[Dicasdeiluminacao-l] O Espaço Cênico Circence

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Ter Out 21 15:12:27 BRST 2008


Prezado(a) assinante, bom dia,
Tem material novo de pesquisa na coletânea de arquivos do Laboratório de
Iluminação www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld

Trata-se da dissertação de mestrado de José Carlos do Santos de Andrade,
cujo tema é "O Espaço Cênico Circence", defendida no
Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo, como exigência parcial para a
obtenção do Título de Mestre em Artes sob a orientação do Prof. Dr. Clóvis
Garcia.

Abaixo os tópicos discutidos na dissertação que pode ser baixada ou lida em
extensão pdf no endereço:

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/o_espaco_cenico_circence.pdf



*CAPÍTULO I – O CIRCO DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE*.....................pg
15

1 – China, Egito e
Índia..............................................................................pg
21

2 – Antigüidade
Greco-Romana.................................................................pg
24

3 – Idade Média e
Renascimento...............................................................pg
32

4 – Século
XVII...........................................................................................pg
37

5 – Século
XVIII..........................................................................................pg
39

6 – Século
XIX............................................................................................pg
51

7 – O circo
norte-americano.......................................................................pg
54

8 – O circo no
Brasil...................................................................................pg
58

*CAPÍTULO II – CONFIGURAÇÕES DE PALCO E PLATÉIA*........................pg
65

1 – Variantes das configurações de palco e
platéia...................................pg 66

a) – Quanto à
Natureza...........................................................................pg
67

a.1 – Permanentes

a.1.1 – Próprios

a.1.1.1 – Estrutura Sólida

a.1.1.2 – Estrutura Flexível

a .1.1.3 – Estrutura Livre ou Descompromissada

a.1.2 – Adaptados

a.2 – Eventuais ou Inusitados

a.2.1 –Comuns

a.2.2 – Específicos

b) – Quanto à
Forma................................................................................pg
68

b.1 – Abertos

b.2 – Semi-abertos

b.3 – Fechados

b.4 – Conversíveis

8

2) – Variantes das configurações de espaço
cênico..................................pg 70



a) - Quanto à natureza dos
palcos.........................................................pg 70

a.1 – Palcos Fixos

a.2 – Palcos Móveis

a.3 – Palcos Conjugados ou Múltiplos



b) - Quanto à configuração básica dos
palcos.......................................pg 71

b.1 – Palco Aberto

b.1.1 – Arena

b.1.2 – Semi-arena ou Avançado

b.1.3 – Panorâmico

b.2 – Palco Italiano ou Proscênio



c) – Quanto à máscara cenográfica dos
palcos.....................................pg 75

c.1 – Neutra

c.2 – Única

c.3 – Sucessiva

c.4 – Simultânea

c.5 – Projetada

c.6 – Virtual



3) – Variantes do espaço cenográfico, palco e
platéia...............................pg 77



a) – Quanto à
estrutura........................................................................pg
77

a.1 – Estrutura Fixa

a.2 – Estrutura Flexível

a.3 – Estrutura Processional



b) – Quanto às configurações cenográficas ou
cenas.............................pg 78

b.1 - Arena

b.2 - Semi-Arena

b.2.1 – Dois lados ou Central

b.2.2 – Três lados ou Avançado

b.2.3 - Elizabetano

b.3 – Frontal

b.4 – Panorâmica

b.5 – Sem-Limites

b.6 – Vertical

9

b.7 – Palco-Sala

b.8 – Aérea

b.9 – Topologia Múltipla

b.10 – Corredor

b.11 - Cortejo

*CAPÍTULO III - O ESPAÇO CÊNICO
CIRCENSE*...............................................pg
86

1 – Do verdadeiro ao
falso..........................................................................pg
86

2 – Do picadeiro ao
palco...........................................................................pg
94

a) – O ato
variado....................................................................................pg
94

b)– Pantomimas tomam o lugar das
feras...............................................pg 97

c)- O teatro toma o lugar das
pantomimas..............................................pg 98

*CAPÍTULO IV – AS 4 MODALIDADES DO ESPAÇO CÊNICO CIRCENSE*....pg 103

1 - O Circo de
Variedades........................................................................pg
104

a – O
terreno....................................................................................pg
104

b - Fachada promocional, entrada, bilheteria e túnel......................pg
106

c – A
tenda.......................................................................................pg
107

d – O picadeiro e os
empanados.....................................................pg 108

e – A
arquibancada..........................................................................pg
108

f – A estrutura de
borda....................................................................pg
110

g – O fechamento
lateral..................................................................pg
111

h – O pano de
cobertura...................................................................pg
112

h.1– A lona redonda

h.2 – A lona oval

i – A estrutura do meio da
lona.........................................................pg 120

j – As zonas de circulação de
público..............................................pg 121

k – O
rompimento.............................................................................pg
121

2 - O Circo de
Pantomimas.......................................................................pg
122

a – A transformação do
picadeiro.....................................................pg 122

10

b – Redução das dimensões
cênicas...............................................pg 123

c – Revestimento com piso de
madeira...........................................pg 125

d – O segundo
rompimento..............................................................pg
126

e – As
cadeiras.................................................................................pg
127

3 - O
Circo-teatro...................................................................................pg
130

a – As pantomimas conquistam o
público........................................pg 131

b – Teatro e variedades falam uma só linguagem...........................pg
132

c – A dramaturgia chega ao
circo.....................................................pg 133

d – A caixa do palco enfrenta o
picadeiro........................................pg 134

4 - O
Pavilhão........................................................................................pg
143

a – O proscênio invade o
picadeiro..................................................pg 144

b – Deslocamento do palco para o lado
externo..............................pg 145

c – A especificação das atividades teatrais no mundo do circo.......pg 146

d – Os
telões....................................................................................pg
146

e – Variáveis entre o espaço cênico circense e o teatral.................pg
147

*CAPÍTULO V - O TEATRO DE
PAPEL*........................................................pg
152

1 –
Origens...............................................................................................pg
152

2 - O Século XX e os editores do Teatro de
Papel...................................pg 155

3 - Características próprias da linguagem do Teatro de
Papel................pg 157

4 - O Teatro de Papel e a
litografia..........................................................pg 160

5 - Presépios – precursores do Teatro de
Papel......................................pg 162

6 - Caixas
Panorâmicas............................................................................pg
163

7 – O repertório do Teatro de
Papel.........................................................pg 164

8 - A magia do Teatro de Papel e a cenografia
circense..........................pg 166

*CAPÍTULO VI – A CAIXA DE PALCO – O CIRCO ADOTA O PALCO ITALIANO*.pg 167

1) – Limites do Palco
Italiano....................................................................pg
168

2) – Visão tridimensional da Caixa
Preta..................................................pg 170

3) – Componentes da estrutura da Caixa
Preta.......................................pg 171

11



a) – Urdimento



b) – Grelha



c) - Porão



4) – Manobra a 4
tiros...............................................................................pg
174

5) – Processo de confecção de
telões......................................................pg 175



a) –
Teletas...................................................................................pg
181



6) – Manobra de
Telões............................................................................pg
183

7) – Barra de
Malaguetas.........................................................................pg
184

8) – Corte longitudinal de um palco e seus
componentes........................pg 185

9) – Vestimentas do
Palco........................................................................pg
186



a) – Bandô ou
Lambrequin............................................................pg 186




b) – Cortina
corta-fogo..................................................................pg
186



c) – Pano de
boca.........................................................................pg
186



d) –
Bambolina..............................................................................pg
187



e) –
Perna.....................................................................................pg
187



f) –
Rotunda.................................................................................pg
188



-- 
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
www.iar.unicamp.br/lab/luz
http://valmirperez.blogspot.com/
http://imprensanaprensa.blogspot.com/
Skype: lablux
Fones:
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20081021/7e53c4ed/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l