[Dicasdeiluminacao-l] The Need for Lighting Education

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Qua Jun 9 08:59:20 BRT 2010

Prezado(a) assinante, bom dia,

Venho recorrentemente discutindo com colegas e alunos sobre a necessidade de
criação de uma cultura de iluminação no Brasil.

Cultura de iluminação, sob o meu entendimento, significa prepararmos as
pessoas para as infinitas possibilidades que a iluminação pode oferecer em
todas as suas áreas de abrangência. Desde o comerciante que monta a sua
loja, até o médico, o profissional liberal, a dona de casa, que mesmo não
tendo conhecimento profundo sobre as relações entre iluminação, ambientação
(ambiência), conforto e saúde, poderiam pelo menos considerar a luz e sua
influência como parte importante de suas vidas. Isso já seria um grande
começo, uma verdadeira revolução que certamente iria abrir muito mais o
mercado para profissionais projetistas, empresas e, é claro, o segmento de
formação profissional.

Já não veríamos com frequência certos "horrores" que vemos por ai. Aquelas
lâmpadas fluorescentes nascendo de buracos no teto de lojas e restaurantes.
Só por isso já teríamos uma batalha vencida.

Brincadeiras á parte, falta-nos ainda, por incrível que pareça, na maioria
dos cursos de design, arquitetura e artes, o verdadeiro reconhecimento sobre
a importância do ensino da iluminação. De alguns anos para cá temos visto a
implementação de disciplinas específicas, principalmente nos cursos de
arquitetura, mas eu ainda acho que elas são muito superficiais, como se a
iluminação tivesse um papel secundário apenas no todo ambiental. Isso com
certeza se alterará com os anos, mas na minha opinião, devemos iniciar as
discussões desde já.

Aproveitando a deixa, eugostaria de apresentar a vocês um estudo bastante
interessante sobre o assunto, realizado por Warren G. Julian, do
Departamento de Arquitetura e Ciência do Design da Universidade de Sidney,
Austrália, em 2001. Ele não é completo, nem se aprofunda tanto na discussão,
mas é um bom começo.

No trabalho denominado "A Necessidade de uma Educação para a Iluminação"
(tradução livre) o autor discute esse problema através da análise dos
conteúdos programáticos das disciplinas de iluminação da universidade de
Sidney e de outras experiências afins.

O texto, em extensão pdf, pode ser lido e baixado na íntegra na coletânea de
arquivos <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/> do Laboratório de
Iluminação <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/>, através do endereço:

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/educacao/the_need_for_lighting_education.pdf

Um bom dia a todo(a)s,