[FWD cdmc] - 38/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Qua Out 11 11:08:11 BRT 2006


FWD cdmc - 38/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************





1 -	LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007, Pierre Boulez, Artistic Director
(18/Ago-08/Set/2007 - Lucerne, SUICA)

2 -	31o. FESTIVAL NACIONAL DE MUSICA (16-31/Out - Goiania, GO, BRASIL)

3 -	3a. MOSTRA INTERNACIONAL DE MUSICA ELETROACUSTICA DE JUIZ DE FORA
(12, 19 e 26/Nov - Juiz de Fora, MG, BRASIL)

4 -	BOLSA DE ESTUDOS NA ALEMANHA: Katholischer Akademischer
Auslander-Dienst (KAAD). (2S/2007 - ALEMANHA)

5 -	CONCERTO: LEDICE FERNANDES (voz e violao) - Adaptacao de "El
Cimarron", HANS WERNER HENZE (24/Out, 18:00hs - Instituto Cervantes, Sao
Paulo, SP)

6 -	PERFORMANCE CENICO-SONORA: "Cenas", de SILVIO FERRAZ e FERNANDO
IAZZETTA. Com ONDINA DE CASTILHO (atriz) e ANNITA COSTA MALUFE (poemas).
(11/Out, 20:30hs - SESC Vila Mariana, Sao Paulo, SP)

7 -	VENDA: Acervo violinistico de Natan Schwartzman (Out/2006 - Sao
Paulo, SP)

8 -	CONCERTO: Orquestra Sinfonica da UFBA, reg. WELLINGTON GOMES.
Estreias de obras de diversos compositores (11/Out, 20:00hs - Salvador, BA,
BRASIL)

9 -	CHAMADA DE ARTIGOS: Revista Cientifica Faculdade de Artes do Parana
(24/Nov - Curitiba, PR, BRASIL)

10 -	COMPETITION: International Gaudeamus Interpreters Competition 2007
(BRASS). (Deadline: 01/Nov - Amsterdam, HOLANDA)

11 -	COMPOSING COMPETITION: SWISS BRASS BAND ASSOCIATION (15/Dez/2006 -
Schonried, SUICA)

12 -	PALESTRA: "Ensino Musical, Diferencas Sociais e Consagracao de
Competencias", Prof. ANTOINE HENNION (FRANCA) e Prof. JOSE ALBERTO SALGADO E
SILVA (16/Out, 10:00hs - Escola de Musica da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ)

13 -	CONCERT: L'Ensemble Arcema. Obras de BOULEZ, JOSE LUIS CAMPANA,
ALEJANDRO PADILLA, ALICIA TERZIAN, ISABEL URRUTIA (17/Out, 20:30hs -
Aulnay-sous-Bois, FRANCA)

14 -	NORMAS DE CONSULTA: Reserva Tecnica Musical do Instituto Moreira
Salles (Out/2006 - Rio de Janeiro, RJ)

15 -	CALL FOR SHOWS, GRAND PUBLIC DEMONSTRATIONS, ARTWORKS and
INTERACTIVE INSTALLATIONS: 4th Enactive Conference on Enactive Interfaces
(31/Dez/2006 - Grenoble, FRANCA)

16 -	MASTERCLASS e RECITAL: ILYA GRINGOLTS (violino, RUSSIA). (23/Out -
Porto Alegre, RS, BRASIL)

17 -	NEW SOUND no. 27: International Magazine for Music
http://www.newsound.org.yu/  (Out/2006 - Belgrado, SERVIA)

18 -	CURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: "Docencia Universitaria:
Desafios da Contemporaneidade" (23/Out - Cuiaba, MT, BRASIL)

19 -	CURSO: Formatacao de Projetos Culturais e a Captacao de Recursos
(Out-Nov/2006 - Florianopolis, SC; Curitiba, PR e Porto Alegre, RS, BRASIL)

20 -	CURSO: " A cancao brasileira: relacoes entre musica e literatura no
Brasil do romantismo a atualidade", Prof. JOSE LUIZ HERENCIA (27-29/Out -
Belo Horizonte, MG, BRASIL)

21 -	NOTA: Recentes Execucoes das Obras de CALIMERIO SOARES (Out/2006)





********************************************
********************************************




1 - 	LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007, Pierre Boulez, Artistic Director
(18/Ago-08/Set/2007 - Lucerne, SUICA)




******************************************** 







De: academy [mailto:academy em lucernefestival.ch] 
Enviada em: segunda-feira, 9 de outubro de 2006 11:56
Assunto: The LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007 / Pierre Boulez, Artistic
Director



The LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007 / Pierre Boulez, Artistic Director



Please allow me to inform you about the 2007 edition of the LUCERNE FESTIVAL
ACADEMY under the artistic direction of Pierre Boulez and with Peter Eotvos
as "Artist Etoile".

The following text gives you information about the ORCHESTRA ACADEMY and the
MASTER CLASS IN CONDUCTING. 

More detailed information is available on our website:
http://e.academy.lucernefestival.ch
 
Katharina Rengger
Head of Management
LUCERNE FESTIVAL ACADEMY

LUCERNE FESTIVAL 
Hirschmattstrasse 13 / Postfach
CH-6002 Luzern

Tel.  +41 41 226 44 00
Tel.  +41 41 226 44 49 (direkt)
Fax  +41 41 226 44 60

www.lucernefestival.ch
 
 
 
The LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007
PIERRE BOULEZ Artistic Director 
 
The LUCERNE FESTIVAL ACADEMY under the artistic direction of Pierre Boulez
is a unique and progressive institution devoted to teaching and promoting
highly talented young musicians in the field of twentieth- and
twenty-first-century music.

By establishing the LUCERNE FESTIVAL ACADEMY, the festival aims to promote
the teaching and performance of contemporary music at a high level and
thereby to strengthen the dedication and commitment to modern music.

The LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007 will be specifically devoted to the
large-scale orchestral repertoire. Some 140 young musicians from all corners
of the world will be invited to spend three weeks in Lucerne/Switzerland to
study and perform path breaking works of the twentieth and twenty-first
centuries with Pierre Boulez, and with soloists of the Ensemble
Intercontemporain.

Works by Gyorgy Ligeti and Gyorgy Kurtag, Bartok's great orchestral piece
The Miraculous Mandarin, and Seven, a new violin concerto by Peter Eotvos,
will be performed during an all-Hungarian program under the aegis of
artistic director Pierre Boulez. 

The second orchestral project will focus on Karlheinz Stockhausen's Gruppen,
a work for three orchestral groups and three conductors, together with a
master class for young conductors headed by Peter Eotvos. The work will be
given two hearings in the subsequent concert: one conducted by three
candidates from the master class in the first half, and a repeat performance
under the batons of Pierre Boulez, Jean Deroyer, and Peter Eotvos. 

The ensemble program under the direction of Jean Deroyer will feature
rehearsals and a performance of Pierre Boulez's Le Marteau sans Maitre and
Sur Incises.The LUCERNE FESTIVAL PERCUSSION GROUP under the artistic
director Michel Cerutti, now entering its third season, will again offer
premieres of several new pieces for twelve-man percussion ensemble.
 
 
The LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 2007 
August 18 - September 8, 2007
 
LUCERNE FESTIVAL will cover travel expenses and will arrange and cover the
costs of accommodation and main meals.
 
Application deadline Master Class in Conducting: December 15, 2006
Application deadline Orchestra Academy: January 15, 2007

For more information please visit the website:
http://e.academy.lucernefestival.ch
or contact:

LUCERNE FESTIVAL ACADEMY 
P. O. Box
CH-6002 Lucerne
Switzerland
Tel +41 41 226 44 49
Fax +41 41 226 44 60
academy em lucernefestival.ch
 
 











********************************************
********************************************




2 - 	31o. FESTIVAL NACIONAL DE MUSICA (16-31/Out - Goiania, GO, BRASIL)




******************************************** 









De: Leonardo Carvalho [mailto:leovicttor em gmail.com] 
Enviada em: segunda-feira, 9 de outubro de 2006 14:39
Assunto: Pacote Informativo - 31o. Festival Nacional de Musica



31o. FESTIVAL NACIONAL DE MUSICA
Goiania, 16 a 31 de outubro de 2006



A Escola de Musica e Artes Cenicas da UFG, sob direcao da Professora Glacy
Antunes de Oliveira, sente-se orgulhosa ao anunciar a realizacao de seu
Festival Nacional de Musica 2006 ha 31 anos promovido pela Universidade
Federal de Goias com o objetivo principal de divulgar Musica de qualidade -
classica, popular e folclorica - nos mais diversos generos e estilos,
atraves de Concertos, Recitais, Seminarios, Cursos, Master Classes e outras
atividades afins.

Criado na administracao da Professora Belkiss Carneiro de Mendonca, o
Festival Nacional de Musica da UFG e o evento mais antigo do pais no seu
genero e, desde sua primeira versao, nos idos de 1967, vem contribuindo para
que Goiania e o Estado de Goias continuem a cumprir seu designio de polo
integrador da cultura musical na regiao centro - oeste.


Concertos no Teatro Goiania (20h30)

23 - segunda-feira
Duo Violino e Piano
Alessandro Borgomanero
Luiz Medalha 

24 - terca-feira
Corais da EMAC/UFG e Coro Sinfonico da FOSGO
Preparacao Angelo Dias
Ensaios e Regencia Joshua Haberman

25 - quarta-feira
Metais em Concerto
Preparacao e Regencia
Edson Rodrigues e Anor Luciano

26 - quinta-feira
Orquestra de Camara GOYAZES - Concerto Mozart/Gnattali
Regente convidado Norton Morozowicz
Solistas
Cristina Braga, harpa, Savio Santoro, viola
Jose Stanek, Harmonica de boca e Marcos Nimrichter, acordeon

27 - sexta-feira
BARBATUQUES - Corpo do Som
Direcao Musical Fernando Barba
Direcao Cenica Deise Alves



Recitais no Teatro da EMAC/UFG - campus II (09h20)

17 - terca-feira
Canto e Piano
Marilia Alvares e Martha Martins

18 - quarta feira
Josias Matschulat, piano

19 - quinta feira
Cordas e Piano
Daniel Guedes, violino
Zygmunt Kubala, violoncello
Flavio Augusto, piano

20 - sexta feira
Duo de Violoes
Edelton Gloeden e Paulo Porto Alegre

23 - segunda feira
Harpa e Contrabaixo
Cristina Braga e Ricardo Medeiros

25 - quarta-feira
Canto e Piano
Marilia Vargas e Ana Flavia Frazao

27 - sexta-feira
"Uma viagem musical pelo Brasil e Europa do seculo XVIII"
Bruno Procopio, virginal
Alexandre Bittencourt e Laura Ronai, flautas 
barrocas

30 - segunda-feira
Beverley Gertsman, piano

31 - terca-feira
CRON - Musica de Camara Brasileira
Paloma Godoy, soprano, Thiago Tavares, clarinete, 
Marcos Botelho, trombone e Tatiana Dumas, piano



Cursos e Master Classes - EMAC/UFG - campus II

16 a 25
Ensaios abertos - Coros da EMAC/UFG - Maestros Angelo Dias e Joshua Haberman

16 a 23
Aulas e Musica de Conjunto para Metais - Professores Edson Rodrigues e Anor
Luciano

16 a 26
Ensaios da Orquestra de Camara Goyazes - Maestro Norton Morozowicz

17 a 19
Master Classes de Musica de Camara
Professores Daniel Guedes, Zygmunt Kubala e Flavio Augusto

18
Performance Pianistica: analise e comentarios - Josias Matschulat

18 e 19
Tecnicas Composicionais para Orquestra Popular - Edson Rodrigues

19 a 26
Master Classes de Violino - Professor Ivan Quintana

20
Master Classes de Violao - Professores Edelton Gloeden e Paulo Porto Alegre

23 a 26
Master Classes de JazzPiano e Acordeon - Professor Marcos Nimrichter
Musicalizacao atraves da Gaita de Boca - Professor Jose Stanek
Master Classes de Viola e Contrabaixo - Professores Savio Santoro e Ricardo
Medeiros

25 a 28
Master Classes de Canto - Professora Marilia Vargas

28
Oficina de Percussao - Barbatuques

27 e 31
Master Classes de Flauta Barroca, Cravo, Voz, Clarineta, Trombone e Piano

31
Performance Pianistica: analise e comentarios - Beverley Gertsman




INGRESSOS, INSCRICOES, INFORMACOES
Escola de Musica e Artes Cenicas da UFG
Fone 62 3521-1125 - Fax 62 3521-1175
direcao em musica.ufg.br - www.musica.ufg.br

Reitor da Universidade Federal de Goias
Professor EDWARD MADUREIRA BRASIL
Diretora da Escola de Musica e Artes Cenicas da UFG
Professora GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA
Comissao de Eventos da Escola de Musica e Artes Cenicas da UFG
Professoras GYOVANA CARNEIRO e ANA FLAVIA FRAZAO


As inscricoes serao realizadas no periodo do dia 10 a 16 de outubro de 2006.
Outras informacoes no telefone (62)3521-1125 (Leonardo ou Bernadete) e nos
emails direcao em musica.ufg.br, leovicttor em gmail.com.
 













********************************************
********************************************




3 - 	3a. MOSTRA INTERNACIONAL DE MUSICA ELETROACUSTICA DE JUIZ DE FORA
(12, 19 e 26/Nov - Juiz de Fora, MG, BRASIL)




******************************************** 








De: Paulo Motta [mailto:pmotta em artnet.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 10 de outubro de 2006 10:14
Assunto: 3a. MIMEJF - Mostra Internacional de Musica Eletroacustica de Juiz
de Fora




3a. MOSTRA INTERNACIONAL DE MUSICA ELETROACUSTICA DE JUIZ DE FORA

COMPOSITORES LATINO-AMERICANOS


12, 19 e 26 de novembro 2006

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil


Curadoria, execucao musical e difusao sonora: Paulo Motta


Na terceira edicao da MIMEJF - Mostra Internacional de Musica Eletroacustica
de Juiz de Fora, serao apresentadas obras para suporte fixo de compositores
latino-americanos, com destaque para o maestro Jorge Antunes, precursor no
Brasil, da aplicacao de recursos eletronicos na composicao musical. Serao
tambem apresentadas obras de musica eletroacustica mista (execucao musical
em tempo real e material pre-gravado) para suporte fixo, piano, piano
amplificado, piano preparado, sintetizador virtual, sintetizador modular,
computador, percussao amplificada, aparelhos eletronicos e imagens.

O repertorio para suporte fixo evidencia a preocupacao dos compositores com
a espacializacao sonora e com os timbres, caracterizando a continuidade da
"reacao ao peso dominante atribuido ao passado as 'alturas'", o que indica
que as "notas" se tornaram cada vez menos importantes ao longo do seculo
passado, ao menos no que diz respeito a producao musical eletroacustica.
Alem da espacializacao em dois canais independentes (stereo), varias
composicoes - tanto as que integram o repertorio de musica eletroacustica
mista quanto as que constituem repertorio de obras para suporte fixo - serao
apresentadas em versoes quadrifonicas (quatro canais independentes).

Informacoes: http://www.artnet.com.br/pmotta/mimejf.htm










********************************************
********************************************




4 - 	BOLSA DE ESTUDOS NA ALEMANHA: Katholischer Akademischer
Auslander-Dienst (KAAD). (2S/2007 - ALEMANHA)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Jos e Luiz Martinez
Enviada em: terca-feira, 10 de outubro de 2006 23:41
Assunto: [ANPPOM-L] FWD: BOLSA DE ESTUDOS NA ALEMANHA PELO KAAD



BOLSA DE ESTUDOS NA ALEMANHA PELO KAAD



Estao abertas ate o dia 30 de outubro de 2006 as inscricoes para o Programa
de Bolsas de Estudo do KAAD para inicio dos estudos na Alemanha no segundo
semestre de 2007.

O Katholischer Akademischer Auslander-Dienst - KAAD (Servico Academico
Catolico para Estrangeiros) e uma instituicao da Igreja Catolica, na
Alemanha, que tem como objetivo oferecer bolsas de pos-graduacao para
estudantes cristaos de paises em desenvolvimento na Africa, Asia, America
Latina, Oriente Medio e Proximo, assim como do Leste Europeu. O KAAD tem
Conselhos Regionais nos paises em que atua e, no caso do Brasil, existem
duas representacoes, sendo uma na PUC Minas e outra na PUC-RS.

Inscricoes ate 30 de outubro de 2006 para bolsas a partir do 2o./2007

Inscricoes ate 15 de maio de 2007 para bolsas a partir do 1o./2008

Informacoes: http://www1.pucminas.br/home/pagina.php?codigo=1926














********************************************
********************************************




5 - 	CONCERTO: LEDICE FERNANDES (voz e violao) - Adaptacao de "El
Cimarron", HANS WERNER HENZE (24/Out, 18:00hs - Instituto Cervantes, Sao
Paulo, SP)




******************************************** 









De: Ledice Fernandes [mailto:ledicef em hotmail.com] 
Enviada em: segunda-feira, 9 de outubro de 2006 11:13
Assunto: RE: [FWD cdmc] - 36/2006 -



ADAPTACAO DE EL CIMARRON (HANS WERNER HENZE)



Esta obra associa o violao e a voz em um trabalho ao mesmo tempo musical e
cenico. Ela ilustra a historia do ultimo dos "cimarrons" (antigos escravos
refugiados em Cuba) Esteban Montejo, contada por ele mesmo e depois
transcrita e publicada por Miguel Barnet, um escritor cubano. Seu livro
serviu de base, em 1970, a composicao de Henze, que unia, inicialmente, o
Sprechgesang (canto falado, em alemao), o violao, a percussao e uma flauta
transversal.  Este espetaculo ja foi apresentado na Alemanha e na Franca.


O concerto acontecera no Instituto Cervantes de Sao Paulo no proximo dia 24
de outubro as 18horas.

Instituto Cervantes de Sao Paulo
Av. Paulista, 2439 -01311-300 Bela Vista - Sao Paulo
Tlf.:55 11 3897 96 00




Ledice Fernandes










********************************************
********************************************




6 - 	PERFORMANCE CENICO-SONORA: "Cenas", de SILVIO FERRAZ e FERNANDO
IAZZETTA. Com ONDINA DE CASTILHO (atriz) e ANNITA COSTA MALUFE (poemas).
(11/Out, 20:30hs - SESC Vila Mariana, Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: silvio [mailto:silvio.ferraz em terra.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 9 de outubro de 2006 12:16
Assunto: senta q la vem spam



"CENAS"

performance cenico-sonora

de Silvio Ferraz e Fernando Iazzetta (compositores)

com participacao de Ondina de Castilho (atriz) e Annita Costa Malufe
(poemas)

SESC VILA MARIANA (auditorio)
quarta, dia 11, as 20h30

Rua Pelotas,141
V. Mariana
tel.5080.3000












********************************************
********************************************




7 - 	VENDA: Acervo violinistico de Natan Schwartzman (Out/2006 - Sao
Paulo, SP)




******************************************** 






De: Calimerio Soares [mailto:casnett em triang.com.br] 
Enviada em: domingo, 8 de outubro de 2006 17:36
Assunto: "Caros amigos"



O violinista Natan Schwartzman esta colocando a disposicao e venda do seu
precioso acervo violinistico, material colecionado por varias partes do
mundo durante sua carreira. Este material seria interessante para fonte de
pesquisa de estudantes da area de violino. 
 
Com 60 anos de carreira, Natan Schwartzman foi um dos grandes nomes do
violino brasileiro. Estudou na Julliard School of Music em New York com Ivan
Galamian e em Londres com Max Rostal, foi considerado pelo maestro Eleazar
de carvalho o maior violinista brasileiro de sua geracao!
 
O telefone do Sr. Schwartzman em Sao Paulo e (011) 3062 7277. O E-mail e
meritan em uol.com.br 
 














********************************************
********************************************




8 - 	CONCERTO: Orquestra Sinfonica da UFBA, reg. WELLINGTON GOMES.
Estreias de obras de diversos compositores (11/Out, 20:00hs - Salvador, BA,
BRASIL) 




******************************************** 








De: gomes-w [mailto:gomes-w em uol.com.br] 
Enviada em: sabado, 7 de outubro de 2006 11:32
Assunto: para Divulgar


O compositor Wellington Gomes rege concerto de musica contemporanea, um
concerto inteiramente de estreias (oito obras de jovens compositores e duas
obras de compositores veteranos). O concerto acontecera no dia 11 de outubro
2006, as 20:00hs, no Salao Nobre da Reitoria da UNIVERSIDADE FEDERAL DA
BAHIA, com a ORQUESTRA SINFONICA DA UFBA e solistas: Davi Brito (Trompa)e
Pedro Robatto (Clarineta).


PROGRAMA


1M1  de Hermilo Santana

Ah!  de Ricardo Oliveira

BlusA verso  de Dennis Carvalho

Magia Negra  de Joao Weber

A Danca de Seth Hamsin de Gilneia Goncalves

Concertino para Clarineta e Cordas  de Paulo Costa Lima
Solista: Pedro Robatto

1. de Luciano Lemos

Vortice  de Marco Feitosa

Gravata Borboleta  de Givaldo de Cidra

Concertino para Trompa e Cordas de Pablo Sotuyo Blanco
Solista: Davi Brito











********************************************
********************************************




9 - 	CHAMADA DE ARTIGOS: Revista Cientifica Faculdade de Artes do Parana
(24/Nov - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de zchuekepiano em ufpr.br
Enviada em: sexta-feira, 6 de outubro de 2006 16:49
Assunto: [ANPPOM-L] [Fwd: chamada de artigoscientificos da FAP]



CHAMADA DE ARTIGOS CIENTIFICOS DA FAP



Vimos, mais uma vez, prazerosamente, convida-los a participar do segundo
volume da Revista cientifica/FAP, cuja edicao eletronica ja se encontra no
site www.fapr.br ha dois meses.

Os trabalhos deverao seguir as "regras para publicacao", em anexo, e as
configuracoes, as citacoes e as referencias estao no site acima, no link da
Pos-Graduacao, para conferencia e uniformizacao.

Lembramos a todos os pesquisadores que estamos aceitando artigos ineditos de
professores vinculados a uma instituicao de ensino superior, que sejam
mestres, doutorando, doutores, pos-doutores, e que tenham uma producao
cientifica voltada para um dos conteudos das artes - cenicas, visuais,
musica, cinema - que venham a abrilhantar e a dialogar com os nossos
pesquisadores da FAP.

Pedimos que os senhores disseminem essa "chamada" entre seus pares e IES que
pesquisem conteudos em Arte.

Informamos que os artigos ineditos serao aceitos tambem na lingua inglesa e
que o prazo para a entrega sera o dia 24 de novembro de 2006, atendidas as
solicitacoes das "regras", na Assessoria de Pesquisa e Pos-Graduacao da FAP
ou no Protocolo ou mesmo pelo correio:


Para: Assessoria de Pesquisa e Pos-Graduacao
Faculdade de Artes do Parana
Rua dos Funcionarios, 1357 - Cabral
80035-050 - Curitiba/PR

Todos os estudos terao avaliacao "ad hoc" a fim de que se cumpram as
exigencias de qualificacao da CAPES e do CNPq e ainda se preserve a
idoneidade da IES, dos pesquisadores e da organizacao.


Professora Margarida Rauen e Professora Monica Lopes
Organizadoras



REGRAS PARA PUBLICACAO

As regras para a publicacao baseiam-se na orientacao da Revista ANPOLL:

1- Os trabalhos deverao ser enviados em disquetes e em 02 vias impressas,
sendo uma com identificacao e a outra, nao. O disquete deve trazer uma
etiqueta indicando o(s) autor(es) do trabalho; minimo 10 paginas e maximo 15
paginas.

2- O trabalho deve ser apresentado na seguinte sequencia: titulo do
trabalho; nome(s) do(s)autor(es); resumo; palavras-chaves; texto com nota ao
pe da pagina; abstract ou resume ; keywords ou mots-cle; bibliografia. 

3- A primeira pagina deve incluir o titulo, centralizado, em maiusculas, sem
negrito nem grifo; o(s) nome(s) do(s) autor(es) em italico, letras
maiusculas somente para as iniciais, duas linhas abaixo do titulo a direita,
com um asterisco que remetera ao pe da pagina para identificacao da
instituicao a que o autor pertence; resumo (colocar a palavra RESUMO em
maiuscula, italico, negrito, tres linhas abaixo do nome do autor, seguida de
dois pontos; o texto-resumo devera ser feito em italico, corpo 10)

4- Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12, espaco simples entre linhas e
paragrafos; espaco duplo entre partes, tabelas, ilustracoes.

5- Adentramento 1(um) para assinalar paragrafos.

6- Tabelas, ilustracoes (fotografias, desenhos, graficos, etc.) e anexos
devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrao geral do texto e no
espaco a eles destinados pelo(s) autor(es)
7- Subtitulos: sem adentramento, em maiusculas, numerados em algarismo
arabico; a numeracao nao inclui a introducao, a conclusao e a bibliografia.

8- ABSTRACT ou RESUME: em maiusculas, italico, negrito, tres linhas abaixo
do final do texto, seguida de 2 pontos; o texto devera ser feito italico,
corpo 10; KEYWORDS ou MOTS-CLE, duas linhas abaixo do abstract ou resume, em
maiusculas, italico, negrito, seguidas de dois pontos; as keywords ou
mots-cle deverao estar em italico, corpo 10, minimo 3 linhas, maximo 10
linhas.

9- As referencias devem estar no corpo do trabalho, seguindo as ultimas
normas da ABNT. Ex: Martins (1915, p.15) ou (MARTINS, 1915, p.15).

10- Notas: devem aparecer ao pe da pagina, corpo 10, numeradas de acordo com
a ordem do aparecimento; a chamada, o numero referente a nota, deve estar
sobrescrito;

11- Referencias bibliograficas: a palavra BIBLIOGRAFIA em maiusculas, sem
dentramento, duas linhas antes da primeira entrada. Autores em ordem
alfabetica, sem numeracao de entradas e com espaco entre as referencias. As
linhas da referencia nao sao adentradas, nem mesmo a primeira. Titulo de
livro, periodico ou capitulo em italico.

OBSERVACAO: a desconsideracao das normas implicara a NAO ACEITACAO do
trabalho.











********************************************
********************************************




10 - 	COMPETITION: International Gaudeamus Interpreters Competition 2007
(BRASS). (Deadline: 01/Nov - Amsterdam, HOLANDA)




******************************************** 





De:
http://www.gaudeamus.nl/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=
140



INTERNATIONAL GAUDEAMUS INTERPRETERS COMPETITION



The next International Gaudeamus Interpreters Competition and Week of the
Contemporary Chamber Music, will take place April 14 - 22, 2007 in Amsterdam

* DEADLINE for entries November 1, 2006

* Special prize: BRASS

* Entry Form
http://www.gaudeamus.nl/pdf/EntryFormInterpreters2007.pdf



The 36th International Gaudeamus Interpreters Competition will be held at
the Amsterdam Conservatory, and is synchronized with the Week for
Contemporary Chamber Music. The International Gaudeamus Interpreters
Competition, open to young performers of contemporary music, offers
participants the opportunity of partaking in concerts, workshops, and
masterclasses, and a chance to meet colleagues worldwide. The Week for
Contemporary Chamber Music is devoted to modern chamber music by promising
talent at the Amsterdam Conservatory and by established names in the new
music scene.

The three winners of the competition will receive a prize of E 4.500, E
2.250 and E 1.125 respectively. A special prize of E 2.250 will be awarded
for the best performance of a work in the category brass.


* Preliminary Rules and Regulations, International Gaudeamus Interpreters
Competition 2007

http://www.gaudeamus.nl/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=
30&lang=nl


* Prize winners in the past, International Gaudeamus Interpreters
Competition

http://www.gaudeamus.nl/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=
30












********************************************
********************************************




11 - 	COMPOSING COMPETITION: SWISS BRASS BAND ASSOCIATION (15/Dez/2006 -
Schonried, SUICA)




******************************************** 








De: Hans Burkhalter [mailto:castleholder em bluewin.ch] 
Enviada em: domingo, 8 de outubro de 2006 13:01
Assunto: E-Mail schreiben an: Text englisch Mailversand Sept. 06



COMPOSING COMPETITION OF THE SWISS BRASS BAND ASSOCIATION



We would like to remind you of the new Composing Competition of the Swiss
Brass Band Association. The competition is open to composers under the age
of 35, regardless of their nationality or residence. The latest date of
posting of competition entries is December 15 2006. Detailed rules as well
as a contact adress can be found on the following website:
www.brass.ch/sbbv/.

This competition has the objective of promoting the creation of new concert
music for brass bands. Prize-winning composers will receive cash awards of
CHF 5'000.-, 2'000.- and 1'000.-. Furthermore, their works will ideally be
used as test-pieces of the Swiss National Brass Band Championships. This
event is an exciting opportunity to present their works to a wider audience
in a thriving music competition in which the best bands of the country
participate.

We would like to encourage the composers amongst you who fulfill the entry
requirements to participate in this competition. Please inform any composers
you know about this composing competition as well, e.g. by publishing the
relevant information on the website of your organisation.



Swiss Brass Band Association
Music Commitee


Hans Burkhalter
Member of the Music Commitee SBBA










********************************************
********************************************




12 - 	PALESTRA: "Ensino Musical, Diferencas Sociais e Consagracao de
Competencias", Prof. ANTOINE HENNION (FRANCA) e Prof. JOSE ALBERTO SALGADO E
SILVA (16/Out, 10:00hs - Escola de Musica da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: Samuel Araujo [mailto:araujo.samuel em gmail.com] 
Enviada em: terca-feira, 10 de outubro de 2006 19:38
Assunto: Musica e Diversidade



O Laboratorio de Etnomusicologia da UFRJ convida para a quinta edicao da
Serie Musica em Debate:


Musica em Debate V - 2006 

MUSICA E DIVERSIDADE: NOVOS DIALOGOS E INTERLOCUTORES NA PESQUISA MUSICAL

Local: Sala da Congregacao - Escola de Musica da UFRJ - Rua do Passeio 98 -
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Informacoes: 2532-4649
 
Organizadores: Samuel Araujo, Marianne Zeh e Marcus Wolff 
 
Entrada franqueada ao publico em geral


PROXIMO ENCONTRO


* 16 de outubro, segunda-feira, as 10h - "Ensino Musical, Diferencas Sociais
e Consagracao de Competencias" 
 
Palestrantes: 
 
Antoine Hennion (Centre de Sociologie de L'Innovation na Ecole Superieure
Nationale des Mines, Paris)
 
Jose Alberto Salgado e Silva (Escola de Musica da UFRJ) 
 
Mediadora: Elizabeth Travassos (Escola de Musica da UNI-RIO) 









********************************************
********************************************




13 - 	CONCERT: L'Ensemble Arcema. Obras de BOULEZ, JOSE LUIS CAMPANA,
ALEJANDRO PADILLA, ALICIA TERZIAN, ISABEL URRUTIA (17/Out, 20:30hs -
Aulnay-sous-Bois, FRANCA)




******************************************** 






De: Actuconcerts [mailto:actuconcerts em ifrance.com] 
Enviada em: domingo, 8 de outubro de 2006 12:21
Assunto: Actuconcerts : Concert de L'Ensemble Arcema a l'ENM
d'Aulnay-sous-bois



CONCERT DE L'ENSEMBLE ARCEMA

a l'ENM d'Aulnay-sous-bois - Auditorium Mozart

Mardi 17 octobre a 20h30
12 rue de Sevran
93600 Aulnay-sous-bois (RER B)



Oeuvres de

Pierre Boulez, Jose Luis Campana, Claude Debussy, Alejandro Padilla (Mexique
- Creation mondiale), Francis Poulenc, Alicia Terzian (Argentine - Creation
francaise) et Isabel Urrutia.

Ensemble Arcema :

Julien Guenebaut, Catherine Schaff : piano ,
Pierre Strauch : violoncelle ,
Andre Cazalet : cor ,
Nicolas Crosse : contrebasse.


Entree libre 

Ensemble Arcema : 4 Passage de Seine, 92400 Courbevoie
Tel: 06 27 02 17 06













********************************************
********************************************




14 - 	NORMAS DE CONSULTA: Reserva Tecnica Musical do Instituto Moreira
Salles (Out/2006 - Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: sexta-feira, 6 de outubro de 2006 19:52
Assunto: [ANPPOM-L] tarifas bancarias por servicos de fundacao cultural



NORMAS DE CONSULTA A RESERVA TECNICA MUSICAL DO INSTITUTO MOREIRA SALLES



As colecoes de discos de 78 rpm do critico musical Jose Ramos Tinhorao e do
pesquisador Humberto Franceschi - formadas por cerca de 30 mil fonogramas
gravados originalmente entre 1902 e 1964, digitalizados e restaurados pelo
IMS - podem ser integralmente pesquisadas no site do instituto, de forma
gratuita, e tambem por meio dos terminais instalados na Reserva Tecnica
Musical no IMS-Rio de Janeiro. 

Aos pesquisadores interessados em obter as gravacoes, disponiveis no site
apenas para a audicao, solicitamos observar as seguintes orientacoes antes
de entrar em contato com o IMS.

1. Serao aceitas somente solicitacoes de pesquisadores para trabalhos de
conclusao de curso de graduacao, dissertacoes e teses e tambem os pedidos de
artistas, produtores culturais e empresas que se destinam a producao de bens
ou atividades culturais, tais como CDs, DVDs, espetaculos musicais e
teatrais etc. O IMS reserva-se o direito de, apos a analise da solicitacao,
nao ceder copias.
 
2. Podem ser solicitadas copias das gravacoes cujos direitos de reproducao
estejam liberados, ou seja, todos os fonogramas lancados antes de 1934. A
solicitacao deve ser encaminhada por e-mail.
 
3. O pesquisador pode solicitar a copia das demais gravacoes (isto e,
musicas lancadas apos 1934), desde que forneca ao IMS as autorizacoes para
uso dos fonogramas, obtidas junto as gravadoras, acompanhada de um termo de
responsabilidade (anexo). Para obter informacoes sobre a protecao e
liberacao de direitos sobre a obra contida no fonograma o usuario deve
procurar a ABEM (Associacao Brasileira de Editores Musicais -
www.abem.com.br) e a ABER (Associacao Brasileira de Editores Reunidos -
www.aber.com.br). A solicitacao deve ser encaminhada por e-mail.
 
4. O IMS cobrara uma taxa de servico de R$ 300,00 por gravacao do periodo
mecanico (entre 1902 e 1927) e R$ 250,00 por gravacao realizada no periodo
eletrico (entre 1928 e 1964). O pagamento devera ser feito via boleto
bancario do Unibanco, que sera enviado por e-mail pelo IMS.
 
5. Apos o encaminhamento dos documentos via correio a sede do IMS (a/c
Acervo Musical) e o recebimento da confirmacao eletronica do pagamento do
boleto, sera feita a entrega do pedido. Nao e necessario remeter o
comprovante de pagamento; a informacao sera fornecida diretamente pelo
Unibanco ao IMS.
 
6. O IMS entregara o material em CD, via correio, no endereco fornecido pelo
solicitante, e havera cobranca de frete de acordo com a tabela do Sedex.
 
7. O recolhimento das referidas taxas nao constitui, em nenhuma hipotese,
comercio ou transferencia de direitos sobre as obras e suas respectivas
gravacoes
 
8. Nao serao atendidas solicitacoes por telefone.
 
9. As demais colecoes que tambem integram area de Acervos Musicais estao em
fase de organizacao e nao podem ser consultadas. 
 
Reserva Tecnica Musical
IMS-Rio: Rua Marques de Sao Vicente, 476, Gavea
Rio de Janeiro (RJ) 
IMS (Sede): Avenida Paulista, 1294, 14o. andar, Bela Vista
Sao Paulo (SP)











********************************************
********************************************




15 - 	CALL FOR SHOWS, GRAND PUBLIC DEMONSTRATIONS, ARTWORKS and
INTERACTIVE INSTALLATIONS: 4th Enactive Conference on Enactive Interfaces
(31/Dez/2006 - Grenoble, FRANCA)




******************************************** 








De: gigav [mailto:gigav em iol.it] 
Enviada em: sabado, 7 de outubro de 2006 18:51
Assunto: 4th ENACTIVE Conference on Enactive Interfaces



4TH ENACTIVE CONFERENCE ON ENACTIVE INTERFACES

Grenoble, France - Autumn 2007

http://www.enactivenetwork.org


Preliminary Call for Shows, Grand Public Demonstrations, Artworks and
Interactive Installations

A special event Enaction in Arts, that aims at investigating the link
between Arts, Culture and Enaction, will be organized jointly with the *4th
ENACTIVE Conference on Enactive Interfaces* in Grenoble during Autumn 2007.

Arts and Culture are main human activities that are fed by the concepts of
Enaction and Enactive knowledge. Enactive knowledge is a form of cognition
inherently tied to action, created by "doing", based on "body intelligence",
and capable of being conveyed through non-symbolic communication. In Arts,
concepts and models are increasingly evolving towards the rehabilitation of
performance and interaction as principal components of contemporary artistic
activity. This is of primary importance in the fields of Computer Arts,
since it is transformed by Information Technologies. This historical shift
opens new ways of designing, learning, thinking and practicing Arts and
Culture with the computer.

Propositions are welcome in all the domains of Arts, including:Musical Arts
, Visual Arts, Choreography and Dance, Virtual Realities, Multimedia,
Robotics.

Contributions may take the following forms:
* Live performance
* Fixed media performance (cinema and videos, tape music, etc.)
* Interactive art installation
* Didactico-artistic presentation (Grand-public demonstration illustrating
new trends in Arts and Culture)
* Others

Novel ideas proposed by students in Arts, Sciences and/or Technology will be
promoted.

Artists, scientists, engineers, researchers are invited to submit their
propositions related to Art, Culture and Enaction by filling on-line the
Expression of Interest (see page 2) at:

www.enaction-in-arts.org

The deadline for the final proposition is December 31, 2006

Expression of Interest to propose Shows, Grand Public Demonstrations,
Artworks and Interactive Installations to Enaction in Arts 07

Please fill the next items as soon as possible whatever the maturity of your
project. The propositions can be completed later. Interactions with the
organizers are welcome in order to help the understanding of your project
before the selection by the Art and Science Jury.

1. Title of the event/show/demo proposed:

2. Author(s) and/or Institution:

3. Other participants:

Partners of the Enactive Project
Artists
Performers
Others

4. Type of the event/show/demo:
Live performance
Fixed media performance (cinema, video, music for tape, etc.)
Interactive art installation
Didactico-artistic presentation (Grand-public demonstration illustrating 
new trends in Arts and Culture and mainly those based on Enaction)
Others

5. Type of media/artwork (in order to plan the necessary technical 
details):
Choreography and dance
Music
Cinema and video
Virtual realities, multimedia
Robotics
Others

6. For what kind of space it will be created
Concert or dance hall
Museum
Grand public demonstration hall
Public place
Others

7. Summary, description, etc. of the event/show/demo:
8. Foreseen relation with the concept of Enaction
9. Any other piece of information to help the program committee in the
understanding of the project



Contact

contact em enaction-in-arts.org

or

Dr. Claude Cadoz
ICA Laboratory and ACROE
claude.cadoz em imag.fr
Tel: 33 (0)4 76 57 46 61
Fax: 33 (0)4 76 57 48 89

www.enactivenetwork.org










********************************************
********************************************




16 - 	MASTERCLASS e RECITAL: ILYA GRINGOLTS (violino, RUSSIA). (23/Out -
Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: terca-feira, 10 de outubro de 2006 18:56
Assunto: [Extmusica-l] Masterclass de Violino com Ilya Gringolts



MASTERCLASS DE VIOLINO
com Ilya Gringolts



Dia 23 de outubro de 2006, segunda-feira
das 10h as 12h30min
Auditorium Tasso Correa do Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre

Entrada Franca


Ilya Gringolts toca recital com as Sonatas e Partitas para violino solo de
Johann Sebastian Bach, na Serie Concertos Itau Personalite, no dia 23 de
outubro de 2006, as 21h, no Theatro Sao Pedro, a Pca. Matriz, s/no., em
Porto Alegre/RS.
Ilya Gringolts, Violino/Russia

Nascido com extraordinario dom musical em Sao Petersburgo, Russia, Ilya
Gringolts foi o ganhador do Premio Internacional de Violino "Premio
Paganini" em 1998, aos 16 anos de idade. Gringolts venceu tambem dois
premios especiais entregues na final da competicao para o mais jovem
competidor e para o melhor interprete de Caprices. Ele estudou violino e
composicao na St. Petersburg Special Music School com Tatiana Liberova e
Jeanna Matalldi; na Juilliard School, em Nova Iorque, com Itzhak Perlman e a
falecida Dorothy Delay. Gringolts tambem figurou entre os doze jovens
artistas selecionados pela BBC para o Programa Artistas da Nova Geracao.

Para as temporadas recentes e vindouras Gringolts foi convidado para
apresentar-se com a Orquestra Sinfonica de Chicago/ Daniel Barenboim, com a
UBS Verbier Orchestra/Kurt Masur e Mstislav Rostropovich, Vienna Radio
Symphony Orchestra, Camerata Salzburg, Filarmonica de Israel com Zubin
Mehta, Orqueastra Filarmonica e St Petersburg e Yuri Temirkanov, Deutsche
Symphonie Orchester Berlin, no Proms com BBC Philharmonic e Vassily
Sinaisky, na Rotterdam Philharmonic com Vladimir Jurowski, na Filarmonica de
Londres, Sinfonica de Atlanta, City of Birmingham Symphony, BBC Symphony,
Warsaw Philharmonic, Swedish Chamber Orchestra, Orquestra de Minnesota e
Orquestra Sinfonica da Nova Zelandia.

Os recitais de Ilya sao frequentemente transmitidos pela BBC e ele tem se
apresentado em locais prestigiados, como o Louvre em Paris, Palais des Beaux
Arts Brussels e no Wigmore Hall. Ele tambem e regularmente convidado por
muitos festivais como La Jolla e Verbier Festival, onde tem colaborado com
artistas como Bashmet, Levine, Shaham, Kirshbaum, Ax e Andsnes. Ele ainda
apareceu no Ravinia Rising Stars Festival, Bergen Festival e no Festival da
Cidade de Londres.

Ilya Gringolts fez tres gravacoes de Deutsche Grammophon e em Julho de 2004
a sua terceira gravacao de Prokofiev 1 e Sibelius foi divulgada e aclamada
pela critica. A gravacao anterior de DGG - solo de Bach e do Concerto no 1
de Tchaikovsky e Shostakovich - foi recebida como excepcional. As gravacoes
anteriores para a BIS Records foram extraordinariamente louvadas.

Ilya toca um violino Ruggeri emprestado a ele pelo Suico Otto Karl Schenk,
Bern.









********************************************
********************************************




17 - 	NEW SOUND no. 27: International Magazine for Music
http://www.newsound.org.yu/  (Out/2006 - Belgrado, SERVIA)




******************************************** 







De: SOKOJ MIC [mailto:sokojmic em EUnet.yu] 
Enviada em: segunda-feira, 9 de outubro de 2006 12:08
Assunto: NEW SOUND ON INTERNET!


THE LATEST ISSUE OF 

INTERNATIONAL MAGAZINE FOR MUSIC 

NEW SOUND NO. 27

IS AVAILABLE AT:
 
www.newsound.org.yu
 
 
 
EDITORIAL BOARD













********************************************
********************************************




18 - 	CURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: "Docencia Universitaria:
Desafios da Contemporaneidade" (23/Out - Cuiaba, MT, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: terca-feira, 10 de outubro de 2006 14:45
Assunto: [Docentes] bolsas e oportunidades



Especializacao sobre docencia universitaria
 
UFMT oferece 60 vagas a professores de ensino superior. Inscreva-se

Publicado em 10/10/2006 - 00:01 



O Instituto de Educacao da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) esta
com as inscricoes abertas para a especializacao "Docencia Universitaria:
Desafios da Contemporaneidade". Oferecido pela Coordenacao de Pos-Graduacao,
o curso tem 60 vagas, 15 meses de duracao, totalizando 390 horas. As aulas
estao previstas para comecar no proximo dia 23 de outubro e serao
ministradas das 18h30 as 22h30.

A especializacao tem como objetivo contribuir para formacao de professores
do ensino superior a partir da reflexao sobre o papel da universidade no
contexto atual e promover estudos e debates sobre os pressupostos
filosoficos, epistemologicos e pedagogicos inerentes ao exercicio docente na
educacao superior. Alem disso, a iniciativa pretende desenvolver estudos
sobre o espaco institucional de insercao da docencia no ensino superior e,
ainda, fomentar o desenvolvimento de pesquisa sobre problemas inerentes ao
ensino na graduacao a fim gerar projetos educativos inovadores socialmente
emancipatorios.

Os interessados devem se dirigir a sala 5 do Instituto de Educacao da UFMT,
das 14h as 20h devendo entregar copias do RG e CPF, da certidao de
nascimento ou casamento, do Historico Escolar de Graduacao e de diploma de
conclusao da graduacao. E mais, e preciso entregar o curriculum vitae, a
ficha inscricao devidamente preenchida e a justificativa escrita para
insercao no curso. 

Mais informacoes podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615-8445 ou pelo fax
(65) 3615-8440.






********************************************
********************************************




19 - 	CURSO: Formatacao de Projetos Culturais e a Captacao de Recursos
(Out-Nov/2006 - Florianopolis, SC; Curitiba, PR e Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: terca-feira, 10 de outubro de 2006 18:49
Assunto: [Extmusica-l] CURSO DE GESTAO CULTURAL - Florianopolis, Porto
Alegre e Curitiba / Conheca a Lei Roaunet



CURSO DE GESTAO CULTURAL

Formatacao de Projetos Culturais e a Captacao de Recursos 


Florianopolis / SC - Dias 24, 25, 26 e 27 de outubro das 19h30 as 22h30
Local: SEEB - Sindicato dos Bancarios de Florianopolis e Regiao
R. Visconde de Ouro Preto, 308 - Centro 

Mais informacoes do curso em Florianopolis no site
http://www.quixoteart.com.br/index_arquivos/Page2225.htm


Porto Alegre / RS - Dias 07, 08 e 09 de novembro das 18h30 as 22h30
Local: SESC Centro
Av. Alberto Bins 665 - 5o. Andar - Centro

Mais informacoes do curso em Porto Alegre no site
http://www.quixoteart.com.br/index_arquivos/Page2041.htm


Curitiba / PR - Aos sabados das 08h00 as 12h00 - 
Inicio dia 11 de novembro / Encerramento dia 16 de dezembro
Local: Centro Paranaense Feminino de Cultura
R. Visconde do Rio Branco, 1717 - Centro

Mais informacoes do curso em Curitiba no site
http://www.quixoteart.com.br/index_arquivos/Page543.htm
 
 
Maiores informacoes atraves do e-mail
cursos em quixoteart.com.br











********************************************
********************************************




20 - 	CURSO: " A cancao brasileira: relacoes entre musica e literatura no
Brasil do romantismo a atualidade", Prof. JOSE LUIZ HERENCIA (27-29/Out -
Belo Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: sexta-feira, 6 de outubro de 2006 19:27
Assunto: [ANPPOM-L] IMS-BH promove curso sobre cancao brasileira



IMS-BELO HORIZONTE PROMOVE CURSO SOBRE A CANCAO BRASILEIRA



O centro cultural do Instituto Moreira Salles promovera, de 27 a 29 de
outubro, o curso A cancao brasileira: relacoes entre musica e literatura no
Brasil do romantismo a atualidade, que abordara as relacoes entre a cancao
brasileira e a literatura numa perspectiva historica. Ministrado por Jose
Luiz Herencia, coordenador da area de musica do Instituto, o curso sera dado
em tres aulas. As inscricoes ja estao abertas e devem ser feitas diretamente
no IMS-BH ao preco de 40 reais por participante. 

Destinado a letristas, musicos, poetas, jornalistas, historiadores,
estudantes e interessados em geral, o curso tem como objetivo analisar os
pontos de encontro entre a producao musical e literaria desde a primeira
geracao de poetas romanticos que se tornaram autores de letra de musica -
representada, entre outros, por Goncalves Dias e Laurindo Rabelo - ate os
dias de hoje, em que se destacam personalidades artisticas tao diferentes
como Aldir Blanc, Luiz Tatit e Paulo Cesar Pinheiro. Para ilustrar as aulas,
serao utilizadas gravacoes e documentos raros pertencentes ao acervo do IMS.


Letrista, pesquisador e produtor musical, Jose Luiz Herencia contribuiu em
diversos jornais e revistas com artigos sobre musica popular e coordenou a
equipe que digitalizou e tornou disponivel para audicao, no site do IMS, a
discoteca do historiador e critico musical Jose Ramos Tinhorao.
 
A cancao brasileira: relacoes entre musica e literatura no Brasil do
romantismo a atualidade
Dia 27 de outubro, das 19h as 22h;
Dia 28 de outubro, das 9h as 12h e das 14h as 18h;
Dia 29 de outubro, das 9h as 12h
Valor: R$ 40,00. Estudantes tem 50% de desconto. 1 vaga para bolsista.

Instituto Moreira Salles-Belo Horizonte
Avenida Afonso Pena, 737, Centro
Tel.: (0 xx 31) 3213-7900
www.ims.com.br







********************************************
********************************************




21 - 	NOTA: Recentes Execucoes das Obras de CALIMERIO SOARES (Out/2006)




******************************************** 









De: Calimerio Soares [mailto:casnett em triang.com.br] 
Enviada em: sabado, 7 de outubro de 2006 13:01
Assunto: "Caros amigos / Dear friends"


Tenho o prazer de informar-lhes sobre as recentes execucoes de algumas de
minhas obras.

I'm glad to inform you on the recent performance of some of my works.
 
Audicoes recentes: / Recent performances: 
 
DOIS MOMENTOS NORDESTINOS (Piano)
Dia 03 de outubro de 2006 (October 3rd., 2006)
SESC-Ipiranga, Sao Paulo-SP (Brasil / Brazil)
Danieli Longo - Piano
 
BATUCCATA (Piano a 4 maos / Piano 4 hands)
Dia 19 de setembro de 2006 (September 19th., 2006)
Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro-RJ (Brasil / Brazil)
Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini - Piano
 
DUAS CANCOES BRASILEIRAS (Voz & Violao / Voice & Guitar)
Serie: "Musica Vocal Brasileira em Perspectiva"
Dia 18 de setembro de 2006 (September 18th., 2006)
Sala Sergio Magnani, F.E.A., Belo Horizonte-MG (Brasil / Brazil)
Monica Pedrosa - Voz (Voice)
Fernando Araujo - Vioao (Guitar)
 
IMPROVISO (Flauta Solo / Solo Flute)
Dia 18 de setembro de 2006 (September 18th., 2006)
Sala Camargo Guarnieri, Depto. de Musica e 
Artes Cenicas/UFU, Uberlandia-MG (Brasil / Brazil)
Rafael Hirochi Fuchigami - Flauta / Flute
 
PEQUENOS PRELUDIOS FOLCLORICOS (Orgao / Organ)
Segundo Caderno / Book II
Dia 07 de setembro de 2006 (September 7th., 2006)
Friedenskirche, Aue/Zwickau (Alemanha / Germany)
Dia 05 de setembro de 2006 (September 5th., 2006)
St. Martins-Kirche, Bramsche (Alemanha / Germany)
Anne Schneider - Orgao / Organ 
 
BATUCCATA* (Piano a 4 maos / Piano 4 hands)
"Music for a Summer Day"
Dia 08 de agosto de 2006 (August 8th., 2006)
For Soroptimist International at Riddlesden, Yorkshire (Inglaterra /
England)
Lesley Bateman & Thelma de Leeuw - Piano

*(Primeira execucao no Reino Unido / First UK performance)


http://www.calimerio.triang.net/


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 35816 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20061011/46f07d55/attachment-0002.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l