[Dicasdeiluminacao-l] O Espaço Cenográfico Visita Brasília

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Ter Out 9 19:42:57 BRT 2007


CAIXA CULTURAL RECEBE EXPOSIÇÕES DE CENOGRAFIA, FIGURINOS E TEATROS DO
BRASIL

*  *

A Caixa Cultural Brasília receberá, de 03 a 29 de outubro, um significativo
recorte do acervo e das atividades do Espaço Cenográfico de São Paulo. O
projeto reúne duas exposições, *Modos Cenográficos* e *Teatros do Brasil*,
que estarão em cartaz na galeria Vitrine da CAIXA;  uma conferência sobre
iluminação, com Max Keller; uma conferência sobre cenografia, com J.C.
Serroni; oficinas gratuitas de cenografia, iluminação e figurinos, além do V
Fórum Latino-Americano de Iluminação, Cenografia e Arquitetura Teatral.



A exposição *Modos Cenográficos* é uma mostra dos trabalhos de cenografia e
figurinos de J.C Serroni, desenvolvidos entre os anos de 1977 e 2007,
retratando 30 anos de sua carreira. É composta por maquetes, fotos,
desenhos, figurinos e instalações, ambientados com elementos do próprio
cenário, além de luz e som, para melhor estabelecer uma relação entre
espetáculo/exposição.

*  *

*Modos Cenográficos** *tenta reconduzir o cenário ao palco, ou melhor, a um
espaço concebido como palco, onde circulam os espectadores que - ao
interagir com o cenário - lhe conferem sentido. As instalações criadas
tentam criar movimentos, além de mostrarem, sempre que possível, os modos de
fazer e seus processos.



Parte da exposição passou pela Quadrienal de Cenografia, Indumentária e
Arquitetura Teatral de Praga, República Tcheca, em 1995. Nessa ocasião, J.C.
Serroni recebeu o grande prêmio da Quadrienal - a "Golden Triga" - dada à
melhor exposição montada entre mais de 50 países participantes. O júri,
composto por 11 membros de diversos países, conferiu o prêmio ao Brasil,
mencionando na ata de premiação, entre outras coisas, que "a mostra
brasileira é feita com liberdade, valoriza a atmosfera festiva do teatro,
dando a cada trabalho uma forma inusitada. Não existem fórmulas. Exposição
interessante, atraente, que fascinou pela união de força emocional, exatidão
de documentação e profundidade filosófica."



A exposição *Modos Cenográficos* já foi montada em Caracas, em 1993; durante
o IX Congresso da OISTAT* (International Organization of Scenographers,
Theatre Architects and Technicians),* em Nashville, em 1994; na Quadrienal
de Praga, Rep. Tcheca, em 1995; em 1996, no Rio de Janeiro; em 1997 e 1999,
em São Paulo, no SESC Pompéia (no Festival Internacional de Teatro) e
Memorial da América Latina respectivamente; em 2000, em Londrina, no FILO;
em 2005, durante o FIT (Festival Internacional de Teatro), em São José do
Rio Preto e em 2006 em Belo Horizonte, durante o ECUM (Encontro Mundial de
Artes Cênicas).

No mesmo período, também na galeria Vitrine, a exposição *Teatros do
Brasil*apresenta registro fotográfico dos principais teatros de Norte
a Sul do
País. A mostra foi criada como representação do livro *Teatros - Uma Memória
do Espaço Cênico no Brasil*, de J. C. Serroni. O livro, datado de 2002,
cataloga todos os teatros existentes no Brasil, sendo que 88 deles são
retratados de forma mais abrangente, com fotos, textos sobre sua história e
depoimentos de personalidades ligadas aos espaços. A exposição já foi
montada em São Paulo e São José do Rio Preto e será exibida pela primeira
vez em Brasília. O livro foi sucesso absoluto e está esgotado para venda.
Existe, em andamento, um projeto para uma segunda edição.



O projeto *O Espaço Cenográfico Visita Brasília* tem como um de seus
objetivos o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento da cenografia no
Brasil. Ainda estão previstos, na programação, uma série de eventos
gratuitos de intercâmbio, formação e atualização para profissionais das
áreas de arquitetura teatral, cenografia, figurinos e áreas correlatas.



No* *dia 04 de outubro, a programação paralela será aberta (confira
programação completa abaixo), com a palestra sobre arquitetura teatral
*Reflexões
sobre o Espaço Cênico*, ministrada pelo cenógrafo e figurinista J. C.
Serroni, no Teatro da Caixa. Serroni apresenta uma abordagem sobre as
possibilidades de conceitos dos espaços teatrais. Relata um panorama sobre a
evolução e a situação do edifício teatral no Brasil e faz observações sobre
diversos aspectos que devem ser levados em consideração ao se desenhar um
projeto de teatro.



No dia 15, um dos maiores *lighting designers* do mundo, o alemão Max
Keller, realiza conferência sobre Iluminação, com o tema *Uma Viagem para a
luz – Sem Tecnologia Não Há Arte*.  A conferência abre o Fórum
Latino-Americano de Iluminação, Cenografia e Arquitetura Teatral e será
realizado na Sala Cássia Eller, no complexo da Funarte. A entrada é franca e
haverá tradução simultânea do alemão para o português.

Dentro da programação da mostra, será realizada ainda a quinta edição do
Fórum Latino-Americano de Iluminação, Cenografia e Arquitetura Teatral, que
vai debater os caminhos escolhidos atualmente para os projetos de edifícios
teatrais, cenografias e iluminação para teatro em toda a América Latina.

O Fórum já foi realizado anteriormente em São Paulo,no Memorial da América
Latina (1999); no Filo (Festival Internacional de Teatro de Londrina),no
Paraná (2000); em São José do Rio Preto,no FIT (Festival Internacional de
Teatro), em 2005; e no Ecum (Encontro Mundial das Artes Cênicas), em Belo
Horizonte (2006).

Este ano, o Fórum acontece nos dias 16 e 17 de outubro, na Sala Cássia
Eller, da Funarte, com entrada franca.   Haverá distribuição de senha por
ordem de chegada, uma hora antes do evento, com apenas uma senha por pessoa.


*J. C. Serroni*

* *

José Carlos Serroni, ou J. C. Serroni* *como é conhecido profissionalmente*,
*é arquiteto, cenógrafo e figurinista de teatro, televisão e shows.  Estudou
um ano de Matemática e depois migrou para arquitetura, na Universidade de
São Paulo,   por causa da ausência de cursos específicos na área de
cenografia.



Enquanto estudante, enveredou-se pela pintura, cenografia e trabalhou em
galpões de Escolas de Samba. De 1977 a 1982, foi cenógrafo-figurinista e um
dos coordenadores do Departamento de Cenografia e Arte da R.T.C - Rádio e
televisão Cultura de São Paulo, onde realizou inúmeros projetos de
cenografia e figurinos, como: Teatro 2, Telecurso 2ºgrau, Musicais, Shows,
Tele-Aulas, Tele-Contos, etc. Realizou também, alguns projetos para a TV
Globo e para a MTV - São Paulo.



Foi lá que conheceu Antunes Filho, com quem trabalhou como diretor de
cenografia no Centro de Pesquisas de Teatro no Antunes Filho no Sesc por
mais de dez anos. O trabalho desenvolvido   com o Grupo Macunaíma, em
especial com Paraíso Zona Norte, a adaptação da peça Os Sete Gatinhos e A
Falecida de Nelson Rodrigues.



Seu currículo inclui consultorias arquitetônicas na construção de prédios
teatrais em todo o País; curadoria da delegação brasileira na exposição de
cenografia na Quadrienal de Praga, ocasião em que ganhou a Golden Triga
(1995). É fundador e diretor do Espaço Cenográfico de São Paulo (1998),
ambiente dedicado à pesquisa e desenvolvimento de cenografia e, claro, ainda
fazendo cenografia para teatro.   Serroni, hoje, além de cenógrafo líder, é
também figura chave no desenvolvimento e futuro do teatro e da cenografia no
Brasil.



*Site para consulta: www.espacocenografico.com.br*

* *

*MAX KELLER *

* *

Max Keller é referência de grande relevância na criação da iluminação
teatral.

Apresenta-se como um mágico da luz artificial e seu trabalho tem
transformado grandes produções teatrais através da Europa e Estados Unidos
numa trajetória que percorre famosos teatros de todo o mundo.  Ele esteve no
Brasil uma única vez, em São Paulo em 1987, ministrando um curso para
iluminadores, tendo inclusive feito o projeto de iluminação do espetáculo
Paraíso Zona Norte, dirigido por Antunes Filho.



Além de designer de luz, Max Keller é também um consultor largamente
procurado para as produções internacionais de palcos. Em adição ao seu
trabalho, também leciona em colégios, academias e realiza com bastante
freqüência publicações em revistas e jornais. É autor de "Light Fantastic",
obra que engloba vasto conhecimento histórico e atual acerca da aplicação
conceitual e prática na elaboração da luz.



Seu trabalho não é somente referenciado no interior de teatros, mas é também
realizado a partir da criação de instalações de propósito arquitetônico e
conceitos de iluminação para indústria.  Ao longo de sua carreira, o artista
desenvolveu uma grande obra relacionada ao conhecimento próprio da
iluminação e suas metodologias utilizadas para a aplicação, manuseio e
criação de um desenho de luz detentor de elevado nível.

* *



*PALESTRAS*

*  *

*Reflexões sobre o espaço cênico", com J.C. Serroni*

Teatro da CAIXA, dia 04 de outubro de 2007, às 19 horas

Entrada por ordem de chegada até a lotação do teatro (400 lugares)

*  *

*Conferência com o designer de luz Max   Keller*

Teatro da CAIXA, dia 15 de outubro de 2007, às 19 horas

Entrada por ordem de chegada até a lotação do teatro (400 lugares *)*

*  *

*  *

*OFICINAS GRATUITAS *

*Programação*

*  *

*Oficina de Iluminação com Guilherme Bonfanti (Brasil) *

- Conceitos de projeto a partir de leitura de um texto e um projeto
cenográfico

De 16 a 20 de outubro, das 18h às 22h

Nº de vagas: 20

Público-alvo: Iniciantes em iluminação, cenógrafos,arquitetos e estudantes
de áreas correlatas

Local: CAIXA Cultural Brasília



*Oficina de Iluminação avançada com Max Keller (Alemanha) *

-Conceitos avançados sobre a luz teatral

De 16 a 20 de outubro, das 18h às 22h

Nº de vagas: 15

Público-alvo: iluminadores e designers de luz, com alguma experiência

Local: CAIXA Cultural Brasília

*  *

*Oficina de Cenografia com J. C. Serroni (Brasil) *

- Os processos de criação e execução no Espaço Cenográfico de São Paulo.
Base teórica e prática. Encaminhamentos de projeto. Execução de maquete a
partir de um texto teatral.

De 22 a 29 de outubro, das 18h às 22h

Nº de vagas: 20

Público-alvo: cenógrafos, arquitetos, artistas plásticos, designers e
estudantes de áreas correlatas

Local: CAIXA Cultural Brasília



*  *

*Oficina de Figurinos e Adereços com Telumi Helen (Brasil) *

*- *Os processos de criação e execução de figurinos e adereços no Espaço
Cenográfico. Base teórica, filosofia e prática. Encaminhamentos de projeto.
Representação gráfica, desenhos, pesquisa, experimentos e protótipos.

De 22 a 29 de outubro, das 18h às 22h

Nº de vagas: 20

Público-alvo: cenógrafos, arquitetos, artistas plásticos, designers e
estudantes de áreas correlatas

Local: CAIXA Cultural Brasília

Para participar das oficinas gratuitas, os interessados devem enviar
currículos
e carta de intenções para
brasilia em espacocenografico.com.br<https://www.unicamp.br/webmail/images/blank.png?SQMSESSID=07f4d4fd045c5f827a32245990156de4>,
ou pessoalmente com os monitores da exposição "Modos Cenográficos", na
galeria Vitrine, da Caixa Cultural. A lista dos selecionados será divulgada
pelo site www.espacocenografico.com.br<http://www.espacocenografico.com.br/brasilia>

*PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM *

*Dia 16/10 *

Das 10h às 13h

Mesa sobre Iluminação Teatral com a participação dos iluminadores Guilherme
Bonfanti (SP), Jorginho de Carvalho (RJ) e Jamile Thorman (Brasília).
Mediação: Raul Belém – Arquiteto cênico e iluminador



Das 15h às 18h

Mesa sobre Arquitetura Teatral com os arquitetos Marcelo Ferraz (SP),
Isidoro Singer (Uruguai) e Gustavo Lanfranchi (SP). Mediação: Raul Belém –
Arquiteto cênico e iluminador

* *

*Dia 17/10 *

Das 10h às 13h

Mesa sobre Cenografia, com participação de Oswaldo Reyno (Uruguai), José
Dias (RJ) e Cyro del Nero (SP). Mediação: Raul Belém – Arquiteto cênico e
iluminador



Das 15h às 18h

Mesa 2 sobre Cenografia, com participação de J.C Serroni (SP), Monica Raya
(México) e Lídia Kosovski (RJ). Mediação: Raul Belém – Arquiteto cênico e
iluminador

* *

* *

*Serviço*

* *

*O Espaço Cenográfico Visita Brasília, com as mostras Modos
Cenográficos e Teatros
do Brasil, de J. C. Serroni*

*Abertura das mostras para imprensa e convidados: *02 de outubro, às 19h**

*Visitação: *03 a 29 de outubro* *

*Horário de Visitação: *diariamente, das 9h às 21h

*Entrada Gratuita *

*(Vide programação completa de eventos paralelos acima) *

*Caixa Cultural*

*Endereço:* SBS Qd. 4 Lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa

*site: www.caixacultural.com.br*

* *

**
*Informações para Imprensa: *Tato Soluções em Marketing, (61)
3234-8916/* *Jaque
Dias -(61) 9988.9618* */Eveline Sampaio - (61) 8417.1376* *
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20071009/f50745b3/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l