[Dicasdeiluminacao-l] Levantamento das informações históricas

Valmir Perez valmir em unicamp.br
Seg Ago 6 17:51:04 BRT 2007


Todo artista, ao desenvolver uma obra de cunho histórico, necessita obter elementos
da época, para que seu trabalho tenha consistência, veracidade.
Na iluminação de palco, isso, além de ser também verdadeiro, é essencial, pois,
épocas diferentes nos remetem a “luzes diferentes”.
Toma-se o exemplo de um espetáculo que se passa na França do século XV.
As luzes naturais, ou seja, a luz do sol que incide em ambientes internos e externos
vem "carregada" de subliminares de outros elementos que constituem a plástica do
espetáculo.
Pode-se supor que a luz incidente do sol sobre cenários e atores fora criada para
dar impressão de uma reunião popular no pátio de uma catedral – o que poderia
reforçar a idéia seria o trabalho minucioso das sombras que incidirão sobre o todo
do palco, sobre os cenários etc. A luz, em outro exemplo, poderia sugerir uma
reunião numa taberna, à noite, o que poderia ser feito através da criação de uma
iluminação que remetesse a luzes de velas ou tochas, numa tentativa de “imitação”
dos recursos de iluminação de interiores da época.
Além disso, deve-se levar em consideração que a luz, sendo também elemento de
linguagem, pode ter seus matizes alterados para compor o psicológico da cena.
Uma luz mais quente, amarelada, remete o público a um determinado estado de
consciência, diferentemente de uma luz mais azulada. Além, é claro, de favorecer o
entendimento dos horários e espaços em que a cena ocorre.
Muitas vezes também a preocupação volta-se para os cenários e figurinos. O designer
tem que saber exatamente os efeitos das cores-luz sobre as cores-pigmento,
realçando, dessa forma,  o trabalho conjunto da obra.
De maneira geral, a busca por uma iluminação que transmita momentos históricos
sempre é prazerosa. É o trabalho de pesquisa minucioso da linguagem visual que torna
o trabalho mais empolgante. Uma maneira bastante interessante de se buscar essas
informações, e talvez a mais importante e completa, é o estudo das obras pictóricas
de determinada época. Os artistas da tela sempre se preocuparam com a luminosidade
em suas criações. Isso facilita, sobremaneira, o contato com a experiência visual
que determinados povos possuíam.
Além disso, sempre será possível avaliarmos o "sentido" ou "essência" de cada época
através da literatura, da música etc. Basta ter a mente e o coração abertos.
O artista deve se envolver na sua obra de maneira que consiga sentir profundamente o
"espírito" de sua busca.
A luz, sendo um componente de linguagem do espetáculo, também se afirma como um
componente de representação.

(...) esse processo de representação baseia-se antes de tudo na semelhança que tais
efeitos possam ter com os modelos reais aos quais se referem. De imediato poderíamos
dizer que, por mais que se queira, dificilmente haverá uma reprodução perfeita da
realidade sobre os palcos, principalmente no tocante à questão da luz. Até aonde a
imagem de uma luz permite que um olhar comum entenda a que tipo de luz esta imagem
se refere? Pode-se delimitar a representação enquanto processo analógico? Mas o que
é analogia? Podemos dizer que os procedimentos analógicos são sempre os mesmos, em
qualquer sociedade, época ou cultura? Ou a analogia acompanha as mudanças? (CAMARGO,
2000, p. 14) .

Daí, portanto, a importância da pesquisa histórica na concepção do desenho de luz.
Havendo o entendimento das relações espaciais, ambientais, climáticas e, até mesmo,
arquiteturais e sociais de uma determinada época, o designer pode buscar uma
representação mais realística do universo da cena : se sua intenção for de
representação simbólica, a importância dessa pesquisa também não será diminuída.





Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
Fones: (19) 35212444
       (19) 92229355




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