[Dicasdeiluminacao-l] Iluminação Cênica: pesquisa, criação e execução de projetos

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Seg Set 3 11:17:25 BRT 2007


Iluminação Cênica: pesquisa, criação e execução de projetos



Os trabalhos de pesquisa, criação e execução de uma obra de iluminação de
palco possuem aspectos correlatos com os de outras manifestações artísticas.
Os artistas, de uma maneira geral, desenvolvem suas obras seguindo um
processo de criação que, mesmo variando em alguns aspectos, afirmam-se como
etapas de processos de trabalho definidos. Pode-se dividir esse processo em
três fases: da pesquisa, das tentativas ou esboços e da execução. Dentro
dessas fases existem diferenças de procedimentos que variam entre os
diferentes tipos de manifestações expressivas.

A primeira fase do desenvolvimento de uma obra é aquela que diz respeito à
pesquisa, aos elementos que proporcionam ao artista a vivência de
determinado universo de conhecimento, histórico, sensível e que compõem seu
arquivo pessoal de referência.

 Posteriormente o artista passa para a segunda, a fase de criação, ou seja,
o que o artista deseja expressar. Mesmo sendo, muitas vezes, produto de uma
inspiração repentina, essa inspiração vem carregada de significados que são
coletados durante uma pesquisa direcionada e sistemática sobre algum tema ou
temas específicos, ou também através da própria vivência do artista em seu
mundo e suas experiências durante sua vida e a vida de seus iguais, da
natureza, de seus ideais e expectativas etc. Na música, se apresenta como a
fase de tentativa e erro sobre os instrumentos, sobre as partituras. Na
pintura, se apresenta como a fase dos esboços, dos desenhos livres e do
movimento em busca de soluções formais. Na escultura, através da modelagem
em materiais mais "amigáveis", como a argila, as massas sintéticas. Na
arquitetura, nos desenhos de esboços, na construção de maquetes e modelos e
assim por diante.

 Através de processos contínuos de tentativas e erros, os artistas vão
chegando mais próximos às suas perfeições relativas. Além dessas atividades
manuais, os artistas modernos contam, atualmente, com as tecnologias de
simulação e emulação que propiciam uma "visão" mais próxima do real,
permitindo inferências mais exatas nas suas idéias.

A terceira fase é a da materialização do projeto nos seus suportes finais
que, no caso da música, é a notação em partituras e execução da obra em
instrumentos. Na pintura, se dá através da inserção das tintas sobre
variados suportes. Na escultura, no acabamento produzido sobre diferentes
materiais, tais como, madeiras, ferro, bronze etc. Na arquitetura, na
construção e acabamento das obras nos espaços previamente designados e
preparados. Na iluminação de palco, essa fase se apresenta com o desenho dos
projetos e a preparação das documentações. Em seguida, acontecem as
montagens de estruturas, equipamentos, correção e programação das luzes e
posterior apresentação da obra em seu contexto maior de suporte a uma obra
cênica.





-- 
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
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