[Dicasdeiluminacao-l] El Teatro (Para) Television

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Ter Jul 22 13:35:30 BRT 2008


Prezado(a) assinante, bom dia,

Constantemente me vejo às voltas com questionamentos de assinantes da lista,
alunos e profissionais da área de captação de imagens para vídeo e Tv, no
que diz respeito às diferentes formas de linguagem entre o teatro e como
suas nuances mais t~ênues podem ser captadas originalmente pelos "olhos" das
câmeras.

Tratar a linguagem teatral com a mesma "força" expressiva através das lentes
das máquinas de aprisionar a luz deveriam nos levar à reflexões bastante
minuciosas sobre as consequências visuais, plásticas e expressivas sobre
essas diferentes formas de "olhar".

Uma cena assistida dentro de um espaço cênico por espectadores que
compartilham mensagens "ao vivo" é diferentemente "sentida" pelo espectador
da telinha ou do cinema. Nos teatros, na maioria das vêzes, as luzes
direcionam o olhar, diferentemente, quando esse mesmo olhar é "dirigido"
pelo "olho" das câmeras.

Parecem distantes para os profissionais de iluminação, as discussões sobre
essas diferenças, mas não é isso que tenho observado durante minha
trajetória profissional. Os lighing designers, na minha opinião, sempre
deverão estar atentos às maneiras de como a televisão, o vídeo e o cinema
podem distorcer expressividades compactadas sob o "olhar" de instrumentos,
de campos restritos. As máquinas de captação de imagens captam a luz. É a
luz que aprisionam e não os elementos materiais das cenas. Saber diferenciar
os modos de captar entre o olho humano e o dessas máquinas é fundamental
para todos aqueles que desejam construir estéticas e olhares através da
iluminação, seja nos palcos ou nas mesas de edição.

Essas diferenças podem ser sentidas de forma bastante esclarecedoras quando
assistimos um espetáculo teatral, de dança, etc. cujo cunho é essencialmente
produzido para uma platéia "ao vivo" e, posteriomente, captadas e editadas
para transmissão em cinema e televisão. A coisa fica diferente. Perdem-se
demais os sentidos e nuances subjetivos da obra.

Convido então a todo(a)s a refletir sobre isso através do trabalho de Erik
Layton Arias, sob orientação de José Maria Paz Gago e de César Wonerburger,
pela universidade de La Coruña, que pode ser lido ou baixado na coletânea de
arquivos do Laboratório de Iluminação
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/ diretamente
no endereço
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cinema%20V%eddeo%20e%20TV/El%20teatro%20para%20televisi%f3n.pdf

Obrigado,
Um abraço,



-- 
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
www.iar.unicamp.br/lab/luz
http://valmirperez.blogspot.com/
http://imprensanaprensa.blogspot.com/
Skype: lablux
Fones:
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20080722/da50e663/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l