[Dicasdeiluminacao-l] O Espaço Cênico Circence
Valmir Perez
valmirperez em gmail.com
Ter Out 21 15:12:27 BRST 2008
Prezado(a) assinante, bom dia,
Tem material novo de pesquisa na coletânea de arquivos do Laboratório de
Iluminação www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld
Trata-se da dissertação de mestrado de José Carlos do Santos de Andrade,
cujo tema é "O Espaço Cênico Circence", defendida no
Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo, como exigência parcial para a
obtenção do Título de Mestre em Artes sob a orientação do Prof. Dr. Clóvis
Garcia.
Abaixo os tópicos discutidos na dissertação que pode ser baixada ou lida em
extensão pdf no endereço:
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/o_espaco_cenico_circence.pdf
*CAPÍTULO I – O CIRCO DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE*.....................pg
15
1 – China, Egito e
Índia..............................................................................pg
21
2 – Antigüidade
Greco-Romana.................................................................pg
24
3 – Idade Média e
Renascimento...............................................................pg
32
4 – Século
XVII...........................................................................................pg
37
5 – Século
XVIII..........................................................................................pg
39
6 – Século
XIX............................................................................................pg
51
7 – O circo
norte-americano.......................................................................pg
54
8 – O circo no
Brasil...................................................................................pg
58
*CAPÍTULO II – CONFIGURAÇÕES DE PALCO E PLATÉIA*........................pg
65
1 – Variantes das configurações de palco e
platéia...................................pg 66
a) – Quanto à
Natureza...........................................................................pg
67
a.1 – Permanentes
a.1.1 – Próprios
a.1.1.1 – Estrutura Sólida
a.1.1.2 – Estrutura Flexível
a .1.1.3 – Estrutura Livre ou Descompromissada
a.1.2 – Adaptados
a.2 – Eventuais ou Inusitados
a.2.1 –Comuns
a.2.2 – Específicos
b) – Quanto à
Forma................................................................................pg
68
b.1 – Abertos
b.2 – Semi-abertos
b.3 – Fechados
b.4 – Conversíveis
8
2) – Variantes das configurações de espaço
cênico..................................pg 70
a) - Quanto à natureza dos
palcos.........................................................pg 70
a.1 – Palcos Fixos
a.2 – Palcos Móveis
a.3 – Palcos Conjugados ou Múltiplos
b) - Quanto à configuração básica dos
palcos.......................................pg 71
b.1 – Palco Aberto
b.1.1 – Arena
b.1.2 – Semi-arena ou Avançado
b.1.3 – Panorâmico
b.2 – Palco Italiano ou Proscênio
c) – Quanto à máscara cenográfica dos
palcos.....................................pg 75
c.1 – Neutra
c.2 – Única
c.3 – Sucessiva
c.4 – Simultânea
c.5 – Projetada
c.6 – Virtual
3) – Variantes do espaço cenográfico, palco e
platéia...............................pg 77
a) – Quanto à
estrutura........................................................................pg
77
a.1 – Estrutura Fixa
a.2 – Estrutura Flexível
a.3 – Estrutura Processional
b) – Quanto às configurações cenográficas ou
cenas.............................pg 78
b.1 - Arena
b.2 - Semi-Arena
b.2.1 – Dois lados ou Central
b.2.2 – Três lados ou Avançado
b.2.3 - Elizabetano
b.3 – Frontal
b.4 – Panorâmica
b.5 – Sem-Limites
b.6 – Vertical
9
b.7 – Palco-Sala
b.8 – Aérea
b.9 – Topologia Múltipla
b.10 – Corredor
b.11 - Cortejo
*CAPÍTULO III - O ESPAÇO CÊNICO
CIRCENSE*...............................................pg
86
1 – Do verdadeiro ao
falso..........................................................................pg
86
2 – Do picadeiro ao
palco...........................................................................pg
94
a) – O ato
variado....................................................................................pg
94
b)– Pantomimas tomam o lugar das
feras...............................................pg 97
c)- O teatro toma o lugar das
pantomimas..............................................pg 98
*CAPÍTULO IV – AS 4 MODALIDADES DO ESPAÇO CÊNICO CIRCENSE*....pg 103
1 - O Circo de
Variedades........................................................................pg
104
a – O
terreno....................................................................................pg
104
b - Fachada promocional, entrada, bilheteria e túnel......................pg
106
c – A
tenda.......................................................................................pg
107
d – O picadeiro e os
empanados.....................................................pg 108
e – A
arquibancada..........................................................................pg
108
f – A estrutura de
borda....................................................................pg
110
g – O fechamento
lateral..................................................................pg
111
h – O pano de
cobertura...................................................................pg
112
h.1– A lona redonda
h.2 – A lona oval
i – A estrutura do meio da
lona.........................................................pg 120
j – As zonas de circulação de
público..............................................pg 121
k – O
rompimento.............................................................................pg
121
2 - O Circo de
Pantomimas.......................................................................pg
122
a – A transformação do
picadeiro.....................................................pg 122
10
b – Redução das dimensões
cênicas...............................................pg 123
c – Revestimento com piso de
madeira...........................................pg 125
d – O segundo
rompimento..............................................................pg
126
e – As
cadeiras.................................................................................pg
127
3 - O
Circo-teatro...................................................................................pg
130
a – As pantomimas conquistam o
público........................................pg 131
b – Teatro e variedades falam uma só linguagem...........................pg
132
c – A dramaturgia chega ao
circo.....................................................pg 133
d – A caixa do palco enfrenta o
picadeiro........................................pg 134
4 - O
Pavilhão........................................................................................pg
143
a – O proscênio invade o
picadeiro..................................................pg 144
b – Deslocamento do palco para o lado
externo..............................pg 145
c – A especificação das atividades teatrais no mundo do circo.......pg 146
d – Os
telões....................................................................................pg
146
e – Variáveis entre o espaço cênico circense e o teatral.................pg
147
*CAPÍTULO V - O TEATRO DE
PAPEL*........................................................pg
152
1 –
Origens...............................................................................................pg
152
2 - O Século XX e os editores do Teatro de
Papel...................................pg 155
3 - Características próprias da linguagem do Teatro de
Papel................pg 157
4 - O Teatro de Papel e a
litografia..........................................................pg 160
5 - Presépios – precursores do Teatro de
Papel......................................pg 162
6 - Caixas
Panorâmicas............................................................................pg
163
7 – O repertório do Teatro de
Papel.........................................................pg 164
8 - A magia do Teatro de Papel e a cenografia
circense..........................pg 166
*CAPÍTULO VI – A CAIXA DE PALCO – O CIRCO ADOTA O PALCO ITALIANO*.pg 167
1) – Limites do Palco
Italiano....................................................................pg
168
2) – Visão tridimensional da Caixa
Preta..................................................pg 170
3) – Componentes da estrutura da Caixa
Preta.......................................pg 171
11
a) – Urdimento
b) – Grelha
c) - Porão
4) – Manobra a 4
tiros...............................................................................pg
174
5) – Processo de confecção de
telões......................................................pg 175
a) –
Teletas...................................................................................pg
181
6) – Manobra de
Telões............................................................................pg
183
7) – Barra de
Malaguetas.........................................................................pg
184
8) – Corte longitudinal de um palco e seus
componentes........................pg 185
9) – Vestimentas do
Palco........................................................................pg
186
a) – Bandô ou
Lambrequin............................................................pg 186
b) – Cortina
corta-fogo..................................................................pg
186
c) – Pano de
boca.........................................................................pg
186
d) –
Bambolina..............................................................................pg
187
e) –
Perna.....................................................................................pg
187
f) –
Rotunda.................................................................................pg
188
--
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
www.iar.unicamp.br/lab/luz
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