[Dicasdeiluminacao-l] Paul Klee - Iluminado Através de Estampa

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Qua Jan 14 14:57:38 BRST 2009

Prezado(a) assinante, bom dia,
Tem material novo na coletânea de arquivos do Laboratório de
Iluminação <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/>

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/

Trata-se do relatório da consultora de design decorativo Joelma Fernandes
Arguelho, apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de
Bacharel em Artes Visuais à Banca Examinadora da Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul, sob a orientação da Prof. Ms. Lúcia Monte Serrat Alves
Bueno, cujo tema é "Paul Klee - Iluminado Através de Estampa".

Conforme texto de apresentação do trabalho enviado pela autora:

Minha produção consiste em estampas apoiadas na abstração das obras de Paul
Klee, artista o qual é o objeto principal da pesquisa. As estampas estão
aplicadas em objetos tridimensionais contendo luz em seu interior, e a
construção dos objetos trabalha a transparência e a luminosidade, dando
assim, o conceito de objetos artísticos. Na busca de conhecimento sobre a
arte moderna, selecionei como objeto de estudo para uma análise das obras, o
artista Paul Klee; o qual minha produção tem relação compositiva por ser um
artista com características abstratas que melhor expressa o que almejo como
resultado final para o meu trabalho. Fiz um longo estudo sobre as
diversificadas técnicas de estamparia; técnicas e tintas apropriadas para os
variados tipos de tecidos. Após a pesquisa dos materiais e a experimentação
de técnicas diversas, foram realizados inúmeros esboços; primeiramente em
tecido de algodão eTNT utilizando tinta para tecido, e finalmente nas sedas,
empregando tinta aquarelasilk; todos apoiados nas características do
processo de abstração das obras de Klee. Todas as pinturas foram feitas até
alcançarem um resultado estético e funcional satisfatório; sustentado na
obtenção de maior luminosidade, na conquista das cores e tons, na aquisição
de melhores texturas e na consecução dos tecidos apropriados para devidos
fins. Realizadas as estampas, estas foram aplicadas em um conjunto de seis
suportes cuja estrutura é de bambu, junco e madeira. Como resultado, obtive
um encontro com a pintura abstrata e a identificação com a estamparia;
proporcionou-me também, um crescimento artístico na produção e uma nova
visão sobre a arte deste mundo que nos rodeia.

O texto na íntegra pode ser lido ou baixado em extensão pdf no endereço:

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/Pesquisa/paul_klee_iluminado_atraves_de_estampa.pdf

Para conhecer outros trabalhos da designer, visitar o site da em empresa
Artred - Design Decorativo, de Mato Grosso do Sul, no endereço:

http://www.artred.com.br/

Obrigado,

--
Valmir Perez