[Dicasdeiluminacao-l] ENCONTRO OISTAT-BR

Valmir valmir em unicamp.br
Seg Out 8 14:30:14 BRT 2007


ENCONTRO OISTAT-BR

 

 

Temas:

 

PRIMEIRO CENTRO OISTAT DA AMÉRICA LATINA

QUADRIENAL DE PRAGA / 2007

SEMINÁRIO SOBRE ARQUITETURA TEATRAL

WORSHOPS SOBRE TECNOLOGIA TEATRAL

OFICINAS TÉCNICAS SOBRE ILUMINAÇÃO CÊNICA

 

 

DATA: DE 15 A 21 DE OUTUBRO


LOCAL: TEATRO NOVELAS CURITIBANAS - CURITIBA-PR

Rua CARLOS CAVALCANTI, 1222 - CENTRO

 

 

Realizado em parceria entre:

 

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

NÚCLEO PR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA - OISTAT BR

NÚCLEO SP - CENOBRASIL

 

apoios: 

 

TEATRO NOVELAS CURITIBANAS

PADARIA AMÉRICA

OUTROS PARCEIROS

 

OISTAT-BR

 

Público-alvo: profissionais de teatro, classe artística, membros da ABrIC e demais interessados

A OISTAT - Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro - é uma organização ligada à UNESCO que promove o intercâmbio mundial de conhecimentos na área de tecnologia teatral. Hoje, 31 países têm centros OISTAT, sendo que nenhum deles é localizado no Hemisfério Sul, nem em nosso continente. 

A Associação Brasileira de Iluminação Cênica, em parceria com a Cenografia Brasil apresentou  durante o Pequeno Congresso da OISTAT, em Praga, em 2007, a sua candidatura a ser centro OISTAT. A candidatura foi aceita e agora o privilégio de pertencer a esta entidade internacional está ao alcance de todos os interessados através da ABrIC. 

Este é o primeiro Evento Oficial da OISTAT-BR, organizado para difundir suas atividades internacionais e divulgar os trabalhos propostos pela ABrIC e CenoBr para consolidar esta candidatura, bem como as atividades desempenhadas pela delegação Brasileira durante o encontro na República Tcheca.

 

QUADRIENAL DE PRAGA 2007

 

Público-alvo: profissionais de teatro, classe artística e demais interessados

A Quadrienal de Praga, Exposição Internacional de Cenografia e Arquitetura Cênica, é uma exposição singular que vem acontecendo na República Tcheca a cada quatro anos desde 1967 sempre com o apoio da UNESCO. 

É o lugar para espelhar as tendências do teatro mundial, um lugar onde pessoas de teatro do mundo inteiro se encontram. Praga vem se tornando um grande banco de dados, vivo de informações que propiciam uma imagem do estado atual da cultura teatral nos cinco continentes. 

Organizada em seções expositivas distintas, cada uma a seu modo promove um espaço para diversos relacionamentos, opiniões e debates sobre o teatro contemporâneo. Participam dela não apenas cenógrafos profissionais como também estudantes, atores, arquitetos, figurinistas, iluminadores e designers de som.  É sem dúvida uma importante referência do desenvolvimento profissional e baliza para a prática teatral no mundo.

Dada a relevância deste evento, resolvemos abrir, junto ao primeiro grande evento da OISTAT-BR, um espaço para sua divulgação, convidando algumas pessoas que lá estiveram como participantes ou visitantes para participar como palestrantes e a todos os interessados a se reunirem para a troca de experiências e informações.

 

SEMINÁRIO SOBRE ARQUITETURA TEATRAL

 

Público-alvo: profissionais de teatro, classe artística e demais interessados

Uma das seções da Quadrienal de Praga reúne projetos experimentais de jovens arquitetos e estudantes de arquitetura no desenvolvimento de projetos de teatros com temas que variam a cada edição do evento. Aproveitando a oportunidade de expor o resultado da mostra deste ano e no intuito de aprofundar as profícuas discussões surgidas no último evento organizado pelo núcleo PR da ABrIC, O Manhãs Iluminadas III, paralelo ao Festival de Teatro de Curitiba, sobre Arquitetura Teatral durante a mesa redonda sobre Tecnologia Teatral no Brasil, que contou com a participação de expressivos profissionais de Curitiba.

O seminário contará palestras, apresentações e atividades práticas, sempre sobre o envolvimento de profissionais de teatro, consultores e artistas no processo de desenvolvimento e criação de projetos arquitetônicos de edifícios teatrais.

 

WORKSHOPS PARA INICIANTES SOBRE TECNOLOGIA TEATRAL

 

Público-alvo: estudantes e interessados em iniciação teatral

Um dos objetivos do evento é reunir o máximo possível de profissionais, estudantes e interessados em teatro para discutir e fortalecer a formação e crescimento da arte no estado do Paraná. Enquanto iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, temos como foco atingir o público local com informação e conhecimento para o engrandecimento do teatro, tanto regional quanto nacional. As oficinas deverão abranger cinco diferentes temas: cenografia, iluminação, figurinos, sonoplastia e direção de palco, serão ministradas por artistas e técnicos de Curitiba e têm como público-alvo estudantes e profissionais iniciantes das diversas atividades da tecnologia teatral.

 

OFICINAS SOBRE ILUMINAÇÃO CÊNICA

 

Público-alvo: iluminadores, técnicos de iluminação e demais interessados em novas tecnologias da iluminação.

Como o evento é organizado pela ABrIC, resolvemos contemplar seus membros e a classe profissional com duas oficinas de curta duração sobre temas tecnológicos e inovadores de maior interesse dos profissionais atualmente. Os dois temas: Wysiwyg e Moving Light serão ministrados por técnicos locais.

 

 

A programação completa e a ficha de inscrição podem ser baixadas no link http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/abric/ficha

 





Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20071008/7b577c20/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l