[Dicasdeiluminacao-l] Curso - GESTÃO DA EXPLORAÇÃO E DA MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Valmir valmir em unicamp.br
Ter Maio 15 15:01:07 BRT 2007


Do boletim on-line da Revista Lume Arquitetura ( http://www.lumearquitetura.com.br/ )

 
CONVIDADO INTERNACIONAL DÁ CURSO EM SÃO PAULO E CURITIBA.



Estudar a problemática da iluminação pública e a aplicação das atuais metodologias de gestão, controle da exploração, manutenção corretiva e preventiva da iluminação sob a ótica de um plano diretor é o objetivo do curso que a AEA - Academia de Engenharia e Arquitetura vai realizar em São Paulo e Curitiba, no mês de junho, tendo como convidado o Prof. Eduardo Manzano.



Engenheiro pesquisador na área de Engenharia elétrica com ênfase em Luminotécnica, desde 1987, adquiriu os graus de Mestre em 1995 e Doutor em 2001, com o desenvolvimento de trabalhos de grande relevância sobre a questão da iluminação pública. A tese de doutorado defendida por Eduardo Manzano, em 2001, foi resultado de uma longa e detalhada pesquisa para a definição de uma nova metodologia para avaliação de sistemas de iluminação pública. Ele é representante da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Nacional de Tucumã, na Argentina, no comitê de Normas IRAM - AADL para a elaboração da norma técnica argentina sobre iluminação pública. Atualmente vem desenvolvendo atividades acadêmicas, pesquisa e consultoria nessa área.



O curso GESTÃO DA EXPLORAÇÃO E DA MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA é dirigido aos engenheiros, arquitetos, técnicos, servidores públicos, empresas de manutenção e de consultoria e demais profissionais relacionados com a gestão e manutenção da iluminação das cidades.



O programa envolverá temas como a Problemática da gestão e da manutenção, depreciação das instalações; efeito da poluição e envelhecimento de luminárias; redução do fluxo de lâmpadas; vida útil dos componentes. Efeitos econômicos da falta de gestão e manutenção como: gastos com operações desnecessárias das instalações; consumo de energia reativa; qualidade do fornecimento de energia. Economia das instalações da iluminação pública abordando o ciclo de vida das instalações; custo anual equivalente e custo financeiro; relação Benefício x Custo das Instalações. Gestão da exploração com modelos de gestão; plano diretor, Gestão da manutenção com operações de manutenção, infra-estrutura e equipamentos, planificação da manutenção, controles e reparos, organização da empresa, estrutura e Sustentabilidade com temas sobre os resíduos gerados pelas instalações da iluminação pública. Estimativa do volume de resíduos de uma cidade. Recomendações internacionais. Poluição luminosa, entre outros.



Em São Paulo o curso será realizado nos dias 14 e 15 de junho e, em Curitiba, dias 18 e 19 de junho de 2007. 



Inscrições e informações podem ser obtidas pelo atendimento on-line no site www.aeacursos.com.br, e-mail cursos em aeacursos.com.br, e telefones 11 3739-0901 ou 3743-9241.





Serviço

 Curso: GESTÃO DA EXPLORAÇÃO E DA MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA 



São Paulo



Data

14 e 15 de junho de 2007

Horário

5ª feira - 14h30 às 18h30 e 6ª feira - das 8h30 às 18h



Carga horária

12 horas



Local

Golden Tower Hotel - Rua Dep. Lacerda Franco, nº 148

Pinheiros - São Paulo/SP



Curitiba 

Data

18 e 19 de junho de 2007


Horário

2ª feira - 14h30 às 18h30 e 3ª feira - das 8h30 às 18h

 Carga horária

12 horas 

Local

FUNPAR - Fundação da Universidade do Paraná

Av. João Negrão, nº 280 - Centro - Curitiba/PR



Desconto por antecipação de inscrição

Inscrições pagas com 30 dias de antecedência da data de início dos cursos receberão desconto de 5%, tanto para pagamento à vista, como à prazo.





Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20070515/a834f3e2/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l