[Dicasdeiluminacao-l] Estudos das idéias e mensagens principais da obra

Valmir valmir em unicamp.br
Qua Ago 1 10:15:23 BRT 2007


Prezado(a) assinante, bom dia,

Segue abaixo pequeno texto onde discuto a importância dos estudos das idéias e mensagens principais de uma obra cênica, por parte dos profissionais de iluminação. Esses estudos fazem parte da etapa de pesquisa que os designers devem empreender e que irão desembocar e contribuir com o processo de criação de suas obras.



Estudos das idéias e mensagens principais da obra





A análise dos objetivos de expressão emocional dos autores, diretores, coreógrafos, etc, contribui para que o designer "reforce" essas idéias através de manipulações da linguagem visual da luz em cena. 

O comportamento dos atributos expressivos da iluminação quando elaborados a partir de conceitos que trabalhem paralelamente às idéias dos autores e de direção dos espetáculos, favorece as sensações e sentimentos embutidos na proposta, ou seja,

 

 "Para fins de realismo a iluminação cênica capta da realidade somente aquilo que é mais importante para identificação por parte do público. E o que é mais importante? Há vários fatores que intervêm no que diz respeito à luz: a cor, a direção, o sentido. São fatores determinantes, tanto do ponto de vista de quem faz, como de quem vê. As inúmeras combinações que podem ser feitas a partir destas variáveis (e suas variações internas), permitem diferenciar um efeito do outro e obter impressões diversas de realidade".(CAMARGO, 2000) [1]

 

Na criação e desenvolvimento das cenas, o diretor e os atores se empenham em transmitir determinadas idéias que determinarão os níveis emocionais do público. A iluminação trabalha sobre esses complexos contextos criados a partir dos textos ou roteiros e direcionados pelo diretor, coreógrafo, encenador, etc. do espetáculo. O designer de iluminação precisa "conhecer" essas profundas intenções e transformá-las em linguagem visual dentro desse contexto. Para isso, ele deve também ter em mente que todos os elementos dispostos sob a luz serão afetados não só fisicamente como também simbolicamente, pois, alterações físicas determinam alterações de leituras por parte dos espectadores e, à medida que o designer domina essa linguagem, consegue agregar sentimentos e sensações à materialidade. O domínio dessa linguagem passa pelo fato de que cada minúcia empregada na distribuição das propriedades da luz nas cenas, sobre cenários, atores e elementos, etc, construirão determinantes dessa linguagem. E que:

 

"Ao pesquisar a luz, tal como ela se dá na realidade, dois aspectos devem ser levados em conta: o que é diferencial na luz e o que é redundante. Representar uma sala com uma geral[2] branca difusa é representar uma sala qualquer, e não especificamente aquela sala que o texto pede. O diferenciador está no conjunto, na linearidade, no aspecto difuso. Isso é o elemento redundante da luz, que ao invés de diferenciar acaba igualando. O elemento propriamente diferencial, marcante, aparece nas curvas, nos cantos, nas dobras, nos pontos de mudanças das superfícies e obviamente nas sombras. São detalhes muito sutis, estritamente ligados ao cenário, mas que têm a maior importância no processo da caracterização. Alguns conhecimentos de arquitetura, decoração, design e iluminação de interiores podem auxiliar muitíssimo nesta tarefa. (CAMARGO, 2000)[3]

 

Mas para que o designer de iluminação se utilize dessa linguagem com eficácia, deve acima de tudo conhecer as íntimas intenções subjetivas dos dirigentes e criadores das cenas. São eles que "orientam" e "dirigem" de que forma as cenas serão realizadas e mostradas para atingir os sentidos físicos e, portanto, os sentidos emocionais do público.



--------------------------------------------------------------------------------

[1] CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. Sorocaba, sp: TCM Comunicação, 2000. p. 52

[2] Iluminação geral: iluminação que abrange espaços abrangentes como salas, pátios, quartos, etc. diferentemente das luzes focalizadas em determinados atores, objetos, que recortam espaços, estruturas, objetos, atores, etc.

[3] Op. Cit. p. 54







Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20070801/f8d0236e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l