Obras de ITURRIBERRY, LEGRAND,
MARTINEZ COLLETTE, PIETRAFESA (27/Set, 20:00hs - Montevideo, URUGUAI)




******************************************** 










De: NucleoMusicaNueva [mailto:nmnm em adinet.com.uy] 
Enviada em: segunda-feira, 18 de setembro de 2006 18:47
Assunto: Nucleo Musica Nueva de Montevideo.



nucleo musica nueva de montevideo 

40 anos del nucleo musica nueva:
compositores uruguayos 
en la sala zitarrosa



El miercoles 27 de setiembre a las 20:00 horas el Nucleo Musica Nueva
realizara en la Sala Zitarrosa un nuevo concierto de musica de camara, esta
vez con obras contemporaneas del Uruguay. La entrada es libre, como es
habitual en el ciclo del Nucleo.

Este concierto, que cuenta con el apoyo de AGADU, homenajeara al compositor
Juan Jose Iturriberry quien en este 2006 cumple 70 anos. Se oiran varios
estrenos de Diego Legrand, Carlos Martinez Collette, Renee Pietrafesa y del
propio Iturriberry, y se escucharan ademas, obras ya estrenadas de
Iturriberry y de Hector Tosar. 
 
Actuara un nutridisimo grupo de interpretes: el violinista Jorge Risi, el
guitarrista Eduardo Fernandez, los flautistas Natalia Bibbo y Pablo Somma,
los pianistas Emiliano Aires, Ana Maria Heguy, Miguel Marozzi y Renee
Pietrafesa, y un conjunto de 24 musicos bajo la direccion de esta ultima.

En el 2006 el Nucleo Musica Nueva de Montevideo cumple 40 anos de actividad
ininterrumpida, y esto lo convierte en una de las instituciones mas antiguas
del mundo, entre las especializadas en la difusion de la musica culta
contemporanea. Fundado en 1966, el Nucleo se ha abocado a esa tarea de
difusion, a traves de la realizacion de conciertos instrumentales y vocales,
jornadas de musica electroacustica, de video y de exhibicion de partituras,
seminarios, talleres, conferencias y encuentros, en los que han participado
tanto musicos uruguayos como de numerosos otros paises. Gracias al enfoque
militante de la actividad de sus integrantes y colaboradores (compositores e
interpretes), la entrada a las actividades del Nucleo ha sido durante los 40
anos casi siempre gratuita, y ha constituido una invalorable fuente de
informacion y formacion para sucesivas generaciones de jovenes musicos.















********************************************
********************************************




16 - 	RECITAL: "Cantos de Amor", RICARDO TUTTMANN (tenor) e LUIZ SENISE
(piano). Obras de SIQUEIRA, VILLA LOBOS, BABI DE OLIVEIRA, HENRIQUE,
MIRANDA, NOBRE (22/Set, 20:30hs - Sao Leopoldo, RS, BRASIL)


******************************************** 









De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: segunda-feira, 18 de setembro de 2006 11:42
Assunto: [Extmusica-l] Duo Tuttmann-Senise (canto e piano) em Sao
Leopoldo/RS



O TENOR LIRICO RICARDO TUTTMANN E O PIANISTA LUIZ SENISE APRESENTAM O
RECITAL "CANTOS DE AMOR" EM SAO LEOPOLDO 



O tenor lirico Ricardo Tuttmann, detentor do Special Award no III Pavarotti
International Competition, e o consagrado pianista Luiz Senise, elogiado
pela critica nacional e internacional, apresentam-se pela primeira vez em
Duo na cidade de Sao Leopoldo, na sexta-feira dia 22 de setembro, as 20h30,
na Escola Sinodal de Educacao Profissional (ESEP). A entrada e gratuita.


Musica Erudita

O recital "Cantos de Amor", fusao de Musica e Poesia sob a forma de Cancao
de Camara, pretende revelar a magia fascinante que este genero musical
exerce sobre compositores, interpretes e publico em geral.
 
Tendo como ponto de partida os Lieder romanticos austriacos e alemaes do
seculo XIX, o programa passa pela Noruega de Grieg, navega pelas refinadas
Melodies francesas, percorre as ardentes Canciones espanholas, e chega
finalmente a Cancao Brasileira, de sua extraordinaria riqueza e
multiplicidade de tendencias. 
 
Com duracao aproximada de sessenta minutos, o recital sera totalmente
comentado, de forma que a plateia recebe, antes da execucao de cada peca,
informacoes musicais e literarias relevantes. Ao tratar de um tema tao
envolvente, Cantos de Amor atrai a atencao, fascina e emociona pessoas de
todas as idades e gostos ecleticos. 

Alem do recital, os musicos estarao ministrando master classes de Tecnica e
Interpretacao no dia 23, as 14h, no Auditorio da Escola Sinodal de Educacao
Profissional (ESEP). As master classes destinam-se a cantores, pianistas,
estudantes e professores, que delas poderao participar gratuitamente na
qualidade de ouvintes ou executantes.
 
A tournee Cantos de Amor faz parte do Projeto Funarte/MinC de Circulacao de
Musica de Concerto que tem a finalidade de desenvolver um trabalho intensivo
para formacao de plateia de musica erudita ampliando o acesso do publico com
a circulacao de concertos gratuitos. Outro ponto importante de ressaltar e a
valorizacao da obra classica produzida no Brasil, ja que o programa do
recital tem 50% de obras de compositores brasileiros. 
 
O Projeto e uma realizacao da Fundacao Nacional de Arte, Funarte, do
Ministerio da Cultura, com patrocinio da Petrobras atraves da Lei Federal de
Incentivo a Cultura e apoio da Associacao Cultural da Funarte e Eletrosul.
Em Sao Leopoldo, o Projeto recebeu o apoio da Escola Sinodal de Educacao
Profissional (ESEP).
  
Curriculos dos artistas - Experiencia e reconhecimento Internacional


Ricardo Tuttmann, tenor

Tenor lirico de grande experiencia internacional, e natural do Rio de
Janeiro, onde se graduou em Musica e Engenharia.

Aluno de Maria Helena Bezzi e Luiz Senise, no Brasil, aperfeicoou-se na
Alemanha com Kurt Moll (Hamburgo) e Jim Hooper (Saarbrucken). Estudou
repertorio de camara - com enfoque no Lied - com Adolph Bohm (Murnau) e
repertorio lirico com Karlheinz Brandt (Hamburgo).

Participou de diversos master courses, destacando-se os ministrados pelo
maestro Rafaelle Mingardo e pelo baritono Otello Borgonovo, ambos do Teatro
Alla Scala de Milao, assim como o ministrado pelo tenor Aldo Baldin. 

Mestre em Canto pela UFRJ, desenvolve intensa atividade lirica e
cameristica, nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e do
Exterior.  Inumeros contratos o levaram a Toquio, Nagoya, Viena, Barcelona,
Tel Aviv, Dresden e Luxemburgo, entre outras cidades do circuito lirico
internacional.

Foi professor do Conservatorio Brasileiro de Musica, bem como da Escola de
Musica Villa-Lobos, lecionando Canto, Diccao, Interpretacao Cenica e
Metodologia do Ensino. Atualmente e professor de Canto, Interpretacao Cenica
e Historia da Opera da Escola de Musica da UFRJ e de Diccao, Repertorio
Vocal e Praticas Interpretativas no Curso de Pos-Graduacao do IBEC. Tem
ministrado tambem master classes em diversas cidades brasileiras.

Vencedor de varios concursos de canto e detentor do Special Award no III
Pavarotti International Competition, estreou no Theatro Municipal do Rio de
Janeiro, em 1986, como Messagiero, na Aida.  Seguiu-se o Steuermann em 1987,
na polemica montagem de Gerald Thomas para o Navio Fantasma.

Em 1988, radicou-se na Alemanha, a convite do Saarlandisches Staatstheater
Saarbrucken, transferindo-se em 1990 para a Hamburgisches Staatsoper, onde
permaneceu ate 1997.

Sob os auspicios do Ministerio das Relacoes Exteriores realizou, na
Alemanha, extenso trabalho de divulgacao da cancao de camara brasileira.

Dentre os papeis que ja representou, seus preferidos sao D. Jose (Carmen),
Bacchus (Ariadne auf Naxos), Cavaradossi (Tosca), Werther (Werther), Duca
(Rigoletto) e Rodolfo (La Boheme). Seu debut como Bacchus, no 5o.
Sommerfestspiel Schloss Rheinsberg, recebeu excelentes criticas na imprensa
especializada alema.

Artista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tem obtido grande sucesso
naquela casa com suas interpretacoes de D. Jose (Carmen), Ismaele (Nabucco),
solista da 9a. Sinfonia de Beethoven, dentre outras.

Foi solista da mesma 9a. Sinfonia, no concerto comemorativo dos 30 anos do
Projeto Aquarius, tendo se apresentado, no Forte de Copacabana, no Rio de
Janeiro, para uma plateia de mais de 25.000 pessoas.

Tem se apresentado sob a regencia de destacados maestros internacionais como
Eugene Kohn, Christian Thielemann, Romano Gandolfi, John Neschling, Hans
Urbanek, Roland Voigtlander, Isaac Karabtchevsky, Silvio Barbato, Yeruham
Scharovsky e Luiz Fernando Malheiro.

Paralelamente a intensa atividade em salas de concertos em todo o pais,
realiza gravacoes para radio e televisao.


Luiz Senise, pianista

Pianista elogiado pela critica nacional e internacional, teve sua estreia no
Carnegie Recital Hall saudada no "The New York Times" por J. Horowitz, que
ressaltou a singular execucao de Debussy e a majestosa interpretacao de
Liszt, considerando-o "... um pianista superior, dedos possantes, ideias
incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento".

Discipulo de Elzira Amabile, aperfeicoou-se com Jacques Klein, Arnaldo
Estrella e Magda Tagliaferro. Na Europa estudou sob a orientacao de Bruno
Seidlhofer, Nikita Magaloff, Jan Ekier, Pierre Sancan e Eliane Richepin.

Detentor de numerosos premios em concursos de piano, como o II Concurso
Internacional Villa-Lobos, vem desenvolvendo uma intensa carreira que inclui
discos, gravacoes para radios e televisoes, participacoes em CDs e
apresentacoes nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e
do Exterior. Mestre em Musica pela Universidade Musical Internacional de
Paris e pela Escola de Musica da UFRJ, integrou o corpo docente da Escola de
Musica da UFMG, Universidade Estacio de Sa e Conservatorio Brasileiro de
Musica, realizando significativo trabalho. Desde 1994, e professor da Escola
de Musica da UFRJ.
Responsavel pela solida formacao de inumeros musicistas, a excelencia de
seus ensinamentos tem sido reconhecida atraves de varias centenas de premios
conquistados por seus alunos. O consagrado pedagogo vem atuando em
importantes Festivais de Musica, Seminarios, Debates, Palestras,
Mesas-Redondas e ministrando numerosos Cursos Publicos e master classes
destinados a reciclagem de professores e alunos em Universidades, Escolas de
Musica e Fundacoes Culturais. 

Orientador artistico, organizador, membro e presidente de juri em
importantes concursos, coordenador de projetos na UFRJ e FUNARTE - MEC,
atual curador musical do Forum de Ciencia e Cultura da UFRJ, Senise e figura
de destaque no cenario musical brasileiro.


Programa do Recital CANTOS DE AMOR
 
F. Schubert (1797 - 1828)
Ungeduld (Muller)

R. Schumann (1810 - 1856)
Du bist wie eine Blume (Heine)
Widmung (Ruckert)

E. Grieg (1843 - 1907)
Zur Rosenzeit (Goethe)
Lauf der Welt (Uhland)
Ein Traum (Bodenstedt)

G. Faure (1845 - 1924)
Notre amour (Silvestre)

E. Satie (1866 - 1925)
Je te veux (Pacory)

F. Obradors (1897 - 1945)
El Vito (popular)

Anonimo
Hei de amar-te (popular)

C. Gomes (1839 - 1896)
Conselhos (Dr. Velho Experiente)

A. Nepomuceno (1864 - 1920)
Trovas (Duque Estrada)
Cantigas (Branca Colaco)

F. M. da Silva (1795 -1865)
A Marrequinha de Iaia (Paula Brito)

J. Siqueira (1907 -1985)
Foi numa noite calmosa (popular)

Babi de Oliveira (1908 - 1993)
No terreiro do negro (Fernandes)

H. Villa-Lobos (1887 - 1959)
Seresta no.13 (Nasser)

W. Henrique (1905 - 1995)
Uirapuru (Mara)

R. Miranda (1948)
Retrato (Meireles)

M. Nobre (1939)
Dengues da mulata desinteressada (Couto)
 
Ricardo Tuttmann - tenor
Luiz Senise - piano


SERVICO:
 
O que: Recital "Cantos de Amor" e master class - Duo Tuttmann-Senise.
Quanto: Gratuito.
Quando e Onde:

Recital
Data: 22 de Setembro 
Hora: 20h30
Local: Escola Sinodal de Educacao Profissional (ESEP)
Endereco: Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho - (51) 21.11.14.00 r.417

Master class*
Data: 23 de Setembro
Hora: 14h
Local: Auditorio da Escola Sinodal de Educacao Profissional (ESEP)
Endereco: Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho - (51) 21.11.14.00 r.417
* A ficha de inscricao para a master class pode ser obtida com a secretaria
da ESEP. Contatos pelo telefone acima ou pelo e-mail esep em est.com.br. A
ficha preenchida devera ser enviada a secretaria ate o dia 21/09.












********************************************
********************************************




17 - 	PRE-LANCAMENTO e LANCAMENTO: Livro "Musica: Vigencia do Pensar
Poetico", ANTONIO JARDIM (




******************************************** 










De: [mailto:musicasurda em yahoogrupos.com.br] Em nome de Antonio Jardim
Enviada em: quarta-feira, 13 de setembro de 2006 15:13
Assunto: [musicasurda] Lancamento



A editora 7 Letras

e

o Programa de Pos-graduacao em Ciencia da Literatura da Faculdade de Letras
da UFRJ

tem o prazer de convida-lo para os pre-lancamentos e lancamento do livro

"MUSICA: VIGENCIA DO PENSAR POETICO"

de autoria do Compositor Professor e Musicologo

ANTONIO JARDIM

a ser realizado:


Pre-lancamento:

no dia 25 de setembro de 2006, as 19:00 horas, no Auditorio Lorenzo
Fernandez, do Conservatorio Brasileiro de Musica
Av. Graca Aranha, 57 - 12o. andar - Centro

Antecede o pre-lancamento recital do grupo "Musica Surda", as 19:00 horas

Entrada franca



Pre-lancamento:

Dia 27 de setembro de 2006, as 16:00 horas

No Paco Imperial
Praca XV de novembro, 48 - Centro

Antecede o pre-lancamento recital do grupo "Musica Surda", as 16:00 horas

Entrada franca



Lancamento:

Dia 18 de outubro de 2006, as 19:00 horas no

Salao Dourado do Forum de Ciencia e Cultura

Av. Pasteur 250, 2o. andar

Antecede o lancamento recital do grupo "Musica Surda", as 19:00 horas

Entrada franca

















********************************************
********************************************




18 - 	MASTERCLASS: ALEXANDRE DOSSIN (EUA, piano). (29/Set - UFRGS, Porto
Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 











De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: sexta-feira, 15 de setembro de 2006 18:07
Assunto: [Extmusica-l] MC de piano com Alexandre Dossin



Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Musica
Masterclass de Piano
com ALEXANDRE DOSSIN (EUA)
Masterclass de Piano

datas: 29 de setembro de 2006
horario: das 14h as 18 h
local: Auditorium Tasso Correa - Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248, andar terreo
publico-alvo: 
executantes: estudantes e profissionais de piano;
ouvintes: interessados em geral
taxas: 
executantes: R$ 50,00;
ouvintes: R$ 25,00
inscricoes: de 11 a 27 de setembro de 2006, na sala 62 do Instituto de Artes
da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre/RS). Residentes
fora da Grande Porto Alegre poderao solicitar sua inscricao pelo e-mail
extmusica em ufrgs.br

Considerado um dos mais brilhantes pianistas da sua geracao, o pianista
gaucho Alexandre Dossin recentemente recebeu o Primeiro Premio e Premio
Especial no Segundo Concurso Internacional de Piano Martha Argerich, em
Buenos Aires. Martha Argerich, presidindo o jury, declarou que as quatro
apresentacoes de Alexandre Dossin durante o concurso foram "magnificas, com
extrema sensibilidade e verdadeira virtuosidade". Alexandre Dossin se
apresentou em recitais solo e concertos com orquestras em 15 paises,
incluindo Estados Unidos, Russia, Brasil, Argentina, Japao, Alemanha,
Italia, Inglaterra, Suica e Franca, entre outros, nos ultimos 20 anos. Foi
laureado em importantes concursos internacionais como "Grand Prix Maria
Callas", em Atenas, Grecia, "Mozart International Piano Competition" em
Salzburg, e vencedor de varios concursos no Brasil. Alexandre Dossin estudou
com Maria Francisca Heinrich, Hubertus Hoffman, Dirce Knijnik e Maly
Weisenblum, em Porto Alegre, e Boris Romanov e Sergei Dorenski, em Moscou.
Recebeu o titulo de Master of Fine Arts e Advanced Post Graduate Certificate
pelo Conservatorio Tchaikovsky em Moscou (1996 e 1997, respectivamente), e
Doctor of Musical Arts na Universidade do Texas em Austin (2001), onde foi
Teaching Assistant sob a orientacao de William Race e Gregory Allen.
Considerado pela critica norte-americana "um mestre do contraste", "um
pianista de tirar o folego", "musicalidade em sua forma maxima", Alexandre
Dossin tem se apresentado com frequencia nos Estados Unidos: Em 2002-2003
foi selecionado para apresentar recital-palestra sobre Edino Krieger no
Congresso Nacional do College Music Society, em Kansas City, Missouri e
sobre Villa-Lobos no Congresso Regional, em South Bend, Indiana. Durante o
mesmo ano, fez mais de 25 apresentacoes nos Estados Unidos, como
recitalista, solista com orquestra, com conjuntos de camara, alem de
palestras e masterclasses. Foi escolhido como "Guest Artist" para a
convencao estadual da Associacao de Professores de Musica de Wisconsin em
Milwaukee e convidado pela segunda vez a participar da prestigiosa serie de
concertos "Live from the Elvejhem", em Madison,com transmissao ao vivo por
radio para todo o estado. A biografia de Alexandre Dossin foi recentemente
incluida na publicacao "Who's Who in America". Vencedor de um processo de
busca nacional que contou com 120 participantes de 27 paises, Alexandre
Dossin foi contratado como Assistant Professor of Piano na Universidade de
Wisconsin - Eau Claire em Agosto de 2002.














********************************************
********************************************




19 - 	CONCERTO: Duo Gastesi-Bezerra. Obras de COELHO DE SOUZA, CERVO,
TACUCHIAN (22-23/Set - Las Vegas, EUA)




******************************************** 








De: marciobezerra em netscape.net [mailto:marciobezerra em netscape.net] 
Enviada em: terca-feira, 19 de setembro de 2006 18:17
Assunto: Re: cdmc - Duo Gastesi-Bezerra



Piano Duo Gastesi-Bezerra no 5o. Festival Internacional de Musica Nova de
Las Vegas 



O Duo Gastesi-Bezerra tera a honra de estreiar nos Estados Unidos "Em Verde
e Amarelo" de Rodolfo Coelho de Souza (escrita especialmente para o duo) e
Toccata de Dimitri Cervo, alem da ja veterana "Estruturas Gemeas" de Ricardo
Tacuchian no 5o. Festival Internacional de Musica Nova de Las Vegas (22 e 23
de setembro).

No programa tambem constarao obras de compositores da Servia, EUA, Polonia,
Belgica e Canada, todas compostas para piano a 4 maos.

Para mais informacoes, visite o website do duo www.duogastesibezerra.com














********************************************
********************************************




20 - 	RECITAL: "Flauta Contemporanea", LEANDRO PORFIRIO GOMES (flauta).
Obras de VARESE, IBERT, CARRASQUEIRA, BERIO (26/Set, 20:00hs - Campinas, SP,
BRASIL) 




******************************************** 








De: leandro.flauta em bol.com.br [mailto:leandro.flauta em bol.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 20 de setembro de 2006 09:54
Assunto: Re:[FWD cdmc] - 34/2006 -




Flauta Transversal Contemporanea

LEANDRO PORFIRIO GOMES


Programa

Syrinx
Claude Debussy

Densite 21.5
Edgard Varese

MEI
Kazuo Fukushima

Icicle
Robert Aitken

TRAIT
Philipe Fenelon

Froissement d'Ailes
Michael Levinas

Piece pour la Flute Solo
Jacques Ibert

Trois Etudes
Gilbert AMY

O Menino e o Atomo
Joao Dias Carrasqueira

Sequenza Uno
Luciano Berio

Japanese Garden
Doina Rotaru (Para Flauta Amplificada, Metais Chineses e Tape)

Dia 26 de Setembro de 2006

As 20h00

Casa do Lago UNICAMP

Rua Erico Verissimo s/n
Cidade Universitaria Zeferino Vaz
Unicamp Barao Geraldo
Cep: 13083-970
Tel:35217017














********************************************
********************************************




21 - 	12o. FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS (25-30/Set - Juiz de Fora, MG,
BRASIL)




******************************************** 







De: Coro Municipal Juiz de Fora [mailto:cmjf em uai.com.br] 
Enviada em: domingo, 17 de setembro de 2006 01:02
Assunto: Fw: 



12o. FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS 2006.
25 A 30 de setembro de 2006



O CORO MUNICIPAL JUIZ DE FORA, sob a direcao do Maestro Domicio Procopio
estara realizando nos dias 25 a 30 de setembro o seu 12o. FESTIVAL
INTERNACIONAL DE COROS  de Juiz de Fora. Uma atividade longa toda voltada
para o aprendizado e aos progressos musicais, de sucessos e de conhecimentos
cada vez maiores, tanto a nivel nacional  quanto internacional , nao poderia
ser comemorada de maneira mais digna do que este maravilhoso Festival onde
se comemora a entrada da primavera  ao alvorecer do ano 2006.

Estarao presentes neste Festival: Coro Desdacia Tellini / Italia, Coral
Espiritu santo/ Paraguai somando aos quinze corais de Juiz de Fora e tres
corais nacionais visitante  num total de 20 corais participando deste
evento. Sera a festa da musica e do canto Coral, que estao entre os meios
mais eficazes para criar  unioes, solidariedade e amizade entre as pessoas.

O Coro Municipal Juiz de Fora acredita no canto como manifestacao de
alegria, como forma de estar junto de amigos, como oportunidade unica para
externar e trocar experiencias.

O Festival sera uma oportunidade preciosa, unica, de trocas culturais de
alto nivel, para um enriquecimento reciproco no plano musical e para
conhecer novas pessoas e trocas de experiencias que nascem da unidade de
intencoes e de ideais.

Esta e a mensagem que o Coro Municipal Juiz de Fora pretende passar aos
Coros e a todos os hospedes que nos dias do Festival se reunirao em Juiz de
Fora para participar e assistir a tao importante manifestacao.

Espera-se que o encontro de tantas pessoas e grupos vindos de varias parte
do mundo , contribua para efetivar a amizade, a paz e a estima entre os
povos e impulsione outras pessoas, principalmente o jovens a encontrar no
Canto  Coral aquela pureza de sentimentos,  relacoes de simpatia e
colaboracao , que aparecem obscurecidos pela vida frenetica contemporanea.

Maestro Dr. Domicio Procopio - Tel. 99575853 ou 32156644 ou 30611409
Diretor e Organizador
12o. Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora ( MG ).












********************************************
********************************************




22 - 	MUSICA EM DEBATE: "Musica e Diversidade: Novos Dialogos e
Interlocutores na Pesquisa Musical" (Set-Nov/2006 - Escola de Musica da
UFRJ, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 








De: Samuel Araujo [mailto:araujo.samuel em gmail.com] 
Enviada em: terca-feira, 19 de setembro de 2006 10:56
Assunto: Musica em debate V - Divulgacao



O Laboratorio de Etnomusicologia da UFRJ comunica o inicio da quinta edicao
da Serie Musica em Debate, conforme a programacao abaixo:



Musica em Debate V - 2006
MUSICA E DIVERSIDADE: NOVOS DIALOGOS E INTERLOCUTORES NA PESQUISA MUSICAL

Local: Sala da Congregacao - Escola de Musica da UFRJ - Rua do Passeio 98 -
Centro - Rio de Janeiro - RJ

Organizadores: Samuel Araujo, Marianne Zeh e Marcus Wolff 

Entrada franqueada ao publico em geral


PROGRAMACAO

* 28 de setembro, quinta-feira, as 10h - "Academico e Produtor: papeis
distintos?" 

Palestrantes: 

Paulo Dias (Associacao Cultural Cachuera, Sao Paulo, SP)

Eduardo Duque (Laboratorio de Etnomusicologia,  Mestrando em Musica, UFRJ) 
Mediador: Humberto Salustriano (Grupo Musicultura - Ceasm / IFCS-UFRJ) 


* 6 de outubro, sexta-feira, as 10h - "Fusoes Musicais & Novos Significados
Culturais no Brasil" 
 
Palestrantes: 
 
Marcus S. Wolff (Laboratorio de Etnomusicologia, UFRJ/Faperj)
 
Tiago Coutinho (Programa de Pos-Graduacao em Sociologia e Antropologia,
UFRJ)
Mediador: Gaspar Paz (Mestre em Musica, UFRJ; Programa de Pos-Graduacao em
Filosofia, UERJ)


* 16 de outubro, segunda-feira, as 10h - "Ensino Musical, Diferencas Sociais
e Consagracao de Competencias" 
 
Palestrantes: 
 
Antoine Hennion (Ecole Superieure Nationale des Mines, Paris)
 
Jose Alberto Salgado e Silva (Escola de Musica da UFRJ) 
Mediadora: Elizabeth Travassos (Escola de Musica da UNI-RIO) 


* 21 de novembro, terca-feira, as 10h - "Inclusao atraves da universidade e
politicas afirmativas" 
 
Palestrantes: 
 
Laura Tavares (Pro-Reitora de Extensao, UFRJ)
Jose Jorge de Carvalho (UnB)
Mediadora: Nana Zeh (Laboratorio de Etnomusicologia, UFRJ/Faperj)













********************************************
********************************************




23 - 	CALL FOR SUBMISSIONS: Radical Musicology, (University of Newcastle,
REINO UNIDO) www.radical-musicology.org.uk




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: domingo, 17 de setembro de 2006 00:27
Assunto: [ANPPOM-L] Novo periodico online: Radical Musicology



NEW ONLINE JOURNAL - ANNOUNCEMENT AND CALL FOR SUBMISSIONS



Radical Musicology is a new online journal, produced in the International
Centre for Music Studies at the University of Newcastle (UK). The Editorial
Collective, based in Newcastle, is supported by an Editorial Board, made up
of internationally known scholars. The Co-ordinating Editor is Richard
Middleton. For full details, including more information about the journal
profile, please go to http://www.radical-musicology.org.uk

Why yet another new journal? Because, even with the growth in publication
opportunities in musicology, we believe there is still good work that
struggles to find an appropriate home without suffering damaging delays.

Why online? In order to make use of the many advantages internet
dissemination offers: speed of publication; low production costs; ease of
access; potential for dialogue; multi-media formats. The case is not just
pragmatic; we see it as part of our political agenda - democratisation.

Why 'radical'? Because, we feel, theoretically challenging work is still
under-represented in established journals, and the need to encourage such
work would benefit from the existence of a new point of focus. This is of
course a symptom of a broader situation where the innovations associated
with the 'new' and 'critical' musicologies of the 1990s have now to a
considerable extent been 'accommodated' (swallowed, diluted, smothered,
marginalised.) by conservative forces within the discipline; the time is
right for a renewed, progressive push. Beyond 'new', beyond 'critical' (but
incorporating the best insights of both) lies 'radical musicology'!

We invite submissions for Volume 1, which will be published between now and
the end of 2006, and for Volume 2, which will follow in 2007. All
submissions will be reviewed by at least one member of the Editorial
Collective and at least one member of the Editorial Board. Full guidelines
can be found on the website.















********************************************
********************************************




24 - 	6o. FORUM CULTURAL DE JARAGUA DO SUL (23/Set - Jaragua do Sul, SC,
BRASIL)




******************************************** 









De: noreply.8115439962473523887 em mail.orkut.com
[mailto:noreply.8115439962473523887 em mail.orkut.com] Em nome de Elisabeth
Mueller
Enviada em: terca-feira, 19 de setembro de 2006 22:13
Assunto: 6o. FORUM CULTURAL DE JARAGUA DO SUL



6o. FORUM CULTURAL DE JARAGUA DO SUL



O 6o. Forum Cultural de Jaragua sera realizado no proximo dia 23/9, no Museu
Historico Emilio da Silva, numa promocao das entidades culturais parceiras.

O tema para o encontro sera: "Acoes a curto e a longo prazo para o
desenvolvimento artistico e cultural". Participarao como debatedores:

Natalia Lucia Petry - Diretora Presidente da Fundacao Cultural de Jaragua do
Sul, que falara sobre o Conselho Municipal de Cultura e os proximos passos
para o setor cultural; Charles Narloch - Diretor Executivo da Fundacao
Cultural de Joinville, que explanara sobre o SIMDEC - Sistema Municipal de
Desenvolvimento pela Cultura; Leone Silva - Presidente da FECATE - Federacao
Catarinense de Teatro, que falara sobre as Politicas Publicas de Cultura no
Estado de Santa Catarina. O Forum Cultural tera inicio as 14h com a
participacao de Artistas, Produtores Culturais, Poder Publico Municipal e
Comunidade. Entrada franca. 



Programacao 6o. Forum Cultural de Jaragua do Sul 

Data: 23 de setembro de 2006 (sabado) 
Horario: 14 horas 

Local: Museu Historico Emilio da Silva - auditorio 
Praca Angelo Piazera - Rua Quintino Bocaiuva - centro - Jaragua
do Sul - SC 

14h - Abertura 
14h20 - Leone Silva - Presidente da FECATE - Federacao Catarinense de Teatro
Politicas Publicas de Cultura no Estado de Santa Catarina 
14h40 - Natalia Lucia Petry - Dir. Presidente da Fundacao Cultural de
Jaragua do Sul 
Conselho Municipal de Cultura e os proximos passos 
15h - Charles Narloch - Diretor Executivo da Fundacao Cultural de Joinville 
SIMDEC - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura 
15h30 - Debate aberto 
17h - Encerramento 


Paralelo ao 6o. Forum Cultural estara sendo realizado o 3o. Sarau dos
Artistas, um evento cultural onde os artistas tem a oportunidade de
apresentar seus trabalhos e obras. O Sarau acontecera na Praca Angelo
Piazera, em frente ao Museu Historico, em dois periodos: das 9h as 12h, com
a feira de artesanato da ASSARJ, apresentacoes de musica, intervencoes
teatrais e poeticas, exposicao de artes plasticas, exposicao de livros e
outros; e das 18h as 22h, apos o debate do Forum, com mais apresentacoes
artisticas. 


Entidades culturais parceiras do Forum Cultural de Jaragua do Sul: 
AJAP - Associacao Jaraguaense de Artistas Plasticos; 
APEIJAS - Associacao dos Poetas e Escritores Independentes de Jaragua do
Sul; 
ASSARJ - Associacao de Artesaos Jaraguaenses; 
Casa & Cultura (CooperArt ); 
Escola de Musica Bicho Grilo; 
Fundacao Cultural de Jaragua do Sul 
Grupo de Teatro GATS; 
SESC de Jaragua do Sul; 
Sollo Cia de Danca. 

Mais informacoes com Mara Kochella - 9969-4413 - grupogats em pop.com.br

















********************************************
********************************************




25 - 	CALL FOR PAPERS: 15th Annual Conference - Society for
Seventeenth-Century Music (01/Out - South Bend, Indiana, EUA)



******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: domingo, 17 de setembro de 2006 09:45
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: Society for Seventeenth-Century Music



2007 Conference in South Bend, Indiana: Call for Papers



The Society for Seventeenth-Century Music will hold its Fifteenth Annual
Conference Thursday through Sunday, 19-22 April 2007, at the University of
Notre Dame in South Bend, Indiana. Proposals on all aspects of
seventeenth-century music-instrumental music, vocal music, music theory,
etc.--and its cultural contexts are welcome, including those drawing on
other fields as they relate to music. As 2007 marks the 300th anniversary of
the death of Dietrich Buxtehude, proposals relating to his music and
cultural milieu are particularly encouraged. Presentations may take a
variety of formats, including individual papers 20 minutes in length,
lecture-recitals (45 minutes), workshops involving group participation,
roundtable discussions, and panel sessions. The Irene Alm memorial Prize
will be awarded for the best scholarly presentation given by a student.

It is the policy of the Society that a presenter cannot give an individual
paper at two consecutive meetings. For individual papers, abstracts not
exceeding 350 words should clearly represent the title, subject, and
argument, and should indicate the significance of the findings. Proposals
for presentations in other formats should be of similar length; they should
clearly state and justify the intended format, and should indicate the
originality and significance of the material to be delivered.

The Program Committee consists of Stewart Carter (chair; Wake Forest
University), Kimberlyn Montford (Trinity University), Donald Fader
(University of North Carolina-Chapel Hill), and Amanda Eubanks Winkler
(Syracuse University).

Proposals may be sent by e-mail to carter em wfu.edu, with the text of the
abstract both pasted into the body of the e-mail and as an attachment in
either MSWord or RTF format. Alternatively, five copies of the proposal
(four anonymous and one identified with name, address, telephone, fax, and
e-mail address) may be sent to:

Stewart Carter
Chair, SSCM Program Committee
Department of Music
Wake Forest University
PO Box 7345 Reynolda Station
Winston-Salem, NC 27109


Abstracts must be submitted by e-mail or postmarked by midnight, 1 October
2006. Students should identify themselves as such on the non-anonymous copy
of the abstract or in the covering text of the e-mail message, and
participants in lecture-recitals should attach short biographies. Audio or
video recordings supporting proposals for lecture-recitals are welcome but
cannot be returned.

Catherine Gordon-Seifert
Department of Music
Smith Center for the Arts
Providence College
Providence, RI 02918
401-865-1898
cgordon em providence.edu


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : winmail.dat
Tipo  : application/ms-tnef
Tam   : 63792 bytes
Descr.: não disponível
Url   : http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20060922/4bb6d048/attachment-0001.bin 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l