[Dicasdeiluminacao-l] Web Museum de Paris

Valmir valmir em unicamp.br
Sex Maio 4 10:33:17 BRT 2007


Prezado(a) assinante, bom dia

A criação de projetos em iluminação cênica está diretamente relacionada à pesquisa de imagens.
Para encontrar soluções estéticas através da luz, principalmente no que diz respeito às imagens históricas, os iluminadores procuram na arte pictórica elementos que enriqueçam as suas criações. 
No passado, antes da invenção da fotografia e provavelmente até o nascimento do modernismo, os pintores faziam o papel de registradores das coisas do mundo. Cenas, cenários, paisagens, roupas, etc., eram minuciosamente pesquisados por esses artistas realistas para a composição de suas obras, pois essas obras eram valorizadas pela crítica e pelo público por sua semelhança com o mundo real.
Em busca dessa perfeição quase doentia de alguns movimentos, esses artistas pesquisavam a luz e seus atributos a fim de atingir mais e mais a realização do ideal de "cópia" da realidade em seus quadros.
Pois bem, hoje, quando por exemplo queremos criar uma iluminação para reforçar cenários, figurinos, etc., das cenas de um espetáculo do séc XV, podemos buscar nesses artistas da época as "qualidades" das luzes desse passado. Fazemos então o caminho inverso dos pintores.
Recomendo sempre  a todos aqueles que pretendem criar obras de iluminação com riqueza e maestria, buscar no estudo das obras e movimentos artísticos de todos os tempos, os elementos de pesquisa imagética.
Fica aqui então uma dica de site muito legal para que o pesquisador/profissional possa conhecer um pouco da história desses artistas e  movimentos e ao mesmo tempo ter acesso à imagens com boa qualidade de suas obras.
Trata-se do Web Museum de Paris, no endereço http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/
A lista de pintores está em ordem alfabética por sobrenome.
Divirtam-se!
Um abraço e um ótimo final de semana,



Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20070504/9d5d76a7/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l