[FWD cdmc] - 42/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Nov 10 15:59:49 BRST 2006


FWD cdmc - 42/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretora: Lenita Waldige Mendes Nogueira

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************





1 -	CONCERTO: Ensemble Aleph. Obras de ALEXANDRE LUNSQUI (BRASIL), JUAN
MANUEL ABRAS e EDUARDO MOGUILLANSKY (ARGENTINA). (14/Nov - Nice, FRANCA)

2 -	ARTIGO: "Duprat fundador da vertente experimental da musica na nova
capital possivel de um pais possivel _ ou quase possivel _ e a importancia
das vanguardas paulistas para as linguagens revolucionarias", GUILHERME VAZ
(Nov/2006)

3 -	NOTICIAS: CAPES. Programa de Centros Associados de Pos-graduacao
Brasil/Argentina (27/Nov - Brasilia, DF)

4 -	CHAMADA DE PROPOSTAS: VI Seminario Nacional de Pesquisa em Musica
(12/Nov - Goiania, GO, BRASIL)

5 -	NOTICIA: Ernst Mahle recebe Premio Martius-Staden 2006 (08/Nov - Sao
Paulo, SP)

6 -	LANCAMENTO: CD "Sem Espera", SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA (11/Nov,
19:00hs - Theatro Municipal, Rio de Janeiro, RJ)

7 -	CONCURSO: Professor Associado (CANTO), UNICAMP (Nov/2006 - Campinas,
SP, Brasil)

8 -	CONCERTO: Musique contemporaine et Improvisation. Obras de JORGE
ANTUNES (17/Nov, 20:30hs - Maison du Bresil, Paris, FRANCA)

9 -	ESTREIA: OPERA "O Pescador e Sua Alma", MARCOS LUCAS (16/Nov -
Brasilia, DF)

10 -	CONCERTO: Orquestra de Camara da Ulbra. ELISA MACHADO (soprano).
Obras de FERNANDO MATTOS, VILLA-LOBOS, GENZMER, BARTOK (12/Nov, 19:00hs -
Porto Alegre, RS, BRASIL)

11 -	CONCERTO: Composicion contemporanea argentina. Obras de GERARDO
GANDINI, PABLO FREIBERG, MARCELO DELGADO, ANA FOUTEL, ALEJANDRO JUAREZ,
RUBEN FERRERO, FERNANDO MAGLIA, CARLOS SIMKIN, PABLO TARRATS (03/Dez,
17:00hs - Biblioteca Nacional, Buenos Aires, ARGENTINA)

12 -	CONCERTO: ANTONIO EDUARDO (piano). Obras de VILLA-LOBOS, MIGNONE,
MENDES, AVELLAR (28/Nov, 19:30hs - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro,
RJ)

13 -	CONCERTO: Conclave Quinteto de Sopros (24/Nov, 12:00hs - Galeria
Olido, Sao Paulo, SP)

14 -	CONCERTO: SYLVIE ROBERT (FRANCA, soprano) e HORACIO GOUVEIA (piano).
Obras de SCELSI e NONO (18/Nov, 20:30hs - Campinas, SP, BRASIL)

15 -	CALL FOR WORKS: Sonorities Festival 2007 (21-25/Abr/2007 - Belfast,
REINO UNIDO)

16 -	CERIMONIA DE HOMENAGEM A VILLA-LOBOS: Palestra "Villa Lobos e a
Espanha", VASCO MARIZ e Concerto, Quarteto Carioca (22/Nov, 17:30hs - do
Instituto Brasileiro de Cultura Hispanica, Rio de Janeiro, RJ)

17 -	CONFERENCIA: 4th Sound and Music Computing Conference
(11-13/Jul/2007 - Lefkada, GRECIA)

18 -	CONCERTO: Orquestra Rio Camerata - Comemorativo de 20 anos de
fundacao (18/Nov, 18:00hs - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro, RJ)

19 -	CALL FOR SUBMISSIONS: Repercussions (Journal). (Nov/2006 - Berkeley,
EUA)

20 -	REVISTA DIGITAL: Ensaios de Arthur Torelly Franco.
www.revistadigital.com.Br

21 -	E-BOOKS: "Piano e Parcerias" e "Um Caminho", MARCELO TORCA
(Nov/20006 - Sao Paulo, SP)

22 -	LANCAMENTO: Livro "A Electrica e os Discos Gaucho", HARDY VEDANA
(Nov/2006 - Porto Alegre, RS, BRASIL)

23 -	CALL FOR PAPERS/PERFORMANCES: 10th Annual Graduate Students in Music
Symposium (31/Jan/2007 - Nova Iorque, EUA)




********************************************
********************************************




1 - 	CONCERTO: Ensemble Aleph. Obras de ALEXANDRE LUNSQUI (BRASIL), JUAN
MANUEL ABRAS e EDUARDO MOGUILLANSKY (ARGENTINA). (14/Nov - Nice, FRANCA)




******************************************** 










De: ensemble aleph [mailto:ensemble.aleph em wanadoo.fr] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 15:34
Assunto: Fw: Concert du 4e Forum international des jeunes compositeurs au
festival Manca



Ensemble Aleph 

Concert dans le cadre du Festival Manca organise par le CIRM, Centre
National de Creation Musicale (Nice) 
 
 
4e Forum International des jeunes compositeurs et projection de courts
metrages

Le mardi 14 novembre 2006 a 18h30 et 20h30
Espace Magnan 31, rue Louis de Coppet 06000 Nice
Information et reservation: tel 04 93 88 74 68
www.cirm-manca.org

A 18h30

Alexandre Lunsqui (Bresil) Mutuus
Pour voix, clarinette, trompette, violon, violoncelle, piano et percussion

Jasna Velickovic (Serbie) Sleeping beauty
Pour voix, clarinette, accordeon, trompette, didgeridoo, violon,
violoncelle, piano et percussion

Juan Manuel Abras (Argentine) The song of Anna O.
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano et
percussion
 
Eduardo Moguillansky (Argentine) Limites II
Pour trompette(s) solo et petit ensemble : clarinette, violon, violoncelle
et piano
 
Karoline Schulz (Allemagne) Monolog an der Oberflache der Haut bevor es sie
erreicht
Pour voix, clarinette, accordeon, trompette, violon, violoncelle et
percussion
 
Filippo Perocco (Italie) Con furore
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano et
percussion




Les autres rendez-vous du festival MANCA " Les points cardinaux "

du 9 au 18 novembre 2006

Sur le site www.cirm-manca.org

Contact Ensemble Aleph : Helene Jarry - +33 (0)3 85 48 94 41 /
http://ensemblealeph.com/












********************************************
********************************************




2 - 	ARTIGO: "Duprat fundador da vertente experimental da musica na nova
capital possivel de um pais possivel _ ou quase possivel _ e a importancia
das vanguardas paulistas para as linguagens revolucionarias", GUILHERME VAZ
(Nov/2006)





******************************************** 









De: Guilherme Vaz [mailto:vazvaz em cultura.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 10 de novembro de 2006 01:04
Assunto: ARTIGO FWD CDMC _MANNIS_ DENIS _ CONSULTA _ 



DUPRAT FUNDADOR DA VERTENTE EXPERIMENTAL DA MUSICA NA NOVA CAPITAL POSSIVEL
DE UM PAIS POSSIVEL _ OU QUASE POSSIVEL _ E A IMPORTANCIA DAS VANGUARDAS
PAULISTAS PARA AS LINGUAGENS REVOLUCIONARIAS .


1.Certos eventos dramaticos da historia tem o poder de "destampar" e eclodir
significacoes que ficaram mudas durantes tempos _ DUPRAT _ e um evento.

2. Esta "mudez" destas significacoes devem-se a muitos fatores todos eles
operantes de alguma forma para que estes significados nao sejam aparentes e
nao sejam tambem discutidos e levados a  publico como em todas as sociedades
democraticas . Isto nos faz refletir repetidamente sobre a imperfeicao
destas democracias e a sua subjugacao a forcas de poder ligadas a cidades
grupos pensantes e dominantes e reificacoes repetidoras _ que garantem uma
visao incompleta dos fenomenos _ por estamentos de poder , ou para nao
estremecer o poder _ isto melhor posto .

3 A cidade de Brasilia foi criada em Copacabana _ mais precisamente no
escritorio de Oscar no posto seis _ final da av. Nossa Senhora de Copacabana
. O mesmo que e utilizado ate este momento pelo arquiteto. A sua acepcao
ligada e quase que subjugada imperialmente e meramente a arquitetura ja era
inicial .Uma especie de insinuacao de torna-la meramente uma galeria de
exposicoes de projetos arquitetonicos ja era evidente de inicio _ e de certa
forma e real _ a revelia e a simplificacao de um projeto maior de natureza
geopolitica e transformadora que data do Imperio , e dizem alguns ate mesmo
antes dele _ do Brasil Feitoria Estrategica .Nestes inicios a enfase quase
que mistificante e divinatoria em torno exclusivamente da Arquitetura e de
um unico nome da Arquitetura Brasileira ja era desviante e altamente
presente na sua epigonalidade e contrastante com um Grande Projeto
Geopolitico de transformacao das bases arcaicas do pais, rendidas a
ignorancia imemorial_ na educacao,na reinformacao,nos oficios e nas tarefas
, nas formas de organizacao das diversas sociedades , nas essenciais
linguagens simbolicas das artes , nas ordenacoes confrontacionais entre os
diversos dialetos e regioes agora centradas .Este "desvio para o vermelho"
em relacao a Arquitetura__simplista ele mesmo_ obinubilou uma centena de
assuntos _ ou mais de uma centena_ que sao as   colunas do Projeto
Geopolitico Inicial e fez com que o Grupo do Rio autor dos esbeltos objetos
de concreto que hoje habitam a cidade_nem sempre bem sucedidos_ passasse a
ser visto como o Autor de Brasilia _ na contramao ou na simplificacao da
utopia inicial _ quando na verdade o seu Autor sao geracoes de brasilicos _
alguns destes pensadores anteriores a Jose Bonifacio e Nabuco .Esta e uma
historia solerte mesmo nao tento tido a participacao dos seus autores _
coisa que e de se duvidar ,dado a sua visibilidade constrangedora .Um dos
pontos mais contrangedores desta Arquitetura e o fato dela nao ter absorvido
nenhum traco da arquitetura bandeirista presente nos seus entornos e nas
suas cidades tradicionais praticando uma Arquitetira de "terra arrasada "
eliminando drasticamente o cerrado para se impor a Era Copacabana no Sertao
.Porque Brasilia hoje e isto uma Copacabana Concretista nos Sertoes do
Brasil,imposta como uma politica de "terra arrasada" nos anos iniciais.

4.A nao integracionalidade com os Sertoes e as suas referencias e  o que
mais assusta no plano original de Brasilia . A Politica de terra arrasada
.Nao ha mancha compacta das vegetacoes do cerrado em seu interior _ a sua
botanica "e de prancheta " como se alguem tivesse espetado aquelas arvores
num brinquedo de presepio habitacional._ num Natal em algum lugar do Mundo
.Qualquer lugar , nao precisava ser o Brasil .e tudo abstrato , e portanto
carece de territorialidade _ se ignoram completamente as botanicas e as
arquiteturas bandeiristas tradicionais _ e terra arrasada.Havia que impor
Copacabana aos Cerrados de Altitude Brasileiros._ desconhecendo os Sertoes
.Esta serie de momumentos equivocados pela raiz antropologica_ e seus
cartoes postais ainda respondem pela cidade _ e reduzem drasticamente ao
mais arcaico simplismo a sua utopia inicial.Somente em tempos recentes uma
nova preocupacao com _ o Lugar _ onde a cidade esta construida se inicia _ e
ela vem de um grupo que tenho o prazer de participar e de ser um dos seus
fundadores _ o grupo ligado ao historiador Paulo Bertran .Que e contra as
politicas de terras arrasadas _ todas elas desviacionais e epigonais .Este
grupo _como eu _ acha que uma cidade _ qualquer que seja_ nao pode ser
reduzida a uma colecao decartoes postais arquitetonicos .Isto esta claro no
livro "A Historia da Terra e do Homem no Planalto Central " .Uma sociade tem
que possuir um "imo".Grande parte do vazio que se ve nos cidadaos de
Brasilia e devido a esta enfase exclusiva na Arquitetura _e nos espacos
vazios dos projetos .Mera arquitetura .Sem projeto Educacional.Carcassas de
concreto armado desabitadas de Ideias e de Linguagens Simbolicas;

5.A grande contribuicao da Vanguarda Paulista para o projeto inicial de uma
nova capital foi tambem sombreada pela enfase epigonal no projeto meramente
arquitetonico _ ate hoje provincianamente dominante . Espacos vazios nao
comandam o devir de uma cidade mas o seu desenvolvimento intelectual que se
plasma na forma de pensar .Nas formas novas de pensar sobre as artes_ as
linguagens simbolicas_ e as novas geometrias sociais transformadoras.Nenhuma
arquitetura se justifica sem uma missao_toda Arquitetura dve ter uma missao
. Esta missao foi cumrpida pelo Grupo de Sao Paulo _ da qual sou testemunha
_ no projeto original da Universidade de Brasilia .Este e o grupo que tentou
induzir uma nova forma de pensar de repensar e de reinventar  as linguagens
no projeto geopolitico inicial de brasilia .E Rogerio Duprat e  um dos seus
nomes chaves _ ao lado de Paulo Emilio Salles Gomes ,Damiano Cozella ,Regis
Duprat e muitos outros . Eles formaram o Grupo da Coluna Principal _ AColuna
do Pensamento _ de longe mais importante e decisiva que a da arquitetura
.Eles formaaram o sofwtware do hardware .A Missao Educacional de uma
Arquitetura vazia _hoje volumes concretos  de carcassas ao longo dos
cerrados centrais da America.O Anti Projeto de Duprat . E das Vanguardas de
Sao Paulo . Nunca mencionadas no mundo da iconografia .de fundacao de uma
nova capital possivel para um pais quase possivel.Eu os vi trabalhando com
Musica Concreta no meio dos Desertos do Planalto Central .












********************************************
********************************************




3 - 	NOTICIAS: CAPES. Programa de Centros Associados de Pos-graduacao
Brasil/Argentina (27/Nov - Brasilia, DF)




******************************************** 







De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 09:46
Assunto: [Docentes] oportunidades!



Noticias CAPES

Programa de Centros Associados de Pos-graduacao Brasil/Argentina 
Inscricoes: 27/Nov/2007

Esta sendo lancado o Programa de Centros Associados de Pos-graduacao
Brasil/Argentina, fruto da Cooperacao CAPES/SPU. As instituicoes brasileiras
e argentinas devem seguir as diretrizes da CAPES e da SPU, quando da
apresentacao do projeto.

OBJETIVOS: Estimular a parceria academica entre o Brasil e a Argentina e o
reforco reciproco das atividades academicas e da formacao pos-graduada,
enfatizando o intercambio de docentes e alunos de pos-graduacao.

DESTINATARIOS: Destina-se as Instituicoes de Ensino Superior - IES
argentinas e brasileiras que possuem cursos de pos-graduacao considerados de
excelencia pelos orgaos respectivos de avaliacao (CONEAU e CAPES).

BENEFICIOS: Passagens aereas internacionais e diarias para missoes de
trabalho; Bolsas e passagens para missao de estudos.

DURACAO DO PROJETO DE PARCERIA: Cada parceria tera a duracao de 2 (dois)
anos podendo ser prorrogado por ate mais 1 (um) ano.

PERIODO DE APRESENTACAO NA CAPES: O prazo para recebimento das propostas de
parcerias, na Capes e na SPU, sera ate 27 de novembro de 2007. Mais
Informacoes: 

http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CENTROS_ASSOCIADOS.htm












********************************************
********************************************




4 - 	CHAMADA DE PROPOSTAS: VI Seminario Nacional de Pesquisa em Musica
(12/Nov - Goiania, GO, BRASIL)



******************************************** 











De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Anselmo Guerra
Enviada em: quarta-feira, 8 de novembro de 2006 11:06
Assunto: [ANPPOM-L] VI SEMPEM - prazo para propostas ampliado para 12/11



VI SEMPEM - PRAZO PARA PROPOSTAS AMPLIADO PARA 12/11



Na qualidade de coordenador do VI SEMPEM, Seminario Nacional de Pesquisa em
Musica da UFG, que se realizara de 4 a 8 se dezembro de 2006, venho por meio
deste convida-los a participar de nosso evento.

Para aqueles interessados em submeter artigo, poster ou apresentacao
artistica, informo que o prazo final de apresentacao de propostas foi
ampliado para o dia 12 de novembro.

Informacoes detalhadas em

www.musica.ufg.br/mestrado




Prof. Dr. Anselmo Guerra
coordenador do VI SEMPEM
Mestrado em Musica
UFG
mestrado em musica.ufg.br









********************************************
********************************************




5 - 	NOTICIA: Ernst Mahle recebe Premio Martius-Staden 2006 (08/Nov - Sao
Paulo, SP)




******************************************** 









De: Cida Fernandes [mailto:cidaclf em globo.com] 
Enviada em: quarta-feira, 8 de novembro de 2006 08:16
Assunto: Newsletter 20 l Academia Brasileira de Mu sica l Membro da ABM e
premiado em Sao Paulo




ACADEMICO ERNST MAHLE RECEBEU PREMIO EM SP



Maestro, membro da Academia Brasileira de Musica, recebeu o Martius-Staden
2006, destinado a personalidades que contribuem para estreitar lacos entre
Brasil e Alemanha

O nome Ernst significa serio, no idioma alemao. De certo, o significado foi
incorporado ao longo dos 55 anos de carreira do maestro Ernst Mahle, 77,
quando se trata de musica erudita. Natural de Stuttgart (Alemanha), Mahle
veio ao Brasil com os pais, apos a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi
em terras brasileiras que escolheu a carreira musical. Em pouco tempo, em
1953, ja deixava suas marcas na historia da arte piracicabana quando, ao
lado da esposa, a pianista Apparecida Mahle, e do compositor e regente
Hans-Joachim Koellreutter, fundou a Escola de Musica Pro Arte, que mais
tarde mudaria para Escola de Musica de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
(Empem). O maestro acumula varios premios; compos mais de 200 pecas musicais
- este ano estreou a opera "O Garatuja" - e e reconhecido em todo o pais.
Prova disso e o premio Martius-Staden 2006, que recebe hoje, as 20h30, no
Instituto Martius-Staden, na capital.

O premio contempla anualmente personalidades que se destacaram pelos meritos
extraordinarios no estreitamento dos lacos culturais entre o Brasil e a
Alemanha, ou ainda por terem prestado servicos impares aos imigrantes de
lingua alema e a comunidade teuto-brasileira. "Ter o trabalho reconhecido e
sempre uma alegria para qualquer artista. Fiquei honrado e surpreso, ja que
nao esperava ser homenageado. Creio ser um reconhecimento pelos trabalhos
realizados na Empem. Ali minhas atividades se concentraram por mais de 50
anos e e, ainda, onde continuo a prestar meus servicos", diz Mahle, que e
naturalizado brasileiro desde 1962.

Ja receberam o Martius-Staden o economista Ernst Gunter Lipkau (2004) e o ex
embaixador do Brasil na Alemanha e historiador Sergio Paulo Rouanet (2005).

Apparecida Mahle fala que, apesar de o maestro gostar muito do Brasil, ainda
mantem caracteristicas da cultura alema, como a organizacao e determinacao.
"O Mahle e uma pessoa muito constante e nao desiste de seus ideais. Se
expressa por meio da musica e tem a preocupacao de passar alegria em suas
composicoes", diz. 

O maestro Mahle acaba de compor "Quarteto para Violino, Viola, Violoncelo e
Piano", que sera apresentado no concurso Gugend Musiziert, na Alemanha, em
2007. Ha tambem previsao de apresentacao da opera "A Moreninha", de sua
autoria, em Sao Paulo, no ano que vem.

TRAJETORIA - Em 1954, Ernst Mahle venceu o premio cultural do Estado da
Paraiba com a "Suite Nordestina". No inicio da decada de 70 criou o Concurso
Jovens Instrumentistas do Brasil, realizado a cada dois anos, e que o
tornou-se referencia no mundo da musica por descobrir talentos no Brasil. Em
1976, realizou a primeira apresentacao da "Missa de Sao Francisco de Assis",
na Igreja Sao Francisco, em Sao Paulo. 

Em 1995, recebeu o premio da Associacao Paulista de Criticos de Arte (APCA).
Em 1999, comemorou o seu 70o. aniversario e tornou-se membro da Academia
Brasileira de Musica. Entre as operas que compos estao "Maroquinhas Fru Fru"
(1974), "A Moreninha" (1979), "Carolina" (1980) e "O Garatuja", lancada em
abril deste ano.












********************************************
********************************************




6 - 	LANCAMENTO: CD "Sem Espera", SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA (11/Nov,
19:00hs - Theatro Municipal, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 








De: Sergio Roberto de Oliveira [mailto:sergio em sergiodeoliveira.com] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 07:33
Assunto: Lancamento do CD de Sergio Roberto de Oliveira



LANCAMENTO DO CD DE SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA



No proximo sabado, dia 11 de novembro, as 19h, o compositor Sergio Roberto
de Oliveira lanca seu CD "Sem Espera", com concerto no Teatro B do Theatro
Municipal do Rio de Janeiro. O concerto e o CD, que celebram os 10 anos de
carreira do compositor, trazem no repertorio parte da obra para flauta de
Sergio, com interpretacoes dos flautistas Laura Ronai, Pauxy Gentil-Nunes,
Tom Moore, Alexandre Bittencourt, Ana Paula Cruz, Claudio Frydman, Maria
Carolina Cavalcanti e Rudi Garrido.

A entrada e franca, e o acesso ao Teatro B e feito pela rua Manoel de
Carvalho, S/N (Entrada da Bilheteria do Theatro Municipal).


Sergio de Oliveira

www.sergiodeoliveira.com








********************************************
********************************************




7 - 	CONCURSO: Professor Associado (CANTO), UNICAMP (Nov/2006 - Campinas,
SP, Brasil)




******************************************** 






De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Adriana Giarola
Kayama
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 09:40
Assunto: [ANPPOM-L] Concurso para Prof. de canto

Informamos que estao abertas as inscricoes na UNICAMP de Concurso para uma
funcao de Professor Associado, categoria MA-II, nivel D, em RTP, da Carreira
do Magisterio Artistico, na area de canto. Maiores informacoes e acesso ao
edital no endereco:

http://www.sg.unicamp.br/procsel/ConsultaPA.asp



Area: Praticas Interpretativas - Canto
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE MUSICA
Inscricoes 23/10/2006 a 21/11/2006
Contato atuia em iar.unicamp.br  (SILVIA HELENA CECATTO - ATU)
Telefone 19 3521-7172












********************************************
********************************************




8 - 	CONCERTO: Musique contemporaine et Improvisation. Obras de JORGE
ANTUNES (17/Nov, 20:30hs - Maison du Bresil, Paris, FRANCA)




******************************************** 











De: Jorge Antunes [mailto:antunes em jorgeantunes.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 7 de novembro de 2006 23:12
Assunto: RAPPEL: CEBRAMUSIK - musique contemporaine et improvisation



Le Vendredi 17 novembre 2006 a 20h30

AUTOUR DE JORGE ANTUNES

Musique contemporaine et Improvisation



Blues de Jorge Antunes, Moyuru Maeda (piano)

Improvisation, Duo Asymetrie Maria Ines Guimaraes (piano) et Brenda Ohana
(Marimba et percussions)

Redundancia de Jorge Antunes, Sabine Ayvazian (piano)

Rituel Violet de Jorge Antunes, Nathalie Villedieu (saxophone et bande
magnetique)

L'ensemble Les Bobines: Anne-Marie Blondel (accordeon), Catherine Duport
(violoncelle), Laurent Sahai (Trombone), Maria Ines Guimaraes (piano),
Nathalie Martin (piano), Nicolas Billon (flute), Sabine Ayvazian (piano et
accordeon) :

Improvisation en trio
Improvisation en quatuor
Improvisation en trio
Improvisation Tutti

 

Maison du Bresil - Cite Universitaire. 7L, bd Jourdan (14). Paris. RER Cite
Universitaire. 01 58 10 23 00.












********************************************
********************************************




9 - 	ESTREIA: OPERA "O Pescador e Sua Alma", MARCOS LUCAS (16/Nov -
Brasilia, DF)




******************************************** 







De: m.v.lucas [mailto:m.v.lucas em uol.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 23:47
Assunto: Estreia de 'O Pescador e Sua Alma'



ESTREIA DA OPERA 'O PESCADOR E SUA ALMA', DE MARCOS LUCAS.



Temporadas: 
16/11 a 03/12/2006 CCBB de Brasilia
07/03 a 01/04/2007 CCBB do Rio de Janeiro  


O PESCADOR E SUA ALMA
Opera em um ato e 5 cenas
Ficha tecnica

Libreto- Guilherme Miranda (inspirado no conto homonimo de Oscar Wilde)
Musica- Marcos Lucas

Direcao Musical e Regencia- Julio Moretzsohn
Direcao- Antonio Karnewale
Cenografia- Analu Prestes
Figurinos- Marcelo Marques
Iluminacao- Renato Machado
Coreografia e movimento- Marcia Rubin 

Coro e pequenos papeis

Caliope (direcao Julio Moretzsohn)

Solistas: 
Homero Velho, baritono
Paulo Mestre, contratenor
Octeto Instrumental: fl,cln,trp,harpa,perc,vln,vla e celo.

Coordenacao Geral e Direcao de Producao- Walter Santos Filho













********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTO: Orquestra de Camara da Ulbra. ELISA MACHADO (soprano).
Obras de FERNANDO MATTOS, VILLA-LOBOS, GENZMER, BARTOK (12/Nov, 19:00hs -
Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 






De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 16:11
Assunto: [Extmusica-l] ORQUESTRA DA ULBRA interpreta Villa-Lobos e
FernandoMattos !



ORQUESTRA DE CAMARA DA ULBRA 


convida para o oitavo concerto da temporada 2006

Solista convidada : Elisa Machado ( Soprano - Porto Alegre / RS ) 
Regencia e direcao artistica: Tiago Flores 

SALA DE CONCERTOS LEOPOLDINA 
(Associacao Leopoldina Juvenil)

"Domingo Classico Juvenil"
(Rua Marques do Herval, 280 - Porto Alegre / RS)

12 de novembro de 2006 { domingo } 19 horas 

E N T R A D A  F R A N C A

A Orquestra de Camara da Ulbra apresenta-se na Sala de Concertos Leopoldina
(rua Marques do Herval, 280), em 12 de novembro (domingo, 19 horas) trazendo
obras de autores modernistas e contemporaneos. O concerto, com entrada
franca, destaca o refinado folclorismo na arte de dois brasileiros, alem da
autenticidade criativa de dois estrangeiros.

Na voz da soprano gaucha Elisa Machado, solista convidada da orquestra de
cordas, sera interpretada do genial Heitor Villa-Lobos (1887-1959) a
Bachiana Brasileira no. 5. Escrita em 1938 e considerada a mais popular das
nove criadas pelo festejado compositor carioca, e no mundo a sua obra mais
aplaudida, e o resultado de uma sintese absolutamente original, onde a
tecnica e o espirito do renomado Johann Sebastian Bach tem associacao direta
na semelhanca de modulacoes e contracantos do folclore musical brasileiro
com a musica do compositor alemao. "Bachianas", assim como seus conhecidos
"Choros" sao obras sui generis, sem qualquer esquema formal; mas constituem
a espinha dorsal da producao do modernista Villa-Lobos, nesta oportunidade
tendo antecipada homenagem aos seus 120 anos de nascimento que em 2007 sera
lembrado em todo o pais. 

Na apresentacao, a Orquestra da Ulbra interpretara em estreia mundial a obra
Segundo Bestiario Brasileiro de Fernando Mattos (1963). A colecao de
melodias folcloricas brasileiras para orquestra de cordas, em dez
movimentos, do jovem e premiado compositor gaucho, e dedicado ao maestro
Tiago Flores e escrito especialmente para este concerto. Seguindo os mesmos
principios do primeiro (originalmente uma encomenda em convite feito em 2003
para que criasse arranjos para flauta e viola, apresentadas na Cite
Universitaire de Paris) - e que pretende manter nos proximos - tem base em
cancoes folcloricas que tratam de tematica animal. "Assim como em varias
dancas dramaticas do Brasil, a serie inicia com uma Entrada, que introduz os
personagens, neste caso, representados pelos musicos que irao tocar. Os
movimentos que se seguem apresentam uma especie de narrativa sugerida pela
ordenacao de titulos, melodias e ritmos, caracterizados como uma jornada
pastoril", explica o autor. E completa: "Iniciei escolhendo melodias de
diferentes estados brasileiros, pois a ideia era representar as diversas
regioes do pais. Em seguida, decidi elaborar o material sonoro de tal
maneira que o resultado seria mais do que um conjunto de arranjos, mas se
configurasse como sendo uma criacao nova, estimulada pelo populario". 

Na mesma noite o publico tera audicao de Sinfonieta do contemporaneo alemao
Harald Genzmer (1909), obra que mantem a tradicional estrutura de quatro
movimentos, com uma boa dosagem de dissonancia e temas bem melodiosos, deste
que e considerado atualmente o compositor alemao de musica classica vivo de
maior idade. 

Ainda no programa ouve-se Dancas Romenas, do notavel hungaro Bela Bartok
(1881-1945), um dos maiores genios da primeira metade do seculo passado. A
obra, tambem com base em estudos nas tradicoes populares, apresenta sete
miniaturas baseadas em cancoes e dancas folcloricas coletadas pelo autor em
viagens pela Europa Central no comeco do seculo vinte, mantendo contato
direto com camponeses e ciganos da regiao, onde catalogou milhares de
melodias tipicas.

Com apoio especial do Ministerio da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura
(MinC) e Associacao Leopoldina Juvenil, a promocao deste oitavo concerto
erudito da temporada e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso
SINGULAR PRODUCOES
(51) 3225.9433 / 8116.2696
singcult em yahoo.com.br



Elisa Machado (soprano lirico - Porto Alegre / RS)


Bacharel em Musica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
com habilitacao em Canto, iniciou seus estudos de musica em 1993, na Escola
de Musica da Orquestra Sinfonica de Porto Alegre (OSPA), atual Conservatorio
Pablo Komlos. Tres anos depois, passou a integrar o Coro Sinfonico da OSPA.

Participou das oficinas ministradas pela soprano Stephanie Tingler
(Georgia/USA) nas ocasioes em que esteve no Brasil (1999 e 2001).

Em 2001, participou da montagem da Opera "Boiuna", de Walter S. Porto
Alegre, realizada pela OSPA sob regencia do Maestro Ion Bressan.

Foi uma das vencedoras do Concurso Jovens Solistas da OSPA, em 2000 e 2002.

No ano de 2003 teve participacao como solista em concerto dedicado a
Giuseppe Verdi ("Quatro Pecas Sacras"), com a OSPA, regida pelo maestro
Isaac Karabtchevsky. Com a mesma orquestra foi solista em "Cortina Lirica"
regida pelo maestro Giuseppe Marotta (Veneza/Italia), e em concerto oficial
regido pelo maestro Manfredo Schmiedt ("Fantasia Coral", de Beethoven). No
mesmo ano foi a primeira colocada no "Concurso de Canto Decapolis de
Andrade", promovido pela OSUCS (Orquestra Sinfonica da Universidade de
Caxias do Sul).

Em 2004, iniciou o Curso Avancado de Canto no Conservatorio Pablo Komlos. Ja
em 2005, participou ativamente do "Festival de Canto" em Bebedouro, Sao
Paulo, onde ministravam oficinas de canto os professores Rio Novello e Neyde
Thomas. Participou tambem do "Opera Studio", em Petropolis, Rio de Janeiro,
onde interpretou a Segunda Dama, em "A Flauta Magica", de Wolfgang Amadeus
Mozart.

Atualmente Elisa Machado e orientadora vocal do Coral SESC - RS e professora
substituta de canto na UFRGS.

Apresenta-se regularmente na Capital gaucha e cidades do Interior do Estado,
junto a orquestras como OSUCS, SESI/Fundarte e SESC, alem da OSPA. Nos
ultimos anos, cantou sob a regencia dos maestros Claudio Ribeiro, Tiago
Flores, Lucia Teixeira, Tulio Belardi, Ronel Alberti da Rosa, Luis Carlos
Borges Cunha e Leo Fuhr, alem dos ja mencionados acima.
 
 
 
 









********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: Composicion contemporanea argentina. Obras de GERARDO
GANDINI, PABLO FREIBERG, MARCELO DELGADO, ANA FOUTEL, ALEJANDRO JUAREZ,
RUBEN FERRERO, FERNANDO MAGLIA, CARLOS SIMKIN, PABLO TARRATS (03/Dez,
17:00hs - Biblioteca Nacional, Buenos Aires, ARGENTINA)




******************************************** 








De: Alejandro Juarez [mailto:aiejuarez em hotmail.com] 
Enviada em: sexta-feira, 3 de novembro de 2006 00:07
Assunto: 3/12 MUSICA EN PERSPECTIVAS IV-Concierto-Invitacion



MUSICA EN PERSPECTIVAS IV


Composicion contemporanea argentina

Obras de Gerardo Gandini, Pablo Freiberg, Marcelo Delgado, Ana Foutel,
Alejandro Juarez, Ruben Ferrero, Fernando Maglia, Carlos Simkin y Pablo
Tarrats

Diversidad de enfoques y experiencias; propuestas que en algunos casos
indagan o urden tramas con distintos materiales que brinda la musica popular
de nuestro tiempo. Heretica o ilusionismo musical? Mejor... 

Musica en perspectivas 

(conspiracion en musica de camara)

Los interpretes: Martin Devoto - Ana Foutel - Juliana Moreno - Sebastian
Masci - Irene Amerio - Ruben Ferrero - Favio Loverso - Charlie Arzulian -
Fernando Maglia - Grupo vocal "Tempo" - Hebe Battistoni - Leandro Valle -
Marcelo Delgado
 
Con el auspicio del Consejo Argentino de la Musica (Cim-Unesco)
Domingo 3 de diciembre 17 hs. - Biblioteca Nacional
Sala "Jorge Luis Borges" - Aguero 2502

Entrada libre y gratuita

Se ruega concurrir con antelacion ya que el concierto comenzara PUNTUALMENTE

Informes y contactos: aiejuarez em hotmail.com - aiejuarezcomposit em gmail.com

Para una descripcion detallada del programa visite el sitio 

http://www.musicaenperspectivas.blogspot.com










********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: ANTONIO EDUARDO (piano). Obras de VILLA-LOBOS, MIGNONE,
MENDES, AVELLAR (28/Nov, 19:30hs - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro,
RJ)




******************************************** 








De: Cida Fernandes [mailto:cidaclf em globo.com] 
Enviada em: terca-feira, 7 de novembro de 2006 12:49
Assunto: Concerto de encerramento da Serie Piano Brasileiro, dia 28 de nov.
Sala Cecilia Meireles



CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA SERIE PIANO BRASILEIRO



Dia 28 de novembro, terca-feira, 19h, no Auditorio Guiomar Novaes da Sala
Cecilia Meireles, o pianista Antonio Eduardo encerrara a edicao 2006 da
serie Piano Brasileiro, promovida pela Sala Cecilia Meireles em parceria com
a Academia Brasileira de Musica, apresentando o pianista Antonio Eduardo que
apresentara obras do seu CD "Bossa Nova Series, Live", uma versao erudita do
genero que ja se tornou um classico.

O santista Antonio Eduardo graduou-se em Piano pela Unesp. Na mesma
universidade recebeu o titulo de Mestre em Artes, com a dissertacao "O
antropofagismo na obra pianistica de Gilberto Mendes", trabalho que foi
publicado pela Editora AnnaBlume/Fapesp. Seu doutorado em Comunicacao e
Semiotica foi conquistado na Universidade Catolica de Sao Paulo, com a tese
"Os discursos do Festival Musica Nova".

A carreira pianistica de Antonio Eduardo, tanto no Brasil como na Europa, e
caracterizada pela sua enfase no repertorio brasileiro contemporaneo. Seu CD
Bossa nova series, live, e uma amostra de sua arte, interpretando
compositores brasileiros e belgas. Foi gravado durante o 38o. Festival
Musica Nova, em Santos, e apresenta uma serie de obras de concerto, escritas
por diferentes compositores e inspiradas na Bossa Nova."



ROTEIRO

Concerto de encerramento da Serie Piano Brasileiro
Pianista Antonio Eduardo - lancamento do cd Bossa Nova, serie, live

Dia 28 de novembro, terca-feira, 19h30
Sala Cecilia Meireles, Largo da Lapa, 47. Centro


PROGRAMA

Modernismo e Pos modernismo no Brasil:

Heitor Villa-Lobos (1897-1959)
Lenda do caboclo (3'00)
Valsa da dor (5'12")
Saudades das selvas brasileiras (5'00)

Francisco Mignone (1897-1986)
Sonata em n.o. 1 (1941): (13'00)

Gilberto Mendes (1922-)
Estudo ex tudo eis tudo, pois !!! (8'48")


Serie Bossa Nova

Eduardo Avellar (1974)
Do mar se ve a areia...consonante**

Vasconcellos-Correa(1934)
Sambossa 1** (3'36")
Sambossa 2* (3'00)

Silvia Berg
Old bossa remixed** (2'55")

Harry Crowl
Transeuntes** (3'45")

Paulo Lima
Eis aqui... (5'49")

Jorge Antunes (1942)
Sambinha do Antonio Eduardo (2003) **(3'41")

Ricardo Tacuchian (1939)
Leblon a tarde (2003) (7'58")

Edino Krieger (1928-)
Estudos intervalares (8'00)

*estreia mundial
**estreia carioca


A Serie Bossa Nova 

A Serie Bossa Nova e uma colecao de pequenas pecas para piano, idealizada
pelo pianista Antonio Eduardo e parte de seu Pos-Doutorado com Bolsa da
Fundacao de Amparo a Pesquisa do Estado de Sao Paulo (FAPESP). Neste
projeto, compositores de geracoes diferentes e esteticas diversas, de varias
partes do Novo e Velho Mundo, foram convidados a escrever suas leituras do
clima harmonico, do gesto sonoro desse ritmo brasileiro e suas impressoes
sobre a Bossa Nova.

Com isso, ganha terreno a tendencia a eliminacao de fronteiras e barreiras
entre o erudito e o popular, a frequencia da intertextualidade (inserindo
nesse procedimento a mistura de estilos) exercitando-se a metalinguagem,
configurando-se no texto musical a alegoria e a fragmentacao, a presenca do
humor, dos rastros harmonicos e melodicos, num comportamento dessacralizador
da obra de arte, levando-a a multiplas direcoes e oticas de entendimento.

E essa a "alma brasileira", como alude a musicologa Maria de Lourdes Sekeff,
em seu artigo "A Alma Musical Brasileira" (Revista Brasiliana, 2004): "no
vigor de sua maturidade, no seu fazer musical, na sua potencia criativa, no
seu acontecimento, estranhamento, num movimento processual que jamais estara
pronto mas sempre em constituicao, desmanchando formas, atravessando o
informe e constantemente deslocando fronteiras."

Portanto, mesmo sem a intencao de ser uma colecao comemorativa, a Serie
Bossa Nova nos convida a celebracao - sob novos olhares - de um ritmo
brasileiro mundialmente conhecido, cultuado e influenciador.

Antonio Eduardo 













********************************************
********************************************




13 - 	CONCERTO: Conclave Quinteto de Sopros (24/Nov, 12:00hs - Galeria
Olido, Sao Paulo, SP)




******************************************** 







De: Celso Delneri [mailto:celsodelneri em uol.com.br] 
Enviada em: sabado, 4 de novembro de 2006 18:26
Assunto: Fw: Meio-dia no Olido



MEIO-DIA NO OLIDO
MUSICA ERUDITA


Conclave Quinteto de Sopros. 
Com Marco Antonio Cancello (flauta), Roberto Araujo (oboe), Otinilio Pacheco
(clarinete), Ronaldo Pacheco (fagote) e Mario Rocha (trompa). No programa,
obras de Ligeti, Paulo Hindemith, Camargo Guarnieri e outros. Dia 24.


Preco: Gratis

Galeria Olido
Endereco: Av. Sao Joao, 473. Telefone: 3331-8399 ou 3334-0001, ramal 2006. 
Telefone: 3331-8399 ou 3334-0001, ramal 2006









********************************************
********************************************




14 - 	CONCERTO: SYLVIE ROBERT (FRANCA, soprano) e HORACIO GOUVEIA (piano).
Obras de SCELSI e NONO (18/Nov, 20:30hs - Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 







From: SILENTE - Escritorio da Musica 
Sent: Thursday, November 09, 2006 6:19 PM
Subject: Scelsi/Nono



CPFL apresenta



MUSICA DE INVENCAO - A Escuta Pensante do poeta Augusto de Campos
Programa VI: "A Utopia segundo Scelsi e Nono"
 
 
"A essa musica abstrata, imprevisivel, sobria e sombria, de silencios
contundentes, quase constrangedores, caberia, em sentido estrito, mais do
que a qualquer outra, a expressao 'pos-utopica' com a qual Haroldo de Campos
caracterizou, em mais abrangente conceituacao, a chamada 'pos-modernidade'".
- trecho do livro "Musica de Invencao", de Augusto de Campos.


GIACINTO SCELSI (1905-1988)
Poeme no. 2 ("comme un cri traverse un cerveau"), para piano solo
Aitsi, para piano amplificado
Lilitu, para voz solo
Ogloudoglou, para voz e percussao


LUIGI NONO (1924-1990)
"... sofferte onde serene...", para piano e fita magnetica
La Fabbrica Illuminata, para voz e fita magnetica 


Soprano: SYLVIE ROBERT (Franca)
Piano: HORACIO GOUVEIA (Brasil)


Difusao eletroacustica: Michelle Agnes
Curadoria: Regina Porto


SERVICO
Dia 18 de novembro, 20h30
Espaco Cultural CPFL 
R. Jorge Figueiredo Correa, 1.632 
Informacoes: (19) 3756-8000
Entrada franca
 










********************************************
********************************************




15 - 	CALL FOR WORKS: Sonorities Festival 2007 (21-25/Abr/2007 - Belfast,
REINO UNIDO)




******************************************** 











From: Eric Lyon <eric.lyon em manchester.ac.uk>
Date: September 18, 2006 9:02:57 AM GMT-04:00
Subject: [maxmsp] (OT) Sonorities Festival 2007
Reply-To: maxmsp em cycling74.com



OPEN FADER @ Sonorities 2007

CALL FOR WORKS

The Sonorities Festival in Belfast invites composers and artists working
with sound to submit works to be presented during Sonorities 2007. We are
especially interested in works that challenge or expand the current
vocabulary and practice of digital audio performance and composition.

We encourage two types of submission (maximum of 1 work per category):

1. Live Performances

This includes laptop improv, VJ, audio-visual, live-electronics, sound
poetry, circuit-bending, hacktivism. Please submit the work in a documentary
format that reflects the nature of the performance (e.g. video on DVD, audio
on CD, software for Mac/PC, photographs).

2. Fixed Media Works (from mono to a maximum of 24 channels) 

This includes works for live diffusion, multi-channel works with
predetermined spatial placement, and works with video. All submissions must
be on DAT, audio CD, data CD-R or DA88. Submissions of multi-channel works
on data CD-R must be accompanied by an audio CD containing a stereo
reduction, along with diagrammatic instructions for mapping of mono audio
sources to destination speakers, along with a ProTools session, MaxMSP or Pd
patch to accomplish the mapping. Works with video must be on DVD.

Selected works will be featured in four special concerts during the
festival. These events will take place in the Sonic Arts Research Centre
Sonic Lab performance space. This unique environment for the performance of
electroacoustic music includes facilities for sound projection in a full 3D
environment through loudspeakers located above and below the audience area.
The unique nature of the space makes it essential that selected artists
attend the Festival to perform their pieces. The Sonic Lab allows diffusion
to a maximum of 48 speakers. 

(Please see http://www.sarc.qub.ac.uk/pages/soniclab.htm for more
information.)

Please include a title and program notes as well as a short biography with
the submission. Contact information should include a phone number, address,
and an email address. A stamped, self-addressed envelope is required for the
return of your materials. Materials that are not required to be returned
will become part of SARC's media library and may be considered for future
events.

Artists are expected to finance their participation. Sonorities will be able
to provide letters of support, which can aid in seeking funding.  Please
include a title, program notes as well as a short biography with the
submission. Contact information should include a phone number, address, and
an email address.


Post works to
OPEN FADER
Sonorities 2007
Sonic Arts Research Centre
Queen's University Belfast
Belfast BT7 1NN
Northern Ireland

Contact
Eric Lyon (Artistic Director)
e.lyon em qub.ac.uk

Important Dates
Deadline for Submissions: 17th December 2006
Festival Dates: 21 April - 25 April 2007 












********************************************
********************************************




16 - 	CERIMONIA DE HOMENAGEM A VILLA-LOBOS: Palestra "Villa Lobos e a
Espanha", VASCO MARIZ e Concerto, Quarteto Carioca (22/Nov, 17:30hs - do
Instituto Brasileiro de Cultura Hispanica, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: ABM Not i cias [mailto:abmnoticias em globo.com] 
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 11:20
Assunto: Espanha homenageia Villa-Lobos com Concerto e Palestra



ESPANHA  HOMENAGEARA VILLA-LOBOS , COMPOSITOR BRASILEIRO  DE FAMILIA
ANDALUZA.


O Instituto Brasileiro de Cultura Hispanica e a Academia Brasileira de
Musica convidam  para a cerimonia de homenagem a Villa-Lobos, na qual
falarao os presidentes das duas entidades e o musicologo Vasco Mariz, que
fara a palestra  " Villa Lobos e a Espanha".

Em seguida, concerto com o Quarteto Carioca. No programa, Quarteto de Cordas
n. 4 de Villa Lobos. A homenagem sera realizada no auditorio do Instituto
Brasileiro de Cultura Hispanica, no Rio de Janeiro



INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURA HISPANICA

Fundada em 30 de maio de 1956, uma sociedade de carater cultural, dedicada a
criar, desenvolver e intensificar vinculos e intercambios culturais entre o
Brasil e a comunidade de paises hispanicos.


ROTEIRO

Dia 22 de novembro, quarta-feira, as 17h30

Instituto Brasileiro de Cultura Hispanica - Rua das Marrecas, 31. Centro.
Tel: 22206888 
Com : Vasco Mariz - "Villa-Lobos e a Espanha ( palestra); Quarteto Carioca -
concerto. Programa: Quarteto de Cordas no.4 de Villa-Lobos

Entrada Franca l Censura Livre



VASCO MARIZ  (22/1/1921 - Rio de Janeiro, RJ)

Musicologo e escritor. Formou-se em Direito em 1943 e, apos concurso no
DASP, entrou para a carreira diplomatica em 1945. Serviu em Portugal,
Iugoslavia, Argentina, Italia, Estados Unidos da America (Washington e nas
Nacoes Unidas). Foi representante do Brasil na Organizacao dos Estados
Americanos (OEA) e embaixador no Equador, Israel, Chipre, Peru e Alemanha
Democratica.

Em 1948, publicou "Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro". O livro teve
onze edicoes, sendo duas delas nos EUA e uma na Russia, Franca, Italia e
Colombia. Neste mesmo ano, publicou "A Cancao Brasileira", que contou com
mais cinco edicoes nos anos posteriores. Em 1949, saiu a primeira edicao (de
tres edicoes) do "Dicionario Biografico Musical". No ano de 1950, editou em
Portugal "Vida Musical" (tres series 1950-70-96). Exerceu o cargo de
presidente do Conselho Inter-Americano de Musica entre 1967 e 1969, e
durante os anos de 1969 a 1970 foi chefe do Departamento Cultural do
Itamaraty. Entre 1974 e 1977, foi representante do Ministerio das Relacoes
Exteriores junto ao Congresso Nacional. Em 1980, publicou "Historia da
Musica no Brasil", livro que contou com cinco edicoes, uma das quais no
Peru. Em 1981, ingressou como membro na Academia de Musica. No ano seguinte,
foi eleito membro do Instituto Historico e Geografico Brasileiro. Em 1983,
ganhou o Premio Jose Verissimo da Academia Brasileira de Letras. Dois anos
depois, em 1985, publicou "Tres Musicologos Brasileiros", livro que reuniu
estudos sobre Mario de Andrade, Renato Almeida e Luiz Heitor Correa de
Azevedo. Em 1987, ingressou como membro titular do PEN Clube do Brasil.
Neste mesmo ano de 1987 e ate 1989, foi encarregado dos assuntos musicais do
Conselho Federal de Cultura. Dois anos depois, em 1991, foi membro do
Conselho Tecnico da Confederacao Nacional do Comercio. Entre 1991-1993,
presidiu a Academia Brasileira de Musica. Organizou, em 1994, o livro
"Ribeiro Couto, 30 anos de saudade" e publicou o livro "Claudio Santoro". No
ano seguinte, a revista musical norte-americana Inter-American Music Review,
de Los Angeles, (volume 13, no. 2) publicou o artigo "Tribute to Vasco
Mariz", de Robert Stevenson. Neste mesmo ano de 1995, lancou mais um livro:
"Antonio Houaiss, uma vida". Em1997, lancou "Francisco Mignone: o homem e a
obra" e, no ano seguinte, encomendado e publicado pela academia Brasileira
de Letras, "Ribeiro Couto no seu centenario 1998". Em1999, fez parte do
Conselho Editorial da Biblioteca do Exercito. Em dezembro de 2000, a
Associacao Paulista dos Criticos de Arte (APCA), concedeu-lhe o "Grande
Premio da Critica" pelo conjunto de sua obra musicologica. Neste mesmo ano,
publicou (com Lucien Provencal) "Villegagnon e a Franca Antartica". Em maio
de 2001, a revista "Brasiliana" (no. 8) da Academia Brasileira de Musica,
publicou artigo de Sylvio Lago Junior sobre sua obra, em comemoracao ao seu
80o. aniversario. Seu nome figura em varios dicionarios e enciclopedias
literarias e musicais, nacionais e estrangeiras. Em 2002, relancou o livro
"A Cancao Brasileira", ampliado, com nova capa e apresentado por Ricardo
Cravo Albin.

Assessoria de Imprensa l Cida Fernandes l 21.25273432 -97638684











********************************************
********************************************




17 - 	CONFERENCIA: 4th Sound and Music Computing Conference
(11-13/Jul/2007 - Lefkada, GRECIA)




******************************************** 









De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de [a/izarra]
Enviada em: domingo, 5 de novembro de 2006 20:23
Assunto: [compvenz] 4th Sound and Music Computing Conference



SMC07

4th Sound and Music Computing Conference

11-13 July 2007, Lefkada, Greece,

Department of Music, 
Department of Informatics and Telecommunications,
National and Kapodistrian University of Athens

Audiovisual Arts Department, Ionian University

http://smc07.uoa.gr
First Call for Submissions


MELETE, MNEME, AOIDOS:
MUSIC/SOUND AND COMPUTERS IN QUESTION

"[The Muses] are all of one mind, their hearts are set upon song and their
spirit is free from care. He is happy whom the Muses love. For though a man
has sorrow and grief in his soul, yet when the servant of the Muses sings,
at once he forgets his dark thoughts and remembers not his troubles. Such is
the holy gift of the Muses to men."

Sound and Music Computing (SMC) is supervised jointly by AFIM (Association
Francaise d' Informatique Musicale), AIMI (Associazione Italiana di
Informatica Musicale), DEGEM (Deutsche Gesellschaft fur Elektroakustische
Musik), and the Computer Music Association in Greece. It aims at promoting
European and international exchanges around topics related to sound and
music computing. 

The 4th SMC07 will be organised by the National and Kapodistrian University
of Athens, Laboratory of Music Technology and Acoustics, Music Department,
along with the Signal Processing Laboratory, Department of Informatics and
Telecommunications, in collaboration with the Ionian University, Audiovisual
Arts Department. The conference will take place at the fascinating island of
Lefkada (www.lefkada.gr), under the auspices of the Cultural Center of
Lefkada, the Lefkada Prefecture and Municipality and the Greek Ministry of
Culture. 

The main topic of the conference is reflected symbolically in the archetypes
of the three primordial Muses according to Pausanias (Pau.9.29.2.):
Melete(practice, occasion, research), Mneme (memory), Aoidos (song, voice),
corresponding to three fundamental areas in computer music disciplines:
research and practice; archival and storage; and performance and music
making. The Muses' archetypes of research/practice, archiving/storage, and
song/voice will stand as virtual partners in a dialogue on the orientation
and new research areas of computer music and music informatics, within the
continuously and rapidly developing field of digital media.

The concerts that will frame the conference will have a special theme on
Ancient Greek mythology and cultural heritage, which can be re-interpreted
in the electronic medium.

Above all, the conference aims at bringing researchers of computing,
informatics and engineering in contact with composers and musicologists in
order to discuss novel tools of sound and music computing and their current
and future uses.

Key note speakers 
 
Jean-Claude Risset  (France)
Johan Sundberg (Sweden)


CALL FOR PAPERS 
 
Types of Submissions:

Scientific papers (8 pages)
Posters (4 pages)
Studio reports (4 pages)
Technological demonstrations (Forum)

Publication of the Proceedings of SMC07 by Springer as part of the LNCS
series is under negotiation.


PROPOSALS FOR MUSIC 

Propositions for music are invited by the official associations of
electroacoustic music, which collaborate with SMC.

Please contact Ioannis Zannos (iani em ionio.gr) for further information.
There will be three concerts and two sound-video installation sessions. 

The following activities will accompany the conference:
Demonstration of software products and technologies
Virtual instrument exhibition (photo, video and music)


CONFERENCE TOPICS
 
We invite the submission of research papers, reports, posters, and demos on
topics in all the fields of sound/music computing, 
but with a special interest in research dealing with:
- Tools for research in music archeology,
- Analysis-synthesis of the singing voice, 
- Computational Music Analysis, 
- Aesthetics of new technologies in music research and creation.



IMPORTANT DATES 

Submission deadlines:   10th April 2007 fullpapers/reports/posters/demos
/music

Notification of acceptance: 10th May 2007 papers/reports/posters/demos/music

Final paper submission deadline: 10th June 2007



CONFERENCE COMMITTEES 
 
SCIENTIFIC COMMITTEE

Assayag Gerard  (Ircam, France)
Cambouropoulos Emilios (University of Thessalonica, Greece)
Camuri Antonio  (University of Genoa, Italy)
Cadoz Claude (ACROE, France)
Chemillier Marc  (IRCAM, France) 
Desainte-Catherine  Myriam (Universite Bordeaux 1,France)
Depalle Philippe (McGill, Canada)
Dannenberg Roger (Carnegy Mellon University, USA)
Fober Dominique (GRAME, France) 
Leman Marc (University of Ghend, Belgium)
Mourtzpoloupos John (University of Patras, Greece)
Marsden Alan (University of Lancaster, UK)
Noll Thomas (Technical University of Berlin, Germany)
Orlarey Yann (GRAME, France)
Papadelis George (University of Thessalonica, Greece)
Papanikolaou George (University of Thessalonica, Greece)
Papadogiannis Nektarios (Technological Institute of Crete, Greece)
Perry Cook (Princeton University, USA)
Pikrakis Angelos (University of Athens, Greece)
Reck Mirand Eduardo (University of Plymouth, UK)
Rocchesso Davide (University of Verona, Italy)
Roads Curtis (University of California, Santa Barbara,USA)
Rafael Ramirez (Universitat Pompeu Fabra, Spain)
Serafin Stefania (Aalborg University, Denmark)
Serra Xavier ( Universitat Pompeu Fabra, Spain)
Solomos Makis (Universite Montpellier 3, France)
Sundberg Johan (KTH, Sweden)
Saint-James Emmanuel (Universite Paris IV, France)
Theodoridis Sergios (University of Athens, Greece)
Tzanetakis George (University of Victoria, Canada)

MUSIC COMMITTEE

Chadabe Joel (USA)
Emmerson Simon (UK)
Harley James (University of Guelph, Canada)
Harenberg Michael  (Germany)
Risset Jean-Claude (LMA, Marseille, France)
Pape Gerard (France)
Kamarotos Dimitri (Greece)
Discipio Agostino (Italy)
Landy Leigh (UK)
Supper  Martin (Germany)


ORGANIZING COMMITTEES

Conference committee

Georgaki Anastasia, georgaki em music.uoa.gr (University of Athens)
Spyridis Haralambos, hspyridis em music.uoa.gr (University of Athens) 
Anagnostopoulou Christina, chrisa em music.uoa,gr (University of Athens) 
Kouroupetroglou Georgios, koupe em di.uoa.gr (University of Athens)
Music and Media Committee
Zannos Ioannis, iani em ionio.gr(Ionian University, Corfu) 
Lotis Theodore, t_lotis em yahoo.com (Ionian University, Corfu)
Kokkoras Panayotis,   email em panayiotiskokoras.com, (University of
Thessalonica)
Valsamakis Nicolaos,   vals em stef.teicrete.gr, (Technological Institute of
Crete)

Conference Secretariat
Tzevelekos Panagiotis,   taktzev em di.uoa.gr (University of Athens) 


CONTACTS
 
For any further information, please contact: 
 
Address: SMC07
University of Athens,
Department of Informatics,
Panepistimiopolis, Ilisia,
GR-15784 Athens, Greece

e-mail: SMC07 em uoa.gr 

Telephone: +30 210 7275320, +30 210 7277583
Fax:+30 210 7275214










********************************************
********************************************




18 - 	CONCERTO: Orquestra Rio Camerata - Comemorativo de 20 anos de
fundacao (18/Nov, 18:00hs - Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: Orquestra RioCamerata [mailto:orquestrariocamerata em gmail.com] 
Enviada em: quinta-feira, 2 de novembro de 2006 21:46
Assunto: Solicitamos divulgacao de Concerto de 20 anos da Orquestra



ORQUESTRA RIO CAMERATA

www.orc.art.br

Concerto comemorativo de 20 anos de fundacao 

Participacao Especial : Associacao de Canto Coral (Regido por Valeria Matos)


Dia 18 de Novembro de 2006 - 18h
Sala Cecilia Meireles
Largo da Lapa, 47- RJ
Inf : 2299 9666
Ingressos: R$ 10,00 e 5,00


Programa: 
G.P.Handel - Oratorio "A Escolha de Hercules" (1685/1759)


Solitas :
Danielle Gregorio, soprano;
Marcia Euzebio, soprano; 
Julio Fioravante, Contra-tenor
Alexandre Longo, Tenor ;

Regencia : Maestro   Israel Menezes
www.israelmenezes.com 










********************************************
********************************************




19 - 	CALL FOR SUBMISSIONS: Repercussions (Journal). (Nov/2006 - Berkeley,
EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: quinta-feira, 2 de novembro de 2006 12:36
Assunto: [ANPPOM-L] open call: repercussions (journal)



REPERCUSSIONS--OPEN CALL FOR SUBMISSIONS



This journal invites submissions in the field of music as most broadly
conceived. repercussions provides a forum for critical and innovative work
within and between the sub-disciplines of musicology, ethnomusicology, and
music theory, as well as other disciplines outside of music. There are no
set formats for contributions; we welcome submissions from a full range of
critical and methodological perspectives, including those of an
unconventional or polemical nature. We also consider proposals for reviews
of scholarly publications, recordings and events.

Prospective contributors should submit either two (2) copies of their
manuscripts by mail or one copy by electronic mail, to the attention of the
submissions editors. Submissions are reviewed anonymously, so authors should
include a separate cover sheet with contact information and remove any
identifying information from pages within the submission. All submissions
must be in Microsoft Word (or a compatible format) and double-spaced,
including footnotes, quotations, and extracts.

Contributors are responsible for obtaining all permissions to quote extracts
or to reproduce photographs.

Please note that this is an open call. Submissions are welcome at all times
of the year. Review will normally be completed within three months of
receipt. Please send submissions to:

repercussions
Department of Music
107 Morrison Hall #1200
University of California
Berkeley, CA 94720-1200
repercussions em lists.berkeley.edu

repercussions follows the style guidelines given in the Chicago Manual of
Style, 15th ed. (University of Chicago Press, 2003). For other style
matters, contributors should consult D. Kern Holoman, Writing about Music: 

A Style Sheet by the Editors of 19th-Century Music (Berkeley: University of
California Press, 1988).










********************************************
********************************************




20 - 	REVISTA DIGITAL: Ensaios de Arthur Torelly Franco.
www.revistadigital.com.br




******************************************** 






De: Fernando Mattos [mailto:fmattos21 em gmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 1 de novembro de 2006 21:39
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: REVISTA DIGITAL




Coluna ADAGIO

Da

REVISTA DIGITAL


Ensaios de Arthur Torelly Franco sobre musica. 

A Revista Digital vai ao ar todas as quintas feiras. 
 
 
 
 
O proximo artigo e sobre o CD REMINISCENCIAS de Thiago Colombo. 
 
 
Para acessar, e so clicar:
 
 www.revistadigital.com.br 










********************************************
********************************************




21 - 	E-BOOKS: "Piano e Parcerias" e "Um Caminho", MARCELO TORCA
(Nov/20006 - Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: marcelotorca em abcrede.com.br [mailto:marcelotorca em abcrede.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 16:22
Para: CDMUSICA
Assunto: Re: [FWD cdmc] - 40/2006 -


Ja estao disponiveis, dois livros eletronicos de partituras de autoria de
Marcelo Torca, basta acessar:

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=12616&categoria=M










********************************************
********************************************




22 - 	LANCAMENTO: Livro "A Electrica e os Discos Gaucho", HARDY VEDANA
(Nov/2006 - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 








De: gilm em portoweb.com.br [mailto:gilm em portoweb.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 20:16
Assunto: A Electrica e os Discos Gaucho


 
A historia das origens da musica Para informar que estamos lancando o livro
"A Electrica e os Discos Gaucho", de autoria de Hardy Vedana, com edicao e
projeto de Gilmar Eitelwein, financiado pela Petrobras/Lei Federal de
Incentivo a Cultura. E a historia de um pioneirismo unico de Porto Alegre,
que abrigou a quarta fabrica de discos e gramofones "do mundo", no inicio do
seculo XX. E, durante a II Guerra Mundial (seu auge industrial), produziu e
fabricou milhares de discos para Argentina, Uruguai e Brasil. O selo "Discos
Gaucho", da Casa A Electrica, registrou as primeiras gravacoes de artistas
da nossa terra, nas famosas "chapas" de cera, geralmente uma musica em um
lado so.

A fabrica do imigrante italiano e visionario Saverio Leonetti, que pretendia
chegar a Buenos Aires e acabou fixando-se em Porto Alegre (no retorno da
viagem), inaugurou uma fase de pujanca economica no setor comercial e
industrial do RS. O livro tem 252 paginas, formato 30cm x 30cm, com design
grafico muito bonito (modestia a parte e gracas ao trabalho do Vitor Hugo
Turuga), ilustracoes da epoca (fotos dos primeiros musicos e conjuntos
musicais, por exemplo) e encartado com 3 CDs com 52 gravacoes da epoca. As
primeiras gravacoes de musica popular do estado e do Pais.

Bem, parte do livro tera distribuicao gratuita (para imprensa, bibliotecas,
etc) e parte sera vendida, com recursos para a estruturacao da Associacao
Museu da Imagem e do Som de Porto Alegre (AMISPA).


Maiores, favor contatar.

Gilmar - 9137.2806
rotadiscos em bol.com.br











********************************************
********************************************




23 - 	CALL FOR PAPERS/PERFORMANCES: 10th Annual Graduate Students in Music
Symposium (31/Jan/2007 - Nova Iorque, EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: sexta-feira, 10 de novembro de 2006 08:48
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: [ANPPOM-L] CFP(apers/performances): Theorizing
Performance/Performing Scholarship



CALL FOR PAPERS/PERFORMANCES



City University of New York Graduate Students in Music
Tenth Annual Conference
Theorizing Performance/Performing Scholarship

Keynote Speaker: ELISABETH LE GUIN,
Associate Professor of Musicology at the
University of California at Los Angeles

Saturday, April 21, 2007
CUNY Graduate Center, New York City

The CUNY Graduate Center's Music Ph.D.-D.M.A. program invites submissions
from graduate students for its Tenth Annual Graduate Students in Music
symposium (GSIM 10), Theorizing Performance/Performing Scholarship, to be
held on Saturday, April 21st, 2007 in the CUNY Graduate Center's Segal
Theatre.

Keynote speaker Elisabeth Le Guin has taught at UCLA since 1997. Her book
Boccherini's Body: an Essay in Carnal Musicology, was published by the
University of California Press in January 2006. Her current project is on
musical theater in 18th-century Madrid. Before beginning her academic career
Dr. Le Guin was a free-lance Baroque cellist in the lively Early Music scene
in California. She is a founding member of Philharmonia Baroque Orchestra
and the Artaria String Quartet, and appears in over 40 recordings. She
continues to perform nationally and internationally, and this double career
has permitted her to develop the idea, fundamental to her work, of
musicology as a perpetual dialogue between theory and practice.

Increasingly, scholars across all disciplines of music-ethnomusicology,
theory, performance, musicology, and composition-are engaging with
performative aspects of music. We invite submissions that explore issues of
performance practice: bodies that perform, dance and its relationship to
music, intersections of performance and research, contextualization of
performance, queer theory/performance, feminist theory/performance, or work
on related topics. The following presentation formats are welcomed:

* Papers (20-minute time limit)
* Lecture-recitals (30-minute time limit)
* Performance art
* Original compositions
* Other performative scholarship

Paper proposals should contain a 250-word abstract with title and a
separate, cover letter with the author's contact information, institutional
affiliation, and indication of audio-visual needs. Lecture-recital and other
performance proposals should include a CD or DVD of material that is
representative of the work to be performed in addition to the abstract.
Composers should submit a score with a recording, as well as a 250-word
statement about the piece's relevance to the topic at hand. Proposals, CDs
and DVDs should be labeled with the proposal title only. Electronic
submissions are preferred where possible. Please send proposals to Megan
Jenkins, Conference Chair:

Megan Jenkins
Music Programs
CUNY Graduate Center
365 Fifth Avenue
New York, NY, 10016

mbjenkins at gmail.com : The proposal may be pasted into the body of the
e-mail, or attached as an .rtf or .doc file using the first and last name of
the author as the document title.

Your identity will be withheld from the Program Committee.

Submissions must be received by January 31st, 2007



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 61264 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20061110/f4e52739/attachment-0002.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l