[Dicasdeiluminacao-l] Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores

Valmir valmir em unicamp.br
Seg Abr 16 13:24:57 BRT 2007


A Faculdade Oswaldo Cruz em parceria com o IPOG  - Instituto de PÓS Graduação de Goiania abre as inscricoes para as turmas de Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores , nas cidades de :
        a.. CAMPO GRANDE-MT - 2a. turma 
        b.. BELO HORIZONTE - MG - 1a. turma 
        c.. Brasilia - DF - 3a. turma 
        d.. BELÉM - PA - 3a. turma 
        e.. RIO BRANCO -AC - 1a. turma 
        f.. RECIFE - PE - 1a. turma 
        g.. SALVADOR - BA - 1a. turma

     
        
      COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:




      Jamile Tormann - Lighting Designer, fez Arquitetura e Urbanismo pela USU - RJ, Licenciatura Plena em Artes, Habilitação em Artes Visuais pela FADM-DF, é pós-graduada em Iluminação e Designer de Interiores pela Universidade Castelo Branco-RJ. Recebeu vários prêmios de iluminaçao. Escreveu o livro Caderno de iluminação: arte e ciência, pela editora música e tecnologia, RJ, 2006.

      OBJETIVOS:

      A Faculdade Oswaldo Cruz oferece esta Pós-Graduação através de um curso organizado nos termos da resolução CES 01/2001 do Conselho Nacional de Educação, tem por objetivos principais: 

      -Propiciar a formação e/ou aprimoramento do profissional da área de iluminação e designer capazes de elaborar projetos de iluminação e design de luminárias para residências e ambientes comerciais a partir do conhecimento teórico e prático na área da luminotécnica e da percepção visual de interiores;
      -Formar profissionais habilitados no mercado de iluminação e design; 
      -Qualificar o profissional para a consultoria em iluminação e design de interiores;
      -Qualificar o aluno para a pesquisa; 
      -Formar profissionais que atendam os desafios propostos, inserindo o design como ferramenta qualitativa, com uma visão integrada de projeto e consultoria a empresas; 
      -Capacitar profissionais para a investigação, compreensão e desenvolvimento do projeto luminária/luz considerando seus aspéctos estéticos, funcionais, técnicos, ambientais e de gestão; 



      PÚBLICO ALVO:

      Arquitetos, engenheiros, design de interiores, cenógrafos, e outros profissionais com curso superior.

      DISCIPLINAS/EMENTAS

      * HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL - 20h  - História da iluminaçao artificial. e as artes no mundo ocidental. .conceitos e aplicações. Origem e evolução da luz artificial.
      * GRANDEZAS E CÁLCULOS LUMINOTÉNICOS - 20h -Fundamentos e conceitos da iluminação artificial. A luz, o olho humano. Grandezas luminotécnicas. Medição da luz. Colorimetria. Cálculos de iluminação, método dos lumens
      * FONTES DE LUZ ARTIFICIAL - 20h - A lâmpada tipos e características. Lâmpadas de descarga, incandescentes, fluorescentes, automotivas, de indução, LED's, fibras ópticas. Noçoes de eletricidade
      * PERCEPÇÃO VISUAL - 20h -A luz como suporte da percepção visual dos elementos. Sensação e percepção do forma - Gestalt. Percepção do meio. Percepção da cor - classificação, contrastes, uso da cor. Luz e espaço. Formas no plano e no espaço.
      * CONFORTO AMBIENTAL - 20h -Conceitos básicos e noções gerais de ergonomia. Noções de conforto ambiental, acústico, térmico e lumínico. Estudos Cromáticos, Ciclo circadiano. Proporções e dimensões ergonômicas.
      * A LUZ SOB CONTROLE - 20h -Formas e tipos de controle da luz. Controle do foco, do facho, da cor. Filtros, lentes, difusores. Luminárias: conceitos, tipos e classificação.  Controles: interruptores, dimmer's, sistemas automáticos. Projeto de iluminação.
      * DESIGN DE INTERIORES I - 20h -Conceitos e materiais empregados no design de interiores. Decoração temática. Relação entre o homen e o espaço interior, Construção de interiores na arquitetura. Designer de interiores corporativo.
      * DESIGN DE INTERIORES II - 20h -Metodo de projeto. O problema do design  no atendimento do plano de trabalho. Elaboraçao de projeto integrado, com memorial descritivo, desenhos e custos. Apresentação do trabalho em sala de aula.
      * DESIGN DE LUMINÁRIAS - 20h -Luminárias, conceitos, tipos, classificação e aplicações. Investigação, compreensão e desenvolvimento do projeto luminária/luz considerando seus aspectos estéticos, funcionais, técnicos e ambientais.
      * GESTÃO DE PROJETOS - 20h -Materiais de construção, técnicas construtivas, caderno de encargos e especificações técnicas, cronogramas físico financeiros, Planilhas orçamentárias, custos orçamentos, gerenciamento de obra.
      * ILUMINAÇÃO CÊNICA - 20h -Projeto de Iluminação Cênica. Nomenclatura e glossário de Iluminação Cênica. A evolução dos palcos.A Função e as atribuições de um iluminador cênico. Equipamentos utilizados em Iluminação cênica. Referenciais teóricos contemporâneos e as Influências das novas tecnologias
      * PAISAGISMO INTERIOR E EXTERIOR - 20h -Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração dos espaços. Iluminação paisagística.
      * BASES DA LUMINOTÉCNICA - 20 horas - os aspectos biofísicos e físicos da iluminação. 

      * PROJETO E REPRESENTAÇAO GRÁFICA - Projetos de iluminação e arquitetura. Representação gráfica. Simbologia, Legendas. Normas técnicas aplicáveis. Especificações técnicas de materiais e equipamentos. 

      * METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA  - 20h -Métodos de estudo: fichamento, resenha, leitura e interpretação, A utilização da bibliografia. Abordagens qualitativa e quantitativa, formatação do texto científico.
      * ILUMINAÇÃO DE INTERIORES - 20h -Iluminação residencial. Iluminação comercial e industrial. Projetos com cálculos pelo método das cavidades zonais e método ponto a ponto. Análise de casos.
      * ILUMINAÇÃO DE EXTERIORES - 20h -Iluminação de fachadas, monumentos, parques e iluminação paisagística.


      CORPO DOCENTE


      Prof. Farlley Jorge Derze - Graduado  em Licenciatura Plena em Educaçao Artistica pela UNIRIO (1992), Especialista em Execução Musical - Música Brasileira pela UNB ( 2002) e Mestre em Educação Musical pela UNB (2006). É professor de Metodologia da Pesquisa Cientifica e Educação Musical do IESB - Brasíla - DF.

      Prof. Isac Rozeinblat- Engenheiro elétrico formado pela Escola de Engenharia Mauá, São Paulo - Brasil - CREA 23171 (1968). Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (2003). Programa Interunidades do Instituto de Eletrotécnica e Energia, Escola Politécnica, Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Consultor da Pró Light and Energy Consultants.

      Prof. Nelson Ruscher - Eng. Eletricista pela Universidade de Brasília - Mestre em Eficiência Energética e Eletrônica de Potencia - UNB.Sócio Fundador da ABIL - Associaçao Brasileira de Iluminação.

      Prof. Gláucia Yoshida - Socióloga - UFG, Msc. em Educação - UFG, Especialista em Administração de cooperativas - UCG, Especialista em Formação Sócio-econômica do Brasil - ASOEC, Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência - UNIVERSO, Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal - Faculdade Michelângelo, Diretora de Extensão da UNIVERSO e profª de Pós-graduação

      Prof. Leonardo Rodrigues de Moraes-  sociólogo (bacharelado e licenciatura) pela UF- Mestre em História pela UnB, , especialista em História Nacional de Goiás pela UFG. Especialista em Docência Universitária pela UNIVERSO. Professor de cursos de Graduação e pós Graduação da Universo e do SENAI-GO.Coordenador de Pós Graduação Lato Senso do curso de Docência Universitária da UNIVERSO-GOIANIA.

      Prof. Thais Borges S. Lima - Arquiteta e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

      Prof. Ricardo Gaspar- Professor doutor das Faculdades Oswaldo Cruz, Pesquisador no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

      Prof. José Valdez F. de Souza - Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília - Especialista em Tecnologia e Projetos de Iluminação - Lighting designer. Especialista em didática do Ensino Superior pela FUN/CEFET.Sócio Fundador da ABIL - Associaçao Brasileira de Iluminação.

      Prof. Jamile Tormann - Lighting - Designer, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USU-RJ. Licenciatura Plena em Artes - Habilitação em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais-DF. É Pós-Graduada em Iluminação e Design de Interiores pela UCB-RJ. Recebeu três prêmios de Melhor Iluminação Cênica. Ministra cursos de extensão e Oficinas de Iluminação Cênica.Sócia Fundadora da ABIL - Associaçao Brasileira de Iluminação.

      Prof. Guillermo Ramirez- Pós-graduado em Luz e Visão pela Universidade Nacional de Tucuman/ Buenos Aires com especialização em ergometria visual e fotometria, é colunista da Revista Lumière e autor de vários livros e artigos sobre o tema. É professor da Pós-Graduação de Design Interior em Iluminação e Biofísica na UTFPR-CEFET.

      Prof. Waltercy dos Santos Junior - Eng. Florestal pela Universidade de Brasília, Especialista em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela USP, Mestrando em Ciências Agrárias , com projetos paisagísticos para a Infraero, Banco Central, Anatel e residências diversos.

      Prof. Glaucus Cianciardi- Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie; Pós-graduado em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Farias Brito. Atualmente ministra aulas nos cursos de Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produtos no Centro Universitário Belas Artes, Professor da Universidade Cidade de São Paulo no curso Superior Tecnológico de Design de Interiores. Professor de programas de aperfeiçoamento da Câmara de Arquitetos, IAB -Instituto dos Arquitetos do Brasil São Paulo, Ycom Formação Continuada e AEA - Academia de Engenharia e Arquitetura; atuando em todo o território nacional.  Desenvolve projetos nas áreas residencial e comercial. 

      Prof. Marcos Simão - Arquiteto pela Universidade de Goiás. Especialista em Tecnologia e Projeto de Iluminação na Universidade Estácio de Sá. Docência do Ensino Superior Estácio de Sá.

      Profº Luiz Emiliano C. Avendano - Arquiteto e Mestre em Design. Coordenador do Curso de Design de Luminárias das Faculdades Oswaldo Cruz-SP.

      Prof. Guinter Parschalk - Arquiteto com pós graduação em desenho industrial na Hochshule fur Kunstlerische und industrielle Gestaltung Linz Austria, Trabalhou como designer na MMS Werbeagentur,(Lins - Austria), Siemens AG e Schlagheck & Schultes Design, (Munique - Alemanha), Atuou como pesquisador de artes gráficas e desenho industrial no IDART, divisão de pesquisa do CCSP e posteriormente supervisionou a Área de Recursos Áudio Visuais do CCSP (Centro Cultura de São Paulo).

      Alexandre de Moraes Ferreira - Mestre em Paisagismo pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Graduado em Arquitetura e Eng. Civil. Pós Graduado em Engenharia Ambiental Urbana pela UNAMA e Pós Graduado em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras - MG.

      Claudia Torres Barbosa - Mestrado em Iluminação Arquitetônica PELA FAU/USP, é sócia-presidente do escritório VIA ARQUITETURA Iluminação e design Ltda..  É docente no curso de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba.  É membro da ASBAI - Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação.

      Plinio Godoy - Eng. Instituto Maua de Tecnologia IMT. Espcialista em embelezamento urbano - Lyon -França..

      Membro da divisão 4 - Cominssão Internaional de iluminção - CIE - BR. Fundador da ASBAI - Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação.Diretor de luz urbana Engenharia.

      REQUISITOS PARA ADMISSÃO

      A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:
      - Cópia do diploma de curso superior 
      - Cópia da carteira de identidade e CPF 
      - Curriculum Vitae
      - 01 foto 3x4
      - Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula
      - Assinatura de Contrato Educacional 

      CERTIFICADO

      Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
      Apresentação de Monografia
      Aproveitamento de no mínimo 70% (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete)
      Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horário.

      INFORMAÇÕES GERAIS

      Dias/horários: sextas-feiras, das 18:00h às 23:00h, sábados das 8:00h às 19:00h e domingos das 8:00h às 13:00h (sendo um fim de semana por mês)



      INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: 
      www.ipoggo.com.br

      e-mail: cursos em ipoggo.com.br


     


  APOIO: IBAPE-BA, SENGE, CONFEA. ABIL, REVISTA LUMIERE E L+D, REVISTA LUZ &CENA, GOBOS DO BRASIL
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20070416/8e4193be/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l