[Dicasdeiluminacao-l] Pesquisa - Site: The Lighting Archive - Imperdível!

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Ter Maio 28 16:05:49 BRT 2013

Prezado(a) assinante, bom dia,

Existe não somente no Brasil, mas praticamente no mundo todo, um tipo de
cultura entre os designers de iluminação cênica, uma crença que reza o
seguinte: "O MEU PROJETO" não pode ser visto e nem publicado para a
apreciação de outros profissionais. Ele é meu e é segredo de estado.

Talvez nem todos os profissionais concordem comigo, mas em se tratando da
maioria dos projetos desenvolvidos na área, eu me pergunto se isso é uma
forma de proteção autoral ou outro tipo de coisa.

Se o caso for esse, o da proteção autoral, bem, ai então eu acho que não
publicar um projeto é um grande engano, pois algo publicado facilita a
comprovação da originalidade de seu criador. Fica muito difícil alguém
copiar o projeto e dizer que foi ideia sua não é mesmo?

Acredito inclusive que grandes profissionais deveriam colocar suas obras em
livros e manuais de explicação. Já pensaram o avanço profissional que
estariam proporcionando?

Mas a coisa não acontece dessa forma e a maioria ainda insiste em guardar
seus projetos e negar o conhecimento. Uma pena, pois isso demonstraria a
grandeza desse mesmo profissional.

Sendo assim meu querido(a) assinante, gostaria de dividir com vocês um site
com um conteúdo maravilhoso que encontrei por acaso. Trata-se do "The
Lighting Archive", cujo endereço é o http://thelightingarchive.org/

Nesse espaço seus idealizadores disponibilizaram projetos originais de
grandes nomes da iluminação cênica, tais como Jean Rosenthal, Ken
Billington, Peggy Clarck, etc.

O material pode ser acessado e baixado gratuitamente. O site também explica
os termos mais utilizados na área, trás alguns catálogos antigos de
instrumentos e muito mais.

Um ótimo material não apenas para pesquisadores, mas por todos aqueles que
são apaixonados por história e também por essa bela profissão.

Vale a pena conferir!

Abraços e obrigado!

--
<http://www.luzearte.net.br/>

Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação Unicamp
http://www.luzearte.net.br/
www.iar.unicamp.br/lab/luz
http://valmirperez.blogspot.com/
Skype: lablux
Fones: 55(19) 35211478 55 e (19) 92229355