[FWD cdmc] - 40/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Out 27 12:19:00 BRT 2006


FWD cdmc - 40/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************





1 -	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: "WILLY & ALMEIDA: Musica
contemporanea brasileira para soprano e percussao". Obras de WILLY CORREA DE
OLIVEIRA e ALMEIDA PRADO (domingo, 05/Nov, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp

2 -	FALECIMENTO: Maestro ROGERIO DUPRAT (Rio de Janeiro, 07/Fev/1932 -
Sao Paulo, 26/Out/2006)

3 -	RESULTS: "METAMORPHOSES" COMPETITION. 1st PRIZE: "Et Ignis
Involvens", JOAO PEDRO OLIVEIRA (PORTUGAL) e "Maresia", DANIEL BARREIRO
(BRASIL). Audience Prize: " A tu memoria", RAUL MINSBURG (ARGENTINA).

4 -	APPLICATIONS: Assistant Professor, Ethnomusicology, Department of
Music of Brown University (01/Jul/2007 - Providence, RI, EUA)

5 -	CURSO: "Composicion Electroacustica por Ordenador", Prof. Jorge Sad,
Jose Manuel Lopez Lopez, Robin Meier, Jose Luis Carles e Franciso Colasanto
(20/Nov-01/Dez - Madrid, ESPANHA)

6 -	CONCERTO: "Nucleo Hesperides - Musica das Americas". Obras de
GILBERTO MENDES (29/Out, 18:00hs - Centro de Encontro das Artes (CENA), Sao
Paulo, SP)

7 -	RECITAL: Lancamento do CD "Toronuba", DIMITRI CERVO (27/Out, 20:00hs
- Porto Alegre, RS, BRASIL)

8 -	ONLINE: Revista Per Musi. http://www.musica.ufmg.br/permusi/
(Out/2006 - Belo Horizonte, MG, BRASIL)

9 -	CHAMADA DE TRABALHOS: 3o. Simposio de Cognicao e Artes Musicais
(21-25/Mai/2007 - Salvador, BA, BRASIL)

10 -	CONCURSO: 5o Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli (22-26/Nov -
Uberlandia, MG, BRASIL)

11 -	CONCERTO: Obras de ROGERIO COSTA, SILVIO FERRAZ (30/Out, 17:30hs -
Joao Pessoa, PB, BRASIL)

12 -	SELECAO: Mestrado e Doutorado do Programa de Pos-Graduacao em Musica
da UFRGS (04/Set-06/Nov - Porto Alegre, RS, BRASIL)

13 -	CHAMADA DE TRABALHOS: VI Seminario Nacional de Pesquisa em Musica da
UFG (04-08/Dez - Goiania, GO, BRASIL)

14 -	CINEMA: "Shakespeare Mudo", 30a. Mostra Internacional de Cinema Sao
Paulo. Acompanhamento do QUARTETO PORTINARI, Laura Rossi (piano,
GRA-BRETANHA) e Michael Outram (guitarra, GRA-BRETANHA). (27-28/Out - Sao
Paulo, SP)

15 -	SELECAO: Programa de Pos-Graduacao, Escola de Musica e Artes Cenicas
da Universidade Federal de Goias (06-20/Nov - Goiania, GO, BRASIL)

16 -	SELECAO: Mestrado em Musica na UFPB (31/Out-18/Nov - Joao Pessoa,
PB, BRASIL)

17 -	CONCERTOS: "Na hora do cha". Musica Brasileira do Sec. XIX (Nov/2006
- Sala Baden Powell, Rio de Janeiro, RJ)

18 -	LANCAMENTO: Livro "Brasil-Canada: Olhares Diversos", org. Dilma
Castelo Branco Diniz, Maria Lucia Jacob Dias e Barros, Sandra Regina Goulart
Almeida, Thais Flores Nogueira Diniz (Out/2006 - Belo Horizonte, MG, BRASIL)

19 -	CONCERTO: MIROSLAWA SEMENIUK (orgao, POLONIA). (27/Out, 20:00hs -
Porto Alegre, RS, BRASIL)

20 -	CURSO: "Tamburilando: O Acompanhamento Instrumental na Cancao
Brasileira", Prof. FELIPE AZEVEDO (03/Nov-01/Dez - Porto Alegre, RS, BRASIL)

21 -	RADIO: "Cantos Polifonicos y algo mas…" www.supernova1039fm.net
(DIARIAMENTE, 12:00hs - Guatire, VENEZUELA)

22 -	MATERIA: Estreia da Opera "OLGA" de JORGE ANTUNES.
http://www.unb.br/acs/especiais2/olga1.htm (Out/2006 - Brasilia, DF)

23 -	CALL FOR PAPERS: 5th European Workshop on Evolutionary Music and Art
(11-13/Abr/2007 - Valencia, ESPANHA)

24 -	CALL FOR PAPERS: 2007 Pop Conference at Experience Music Project
(19-22/Abr/2007 - Seattle, EUA)





********************************************
********************************************




1 - 	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: "WILLY & ALMEIDA: Musica
contemporanea brasileira para soprano e percussao". Obras de WILLY CORREA DE
OLIVEIRA e ALMEIDA PRADO (domingo, 05/Nov, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp




******************************************** 





De: JA.MANNIS [mailto:ja.mannis em uol.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 20 de outubro de 2006 12:06
Assunto: PAISAGEM



radio usp fm 93,7 MHz  &   cdmc unicamp

P  A  I  S  A  G  E  M

domingo - 05/Nov/2006 - 21:00hs 

WILLY & ALMEIDA

Musica contemporanea brasileira para soprano e percussao
ANDREA KAISER  &  JOAQUIM ABREU

PAISAGEM leva a publico obras do acervo do CDMC da Unicamp e destaca, neste
programa, obras de WILLY CORREA DE OLIVEIRA e ALMEIDA PRADO no album MUSICA
CONTEMPORANEA BRASILEIRA PARA SOPRANO E PERCUSSAO com ANDREA KAISER e
JOAQUIM ABREU, lancado em 2006 com Patrocinio da PETROBRAS, atraves da Lei
de Incentivo a Cultura, Ministerio da Cultura.


Obras neste programa: 

* MATERIALES  de Willy Correa de Oliveira 
Andrea Kaiser (soprano), Joaquim Abreu, Eduardo Gianesella, Ricardo Righini,
Richard Fraser, Elizabeth Del Grande, Felipe Veiga e Nelson Carneiro
(percussao), sob a direcao de Abel Rocha
 
* CARTAS CELESTES XI  de Almeida Prado
Joaquim Abreu (marimba e vibrafone) e Marcos Aragoni ao piano
 
* CARTA DE JERUSALEM  de Almeida Prado
Andrea Kaiser (soprano), Leopoldo Pacheco (recitante), Marcos Aragoni
(piano), Joaquim Abreu, Marco Monteiro e Nelson Carneiro (percussao), sob a
direcao de Abel Rocha.



paisagem

programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp 
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: j. a. mannis 

centro de documentacao de musica contemporanea - cdmc unicamp

jamannis em unicamp.br

http://www.unicamp.br/cdmc/   http://www.usp.br/radiousp/
(ao vivo)














********************************************
********************************************




2 - 	FALECIMENTO: Maestro ROGERIO DUPRAT (Rio de Janeiro, 07/Fev/1932 -
Sao Paulo, 26/Out/2006)




******************************************** 





De: http://musica.uol.com.br/ultnot/2006/10/26/ult89u7144.jhtm


26/10/2006 - 18h18

Maestro da tropicalia, Rogerio Duprat morre aos 74 anos

da Redacao


 Morreu por volta das 17h desta quinta-feira (26), em Sao Paulo, o maestro
Rogerio Duprat. O musico de 74 anos estava internado desde o dia 10 de
outubro no hospital Premier, na zona sul de Sao Paulo, onde recebia cuidados
paliativos.

Duprat sofria do mal de Alzheimer e tambem tinha cancer na bexiga, que nos
ultimos dias acabou causando insuficiencia renal, de acordo com a medica
Maria Goretti Maciel, diretora clinica do hospital.

O maestro sera velado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na regiao dos
Jardins. Seu corpo sera cremado na sexta-feira no crematorio da Vila Alpina,
zona leste de Sao Paulo.

Duprat e conhecido principalmente por seu trabalho nas orquestracoes do
disco "Tropicalia", de 1968, que contava com nomes como Caetano Veloso,
Gilberto Gil, Tom Ze, Gal Costa, Os Mutantes e Nara Leao.

Nascido no Rio de Janeiro em 1932, Duprat mudou-se para Sao Paulo em 1955.
Ainda jovem estudou violao e cavaquinho alem de tocar gaita. Mais tarde
entrou no meio erudito e foi um dos fundadores da Orquestra de Camara de Sao
Paulo. Nos anos 60, o maestro se aproximou de artistas populares, como
Caetano Veloso e Gilberto Gil, para quem compos o arranjo da musica "Domingo
no Parque".

Tambem trabalhou com nomes como Chico Buarque e Jorge Ben Jor, mas uma de
suas parcerias mais conhecidas foi com a banda Os Mutantes, para quem
arranjou diversos discos.

Depois de um periodo longe da musica, devido a problemas de audicao, o
maestro voltou a trabalhar com arranjos na decada de 90.

Musica Nova

Ideologo responsavel por um dos poucos manifestos musicais autenticos
realizados na America Latina, Rogerio Duprat utilizou metodos radicais para
criar uma nova frente cultural no pais. O movimento batizado como "Musica
Nova Brasileira" resgatava os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922 e
pretendia "internacionalizar a vanguarda brasileira". Duprat vinha
acompanhado pelos musicos intelectuais Gilberto Mendes, Julio Medaglia,
Regis Duprat, Damiano Cozzella e Sandino Hohagen.

"Sem forma revolucionaria nao ha arte revolucionaria" e a citacao que
termina o manifesto publicado em 1963. Desde entao eles se empenharam em
quebrar as amarras academicas na cultura e unir o erudito ao popular, como
Duprat fez durante sua vida, o que fez dele um dos principais personagens da
MPB.











********************************************
********************************************




3 - 	RESULTS: "METAMORPHOSES" COMPETITION. 1st PRIZE: "Et Ignis
Involvens", JOAO PEDRO OLIVEIRA (PORTUGAL) e "Maresia", DANIEL BARREIRO
(BRASIL). Audience Prize: " A tu memoria", RAUL MINSBURG (ARGENTINA). 




******************************************** 



De: France Dubois [mailto:f.dubois em musiques-recherches.be] 
Enviada em: segunda-feira, 23 de outubro de 2006 11:45
Assunto: Results of the "Metamorphoses" and "Space of Sound" competitions



RESULTS OF THE "METAMORPHOSES" AND "SPACE OF SOUND" COMPETITIONS

The results of the fourth competitions of acousmatic composition
Metamorphoses and spatialized interpretation Space of Sound organized by
Musiques & Recherches in the framework of its 13th international acousmatic
festival L'Espace du Son (Theatre Marni, Brussels, from 19th to 22nd of
October 2006) are known:



METAMORPHOSES:

First Prize ex-aequo (2500€): 
Joao Pedro Oliveira (Portugal), Et Ignis Involvens 
Daniel Barreiro (Brazil), Maresia
 
Audience Prize (1000€):
Raul Minsburg (Argentine), A tu memoria

Jury: Patrick Ascione, Francis Dhomont, Jonty Harrison, Philippe Mion, Hans
Tuschku



SPACE OF SOUND:
 
First Prize (2500€):
not awarded
 
Second Prize (FAR speakers):
Laurent Delforge (Belgium)
 
Jury: Patrick Ascione, Francois Bayle, Francis Dhomont, Jonty Harrison,
Philippe Mion, Hans Tuschku, Annette Vande Gorne












********************************************
********************************************




4 - 	APPLICATIONS: Assistant Professor, Ethnomusicology, Department of
Music of Brown University (01/Jul/2007 - Providence, RI, EUA)




******************************************** 









 
De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Sandroni
Enviada em: sexta-feira, 13 de outubro de 2006 18:07
Assunto: [ANPPOM-L] Posto de trabalho em Etnomusicologia



ASSISTANT PROFESSOR OF MUSIC (TENURE TRACK)

Department of Music
Brown University

The Department of Music at Brown University invites applications for the
position of Assistant Professor in ethnomusicology, to begin July 1, 2007.
We seek a candidate with broad interdisciplinary interests and evidence of
exceptional scholarly promise. Experience in undergraduate teaching is
highly desirable. The successful candidate will be expected to teach
undergraduate and graduate courses in specific area(s) of the world's music,
as well as more general theoretical or topic-based courses. Candidates who
can also lead a performance ensemble will be viewed favorably. Applicants
should have received the Ph.D. by June 2007.

Brown University is a leading Ivy League institution with a distinctive
academic program and a tradition of innovative and rigorous
multidisciplinary study. A commitment to diversity and intellectual freedom
has remained a hallmark of the University since its establishment. The
Department of Music--with 14 full-time faculty, 30 teaching associates, and
a state-of-the-art music library--supports undergraduate and graduate
courses in the areas of history, theory, ethnomusicology, composition,
performance, computer music and multimedia. Under the leadership of
President Ruth Simmons, the University's research profile has been growing,
and Music has been changing along with it. Since 2004 the Department has
added four new faculty members to its roster, and, in 2005, a new Ph.D. in
Electronic Music and Multimedia joined the long-standing graduate degree
program in Ethnomusicology. We are now seeking, with the current position,
an energetic and imaginative teacher and scholar who will reinforce our
Ethnomusicology program and enrich the intellectual and musical life of the
Department generally. 

Candidates should send a letter of application, a curriculum vitae, and
three letters of recommendation to:

Ethnomusicology Search Committee
Department of Music
Brown University
Box 1924, 1 Young Orchard Avenue 
Providence, RI 02912

Applications received by October 12 will receive full consideration, but the
search will remain open until the position is closed or filled. Brown
University is an EEO/AA employer. Minorities and women are encouraged to
apply. 


ADDITION NOTE FROM BROWN DOCTORAL STUDENT DANIEL PIPER:

In addition to a long-standing Ethnomusicology Ph.D. program, Brown
University is itself becoming a leading institution for Latin American
Studies. Our Portuguese and Brazilian Studies program is renowned, and is
distinguised by a highly interdisciplinary approach bringing faculty in
literature, history, political science, anthropology, and Africana studies.
Last year, Brown won a federal Title VI grant to stregthen its already
outstanding Latin American Studies program. The focus of the endeavor will
be to position Brown as the 'hot spot' for Brazilian Studies in the United
States, and also expand Caribbean Studies curriculum. One of the ideals
expressed to me by various faculty and students on campus is to have Latin
American Studies or Africana Studies faculty representation in the music
department. 

Brown is a lively, highly interdisciplinary community of scholars. Its
undergraduate students are exceptionally motivated and independent thinkers.
For a small university, the graduate programs are extensive. President Ruth
Simmons has made some impressive contributions to the development of
graduate studies in the last few years, including expansion of programs,
along with the most competitive levels of student funding. She is especially
interested in making Brown a place which values diversity both in the
curriculum and in the community itself. 











********************************************
********************************************




5 - 	CURSO: "Composicion Electroacustica por Ordenador", Prof. Jorge Sad,
Jose Manuel Lopez Lopez, Robin Meier, Jose Luis Carles e Franciso Colasanto
(20/Nov-01/Dez - Madrid, ESPANHA)




******************************************** 









From: "Rosa Estaca" <rosa.estaca em inaem.mcu.es>
Subject: CURSO COMPOSICION ELECTROACUSTICA POR ORDENADOR DEL 20 DE NOVIEMBRE
AL 1 DE DICIEMBRE DE 2006
Date: Wed, 18 Oct 2006 09:59:05 +0200



CURSO: COMPOSICION ELECTROACUSTICA POR ORDENADOR

del 20 de Noviembre al 1 de Diciembre del 2006

por Jorge Sad, Jose Manuel Lopez Lopez, Robin Meier, Jose Luis Carles y
Franciso Colasanto


El objetivo del curso es dar una vision general sobre el tema. 

Los contenidos incluyen: Analisis, sintesis y procesamiento de sonido
aplicados a la creacion. Composicion por ordenador. Electroacustica en vivo.
Ejemplos y analisis de obras.



Esta dividido en 4 modulos:

1.- "Relaciones entre los instrumentos en vivo y la electroacustica"  por
Jorge Sad
20-Noviembre 12:00-14:30 horas; 23 y 24 Noviembre 12:00 a 14:30 y 16:00 a
17:30 horas

Problemas compositivos involucrados en la relacion entre materiales
provenientes de fuentes instrumentales y las fuentes electroacusticas.
Criterios comunes de generacion de materiales para ambos mundos. Analisis
del sonido y transcripcion automatica en la musica. Software a mostrar:
IRCAM (AudioSculpt, Max-MSP y OpenMusic), Spear.


2.- "La composicion con la tecnologia en mi musica" por Jose Manuel Lopez
20-Noviembre 16:00-17:30 horas; 21 y 22 Noviembre 12:00 a 14:30 y 16:00 a
17:30 horas

Analisis de diversas obras del autor en que ha utilizado la electronica en
vivo o el ordenador aplicado a la composicion. En este curso tambien
participara Robin Meier que mostrara el software desarrollado en Max-MSP
para la pieza "El arte de la siesta" de Jose Manuel Lopez, que se presentara
en el concierto del 20-Noviembre


3.- "Paisaje sonoro y musica electroacustica: actividades creativas,
multimedia y pedagogicas con los sonidos del medio"   por Jose Luis Carles
27-Noviembre 12:00-14:30 horas; 28 Noviembre 12:00 a 14:30 y 16:00 a 17:30
horas; 29 Noviembre 12:00-14:30 horas

Partiendo de conceptos como paisaje sonoro y ecologia acustica se trata de
construir la representacion del medio ambiente sonoro como una composicion
musical. El sonido como fenomeno pluridisciplinar. Tecnicas de analisis,
creacion y edicion sonora: Tecnicas electroacusticas.


4.- "Aplicaciones interactivas en Max-MSP"  por Francisco Colasanto
29-Noviembre 16:00-17:30 horas; 30 Noviembre y 1 Diciembre >12:00 a 14:30 y
16:00 a 17:30 horas

Control de dispositivos a traves de MIDI, de senales de audio y de la red
(Internet e Intranet): seguidor de envolvente, conversor Pitch-to-MIDI, etc.
Sintesis y procesamiento de sonido: Sintesis granular, filtros, retardos,
control de "plugins" VST. Manejo de ficheros de audio. Espacializacion:
Algoritmos de Ambisonic y otros.


Dirigido a:
Compositores, interpretes, musicologos, artistas sonoros, pedagogos,
especialistas en sonido e imagen interesados en la creacion.

Numero de plazas: 22
Numero de horas: 40


Lugar de celebracion:
LIEM-CDMC
(Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia)
Santa Isabel 52, 5a. planta, 28012 Madrid


INSCRIPCION


Precio de matricula: 80 euros el curso completo, 30 euros por cada modulo
Descuento del 50% presentado original y fotocopia carnet de estudiante

Para inscribirse envien una carta de solicitud con su nombre, direccion,
telefono, correo electronico y/o fax  adjuntando su curriculum especificando
experiencia en informatica musical.

Envien por correo ordinario, electronico o fax a:

"Curso de composicion electroacustica por ordenador Nov-Dic 2006"
LIEM-CDMC
(Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia)
Santa Isabel 52 , 28012 Madrid, ESPANA

tel: (+34) 91 774 1072, (+34)  91 774 1073;   fax: (+34) 91 774 1075

cdmc em inaem.mcu.es
http://cdmc.mcu.es


El plazo de inscripcion se cerrara el primer dia del curso. Las solicitudes
se aceptaran por orden de llegada y se respondera al interesado
comunicandole la admision en caso de que haya plazas disponibles.

Una vez que les hayamos confirmado la admision deberan ingresar el precio de
matricula en cualquier oficina del BBVA, a nombre del Instituto Nacional de
las Artes Escenicas y de la Musica.

datos bancarios:

Entidad: 0182
Sucursal: 2370
Digito de control: 40
c/c: 0200201218


Al termino del curso, los alumnos recibiran un diploma acreditativo de
asistencia.

Para mas informacion sobre el curso u otras actividades del CDMC dirijanse a
la direccion indicada anteriormente.

Centro para la Difusion de la Musica Contemporanea
Instituto Nacional de las Artes Escenicas y la Musica
MINISTERIO DE  CULTURA
















********************************************
********************************************




6 - 	CONCERTO: "Nucleo Hesperides - Musica das Americas". Obras de
GILBERTO MENDES (29/Out, 18:00hs - Centro de Encontro das Artes (CENA), Sao
Paulo, SP)




******************************************** 










De: Hesperides [mailto:hesperides em hesperides.mus.br] 
Enviada em: domingo, 22 de outubro de 2006 01:11
Assunto: Serie Hesperides de Musica das Americas - 2006. Encontro de
Outubro: Gilberto Mendes


Paulo Porto Alegre, Jose Augusto Mannis, Joaquim Abreu, Rogerio Wolf, Jose
Antonio Soares, Antonio Ribeiro, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Rosana Civile
Nucleo Hesperides - Musica das Americas 

CENA - Centro de Encontro das Artes

BRAZBAN Agropecuaria 

KTN Consultoria Tecnologica 
promovem a
Serie Hesperides de Musica das Americas - 2006
Encontros no CENA 
- Centro de Encontro das Artes -
Rua Ibiate, 52 - Itaim Bibi
Sao Paulo
 
OUTUBRO
 
Dia 29, domingo, 18 horas
 
GILBERTO MENDES
 
Com
Heloisa Petri (soprano)
Andrea Kaiser (soprano) 
Flavio Costa (baritono) 
Rosana Civile (piano)



Programa:

obras para 
canto e piano 

A apresentacao contara com a presenca do compositor.

ENTRADA FRANCA
Favor confirmar a presenca:
hesperides em hesperides.mus.br
 
visite o nosso site
www.hesperides.mus.br











********************************************
********************************************




7 - 	RECITAL: Lancamento do CD "Toronuba", DIMITRI CERVO (27/Out, 20:00hs
- Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Dimitri Cervo
Enviada em: domingo, 22 de outubro de 2006 18:18
Assunto: [ANPPOM-L] Lancamento do CD Toronuba - Dimitri Cervo



RECITAL DE LANCAMENTO DO CD "TORONUBA" DE DIMITRI CERVO

Porto Alegre, 27 de outubro, sexta feira, 20 h

Local: Auditorio do Instituto de Artes da UFRGS (Senhor dos Passos , 248) 



Programa
 
Tema para Filme I e II, op. 23
Piano: Dimitri Cervo 
 
Abertura e Toccata, op. 6
Flauta: Joao Batista Sartor
Clarinete: Diego Grendene 
Piano: Dimitri Cervo
 
Papaji, op. 11 
Violoncelo: Milene Aliverti 
Piano: Dimitri Cervo
 
Cancao 
Flauta: Artur Elias Carneiro
Piano: Dimitri Cervo
 
Bagatela, op. 8  
Flauta: Artur Elias Carneiro
Piano: Dimitri Cervo
 
Flot, op. 4 
Piano: Dimitri Cervo
 
Aiamguabe, op. 19 
Violino: Fredi Gerling
Viola: Hella Frank
Violoncelo: Milene Aliverti
Piano: Dimitri Cervo
 










********************************************
********************************************




8 - 	ONLINE: Revista Per Musi. http://www.musica.ufmg.br/permusi/
(Out/2006 - Belo Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: terca-feira, 24 de outubro de 2006 22:54
Assunto: [ANPPOM-L] Per musi online



PER MUSI ONLINE



Esta no "ar" o decimo terceiro numero da revista Per musi:

http://www.musica.ufmg.br/permusi/

Carlos
palombini em terra.com.br









********************************************
********************************************




9 - 	CHAMADA DE TRABALHOS: 3o. Simposio de Cognicao e Artes Musicais
(21-25/Mai/2007 - Salvador, BA, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Diana Santiago
Enviada em: domingo, 15 de outubro de 2006 00:27
Assunto: [ANPPOM-L] Simposio Internacional em Salvador - 2007



III SIMPOSIO DE COGNICAO E ARTES MUSICAIS - INTERNACIONAL


21 a 25 de maio de 2007

Universidade Federal da Bahia - Escola de Musica - Programa de Pos-Graduacao
(Mestrado e Doutorado) & Associacao Brasileira de Cognicao e Artes Musicais


Coordenacao Geral do Evento: Diana Santiago (UFBA) 

Coordenadores Cientificos: Diana Santiago, Ricardo Bordini (UFBA) e Beatriz
Ilari (UFPR)

A Escola de Musica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a recem-criada
Associacao Brasileira de Cognicao e Artes Musicais tem o prazer de
convida-lo para o III SIMCAM: Simposio de Cognicao e Artes Musicais
(Internacional), a ser realizado na cidade de Salvador, Bahia, entre os dias
21 e 25 de maio de 2007.

O Simposio de Cognicao e Artes Musicais sera um forum cientifico
multidisciplinar dedicado a discussao e reflexao de questoes relevantes aos
processos e mecanismos cognitivos envolvidos na percepcao e producao das
artes musicais, sob a perspectiva da pesquisa cientifica.

Os palestrantes internacionais, ja confirmados, serao os doutores Aaron
Williamon (Royal College of Music) e Daniel Levitin (McGill University,
Canada).

Durante o Simposio serao debatidos os seguintes temas:

1. A mente e a percepcao das artes musicais
2. A mente e a producao das artes musicais
3. Artes musicais, linguistica, semiotica e cognicao
4. Tecnologia, artes musicais e mente
5. Artes musicais e cognicao social
6. O desenvolvimento paralelo da mente e das artes musicais


ENVIO DE TRABALHOS

Serao aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:
1. Sessoes orais tematicas
2. Sessoes de posteres
3. Sessoes de demonstracao
A data limite para envio de trabalhos e 15 de janeiro de 2007, valendo a
data de postagem. As linguas oficiais do simposio sao o portugues e o
ingles, mas tambem serao aceitos trabalhos em espanhol e frances. 

Normas tecnicas:
Todos os trabalhos enviados para apreciacao por parte do comite cientifico
deverao ser digitados. Os trabalhos deverao apresentar titulo, resumo de no
maximo 500 palavras e 3 palavras-chave; ter uma extensao maxima de 06 (seis)
paginas em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaco simples, incluindo
bibliografia em estilo APA. Qualquer informacao que possa identificar o(s)
autor(es) devera ser eliminada do texto para garantir o anonimato no
processo de apreciacao dos trabalhos.
No caso dos trabalhos empiricos, deverao constar os seguintes itens:
1. Fundamentacao teorica  2. Objetivos  3.Metodo  4.Resultados  5.
Conclusoes  6. Sub-areas de conhecimento

No caso dos trabalhos teoricos, os seguintes itens deverao constar:

1. Fundamentacao teorica  2. Objetivos  3. Contribuicoes  4. Implicacoes  5.
Sub-areas de conhecimento

A bibliografia devera estar em estilo APA. Alguns exemplos mais comuns de
citacao encontram-se abaixo. Aos autores sugere-se observar o the Manual de
Publicacao da APA, em www.apa.org.
 

CITACAO DE LIVROS COMPLETOS:

Charvet, P. (2003). Comment parler de musique aux enfants: la musique
classique. Paris: Adam Biro.

Piaget, J. (1964). Seis estudos de psicologia. Sao Paulo: Forense.


CITACAO DE CAPITULOS DE LIVROS:

Bamberger, J. (1989). As estruturas cognitivas da apreensao e da notacao de
ritmos simples.

In H. Sinclair (Org.). A producao de notacoes na crianca - linguagem,
numero, ritmos e melodias (pgs. 97-124). Sao Paulo: Cortez.

Lerdahl, F. (1988). Cognitive constraints on compositional systems. In J.A.
Sloboda (Org.). Generative processes in music: The psychology of
performance, improvisation, and composition (pgs. 231-259). Oxford: Oxford
University Press.


CITACAO DE ARTIGOS CIENTIFICOS:

Lima, L.F.N. (2002). O pagode dos anos 80 e 90; centralidade e ambivalencia
na significacao musical. Revista EM PAUTA, 13, 89-112.

Morrison, S.J., Demorest, S.M., Aylward, E.H., Cramer, S.C. & Maravilla,
K.R. (2003).FMRI investigation of cross-cultural music comprehension.
NeuroImage, 20, 378-384.


TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS E REUNIOES CIENTIFICAS

Souza, P. (1991, Agosto). A fala dirigida aos bebes: um estudo
psicolinguistico. Trabalhoapresentado por ocasiao do XII Evento de Iniciacao
Cientifica (EVINCI). Universidade Federal do Parana, Curitiba, Brasil.

Wang, J.Q. (2002, Dezembro). Acoustics of Chinese traditional theatres.
Trabalho apresentado por ocasiao do 144 Encontro da Sociedade Norte
Americana de Acustica.Cancun, Mexico


Nao serao aceitos, em hipotese alguma, trabalhos que estiverem fora das
normas tecnicas


Publicacao dos anais

Todos os trabalhos aceitos para apresentacao terao seus resumos publicados
no caderno de programacao e serao publicados nos anais do Simposio. Os anais
serao publicados em formato digital, com ISBN, e eventualmente em papel,
dependendo da obtencao de recursos. Maiores detalhes acerca do envio da
versao final dos trabalhos serao divulgados na ocasiao do envio das cartas
de aceitacao. Todos os participantes inscritos no simposio receberao uma
copia dos anais. Copias adicionais dos anais poderao ser adquiridas durante
o simposio.


A pagina web do III SIMCAM estara disponivel em meados de novembro de 2006.


Contato: simcam2007 em yahoo.com.br; disant em ufba.br 












********************************************
********************************************




10 - 	CONCURSO: 5o Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli (22-26/Nov -
Uberlandia, MG, BRASIL)




******************************************** 







De: Beth Alamino [mailto:bethalamino em gmail.com] 
Enviada em: terca-feira, 24 de outubro de 2006 21:18
Assunto: "5o. Concurso de Piano"



5o. CONCURSO DE PIANO 

CORA PAVAN CAPPARELLI
(Edicao Nacional)


UBERLANDIA / 2006. 
 


Programacao do Evento:  
http://www.concursodepiano.triang.net/programacao.htm 





Beth Alamino










********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: Obras de ROGERIO COSTA, SILVIO FERRAZ (30/Out, 17:30hs -
Joao Pessoa, PB, BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de silvio
Enviada em: segunda-feira, 16 de outubro de 2006 14:33
Assunto: [ANPPOM-L] concertos silvio ferraz



CONCERTOS SILVIO FERRAZ



No concerto teremos obras de Rogerio Costa (USP) e Silvio Ferraz (UNCAMP) e
trabalho realizados junto a poeta Annita Costa (UNICAMP). Conosco seguem a
pianista LIDIA BAZARIAN e a violoncelista TERESA CRISTINA


30/10 (segunda-feira) as 17h30
Teatro do Depto de Musica da UFPB
End: UFPB - Campos I - Depto de Musica - Cidade Universitaria - Joao Pessoa
- CEP: 58000-000












********************************************
********************************************




12 - 	SELECAO: Mestrado e Doutorado do Programa de Pos-Graduacao em Musica
da UFRGS (04/Set-06/Nov - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 







De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: segunda-feira, 23 de outubro de 2006 08:08
Assunto: [Extmusica-l] selecao Mestrado e Doutorado PPG Musica UFRGS



Comunicamos que estao abertas as inscricoes para a Selecao ao Mestrado e ao
Doutorado do Programa de Pos-Graduacao em Musica da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul nas seguintes areas de concentracao:

- Mestrado: Composicao, Educacao Musical, Praticas Interpretativas (orgao,
piano, violino);

- Doutorado: Composicao, Educacao Musical, Praticas Interpretativas (orgao,
piano).

As inscricoes serao realizadas no periodo de 04 de setembro a 06 de novembro
de 2006 e as provas ocorrerao entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2006. 

O Edital de Selecao esta disponivel em www.artes.ufrgs.br (Pos-Graduacao >
Musica). 

Outras informacoes podem ser obtidas junto a Secretaria do Programa:
Tel.: (51) 3316-3641 / 3316-3642
Fax: (51) 3226-8772
e-mail: ppgmus em ufrgs.br














********************************************
********************************************




13 - 	CHAMADA DE TRABALHOS: VI Seminario Nacional de Pesquisa em Musica da
UFG (04-08/Dez - Goiania, GO, BRASIL)




******************************************** 










Assunto: Chamada de trabalhos:VI Seminario Nacional de Pesquisa em Musica da
UFG
Data: Fri, 20 Oct 2006 18:43:23 -0300
De: Anselmo <anselmo em musica.ufg.br> Responder-Para: Anselmo
<anselmo em musica.ufg.br> 


VI Seminario Nacional de Pesquisa em Musica da UFG

MUSICA E CONTEMPORANEIDADE

4 a 8 de dezembro de 2006
 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
ESCOLA DE MUSICA E ARTES CENICAS
MESTRADO EM MUSICA
 
Os Seminarios de Pesquisa em Musica da UFG tem como principais objetivos
proporcionar reflexoes sobre musica na contemporaneidade, ampliar o
intercambio entre programas de pos-graduacao e incentivar a producao
cientifica e artistica do corpo docente e discente do PPG da EMAC - UFG,
alem de promover a difusao de trabalhos cientificos e artisticos. Esta sexta
edicao do SEMPEM propoe dar continuidade as discussoes dos seminarios
anteriores, contando com a participacao de pesquisadores nas areas de
performance musical, composicao, educacao, saude e tecnologia aplicadas a
musica. As atividades consistirao de recitais, mini-cursos, masterclasses,
palestras, mesas-redondas, comunicacoes e apresentacao de posters.


INSCRICOES

- Data limite para recebimento de inscricoes com apresentacao
artistica/cientifica: 6/11/2006.

- Divulgacao dos trabalhos aprovados: 14/11/2006.

- As submissoes de comunicacoes, posters ou apresentacao artistica podem ser
enviadas por e-mail para o enderecos mestrado em musica.ufg.br.

- A inscricao so sera confirmada apos envio (por correio, fax ou e-mail) de
comprovante da taxa de inscricao.

- Inscricoes sem apresentacao de trabalhos serao aceitas ate o inicio do
evento, com os precos conforme tabelas abaixo:

- R$ 30,00 - participacao com apresentacao de trabalhos
artisticos/cientificos
- R$ 10,00 - para estudantes de graduacao (ouvintes)
- R$ 20,00 - pos-graduacao (ouvintes)

- Sera cobrada uma taxa de R$5,00 para inscricao em cada Mini-curso (alem da
taxa de inscricao)

- Informacoes: (62) 3521-1125 ramal 211 (Prof. Dr. Anselmo Guerra de
Almeida) Fax: 3521-1175,  ramal 216 (Leonardo Victtor de Carvalho)

http://www.musica.ufg.br/mestrado 

e-mail: mestrado em musica.ufg.br


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Prof. Dr. Edward Madureira Brasil (Reitor)
Pro-Reitora de Pesquisa e Pos-Graduacao
Profa Dr a Divina das Dores de Paula Cardoso (Pro-Reitora)
Escola de Musica e Artes Cenicas
Profa Dr a Glacy Antunes de Oliveira (Diretora)
Programa de Pos Graduacao em Musica
Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida (Coordenador)
Prof. Dr. Eduardo Meirinhos (Sub-Coordenador)
 
 
Escola de Musica e Artes Cenicas  - Mestrado em Musica
Campus II - Sala 217 - Caixa Postal 131, cep: 74001-970 - Goiania - GO 
Telefone: 0xx62- 3521.1125 r. 211 (coordenacao) Fax: 0xx62-3521.1175




Vivien Ruiz
Programa de PG em Artes
http://www.iar.unicamp.br/pg/index.art.php
19 - 3788-6587









********************************************
********************************************




14 - 	CINEMA: "Shakespeare Mudo", 30a. Mostra Internacional de Cinema Sao
Paulo. Acompanhamento do QUARTETO PORTINARI, Laura Rossi (piano,
GRA-BRETANHA) e Michael Outram (guitarra, GRA-BRETANHA). (27-28/Out - Sao
Paulo, SP)



******************************************** 









De: Peter Pas [mailto:vlapas em gmail.com] 
Enviada em: terca-feira, 24 de outubro de 2006 20:01
Assunto: Quarteto Portinari na 30a. Mostra Internacional de Cinema Sao Paulo
PM1



Quarteto Portinari na 30a. Mostra Internacional de Cinema Sao Paulo



Quarteto Portinari fara uma apresentacao multimidia na 30a. Mostra
Internacional de Cinema de Sao Paulo.  Shakespeare Mudo, secao com sete
curtas-metragens mudos baseados na obra do dramaturgo ingles e produzidos
por pioneiros do cinema entre 1899 e 1911 nos EUA, Italia e Inglaterra. 

O acompanhamento musical sera feito pelo Quarteto Portinari, com a pianista
britanica Laura Rossi e o guitarrista britanico Michael Outram.

Programa:

Rei Joao  (King John) (Inglaterra 1899) 
A Tempestade (The Tempest) (Inglaterra 1908)
Sonho de uma Noite de Verao (A Midsummer Night's Dream) (EUA 1909) 
Rei Lear (King Lear) (Italia 1910) 
Noite de Reis (Twelfth Night) (EUA1910) 
O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice) (Italia 1910)
Ricardo III (Richard III) (Inglaterra 1911)


Quarteto Portinari

"Um novo quarteto de cordas acaba de nascer em Sao Paulo. E o Quarteto
Portinari, integrado por musicos da OSESP (Orquestra Sinfonica do Estado de
Sao Paulo)." 
Joao Batista Natali, Folha de Sao Paulo

Tracos fortes e incisivos, contrastes de luz e sombra, toda a genialidade
das telas do mestre Candido Portinari traduzida na musica destes quatro
jovens virtuoses. 

Integrantes da OSESP, Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo, Matthew
Thorpe e Simona Cavuoto, violinos, Peter Pas, viola, e Marialbi Trisolio,
violoncelo, estes tambem professores do Centro Tom Jobim, mostram em sua
musica toda a criatividade e a excelencia presentes na obra do grande mestre
brasileiro. 


SHAKESPEARE MUDO (91')
Sexta-feira, 27 de Outubro 2006, 17h20 CINESESC  
Sabado, 28 de Outubro 2006, 21h20 CINESESC
Local: Cinesesc: Rua Augusta, 2075 tel. 011 3064.1668

Mais informacoes com:
Laura Rebessi (11) 3141.2548 eventos em mostra.org
Peter Pas (11) 9139.3425  peter em QuartetoPortinari.com  

http://www2.uol.com.br/mostra/30/p_exib_filme_97.shtml
http://www.portinari.org.br 
http://www.osesp.art.br
http://www.centrotomjobim.org.br
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13714540












********************************************
********************************************




15 - 	SELECAO: Programa de Pos-Graduacao, Escola de Musica e Artes Cenicas
da Universidade Federal de Goias (06-20/Nov - Goiania, GO, BRASIL)




******************************************** 








De: aguerra [mailto:aguerra em uol.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 26 de outubro de 2006 17:37
Assunto: Processo Seletivo 2007 - Mestrado em Musica da UFG



SELECAO E MATRICULA DA TURMA 2007 DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO STRICTO SENSU
DA ESCOLA DE MUSICA E ARTES CENICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS -
MESTRADO EM MUSICA.

Datas do Processo Seletivo 2007

Inscricoes: 6 a 20 de novembro de 2006
Homologacao das inscricoes: 22 de novembro de 2006
Avaliacao da 1a. FASE: 27 a 29 de novembro de 2006
Divulgacao dos Aprovados na 1a FASE: 30 de novembro de 2006
Avaliacoes da 2a.. FASE (Exames): 01 a 15 de dezembro de 2006
Divulgacao dos Aprovados na 2a FASE: 19 de dezembro de 2006

1. INFORMACOES GERAIS

A Coordenacao do Programa de Pos-Graduacao em Musica, nivel mestrado, da
Escola de Musica e Artes Cenicas, com sede na Sala 217 da Escola de Musica e
Artes Cenicas (EMAC), Campus Samambaia, na Cidade de Goiania, Estado de
Goias, torna publico que estarao abertas as inscricoes para o Programa de
Pos-graduacao em Musica, nivel de mestrado para turma 2007.

O programa foi criado em 1996 e recomendado no ano de 2000 pela CAPES/MEC,
data em que recebeu o conceito 4 (quatro), que estara em vigor ate a data da
proxima avaliacao, prevista para 2007.  Destina-se a profissionais com
graduacao plena na area de musica e areas afins, tendo como objetivos
principais: a preparacao de profissionais mais especializados, de
pesquisadores e de docentes para o magisterio superior, de modo a atender as
necessidades do mercado de trabalho regional e nacional.

O Programa de Pos-graduacao em Musica absorve projetos de pesquisa em tres
areas de concentracao, cada qual com duas linhas de pesquisa, conforme se
segue:


Area de Concentracao/Linhas de Pesquisa

MUSICA, CRIACAO E EXPRESSAO
1. Performance Musical e suas Interfaces
2. Composicao e Novas Tecnologias

MUSICA, EDUCACAO e SAUDE
3. Musica e Educacao
4. Musicoterapia: Convergencias e Aplicabilidades

MUSICA, CULTURA E SOCIEDADE
5. Linguagem Sonora, Semiotica e Inter-relacao nas Artes
6. Musicas e Culturas

Os orientadores definidos pela coordenacao do Programa de Pos-Graduacao sao
os seguintes professores doutores e respectivas areas de atuacao:

Performance Musical e suas Interfaces
Prof. Dr. Angelo Dias (Canto e Regencia)
Prof. Dr. Eduardo Meirinhos (Violao)
Profa.. Dra.. Glacy Antunes de Oliveira (Piano)
Profa. Dra. Marilia Laboissiere (Piano)
Prof. Dr. Paulo Cesar Rabelo (Violoncelo)
Profa.. Dra.. Sonia Ray (Contrabaixo)
Prof. Dr. Wolney Unes (piano)

Composicao e Novas Tecnologias
Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida

Musica e Educacao
Profa.. Dra.. Denise Alvares Campos
Profa.. Dra.. Fernanda Albernaz
Profa.. Dra.. Maria Helena Jayme

Musicoterapia: Convergencias e Aplicabilidades
Profa.. Dra.. Celia Maria Ferreira
Profa.. Dra.. Leomara Craveiro

Musicas e Culturas
Profa.. Dra.. Fernanda Albernaz
Profa.. Dra.. Glacy Antunes de Oliveira
Prof. Dr. Marcio Pizarro
Prof. Dr. Werner Aguiar
Prof. Dr. Wolney Unes

Linguagem Sonora, Semiotica e Inter-Relacao nas Artes
Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida
Profa.. Dra.. Leomara Craveiro
Profa.. Dra.. Marilia Laboissiere


Edital completo disponivel em
http://www.musica.ufg.br/mestrado
mestrado em musica.ufg.br

ESCOLA DE MUSICA E ARTES CENICAS
Programa de Pos-Graduacao Stricto-Sensu - MESTRADO EM MUSICA
Universidade Federal de Goias, Campus II
Caixa Postal 131, cep: 74001-970 - Goiania - GO
Telefones: 0xx62- 3521.1125 ramal 211 (coordenacao)
Fax: 0xx62-3521.1175
Coordenador: Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida














********************************************
********************************************




16 - 	SELECAO: Mestrado em Musica na UFPB (31/Out-18/Nov - Joao Pessoa,
PB, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Felipe Avellar de Aquino
Enviada em: sabado, 21 de outubro de 2006 11:33
Assunto: [ANPPOM-L] Selecao Mestrado em Musica UFPB



SELECAO MESTRADO EM MUSICA UFPB



Encontra-se disponivel o edital de selecao para ingresso de alunos no
Programa de Pos-Graduacao em Musica da UFPB, em nivel de Mestrado.

As provas serao realizadas entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2006, com
vagas para as areas de Praticas Interpretativas (violino, violoncelo,
contrabaixo, piano, canto, trombone e trompete) , Composicao e
Etnomusicologia.

As inscricoes serao realizadas entre os dias 31 de outubro e 18 de novembro.

Para acessar o edital, visite a pagina do PPGM: www.cchla.ufpb.br/ppgm











********************************************
********************************************




17 - 	CONCERTOS: "Na hora do cha". Musica Brasileira do Sec. XIX (Nov/2006
- Sala Baden Powell, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 






De: Cida Fernandes [mailto:cidaclf em globo.com] 
Enviada em: quinta-feira, 19 de outubro de 2006 12:46
Assunto: Ed. 2006 da Serie NA HORA DO CHA comeca em novembro na Sala Baden
Powell



PREFEITURA DO RIO - CULTURAS apresenta 

NA HORA DO CHA edicao 2006 homenageia a chegada de D.JoaoVI  ao Brasil 

A quinta edicao da serie NA HORA DO CHA comecara no primeiro final de semana
de novembro, em homenagem ao dia da cultura, apresentando, pela primeira
vez, uma programacao de musica classica. 

Serao ao todo 10 concertos que mostrarao as composicoes brasileiras que eram
tocadas no tempo de D.Joao VI.

Com direcao artistica de Gilson Peranzzetta, a serie iniciara as homenagens
aos 200 anos da chegada da corte portuguesa no Brasil em 1808, no dia 3 de
novembro, sexta-feira, as 19horas. 

Devido ao sucesso da serie QUINTA CLASSICA, que introduziu a musica de
concerto em Copacabana, esta edicao - diferente dos anos anteriores -
acontecera em apenas um teatro da rede, a SALA BADEN POWELL. 

[DirecaoArtistica: GILSON PERANZZETTA]  [ Direcao deProducao: ELIANA
FONSECA] 



ROTEIRO
SALA BADEN POWELL

AVENIDA NOSSA SENHORA DE COPACABANA, 360 - TEL: 2548-0421; 2548-0492
Quintas e Sextas as 19h, sabados e domingos as 20h.
Ingressos R$ 12,00 e R$ 6,00 (idosos e estudantes)
Lotacao 500 lugares
Censura Livre



AGENDA
Dia 3 de novembro, sexta-feira, as19h
QUADRO CERVANTES - Modinhas e Lundus Brasileiros
Clarice Szjanbrum: soprano
Helder Parente: voz, flautas e percussao
Mario Orlando: viola da gamba, flautas, voz e percussao
Nicolas de Souza Barros: violao de 8 cordas, viola caipira 

Programa:Obras de Xisto Bahia, Damiao Barbosa de Araujo, Carlos Gomes,
Raphael Coelho Machado, Francisco  de Carvalho, Ernesto de Souza , Antonio
Callado, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga 


Dia 4 de novembro, sabado as 20h
QUARTETO COLONIAL - O Sacro e o Profano na Musica Brasileira do Seculo XIX 
Doriana Mendes: soprano 
Talita Siqueira: contralto
Geilson Santos : tenor 
Luiz Kleber Queiroz: baritono
Direcao Musical e participacao especial ao piano: Maria Aida Barroso

Programa :Obras de Padre Jose Mauricio Nunes Garcia, Januario da Silva
Arvellos, Marcos Portugal, Raphael Coelho Machado, Candido Inacio da Silva 


Dia 5 de novembro, domingo as 20h
BRASIL BARROCO
Symphonia  Brasil Barroco - Orquestra e Solistas  Regencia: Marcelo Palhares
Solistas: Willa Soanne - soprano

Luan Goes - contratenor 
Alexandre Longo - tenor
Ciro D'Araujo - baixo 
Programa :Obras de Manoel Dias de Oliveira, Jose Mauricio Nunes Garcia e
Gervasio da Fonseca.  


Dia 10 de novembro, sexta-feira, as 19h
LAURA RONAI E SULA KOSSATZ
Laura Ronai, flauta  e Sula Kossatz, espineta
Programa : Obras de Padre Jose Mauricio, Marcos Portugal, Sigismund Neukomm,
Aontoine Hugot, Johann Georg Wulderlich


Dia 11 de novembro, sabado as 20h
GRUPO FOLES
Meridianos - Dancas e cantares do noroeste iberico  e do nordeste
brasileiro   

Fernando Maciel de Moura: acordeao, canto e percussao
Pedro Hasselmann Novaes: gaita de foles galega e flautas
William Monroy Bentes: gaita de foles galega e percussoes
 Elizete Bernabe: canto

Programa: repertorio tradicional oral da Galicia e tradicoes orais do
nordeste brasileiro 


Dia 12 de novembro, domingo , as 20h
MARIA TERESA MADEIRA - piano 

Programa:Obras de Alexandre Levy, Alberto  Nepomuceno e Carlos Gomes. 


17de novembro,  sexta , as 19h
YURI POPPOF - Lua No Ceu Congadeiro
Yuri Popoff - baixo e direcao musical
Chandra Mani: Cantora
Lena Horta: flauta 
Joana Araujo: acordeoao
Diana Popoff: flauta
Marcilio Figueiro: violao viola
Keith Reid: percussao
Beatriz Stutz: clarineta

Programa: Obras tradicionais recolhidas 


Dia 18 de novembro, sabado as 20h
CRISTINA BRAGA
Cristina Braga - harpa
Ricardo Medeiros - contrabaixo
Joca Moraes - bateria

Programa: Obras de Carlos de Seixas, Padre Jose Mauricio Nunes Garcia e
tradicionais recolhidos


Dia 19 de novembro, domingo as 20h
MARTHA HERR e NICOLAS DE SOUZA BARROS 
As Modinhas Imperiais de Mario de Andrade 

Martha Herr: soprano
Nicolas de Souza Barros: violao de 8-cordas e viola caipira

Programa:Obras de Candido Inacio da Silva,   Padre Jose Mauricio Nunes
Garcia, F.L.G. de Varnhagen, Padre Telles, J. M. de Sousa Barros, Emilio
E.C. do Lago, A. J. S. Monteiro


Dia 30 de novembro, quinta-feira, as 19h
TALITHA PERES - CHIQUINHA GONZAGA
Talitha Peres - piano
Programa: Obras de Chiquinha Gonzaga



Sobre os Integrantes

QUADRO CERVANTES
Fundado em 1974, o Quadro Cervantes e considerado pela critica como "o mais
importante conjunto de musica antiga do pais" (O GLOBO). Alem da sua
inegavel qualidade artistica, o conjunto prima pelo humor e a comunicacao
que estabelece com suas plateias. O Quadro Cervantes possui um repertorio
abrangente, que inclui desde a musica do periodo medieval ate obras
brasileiras do seculo XIX. Empregando copias fieis de instrumentos antigos,
um recital do grupo apresenta grande variedade de timbres, entre os quais
trio vocal e dezenas de instrumentos das familias de sopro, percussao,
cordas dedilhadas e cordas friccionadas. 
O conjunto ja realizou cinco gravacoes, e seus integrantes sao regularmente
convidados para lecionar e apresentar-se no Brasil e no exterior. O conjunto
e formado por Helder Parente (flautas, baritono e percussao), Clarice
Szajnbrum (soprano e percussao), Mario Orlando (viola da gamba, vielle,
flautas doce e contratenor) e Nicolas de Souza Barros (alaudes, violao e
viola caipira, guitarras renascentista e barroca). 


QUARTETO COLONIAL 
Formado por cantores cariocas com vasta experiencia no panorama musical
Brasileiro, o Quarteto Colonial foi idealizado em 2003 pela regente e
cravista Maria Aida Barroso, com a finalidade inicial de divulgar a obra a
capella do Padre Jose Mauricio Nunes Garcia. O Quarteto vocal apresentou-se
pela primeira vez na Igreja de Santa Rita, no encerramento do FESTIVAL DE
MUSICA SACRA DE PARATY, e durante os anos seguintes realizou o concerto
"MUSICA DA REAL CAPELA DO RIO DE JANEIRO", com obras do Padre Mestre, em
diversos espacos culturais do Brasil. 

Em 2005, depois de viajar com patrocinio da FUNARTE (Projeto de Circulacao
de Musica de Concerto) por dez cidades das regioes Centro-Oeste e Norte do
Pais, dentro do Projeto O SACRO E O PROFANO NA MUSICA BRASILEIRA DO SECULO
XIX, o grupo foi convidado a abrir as series Musica na Candelaria e
BRASILIANA da Academia Brasileira de Musica. 
Em 2006 o Quarteto Colonial se voltou para um refinado repertorio de
"Cancoes Francesas", e apresentou ao publico um panorama da musica vocal
polifonica a capella, do seculo XVI ao seculo XX. Conduzido por compositores
como Sermisy, Lassus, Janequin, Debussy, Ravel, Poulenc e Milhaud o Quarteto
levou o publico a uma viajem por temas variados como amor, morte,
religiosidade, sexualidade ou simplesmente sons de animais, ou das ruas
agitadas de Paris. 
Ainda em 2006 o Quarteto viajou com a turne CANTOS BRASILEIROS pelo Nordeste
do pais, apresentando um repertorio de cancoes polifonicas brasileiras
contemporaneas: BRASIL A QUATRO VOZES. As pecas escolhidas apresentam temas
ligados as tradicoes populares bem como textos de poetas consagrados como
Ferreira Goulart, Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo e Fernando Pessoa.  

 
SYMPHONIA BRASIL BARROCO  e um grupo de camara constituido aos moldes dos
grupos musicais que atuaram nas igrejas no sec.XVIII no Brasil durante o
periodo que a historia da arte convencionou chamar de "Barroco Mineiro". 
A rigor, o "Barroco Mineiro" nao se limita a um periodo historico bem
definido e uniforme. O termo neste caso, abriga as multiplas manifestacoes
artisticas no que se refere ao estilo e a concepcao de mundo. Os tracos
presentes nas producoes artisticas do "Barroco no Brasil" e em especial na
musica, apresentam marcas estilisticas do barroco, do arcadismo e do estilo
galante em voga em meados do sec. XVIII. O barroco, adjetivado mineiro, se
torna manifestacao historica ampla com suas qualidades intrinseca, na sua
originalidade de visao e suas multiplas sensibilidades. E neste contexto que
a Symphonia Brasil Barroco desenvolve suas pesquisas estilisticas sobre o
repertorio setecentista produzido nao so no Brasil como das influencias
estilisticas da europa. 
Regencia: Marcelo Palhares
 

GRUPO FOLES
O fole, reservatorio de ar do acordeao e das gaitas, e o pulmao e a vida
destes instrumentos de sons prolongados e, a uma so vez, essencia e nome de
batismo do conjunto. 
O Foles originou-se da convergencia de interesses de seus integrantes por
manifestacoes de tradicoes orais, em especial, aquelas de nosso pais e da
Peninsula Iberica. Para alem deste interesse comum, a maioria de seus
integrantes seguiu formacao musical no Brasil e no exterior na area de
"musica antiga", e foi nela que acumularam experiencia docente e de
concertistas em varios conjuntos. 
A familiaridade na performance de tais repertorios, especialmente os da
Idade Media, e determinante para o resultado musical do Foles, uma vez eles
partilham de tradicoes folcloricas um mesmo modo de producao transmissao da
arte:  a oralidade na musica e na poesia .     

MARIA TERESA MADEIRA ,pianista 
Desde o inicio, a intensa e multifacetada carreira musical de Maria Teresa
Madeira encontra-se marcada por experiencias importantes, seja no campo
artistico, seja no campo academico. 
Entre sua formacao como Bacharel em Piano pela Escola de Musica da UFRJ e
seu titulo de Mestre em Musica pela Universidade de Iowa, nos EUA, teve a
oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda,
Miguel Proenca, Arthur Rowe e Daniel Shapiro, alem de Miriam Dauelsberg,
Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com
quem se aperfeicoou em interpretacao. 
Como solista ja esteve a frente de orquestras como a Sinfonica Brasileira,
Petrobras Pro Musica, Sinfonica Nacional da UFF, Sinfonica da Escola de
Musica da UFRJ, Orquestra Sinfonica da Universidade Federal de Mato Grosso
de Camara do Conservatorio Brasileiro de Musica, Cedar Rapids Symphony e
University of Iowa Chamber Orchestra, sob a regencia de nomes como Isaac
Karabtchevsky, Aylton Escobar, David Machado, Roberto Duarte, Ligia Amadio,
Florentino Dias,Armando Prazeres, Fabricio Carvalho, Christin Tyinmeyer e
Andree Dagenais. 
De sua temporada de tres anos nos EUA, guarda o privilegio de haver sido
selecionada pelo "Performing Arts Council" para se apresentar em diversas
cidades americanas divulgando aquela que e uma de suas especialidades e, ao
mesmo tempo, uma grande paixao: a musica brasileira. 
Retornou aos EUA em 1999 e 2001 para concertos, masterclasses, gravacoes e
workshops e, ainda no ambito internacional, apresentou-se em duo com o
clarinetista Paulo Sergio Santos, em Bogota (Colombia), no ano de 97. Tem se
apresentado com frequencia no exterior incluindo EUA, Franca, Finlandia e
Colombia, priorizando a divulgacao da musica brasileira. 
Como camerista, uma atividade que tambem lhe e muito cara, tem se
apresentado ao lado de alguns dos mais importantes artistas do pais como
Noel Devos, Paulo Sergio Santos, Alceu Reis, Aloysio Fagerlande, Radegundis
Feitosa, Carol McDavit, Rildo Hora e Quinteto Villa-Lobos, alem de outros
consagrados instrumentistas internacionais como Alain Marion, Alain Damiens,
Leopold La Fosse, Julie Koidin, Leon Biriotti, Gottfried Engells e Paula
Robinson. 
Ja participou de nove das Bienais de Musica Brasileira Contemporanea,
realizando varias estreias mundiais e locais de obras, algumas delas a ela
dedicadas. Compositores como Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Glicia Campos,
Harry Crowll, Gilberto Gagliardi e Leandro Braga ja lhe dedicaram obras. 
Todo esse historico artistico, aliado ao seu prestigio junto ao publico e ao
meio musical, fizeram com que fosse convidada a gravar mais de dez programas
exclusivos para a Radio MEC ("Musica e Musicos" e "Sala de Concerto", entre
outros), Radio Nacional e WFMT, a mais importante radio classica de Chicago,
EUA. 
Na area academica, tem compartilhado suas experiencias em cursos, workshops
e Festivais de Musica por todo o Brasil como o Festival de Inverno da
Universidade Federal de Minas Gerais, Funrei (Sao Joao Del Rey), Festival de
Musica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Femusica (Festival de
Inverno de Campos dos Goytacazes), Festival de Musica de Camera de Curitiba
e Curso Internacional de Verao de Brasilia. Alem disso, mantem atividade
regular como professora do curso de graduacao do Conservatorio Brasileiro de
Musica. 
A permanente curiosidade pelo novo e o talento para a pluralidade
levaram-na, ainda, ao mundo da dramaturgia. 
Foi diretora musical e pianista de diversas pecas teatrais como: "Forrobodo"
(Premio Mambembe de Melhor Peca 1995), "A Historia da Baratinha" (Premio
Coca Cola), "Festa no Ceu" (direcao de Karen Acioly), "Iluminando a
Historia" (indicacao de Premio Coca Cola 1999 de Melhor Direcao Musical) e
"O Garoto Noel" (finalista Premio Coca-Cola de Teatro 1999). Como pianista
participou de: "Theatro Muzical Brasileiro" (direcao de Luiz Antonio
Martinez Correa), "Viva o Ze Pereira" (direcao de Karen Acioly), "Satie,
Memorias de um Amnesico" (direcao de Stella Miranda), "Os Ignorantes" (com
Pedro Cardoso) e "A Orquestra dos Sonhos" (de Tim Rescala). 
Alem do teatro, participou da minisserie para TV, "Chiquinha Gonzaga", onde,
a convite de seu Diretor Musical, Marcus Viana, gravou todos os pianos da
trilha sonora, tendo atuado, tambem, em dezenove dos clipes que eram
apresentados ao final de cada capitulo, acompanhando Beth Carvalho, Lenine,
Paulinho Moska, Joanna, Ze Ramalho, Leila Pinheiro, Alcione e muitos outros.
Alem disso, foi a responsavel pelas dublagens de maos da protagonista,
Regina Duarte. 
Completando seu diversificado leque de atividades, esteve a frente Divisao
Artistica da Sala Cecilia Meireles de 1995 a 1998; ganhou, em 2000, Bolsa
RioArte para o desenvolvimento do projeto "Carolina Cardoso de Menezes, a
Pianeira" (que se propoe a reunir o acervo da compositora e pianista, alem
da gravacao, em CD, de sua obra); e, em abril de 2002, apresentou trabalho
sobre a relacao de Jose Vieira Brandao com a obra de Villa-Lobos durante a I
Conferencia Internacional Villa-Lobos, em Paris (Franca). 
Maria Teresa Madeira e, ainda, patrona do Concurso Nacional de Piano que
leva seu nome, inicialmente realizado em Campos, em 2004 sera realizado na
cidade do Rio de Janeiro, dedicado a revelar talentos de todas as faixas
etarias, nao so do piano solo, como tambem aqueles que, como ela, dedicam
parte de seu talento a musica de camara. 
Foi uma das agraciadas da Bolsa RioArte 2000, patrocinada pela Prefeitura do
Rio de Janeiro, para pesquisar sobre a vida e a obra da pianista e
compositora carioca Carolina Cardoso de Menezes. 
Foi uma das indicadas ao Premio Carlos Gomes de Melhor Pianista de 2002. 
Lancou em 2003 os cd's "Ernesto Nazareth" vol. 1 e 2, em piano solo. O vol.
2 foi um dos indicados ao premio GRAMMY LATINO de 2003 de melhor cd de
musica erudita. 


LUA NO CEU CONGADEIRO - YURI POPPOF  ( Espetaculo baseado no ultimo cd  do
artista)
O CD e produto de quase 10 anos de idas e vindas, Rio de Janeiro, minha
morada atual, a Minas Gerais, minhas origens. 
Desde crianca ja era embalado pelos sons dos Catopes, Marujos e Caboclinhos,
que nas festas do mes de agosto, coroavam seus reis, rainhas, imperadores e
imperatrizes; e homenageavam Nossa Senhora do Rosario, Sao Benedito e o
Divino Espirito Santo, em Montes Claros (MG). 
A partir de 90, numa busca mais ampla e extensiva a outras regioes do estado
de Minas Gerais me deparei com uma diversidade de Ternos fazendo as festas
do reinado: Candombe, Mocambique, Congos e Viloes traduzindo-se numa riqueza
infinita de expressoes humanas. * 
Naturalmente minha atracao era pelos sons produzidos nessas festas, compondo
todo o processo de ritualizacao, que conduz e embala o caminhar do povo
congadeiro. 
Trata-se de uma diversidade fantastica de ritmos, cantos, interpretacoes e
instrumentacao expressas em cada regiao. Nesse encontro certamente afetos e
transformacoes se processaram em minha musica e que nesse trabalho, peco
licenca e entro. 
 
Sobre o CONGADO
O Congado, Congadas ou Congados representam uma das expressoes mais
significativas da Cultura Popular Mineira. Candombe, Mocambique, Congo,
Catope, Marujos, Caboclos e Viloes sao os ternos ou as guardas que
constituem o Congado, espalhados por todo o estado, que inscritos na
Federacao dos Congadeiros somam o numero de duas mil guardas, uma media de
cem mil pessoas envolvidas nas festas do Reinado. O Congado permaneceu em
sua funcao de celebracao festiva, porem a transformacao permitida em
auto-comemorativa, principalmente as instituicoes dos Reis do Congo no
ambito da Confraria de Nossa Senhora do Rosario, traz todas essas marcas das
raizes africanas, cultura que nos trouxe uma grande variedade de riquezas
ritmicas e melodicas, contribuindo de forma definitiva para a musica
brasileira. 
Os rituais sao compostos de coroacoes de Reis e Rainhas, levantamento de
mastros e bandeiras, cortejos, procissoes, missa e pagamento de promessa. Os
sons que embalam todo o ritual e as festas em cada terno se manifestam de
maneira singular, nao so dependendo do terno, mas tambem da regiao onde esta
localizada. Ela tera ritmos, musica e danca peculiar, uma tradicao oralmente
passada de geracao para geracao. No entanto, essa transferencia de sabedoria
sofre todo um processo de mudancas emergentes, onde a transicao implica uma
defasagem em que novas e antigas formas de valores, usos e costumes se opoem
ao mesmo tempo em que se completam dando origem a outras configuracoes
sociais. A coroacao dos reis do congo, festeiros ou reis de ano, velhos e
novos; o cortejo; as procissoes; as missas; as alvoradas; os rituais de
levantamento de mastros e de cumprimento de promessas; as despedidas e as
embaixadas (em algumas regioes), sao partes dramatizadas do Congado.   Os
Congadeiros envolvem segredos, magias e misterios na sua vida cotidiana,
traduzidos na forca de sua fe, nas relacoes sagradas conectando o humano e o
divino, no reviver de seus ancestrais e nas festas. 
Caixas, tambores, gungas, pantagomes, pandeiros, caixa de chama, tamborim,
reco-reco, sanfona, violoes, violas e cavaquinhos fazem parte do
instrumental que compoe o universo sonoro dos ternos de congado. Quanto aos
cantos, ha uma imensa variedade de cantos fixos e improvisados, na qual a
maior parte das linhas melodicas sao soladas ora pela voz do capitao, ora
pela guarda. Retrata elementos historicos, sociais e culturais do negro,
tais como religiao, trabalho e o cotidiano. Os cantos tambem sao
desenvolvidos no processo ritualistico do reinado. Cada momento deste ritual
ha um canto especifico. Marcha grave, marcha repicada, dobrado, serra acima,
bizarria, sao alguns dos ritmos batidos pelas caixas e demais instrumentos. 

 
CRISTINA BRAGA
Cristina Braga tem sido grande responsavel pela divulgacao de seu
instrumento no Brasil. Com seu trabalho consistente, tem mostrado que a
harpa, alem de solar com orquestras tambem tem alma brasileira, tocando
samba, choro, bossa, em seu instrumento, participando de inumeros projetos
de musica classica e popular sempre com a mesma desenvoltura. Foi aluna de
Acacia Brazil no Rio de Janeiro, formada pela UFRJ, aonde alcancou o premio
de distincao maxima "Medalha de Ouro" e de Susann MacDonald nos EUA. Tem
doze discos gravados, alguns lancados tambem no Japao, Taiwan e EUA. Ocupa o
cargo de 1a. Harpista da Orquestra Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de
Janeiro aonde tocou sob a batuta de   nomes como Mistislav Rostropovich,
Gabor Oetvos, Karl Martin, Jose Maria Florencio, Mario Tavares, David
Machado e Silvio Barbato, entre outros. E uma das diretoras do Congresso
Mundial de Harpas e dirige tambem o Festival Vale do Cafe, nas montanhas da
regiao historica do cafe, no Rio de Janeiro. 
Participou de diversos shows  e gravacoes de artistas da MPB como Nara Leao,
Nando Reis, Ana Carolina, Zelia Duncan, Lenine, Marisa Monte, Angela Maria,
Peri Ribeiro, Moreira da Silva, Zizi Possi, Quarteto em Cy, Titas e outros. 

  
MARTHA HERR 
Soprano, nasceu em Chicago e reside no Brasil desde 1978. Ja solou com
orquestras no Brasil, EUA, Alemanha e Israel, tendo sida dirigida por
Eleazar de Carvalho, Zubin Mehta, Isaac Karabtchevsky, Robert Shaw e Ligia
Amado, entre outros. Tem se apresentado no Canada, na Europa e na Argentina,
alem de espacos como o Carnegie Hall (Nova Iorque) e os Theatros Municipais
do Rio de Janeiro e Sao Paulo. Apresentou mais de uma centena de vezes a
obra Bachianas No. 5 de Villa-Lobos, alem de apresentar a primeira audicao
completa das obras do compositor escritas sobre textos em ingles, frances,
espanhol e italiano no 38 o Festival Villa-Lobos (Rio) e no I Congresso
Internacional Villa-Lobos (Paris).  Suas incursoes em opera incluem papeis
de Strauss, Milhaud, Bizet, Mozart, Puccini, Gounod, Gluck e Handel. Recebeu
o Merito Cultural da Secretaria de Cultura de Sao Paulo, "Cantora do Ano"
pela Associacao Paulista de Criticos de Arte e o Premio Carlos Gomes. Ocupa
a cadeira de Canto no Departamento de Musica do Instituto de Artes da UNESP.
NICOLAS DE SOUZA BARROS 
Brasileiro, e um dos mais conceituados especialistas do pais em instrumentos
eruditos de cordas dedilhadas, apresentando-se regularmente como solista e
camerista com violoes de 8 e 6 cordas, alaude e guitarras barroca e
renascentista. Ja tocou nos Estados Unidos, Canada, Uruguai, Mexico, Franca,
Alemanha e Inglaterra, alem das principais salas brasileiras. 
Mantem trabalhos estaveis com os seguintes solistas ou conjuntos: Quadro
Cervantes, um dos mais importantes conjuntos de musica antiga do pais, a
trajetoria deste grupo ja passa de tres decadas, 5 CD's ou LP's gravados e
mais de mil apresentacoes publicas; o Quarteto Carioca de Violoes, com
repertorios incluindo autores eruditos e populares brasileiros, obras
renascentistas e barrocas, obras espanholas e do classicismo vienense; o Duo
Folia , com o violoncelista David Chew (1 CD); duo com a soprano Martha Herr
, uma das mais importantes cantoras do pais. 
E responsavel pela Cadeira de Violao Erudito da UNIRIO; seus orientandos
nesta instituicao tem obtido bastante sucesso em certames nacionais e
internacionais. Em 2003, assumiu a direcao artistica da serie Sabados
Classicos, no Sesc Flamengo. Esta concluindo seu Doutorado no Curso de
Pos-Graduacao em Musica da UNIRIO. E Coordenador Musical da Associacao de
Violao do Rio (AV-Rio) desde 2001. 
Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de diversos compositores
brasileiros, como Francisco Mignone ( Concerto para Violao e Orquestra ),
Ronaldo Miranda (Concerto para Quatro Violoes e Orquestra - Sinfonica de
Baltimore - junho de 2004), Radames Gnatalli, Ricardo Tacuchian, Alexandre
Eisenberg, H.D. Korenchendler e J. O. Alves, entre outros. 

 
TALITHA PERES
Estudou com a professora Marina Lorenzo Fernandez Silva no Conservatorio
Estadual de Musica Lorenzo Fernandez. 
Integrou o Corpo Docente da Universidade Estadual do Norte de Minas Gerais
(Unimontes) e Conservatorio Brasileiro de Musica (CBM).
Mestre em Musicologia pelo Conservatorio Brasileiro de Musica, pesquisou a
obra de Chiquinha Gonzaga e analisou os tangos para piano. Laureada em
varios concursos de piano, apresentou-se como concertista e atuou como
solista em varias orquestras. 
Atraves de financiamento do MEC, desenvolveu pesquisa da Musica Popular
Norte-Mineira, sobre trabalhos dos compositores Iuri Popoff, Godofredo
Guedes, Beto Guedes e Joao Chaves 


Assessoria de Imprensa I Cida Fernandes I 21.25273432 - 97638684- 86243980











********************************************
********************************************




18 - 	LANCAMENTO: Livro "Brasil-Canada: Olhares Diversos", org. Dilma
Castelo Branco Diniz, Maria Lucia Jacob Dias e Barros, Sandra Regina Goulart
Almeida, Thais Flores Nogueira Diniz (Out/2006 - Belo Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 








 
 
 
De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sandra Reis
Enviada em: sabado, 21 de outubro de 2006 10:46
Assunto: [ANPPOM-L] Publicacao



PUBLICACAO " BRASIL-CANADA: OLHARES DIVERSOS"


Prezados colegas, tenho o prazer  de comunicar-lhes, atendendo a pedidos,
que foi lancado o livro Brasil-Canada: olhares diversos, organizado  por
Dilma Castelo Branco Diniz, Maria Lucia Jacob Dias e Barros, Sandra Regina
Goulart Almeida, Thais Flores  Nogueira Diniz, publicacao da Faculdade de
Letras da  UFMG, ABECAN  e NEC-UFMG (www.abecan.com.br,
www.letras.ufmg.br/nec,  nec em letras.ufmg.br,  303 p.
 
Foram publicados artigos ineditos no campo da arte e da literatura em geral,
dentre os quais:
 
 Bye Bye Brasil: os contrapassos entre cultura popular e cultura de massa,
de Walter Moser, Universidade de Ottawa (trad. de Marcio Venicio Barbosa) ;
Panorama musical do Quebec, de Claudette Berthiaume Zavada , Universidade de
Montreal (trad. de Sandra Loureiro de Freitas Reis); "Malditos Quebequenses"
ou as relacoes entre franceses e quebequenses atraves da cancao, de Maria
Lucia Jacob Dias de Barros; Aspectos academicos de uma experiencia cultural
Brasil-Canada: o Sistema de Analise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra
Loureiro de Freitas Reis e a Teoria da Triparticao de Jean Molino e
Jean-Jacques Nattiez . 
 
Este livro pode ser encontrado no  Setor de Publicacoes da Faculdade de
Letras da UFMG (fones:(31- 3499- 6008, fax: 031-3499 5124).
 

Sandra Loureiro de Freitas Reis










********************************************
********************************************




19 - 	CONCERTO: MIROSLAWA SEMENIUK (orgao, POLONIA). (27/Out, 20:00hs -
Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: segunda-feira, 23 de outubro de 2006 15:04
Assunto: [Extmusica-l] organista polonesa Miroslawa Semeniuk



IX SERIE INTERNACIONAL DE ORGAO GERDAU 

convida para o concerto de encerramento da temporada 2006

MIROSLAWA SEMENIUK (Polonia)

IGREJA MARTIN LUTHER
Rua Coronel Camisao, 30 - Higienopolis - Porto Alegre ( RS )
27 de outubro de 2006 { sexta-feira } 20 horas

E N T R A D A     F R A N C A


Vem da Polonia a musicista convidada para o encerramento da temporada 2006
na 9a. Serie Internacional de Orgao, em Porto Alegre. 

Miroslawa Semeniuk apresenta-se na Igreja Martin Luther (rua Coronel
Camisao, 30) na sexta-feira, 27 de outubro a partir das 20 horas. A entrada
e franca.

Do programa selecionado para a audicao da organista polonesa constam do
periodo barroco as interpretacoes de "Toccata in D" de Dietrich Buxtehude
(Dinamarca - 1637-1707), "Choral O Lamm Gottes unschuldig" de Johann
Sebastian Bach (Alemanha - 1865-1750) e "Aria Sebaldina " de Johann
Pachelbel (Alemanha - 1653-1706). Encerra a apresentacao a obra "I Sonata
f-moll" do tambem alemao Jacob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy
(1810-1849) demonstrando a musica do periodo romantico.

Miroslawa Semeniuk-Podraza completou seus estudos na Escola Superior de
Musica de Cracovia, graduando-se com louvor. Aperfeicoou-se em Viena com o
professor Haselbock, na Hochschule fur Musik, e com a famosa organista Marie
Claire Alain, bem como noutros cursos realizados na Europa. Laureada em 1973
no Concurso de Orgao/Krakov, iniciou sua carreira de organista com
visibilidade internacional em viagens constantes pela Polonia e varios
outros paises. Seu talento foi aplaudido no Japao, Russia, Mexico, Estados
Unidos, Argentina, Uruguai e Brasil (onde esteve ha exatos quatro anos,
incluindo a Capital gaucha). Recentemente tocou na Australia, Inglaterra,
Sardenha e Africa do Sul. E professora e decana da Academia de Musica de
Cracovia e jurada de muitos concursos.

A Serie Internacional de Orgao, com patrocinio da Gerdau, e sucesso ha nove
anos na Capital gaucha. Este ano, em quatro edicoes, Porto Alegre aplaudiu
em abril a argentina Cristina Banegas, em maio o italiano Emanuele Cardi, e
agora em outubro a brasileira Anne Schneider com seus convidados Ricardo
Arenhaldt e Ernesto Fagundes. 

A organista e mestre Anne Schneider (www.anneschneider.cjb.net),
idealizadora do projeto, coordena a serie desde o comeco, e ja prepara a
agenda de 2007 celebrando os 10 anos!


Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso 
SINGULAR PRODUCOES
(51) 3225.9433 / 8116.2696 
singcult em yahoo.com.br
Realizacao : MARTIN LUTHER CEPA












********************************************
********************************************




20 - 	CURSO: "Tamburilando: O Acompanhamento Instrumental na Cancao
Brasileira", Prof. FELIPE AZEVEDO (03/Nov-01/Dez - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 






De: Fernando Mattos [mailto:fmattos21 em gmail.com] 
Enviada em: sabado, 21 de outubro de 2006 16:27
Assunto: Curso TAMBURILANDO



TAMBURILANDO 

O ACOMPANHAMENTO INSTRUMENTAL NA CANCAO BRASILEIRA

Curso com o premiado musico Felipe Azevedo, que desenvolve uma maneira
inovadora de tratar o acompanhamento instrumental na musica popular
brasileira, a partir de enfoques diferenciados: a estruturacao harmonica, a
elaboracao contrapontistica, a organizacao ritmica e a textura elaborada em
diversas camadas de sonoridade. 

Periodo: sextas-feiras, de 03/11/2006 a 01/12/2006 
Horario: 18h30 as 21h30 
Local: Sala 41, do Instituto de Artes-UFRGS 
Publico alvo : musicos e estudantes de musica
Taxa de inscricao : R$ 200,00
 
Inscricoes:
Coordenadoria de Extensao do Departamento de Musica-UFRGS 
Sala 62, do Instituto de Artes-UFRGS (6o. andar)
Informacoes pelo fone: 3316 4325 

Coordenacao: Prof. Fernando Mattos


TOPICOS A SEREM ABORDADOS 

a. Enfoque Historico : caracteristicas do arranjo instrumental na musica
brasileira dos ultimos anos 
b. Heranca Cultural : elementos ritmicos e polirritimicos (o tratamento
percussivo no arranjo instrumental) 
c. Elaboracao Harmonico-Melodica : inter-relacoes entre melodia e harmonia
(tecnicas de harmonizacao e re-harmonizacao) 
d. Dialogo de Camadas : contraponto entre as partes (voz e instrumento) 


CURRICULO DO MINISTRANTE 

Reconhecido por grandes nomes da musica brasileira como Guinga e Hermeto
Paschoal, o compositor e violonista Felipe Azevedo tem acumulado credenciais
em sua trajetoria artistica. Varias vezes vencedor do Premio Acorianos,
incluindo a ultima edicao, em 2006, o musico tem criado trilhas para
programas de teve e lancou tres CDs: CIMBALE (1998), IDENTIDADES (2002) e
PERCUSSIVE (2005). O disco IDENTIDADES foi lancado em tournee pela Europa,
em Universidades e Centros de Cultura, somando um total de 80 concertos
durante todo o processo de divulgacao deste album. O show PERCUSSIVE ja foi
apresentado, entre outros, junto a Orquestra de Camara Theatro Sao Pedro,
Projeto Unimusica (UFRGS) com o violonista paulista Ulisses Rocha, no VIII
Porto Alegre em Cena, em show com Hermeto Pascoal e com o compositor e
violonista carioca Guinga. Alem de seu trabalho de compositor e violonista,
Felipe Azevedo tambem atua regularmente como professor, na Universidade do
Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Projeto Sinos Acorda onde ministra a
disciplina de Violao Popular Brasileiro.












********************************************
********************************************




21 - 	RADIO: "Cantos Polifonicos y algo mas…" www.supernova1039fm.net
(DIARIAMENTE, 12:00hs - Guatire, VENEZUELA)




******************************************** 











De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Miguel
Alciro Berroteran R.
Enviada em: sexta-feira, 27 de outubro de 2006 10:03
Assunto: [compvenz] Cantos Polifonicos inicio temporada Navidena



"Cantos Polifonicos y algo mas…"



"Programa dedicado a los amantes y seguidores del canto coral y la buena
musica".

Inicio su temporada Navidena y puede ser escuchado por internet 

a traves de la direccion: www.supernova1039fm.net



Este espacio comienza en Radio Industrial 1160 AM, en el ano 2.000, en marzo
de 2.003, inicia una segunda etapa en La Primera FM 100.5, una tercera desde
octubre de 2.003, Sol Stereo, 88.5 FM, La Romantica de Guarenas y Guatire, y
ahora inicia un nuevo periodo a partir del lunes 5 de junio, en Super Nova
103.9 FM, la Maxima Energia, con nuevo horario: lunes a viernes, de 12:00 a
1:00 del mediodia. Y por Internet a traves de la direccion:
www.supernova1039fm.net. 

Con una antiguedad de 6 anos en el aire, "Cantos Polifonicos y algo mas…" se
transmite por Super Nova 103,9 FM, para brindar una mayor cobertura y una
mejor fidelidad para sus radioescuchas, base fundamental en el disfrute de
la buena musica, de lunes a viernes, de 12  a 1 del mediodia.

"Cantos Polifonicos y algo mas…", en su trayectoria, ha cosechado los
mejores exitos, por ser uno de los pocos programas que existen con este
genero a nivel nacional, ganandose por esta razon y la calidad de su
contenido, el reconocimiento del movimiento cultural de la region y el pais,
ahora amplia su repertorio con algo mas incorporando otros generos, como la
musica folklorica de nuestra tierra y el mundo.

Este espacio consiste en presentar musica de agrupaciones conformadas con
distintos arreglos de voces, que serviran como una antologia musical en su
genero mas interesante como son los grupos polifonicos vocales,
entendiendose como tal, Duos, Trios, Cuartetos, Quintetos, Corales,
Cantorias, Grupos de Camara, Orfeones, etc, abarcando composiciones para
todo gusto y algo mas del repertorio latino, clasico, folklorico,
contemporaneo, nacional e internacional, interpretados por agrupaciones
criollas, de parrandas, de proyeccion, experimentales y cultores autenticos.

El oyente se integra  a la musica, escuchando 

"Cantos Polifonicos y algo mas…"

La informacion, el conocimiento, la entrevista y el entretenimiento estan
presentes en este "programa que llena un vacio en el mundo cultural y que
convierte cada  mediodia, en una verdadera fiesta del sonido y la emocion",
producido y conducido por Miguel Alciro Berroteran,  a traves de Super Nova
103.9 FM, quien cuenta con una experiencia de 36 anos, en el movimiento
cultural.

Los invitamos a formar parte del equipo, que difunde, proyecta y defiende la
cultura y el arte, sintonizando a "Cantos Polifonicos y algo mas…" todos los
dias, a las 12 del mediodia, por Super Nova 103.9 FM, la Maxima Energia.



Miguel Alciro Berroteran














********************************************
********************************************




22 - 	MATERIA: Estreia da Opera "OLGA" de JORGE ANTUNES.
http://www.unb.br/acs/especiais2/olga1.htm (Out/2006 - Brasilia, DF)




******************************************** 









De: Jorge Antunes [mailto:antunes em jorgeantunes.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 26 de outubro de 2006 00:11
Assunto: Materia sobre a opera Olga



MATERIA SOBRE A OPERA OLGA



http://www.unb.br/acs/especiais2/olga1.htm


Jorge Antunes 








********************************************
********************************************




23 - 	CALL FOR PAPERS: 5th European Workshop on Evolutionary Music and Art
(11-13/Abr/2007 - Valencia, ESPANHA)




******************************************** 








De: Arte Artificial [mailto:arteartificial em gmail.com] 
Enviada em: segunda-feira, 23 de outubro de 2006 13:09
Assunto: CFP Evomusart. Reminder. Deadline November, 1.



FIRST CALL FOR PAPERS

EvoMUSART 2007

5th European Workshop on Evolutionary Music and Art

11-13 April, 2007, Valencia, Spain

EVOSTAR     http://www.evostar.org/
EVOMUSART      http://evonet.lri.fr/TikiWiki/tiki-index.php?page=EvoMUSART

NEW: EVOMUSART EXHIBITION "ArtEscapes"
http://evonet.lri.fr/TikiWiki/tiki-index.php?page=ArtEscapes


INTRODUCTION

The use of biological inspired techniques for the development of artistic
systems is a recent, exciting and significant area of research. There is a
growing interest in the application of these techniques in fields such as:
visual art and music generation, analysis, and interpretation; sound
synthesis; architecture; video; and design.

EvoMUSART 2007 is the fifth workshop of the EvoNet working group on
Evolutionary Music and Art. Following the success of previous events and the
growth of interest in the field, the main goal of EvoMUSART 2007 is to bring
together researchers who are using biological inspired techniques for
artistic tasks, providing the opportunity to promote, present and discuss
ongoing work in the area.

The workshop will be held from 11-13 April, 2007 in Valencia, Spain, as part
of the Evo* event.

The event includes the exhibition "ArtEscapes: Variations of Life in the
Media Arts", (http://evonet.lri.fr/TikiWiki/tiki-index.php?page=ArtEscapes)
giving an opportunity for the presentation of evolutionary art and music.
The submission of art works for the exhibition session is independent from
the submission of papers.

Accepted papers will be presented orally at the workshop and included in the
EvoWorkshops proceedings, published by Springer Verlag in the Lecture Notes
in Computer Science series.


TOPICS OF INTEREST

The papers should concern the use of biological inspired techniques -e.g.
Evolutionary Computation, Artificial Life, Swarm Intelligence, etc. - in the
scope of the generation, analysis and interpretation of art, music, design,
architecture and other artistic fields. Topics of interest include, but are
not limited to:

- Generation
o Biological Inspired Art - Systems that create drawings, images,
animations, sculptures, poetry, text, etc.;
o Biological Inspired Music - Systems that create musical pieces, sounds,
instruments, voices, etc.;
o Robotic Based Evolutionary Art and Music;
o Other related generative techniques;

- Theory
o Computational Aesthetics, Emotional Response, Surprise, Novelty;
o Representation techniques;
o Surveys of the current state-of-the-art in the area; identification of
weaknesses and strengths; comparative analysis and classification;
o Validation methodologies;
o Studies on the applicability of these techniques to related areas;
o New models designed to promote the creative potential of biological
inspired computation;

- Computer Aided Creativity
o Systems in which biological inspired computation is used to promote the
creativity of a human user;
o New ways of integrating the user in the evolutionary cycle;
o Analysis and evaluation of: the artistic potential of biological inspired
art and music; the artistic processes inherent to these approaches; the
resulting artifacts;
o Collaborative distributed artificial art environments;

- Automation
o Techniques for automatic fitness assignment;
o Systems in which an analysis or interpretation of the artworks is used in
conjunction with biological inspired techniques to produce novel objects;
o Systems that resort to biological inspired computation to perform the
analysis of image, music, sound, sculpture, or some other types of artistic
object;


ADDITIONAL INFORMATION AND SUBMISSION DETAILS

Submit your manuscript, at most 10 A4 pages long, in Springer LNCS format
(instructions downloadable from

http://www.springeronline.com/sgw/cda/frontpage/0,11855,5-164-2-72376-0,00.h
tml)

no later than November 1, 2006.

The papers will be peer reviewed by at least three members of the program
committee. Authors will be notified via email on the results of the review
by December 15, 2006.

The reviewing process is double blind.
Authors should remove their names from submitted papers, and avoid
statements and references that would identify the authors.

Papers must be submitted using the conference management software.

Please follow the instructions in:
http://evonet.lri.fr/EvoWorkshops07-Submission/

The authors of accepted papers will have to improve their paper on the basis
of the reviewers' comments and will be asked to send a camera ready version
of their manuscripts, along with text sources and pictures, by January 8,
2007. The accepted papers will appear in the workshop proceedings, published
in Springer LNCS Series, which will be available at the workshop.


Further information can be found on the following pages:

Evo*2007: http://www.evostar.org
EvoMUSART2007: http://evonet.lri.fr/TikiWiki/tiki-index.php?page=EvoMUSART


IMPORTANT DATES

Submission:  1 November 2006
Notification:  15 December 2006
Camera ready:  8 January 2007
Workshop:  11-13 April 2007


WORKSHOP CHAIRS

Penousal Machado
University of Coimbra, Portugal
Machado AT dei DOT uc DOT pt

Juan Romero
University of A Coruna, Spain
jj AT udc DOT es



PROGRAM COMMITTEE

Alan Dorin, Monash University, Australia
Alejandro Pazos, University of A Coruna, Spain
Amilcar Cardoso, University of Coimbra, Portugal
Andrew Gildfind, Royal Melbourne Institute of Technology, Australia
Andrew Horner, University of Science & Technology, Hong Kong
Antonino Santos, University of A Coruna, Spain
Artemis Sanchez Moroni, Renato Archer Research Center, Brazil
Bill Manaris, College of Charleston, USA
Brian J. Ross, Brock University, Canada
Carlos Grilo, School of Technology and Management of Leiria, Portugal
Charlie D. Frowd, University of Stirling, UK
Christian Jacob, University of Calgary, Canada
Colin Johnson, University of Kent, UK
Eduardo R. Miranda, University of Plymouth, UK
Eleonora Bilotta, University of Calabria, Italy
Evelyne Lutton, INRIA, France
Francisco Camara Pereira, University of Coimbra, Portugal
Francois-Joseph Lapointe, University of Montreal, Canada
Gary Greenfield, University of Richmond, USA
Gary Lee Nelson, Oberlin College, USA
Gerhard Widmer, Johannes Kepler University Linz, Austria
Gianfranco Campolongo, University of Calabria, Italy
James McDermott, University of Limerick, Ireland
Janis Jefferies, Goldsmiths College,  University of London, UK
Jeffrey Ventrella, Independent Artist, US
Joao Martins, University of Plymouth, UK
John Collomosse, University of Bath, UK
Jon McCormack, Monash University, Australia
Jorge Tavares, University of Coimbra, Portugal
Larry Bull, University of the West of England, UK
Luigi Pagliarini, Pescara Electronic Artists Meeting & University of
    Southern Denmark, Italy
Maria Goga, University of Bucharest, Romania
Martin Hemberg, Imperial College London, UK
Matthew Lewis, Ohio State University, USA
Nicolas MonmarchŽ, University of Tours, France
Nicolae Goga, University of Groningen, Netherlands
Paul Brown, University of Sussex, UK
Paulo Urbano, Universidade de Lisboa, Portugal
Peter Bentley, University College London, UK
Peter Todd, Max Planck Institute for Human Development, Germany
Pietro Pantano, University of Calabria, Italy
Rafael Ramirez, Pompeu Fabra University, Spain
Rodney Waschka II, North Carolina State University, USA
Ruli Manurung, University of Indonesia, Indonesia
Scott Draves, Independent Artist, USA
Stefano Cagnoni, University of Parma, Italy
Stephen Todd, IBM, UK
Tim Blackwell, Goldsmiths College, University of London, UK
Tony Brooks, Aalborg University, Denmark
William Latham, Art Games Ltd, UK















********************************************
********************************************




24 - 	CALL FOR PAPERS: 2007 Pop Conference at Experience Music Project
(19-22/Abr/2007 - Seattle, EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: terca-feira, 17 de outubro de 2006 19:33
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: Pop Conference 2007



***CALL FOR PAPERS***

Below is a link to the call for papers for:

"Waking Up From History: Music, Time, and Place," the 2007 Pop Conference at
Experience Music Project, April 19-22, 2007 in Seattle, Washington. This
will be the fifth annual incarnation of the Pop Conference, which brings
together academics, journalists, critics, and musicians to discuss issues in
popular music. Academics are especially encouraged to come and try a
presentation that might not work in more conservative conferences.

Questions may be directed to Eric Weisbard at EricW em emplive.org or Rob
Carroll at robcarr em u.washington.edu.

http://www.emplive.org/education/index.asp?categoryID=26




Aimee Mell
ajmell em u.washington.edu
Ph.D. Candidate, Music History
University of Washington, Seattle



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 68292 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20061027/0dee43ef/attachment-0002.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l