[Dicasdeiluminacao-l] Procedimento de avaliação de conforto ambiental e eficiência energética aplicado a um caso típico da Rede Estadual de Escolas Públicas de Minas Gerais

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Seg Abr 13 13:16:21 BRT 2009


Prezado(a) assinante, bom dia,
Tem material novo de pesquisa na coletânea de arquivos do Laboratório de
Iluminação http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/

Trata-se do trabalho dissertação apresentado ao Núcleo de Pós-graduação em
Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de
Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em
Arquitetura e Urbanismo por Fernanda Cristina Ferreira, sob orientação
da Profa. Dr a. Eleonora Sad de Assis,

O arquivo em extensão pdf pode ser lido ou baixado no endereço:

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/Pesquisa/procedimento_de_avalicao_de_conforto_ambiental_e_eficiencia_energetica_aplicado_a_um_caso_tipicoda_rede_estadual_de_escolas_publicas_de_minas_gerais__.pdf



Vale a pena conferir!


RESUMO DO TRABALHO


A proposta deste trabalho foi criar um procedimento de avaliação
pós-ocupação com abordagens quali-quantitativas, focado na questão
energética e no conforto ambiental dos edifícios aplicado ao Estudo de Caso
do Edifício da Escola Estadual Pero Vaz de Caminha. O exame das recentes
publicações sobre o assunto mostrou que, normalmente, a análise energética
não é acompanhada da análise de conforto, e isso se deve ao fato desta
última envolver, tradicionalmente, grandes equipes e longos períodos
dedicados a medições, o que, muitas vezes, inviabiliza sua realização. Por
este motivo, essa pesquisa teve como objetivo criar um procedimento expedito
de avaliação do desempenho dos edifícios através de simulação computacional,
utilizando-se da estrutura da APO para os levantamentos técnicos e os
levantamentos junto aos usuários, focando aspectos de conforto ambiental e
eficiência energética. A análise dessa escola mostrou que os edifícios
escolares do Estado de Minas Gerais seguem uma tendência verificada em
outros estados brasileiros, na qual mais de 50% do gasto energético é devido
à iluminação artificial. Viu-se ao longo deste trabalho que a arquitetura
desempenha um papel fundamental quando o assunto é conservação de energia.
As pesquisas de APO vêm mostrando que medidas simples de redução ao
desperdício já alcançam resultados surpreendentes, entretanto, quando esse
conceito acompanha a vida do edifício desde a fase de projeto, os
percentuais de economia são ainda maiores. Sobre o procedimento proposto,
observou-se que a utilização das técnicas utilizadas em APO associada à
simulação computacional alcançou os resultados esperados principalmente na
análise de conforto térmico. A simulação da escola no programa *Energyplus*®
possibilitou desenvolver uma avaliação suficientemente precisa, permitindo
comparar a análise técnica com as respostas dos usuários. Contudo, no caso
da análise do conforto luminoso, as medições não devem ser descartadas,
pois, apesar do software *AutodeskViz*® ser uma das melhores ferramentas de
simulação de iluminação, ele apresentou algumas limitações, que poderiam
comprometer os resultados. De qualquer forma, observou-se que os avanços dos
programas de simulação têm contribuído bastante para a simplificação das
metodologias de APO. Além disso, o estudo do padrão CARPE trouxe à tona as
principais limitações colocadas à padronização de projetos, todavia, como
afirmou o arquiteto Márcio Lustoza: “a padronização é uma solução forçada e,
do ponto de vista da bioclimatologia, está longe de ser a solução ideal”.





-- 
Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
Unicamp
www.iar.unicamp.br/lab/luz
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