[Dicasdeiluminacao-l] Estudo dos projetos de figurinos

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Ter Set 18 20:15:56 BRT 2007


*Estudo dos projetos de figurinos*

* *

* *

As transformações advindas das misturas das cores-luz sobre as
cores-pigmento atingem os figurinos de maneira bastante acentuada, o que
pode ser muito proveitoso na criação e manipulação de momentos expressivos,
mas, por outro lado, pode ser responsável, também, pela destruição desses
conceitos em cena. Um figurino qualquer, de matiz vermelho, sob uma luz
esverdeada, tenderá ao cinza; já uma luz vermelha sob um elemento da
indumentária também nesse matiz, o reforçará. Essas mudanças de cores e
tonalidades sobre os cenários, figurinos e maquiagens são responsáveis pelos
códigos expressivos das cenas. Quando se muda a iluminação e, portanto, a
cor, a forma ou o brilho de determinado elemento cênico, muda-se também sua
estrutura poética no interior da cena, sua história e seu desempenho em
determinado momento expressivo.

Essas mudanças influenciam as leituras e sentimentos do público e contribuem
para o encadeamento de emoções. Se esses códigos não forem conhecidos e bem
aplicados pelos *designers* de luz, as propostas da direção poderão ser
"distorcidas", pois:



Se tivermos um cenário branco, totalmente branco, o uso da cor será,
dependendo do cromatismo dos figurinos, aparentemente facilitado, pois não
haverá o perigo de alterar negativamente um quadro de matizes que não pode
ser perturbado. Todavia, um cenário totalmente branco, capaz de aceitar
qualquer tonalidade que a luz lance sobre ele, exigirá, pela presença dos
autores, que os climas, as atmosferas, as zonas de sombra, a intensidade dos
focos, obedeçam a uma lógica dramática e não a uma pirotécnica de
cores(RATTO, 2001, p. 95)
[1] <http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftn1>
.



Além disso, devem ser conhecidas as mudanças de figurinos durante o decorrer
das cenas. Um casaco azul, quando retirado de sobre uma camisa branca,
oferecerá outra expressividade. A iluminação deve ser pensada em termos
também gerais de movimentação e trocas dos elementos da cena. As trocas
incessantes de iluminação durante as cenas, além de cansar o público,
produzem mudanças nos comportamentos plásticos dos cenários. Deve-se pensar,
acima de tudo, em uma luz que mantenha o equilíbrio das relações que estão
em jogo, sem, contudo, transferir os espectadores para espaços e tempos
diferentes. Deve-se pensar a iluminação como um todo expressivo na cena e,
ao mesmo tempo, como um elemento fortalecedor e de suporte às alterações que
surgem constantemente.

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[1]<http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftnref1>RATTO,
Gianni
*Antitratado de Cenografia*.* *São Paulo: Editora SENAC, 2001. p. 95.


-- 
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
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