[Dicasdeiluminacao-l] Problemas com o LabLux

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Qui Nov 6 16:04:01 BRST 2008

Prezado(a) assinante, boa tarde,
Alguns usuários do LabLux estão reclamando que após desinstalarem o programa
e reinstalarem em seus micros com plataforma Windows XP, o programa dá um
erro e não funciona mais.

Enquanto instalado ele não dá erro nenhum, mas ao desinstalar e instalar
novamente, pronto! Adeus LabLux.

Fiz isso e realmente está acontecendo esse erro, mas não é do Lab Lux, pois
quando instalei num computador onde as atualizações de segurança não foram
realizadas, ele funcionou normalmente. Daí tirei então que o problema deve
ser de algum bug na instalação de alguma dessas atualizações da Microsoft.
Não sou programador, mas para chegar a essa conclusão nem é preciso ser.

Entrei então em contato com o Chat de suport da Microsoft. O senhor Luiz
Melo, que me atendeu, não conseguiu explicar para mim porque que toda vez
que a Microsoft muda alguma coisa todos nós temos que nos adequar à empresa.
Quando adquirimos um sistema operacional, esperamos que os programas que
compramos anteriormente ou que desenvolvemos, continuem funcionando. Pelo
menos eu acho que o correto seria isso. É como comprar um automóvel novo e
termos que trocar nosso equipamento de som, de vídeo, nosso combustível,
etc.

O senhor Luiz não conseguiu explicar e além disso desligou o chat para não
me dar resposta nenhuma. Tentei entrar novamente no chat e, coincidência,
deu um erro.

Estou enviando abaixo o bate papo que salvei e em anexo uma imagem do erro
do chat.

Peço desculpas aos usuários do LabLux. Estou tentando resolver esse problema
mais rapidamente possível.

Obrigado,

15:23:00 [image: Customer]valmir perez

Pergunta inicial/Observação: Microsoft Windows XP Professional

15:23:40 [image: Sistema]Sistema

Luiz Mello entrou nesta sessão!

15:23:41 [image: Sistema]Sistema

Conectado com Luiz Mello

15:23:54 [image: Agent]Luiz Mello

Boa tarde Sr(a). valmir perez, obrigado por acessar o suporte técnico via
Chat da Microsoft. Meu nome é Luiz Mello, solicito que aguarde um instante
enquanto analiso a descrição do problema.

15:23:54 [image: Customer]valmir perez

Luiz boa tarde

15:24:26 [image: Agent]Luiz Mello

Qual seria a dúvida do Sr. ?

15:24:56 [image: Customer]valmir perez

Então Luiz, desenvolvemos um software gratuíto aqui na Unicamp para projetos
de iluminação C~enica

15:25:02 [image: Customer]valmir perez

O lab Lux 1.01

15:25:38 [image: Customer]valmir perez

O que os usuários estão reclamando é que a partir de um m~es mais ou menos,
as pessoas que querem usar instalam na plataforma windows xp e ele dá erro

15:25:57 [image: Customer]valmir perez

Fiz o testo no computador de um amigo e realmente isso está acontecendo.

15:26:04 [image: Agent]Luiz Mello

Qual seria o erro apresentado ?

15:26:17 [image: Customer]valmir perez

O que já está instalado funciona, mas se voê desinstalar e reinstalar ele
não funciona mais

15:26:41 [image: Customer]valmir perez

Bem, eu não sou desenvolvedor, nosso desenvolvedor faleceu esse ano, dai o
nosso problema maior ainda

15:27:08 [image: Customer]valmir perez

Muita gente usa o software dentro e fora do brasil e eu estou achando que
poderia ser alguma instalação de segurança do windos que está ocasionando
isso

15:27:24 [image: Agent]Luiz Mello

Correto, auxílio a programação é fora do nosso escopo de suporte, porém,
posso verificar algumas informações para o Sr. como dica pessoal, qual a
mensagem de erro apresentada ?

15:27:24 [image: Customer]valmir perez

só um momento por favor

15:27:28 [image: Customer]valmir perez

preciso atender um telefone

15:27:40 [image: Agent]Luiz Mello

Ok.

15:28:21 [image: Customer]valmir perez

pronto

15:28:40 [image: Customer]valmir perez

o que acontece é que ele trava. teria que ver isso no relatório de erro?

15:29:06 [image: Agent]Luiz Mello

Isso mesmo.

15:29:14 [image: Customer]valmir perez

eu não tenho essas informações agora.

15:29:36 [image: Customer]valmir perez

O que sei é que depois de reinstalar eu executo o programa ele abre e fecha

15:30:10 [image: Customer]valmir perez

Ai eu vi que tem no firewall do windows um lugar onde voc~e clique para que
programas bloqueados voltem a funcionar

15:30:48 [image: Agent]Luiz Mello

Neste caso não vou poder lhe auxiliar muito, é necessário verificar o que
estaria causando o erro, mas isso como dica pessoal pois programação é fora
de escopo de suporte.

15:30:56 [image: Customer]valmir perez

quando fiz isso e inclui o lablux na lista de excessões, e reiniciei o
computador, ele simplesmente trocou o disco sistema, já que o disco era
particionado

15:31:16 [image: Customer]valmir perez

quem poderia ajudar então?

15:31:30 [image: Agent]Luiz Mello

Em geral no desenvolvimento a melhor opção seria instalar as ferramentas de
programação na máquina que apresenta defeito, adicionar um breakpoint no
começõ do aplicativo e monitorar o momento exato que apresenta o erro.

15:31:59 [image: Customer]valmir perez

e a microsoft faz isso?

15:34:36 [image: Customer]valmir perez

se eu lhe enviar o relatório de erro voc~e conseguiria analisar?

15:34:46 [image: Agent]Luiz Mello

Possui alguma outra dúvida ?

15:35:30 [image: Customer]valmir perez

A minha dúvida é se o problema é do software ou de alguma atuialização da
microsoft

15:35:50 [image: Customer]valmir perez

Se for uma atualoização eu poderia recertê-la ou coisa assim?

15:36:34 [image: Customer]valmir perez

Ou se você teria um outro canal da microsoft para eu tratar de problemas
como esse

15:38:31 [image: Agent]Luiz Mello

Infelizmente não, o relatório de erro somente contém o módulo que causou a
falha, entretanto se ocorre em todos os computadores com Windows XP, ai ser
necessário alterar a programação do aplicativo.

15:38:33 [image: Customer]valmir perez

Luiz, boa tarde,

15:39:28 [image: Customer]valmir perez

Mas como assim. A microsoft não dá garantia de funcionamento aos
aplicativos? Toda vez que ela muda alguma coisa todo mundo tem que mudar?

15:39:40 [image: Customer]valmir perez

Não estou entendendo.

15:39:53 [image: Customer]valmir perez

Temos que trabalhar para nos adequarmos à microsoft?

15:40:16 [image: Customer]valmir perez

Mas quando compromas o sistema não deverísmos ter os nossos software
funcionabdo nbormalmente?

15:40:46 [image: Customer]valmir perez

E quando eles param de funcionar porque a microsoft resolve mudar a
programação temos que mudar nossa programação também?

15:41:17 [image: Customer]valmir perez

por favor me esclarece isso

15:42:11 [image: Customer]valmir perez

Eu estou tendo que dar uma explicação aos milhares de usuários do labLux até
que as coisas possam se resolver, então eu gostaria de uma explicação também
da microsoft

15:42:56 [image: Customer]valmir perez

Luiz, voc~e ainda está on line?

15:44:05 [image: Agent]Luiz Mello

Sr(a). valmir perez?

15:44:15 [image: Customer]valmir perez

senhor

15:44:16 [image: Customer]valmir perez

sim

15:45:17 [image: Customer]valmir perez

estou aguardando

15:46:06 [image: Agent]Luiz Mello

Sr(a). valmir perez?

15:46:11 [image: Customer]valmir perez

sim

15:46:13 [image: Customer]valmir perez

pode falar

15:47:22 [image: Agent]Luiz Mello

Sr(a). valmir perez?

15:47:41 [image: Customer]valmir perez

pode falar Luiz, estou aguardando

15:48:14 [image: Customer]valmir perez

Luiz estou aqui aguardando. não tenho pressa

15:48:58 [image: Customer]valmir perez

Se voc~e quiser posso enviar o relatório de erro agora.

15:49:02 [image: Agent]Luiz Mello

Estarei arquivando o chamado e estaremos aguardando um novo contato em caso
de dúvida.

15:49:06 [image: Sistema]Sistema

Luiz Mello deixou esta sessão!

15:49:06 [image: Sistema]Sistema