[Dicasdeiluminacao-l] Projeto de Capacitação de Técnicos em Espetáculo
Valmir Perez
valmirperez em gmail.com
Dom Abr 13 14:41:36 BRT 2008
Prezado (a) assinante, bom dia,
A Fundação Catarinense de Cultura através do Teatro Álvaro de Carvalho, está
implantando o "Projeto de Capacitação de Técnicos em Espetáculo". O projeto
tem por objetivo desenvolver um programa de profissionalização nas áreas de
iluminação, sonoplastia e cenotécnica, que prima pela qualidade
profissional.
O curso terá 160 h/a. de atividades curriculares práticas, mais 20 h/a de
atividades programadas (palestras, debates e visitas aos Teatros de
Florianópolis com trabalhos práticos). As atividades acontecerão no palco do
Teatro Álvaro de Carvalho, a partir de 05/05/08 a 15/08/08, no período da
manhã das 08:30 às 11:30 horas. Sempre nas duas primeiras semanas de cada
mês.
Com este propósito o Teatro Álvaro de Carvalho convida aos profissionais e
artistas que já atuam nestas áreas a participarem do curso de formação.
As inscrições estarão abertas de 09/04/2008 a 28/04/2008, no período
vespertino, das 14:00 às 18:00h. e serão realizadas no TAC. O curso é
gratuito e disponibiliza 30 vagas para os interessados.
*Critérios de inscrição:*
No período das inscrições, os profissionais interessados deverão preencher
um formulário específico, colocando seus dados pessoais, nível de formação e
atividade profissional. O formulário servirá para avaliar os inscritos, caso
o numero de inscrições venha a ser superior ao numero de vagas.
- Técnicos que estão em atividades nos Teatros, Casas de Espetáculos
da Grande Florianópolis e das demais regiões do Estado de Santa Catarina;
- Estudantes de Artes Cênicas, interessados na formação técnica em
teatro;
- Estudantes do CEFET que tenham interesse pela formação na área
técnica do Teatro;
- Técnicos que estão trabalhando em grupos teatrais e artísticos da
Grande Florianópolis;
- Coordenação e produção de palco;
I – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
*Titulo: "*Projeto de Capacitação de Técnicos em Espetáculos".**
*Área: *Iluminação, Sonoplastia e Cenotécnica.
*Aplicativo: *Capacitar e formar Técnicos para atuarem em Teatros – Casas de
Espetáculos, Eventos Sociais, Culturais, Corporativos e Educacionais.
*Carga Horária: *160h/a. Curricular, mais 20 h/a de atividades programadas;
*Período: *Matutino, das 08:30 às 11:30h. De maio a agosto de 2008, sempre
nas duas primeiras semanas de cada mês (quinzenal)**
*Nível do Curso: *Formação Técnica.
*Valores:* Trabalho em equipe, ética profissional, atenção à aprendizagem,
trabalhar as necessidades do grupo, formador que orienta para a
autoformação, grupo fonte de recurso para o processo.
*Visão:* Centro de Pesquisa e Estudos com programas regulares, voltados ao
processo de formação de técnicos em Teatro, Casas de Espetáculos.
* *
* *
* *
*II – OBJETIVOS GERAL*
Formar e capacitar profissionais nas áreas de iluminação, sonoplastia e
cenotécnica, em um processo voltado para o aperfeiçoamento, o aprimoramento
técnico e a inserção no mercado de trabalho.
*III – OBJETIVOS ESPECIFICOS*
- Fundamentar a prática do técnico nos Teatros, Casas de Espetáculos
e suas responsabilidades profissionais;
- Melhorar a qualidade de formação do profissional nas áreas de
iluminação, sonoplastia, e cenotécnica, através de cursos práticos;
- Habilitar o técnico a ler e compreender os códigos artísticos que
fundamentam as concepções dos espetáculos;
- Formar o técnico a partir de uma metodologia, que o estimule a
pensar em relação a sua profissionalização, no processo da produção
artístico-cultural e no espaço de trabalho dentro de uma prática
interdisciplinar;
- Desenvolver metodologias de trabalho;
- Capacitar o técnico para atuar nas áreas de eventos corporativos,
eventos sociais, eventos culturais e educativos;
- Estruturar no Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, um espaço para
estudos e pesquisa através formação de um Núcleo de Pesquisa e de uma
biblioteca;
- Desenvolver atividades programadas: palestra, debates , visita a
Teatros e Casas de Espetáculos da Grande Florianópolis e de outra cidade
para estudos práticas;
IV – METODOLOGIA
* *
*Abordagem Metodológica*
- O técnico como um solucionador de problemas em seu espaço de
trabalho;
- A criação e a busca de soluções para possíveis dificuldades
técnicas que possam surgir no decorrer das atividades;
- O cuidado com o matéria e o local de trabalho;
- A importância da interdisciplinaridade na produção técnica;
- O conceito de Arte e do Fazer Artístico no processo de compreensão
dos códigos artísticos;
- Questionar sobre a função e a postura do técnico no Teatro – Casa
de Espetáculo;
- Áreas de trabalho: Teatro – Casas de Espetáculos, Eventos Sociais,
Culturais, Corporativos e Educacionais;
- Os diferentes espaços e ambientes de trabalho – espaço interno e
espaço externo;
- Abordar termos e conceitos técnicos para fundamentar a metodologia
de trabalho do técnico;
*Proposta Metodológica*
- Formar um Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica (planejamento e
desenvolvimento do processo pedagógico do curso);
- Proposta de aulas práticas (dinâmicas), utilização dos recursos da
caixa cênica do teatro;
- Fundamentar a prática em relação aos teóricos das áreas em estudo;
- Focar a investigação e o estudo dos conteúdos referentes às
técnicas de palco;
- Organizar e formatar material didático;
- Organizar uma bibliografia básica;
*Proposta de Avaliação** *
- 1ª Avaliação: Questionário avaliará o projeto e as disciplinas
ministradas;
- 2ª Avaliação: Confluência dos conteúdos que resultará em uma
Montagem Técnica, a partir da escolha de um texto na disciplina "A Concepção
do Espetáculo". O texto poderá ser uma peça dramática ou um roteiro de
ações. O processo trabalhará: 1º) o ato de criação dos elementos cênicos:
luz, som, cenário; 2º) montagem do projeto técnico criado pelos
participantes; 3º) operação e execução da técnica. A avaliação será feita
após as visitas aos Teatros, sendo realizada no TAC, sob orientação do
Professores do curso.
(A temática da montagem fica a critério dos professores)
V – JUSTIFICATIVA
O Projeto de Capacitação de Técnicos em Espetáculos, tem o propósito de
desenvolver uma estrutura curricular e um processo de atividades
programadas, as quais estão voltas para a profissionalização e a
capacitação destes profissionais. É um processo que visa fundamentar a
prática do profissional da área técnica do Teatro.
O projeto visa inserir o profissional no mercado de trabalho, levando-os a
conhecer os processos de concepção, produção e a parte técnica do
espetáculo, prevendo a vinda de novas tecnologias e as novas concepções que
constantemente são inseridas nos espetáculos contemporâneos. O projeto se
caracteriza como um espaço para a formação e a produção do fazer técnico
nos Teatros, Casas de Espetáculos e atividades com grupos artísticos. É um
projeto que vem aprofundar e complementar o conhecimento do técnico e sua
prática profissional.
O Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, será o local de organização das
atividades práticas, tornando-se a estrutura centralizadora do processo de
capacitação, local em que se concentrará e se organizará o material didático
e a bibliografia técnica, a qual será utilizada no processo permanente de
estudos e pesquisas. A edificação desta estrutura, possibilitará a
continuidade do programa nos anos subseqüentes.
*VI – ESTRUTURA CURRICULAR*
* *
*DISCIPLINA*
* *
*PROFESSOR *
*CARGA HORÁRIA/ PERÍODO MATUTINO*
* *
CONTEÚDO
* *
*OBS*
*1ª Concepção do Espetáculo*
* *
Prof. José R. Faleiro
36 H/A (04 horas de atividades programas)
- Do diretor ao encenador e a evolução dos espetáculos;
-A concepção do espetáculo e sua relação com os elementos: Luz, som,
cenografia e cenotécnica; - O diretor de artes e o técnico; - Unidade do
espetáculo;
*2ª O Projeto de Cenografia e a Cenotécnica *
Prof. Fernando Marés
20 H/A
- O processo de concepção da cenografia, pesquisa, projeto, construção;
- A relação entre cenografia e cenotécnica;
- Adequação da cenografia ao teatro/espaço;
- Funcionamento da Caixa Cênica, nomenclatura, necessidades e especificações
do projeto cênico;
- O processo de chegada no Teatro e montagem da cenografia;
*3ª Estudo da Iluminação na Cena*
**
Prof. Irani Brunner Apolinário
36 H/A (04 horas de atividades programadas)
- A concepção do diretor e o trabalho do iluminador;
- Mapa;
- Composição da luz;
- Protocolo DMX;
- Mesa Digital;
- Montagem e operação de Moving light;
*4ª Laboratório de Montagem da Luz Cênica*
* *
Prof. Eugenio Luiz de Andrade
36 H/A (04 horas de atividades programadas)
-Eletricidade básica;
-Segurança no trabalho;
- Equipamento operacional;
-Tipos de lâmpadas; - Estrutura Modulares;
- Analise do mapa e montagem;
- Operação de luz;
- Montagem e operação de Moving light;
*6ª Técnicas de Áudio*
* *
Prof. Eduardo Serafin
20 H/A
- Equipamento e aplicações; - Concepção do rider de palco/som;
- Concepção de entrada e saídas;
- Analise do rider;
- Parâmetros e montagem do equipamento;
- Operação do Som;
*VII - ATIVIDADES PROGRAMADAS*
* *
*PALESTRA*
*PALESTRANTE*
*PERIODO/ DATA*
*TEMA/CONTEUDO*
*OBSERVAÇÕES*
*1ª Legislação e Produção*
Aluízio Estanislau Cherobim
Noturno
-19:00 às
21:00H
-Segunda-feira
Legislação; - Mercado de Trabalho no Brasil; - Produção técnica e processo
de profissionalização;
*2ª O Conceito de Iluminar*
* *
Valmir Perez
Noturno
-19:00 às
21:00H
-Segunda e Terça-feira
- Técnicas de pesquisa, - Criação e execução de projetos de iluminação, -
Poéticas da luz em um Espetáculo, Conhecimento do design de iluminação;
*3ª Sonoplastia e o Efeito de Cênico*
* *
Alécio Costa
Noturno
-19:00 às 21:00H
-Segunda-feira
- O som no Teatro; - Espetáculo; - Concertos; - Shows; -Bandas, - Acústica;
-Espaços;
*4ª A Importância do Resgate, da Memória e do Registro histórico *
Noturno
-19:00 às
21:00H
-Segunda - feira
"Importância do registro no processo de resgate da Memória e da história do
Técnico no Teatro"
*5ª Debate:*
*Resgate e Memória no Teatro Álvaro de Carvalho*
* *
Profissionais que atuaram em eventos culturais no TAC
Matutino
Resgate/ História/ Memória do TAC
*6ª Debate:*
*O Espetáculo de Dança Suas Necessidades Técnicas*
* *
Zilá Muniz
Irani Brunner Apolinário
Matutino
A Dança e suas necessidades Técnicas – Luz, Som e Cenotécnica;
* VISITA AOS TEATROS:*
* *
*TEATROS*
*TEMÁTICA *
*MONITORES*
*OBSERVAÇÃO*
*1º Ademir Rosa – CIC / Florianópolis*
* *
- Reconhecimento do espaço cênico, - Equipamento técnico, - Metodologia ou
procedimento de trabalho, - Desenvolver atividades práticas;
- Irani Brunner Apolinário
- Eugenio Luiz de Andrade
- Rogaciano Rodrigues
Período: Vespertino.
Horário: das 13:00 às 18:00 Horas
*2º Teatro Guairá – Centro Técnico - Curitiba – PR. *
- Reconhecimento do espaço cênico, - Equipamento técnico, - Metodologia ou
procedimento de trabalho, - Desenvolver atividades práticas;
- Irani Brunner Apolinário
- Eugenio Luiz de Andrade
- Rogaciano Rodrigues
Período: Matutino e Vespertino.
*IX - CALENDÁRIO CURRICULAR:*
* *
Semana
Mês
Dom
Segunda –
feira
Terça –
feira
Quarta –
feira
Quinta –
feira
Sexta –
feira
Sábado
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Agosto
04
05
06
07
08
Agosto
11
12
13
14
15 Termino
Total de horas/aula: 160.
*ATIVIDADES PROGRAMADAS:*
Total de horas/aula: 20.
Para informações mais detalhadas sobre o curso e sobre as inscrições, entrar
em contato com Rogaciano Rodrigues e Mariana Coelho Cardoso através dos
telefones : (48) 3028-8070 e (48) 3028-8071, ou ainda pelos endereços :
tac em fcc.sc.gov.br, , tacfcc em gmail.com , www.tac.sc.gov.br
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Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
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