[Dicasdeiluminacao-l] Estudo e importância da adequação orçamentária dos projetos

Valmir valmir em unicamp.br
Seg Out 8 15:04:12 BRT 2007


Estudo e importância da adequação orçamentária dos projetos

 

 

Uma das primeiras coisas que deve ser levada em consideração pelos designers, sejam eles de qualquer área de atuação, é o estudo do orçamento disponível para os trabalhos. No caso da iluminação de palco, são esses recursos que determinam os limites técnicos que podem ser utilizados e, conseqüentemente, até mesmo os limites artísticos, principalmente os que dizem respeito aos projetos, criação e execução de efeitos especiais. 

Na criação da iluminação como um todo, o designer leva em consideração a quantidade de equipamentos, acessórios, materiais e estruturas exigidas nas cenas para construir a realidade plástica do evento. Se o teatro, ou os teatros escolhidos para as apresentações não oferecerem as condições necessárias, uma das saídas encontradas é a compra ou a locação desses itens para complementação dos projetos. Daí a importância do conhecimento prévio das condições orçamentárias, uma vez que é muito mais vantajoso criar uma iluminação adequada e adaptada às condições da produção do que promover uma "viagem" criativa que, posteriormente, não poderá ser posta em prática devido a essas limitações. Isso pode causar, inclusive, danos ao próprio espetáculo, já que toda a iluminação deve ser novamente estudada e "encaixada" nos moldes orçamentários reais.

No caso específico da criação e execução de efeitos especiais os designers devem levar em consideração, além dos custos de equipamentos, a pesquisa, fabricação e execução das soluções desejadas e de mão-de-obra especializada, caso isso seja necessário. Efeitos muito complexos podem solicitar pesquisas longas por parte de empresas especializadas, além da fabricação já anteriormente mencionada, e da montagem in loco, ou seja, as apresentações podem exigir equipe técnica especializada e competente. Tudo isso demanda custos que devem ser incluídos na planilha de orçamentos.





Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20071008/ec941c69/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l