[Dicasdeiluminacao-l] Estudo da duração das cenas e de seus impactos expressivos

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Seg Ago 20 18:15:35 BRT 2007


*Estudo da duração das cenas e de seus impactos expressivos*


Na maioria das vezes, a cena, que poderíamos definir aqui como "cada uma das
unidades de ação duma peça, cuja divisão se faz segundo as entradas ou
saídas dos atores; cena francesa" (FERREIRA,
1999)[1]<http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftn1>,
possui durações e expressividades diferentes. Isso é o que torna um
espetáculo interessante e o que produz, no espectador, o interesse e a
surpresa que envolvem uma obra, principalmente a obra dramática. Essa
dinâmica proporciona os ritmos e as descontinuidades necessárias ao
desenvolvimento das idéias.

Dentro de uma mesma cena se pode criar variados comportamentos da luz que
definirão, muitas vezes, o espaço, o tempo, o clima psicológico etc. Essas
influências, para estarem em equilíbrio com a obra cênica, devem ser
estudadas nos seus aspectos temporais e expressivos.

Os estudos da duração das cenas e dos seus impactos expressivos propiciam
melhores distribuições das entradas e saídas da iluminação e,
conseqüentemente, um acompanhamento equilibrado das qualidades da luz nos
intervalos de tempo. Além das escolhas dos corretos instrumentos, tornam-se
necessárias escolhas corretas de sua utilização também no universo temporal,
pois:



Escolhidos os suportes físicos da informação e expressão da luz, resta saber
como eles serão utilizados no espaço cênico e com que finalidade. Há
recortes por focos concentradores? Atua como elemento visual intensificador
da mensagem? Substitui a cortina na mudança de cena? Opera as transições de
tempo? Representa passivamente uma situação fictícia? Eis aí um outro papel
da iluminação cênica que deve ser levado em conta: a participação da luz
como elemento de articulação do espetáculo, responsável pela coesão,
síntese, fluência, transição, rapidez, enfim, luz como elemento de estrutura
do espetáculo, ligando uma cena à outra, fazendo as transições no tempo e no
espaço, ou isolando áreas de conflito. Outro aspecto, pois, fundamental na
elaboração estética (CAMARGO, 2000, p.
143)[2]<http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftn2>
.

------------------------------

[1]<http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftnref1>FERREIRA,
A B. H.
*Dicionário Aurélio Eletrônico – Séc XXI**. *São Paulo: Ed. Nova Fronteira,
1999. versão 3.0.

[2]<http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftnref2>CAMARGO,
Roberto Gill.
*Função Estética da Luz*. Sorocaba, SP: TCM Comunicação, 2000. p. 143.


-- 
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
www.iar.unicamp.br/lab/luz
http://blogdovalmir.blogspot.com/
http://imprensanaprensa.blogspot.com/
Skype: lablux
Fones:
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20070820/9a2cd943/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l