[Dicasdeiluminacao-l] Pesquisa - Site: The Lighting Archive - Imperdível!

FarlleyDerze farlleyderze em gmail.com
Qua Jun 5 22:18:23 BRT 2013


Parabéns Guilherme e Valmir !!!

Farlley Derze

Em 05/06/2013, às 11:18, <guibonfanti em uol.com.br> escreveu:

> Concordo integralmente contigo Valmir. estou disponibiliando no site da SP/Cadernos de Luz, dois processos do Vertigem; Bom Retiro e Kastelo, venho tentando fazer isso com meu trabalho, pelo menos no ambito da Escola. Incentivei Jathyles Miranda do Recife a fazer o mesmo com seu trabalho no Cordel do fogo encantado e seu material deve entrar no site em breve. Alessandra Domingues, Marisa Bentivegna, CAetano Vilela, Fabio Retti, tem sido cobrados por mim a escreverem sobre seus processos. Este receio dos nossos colegas é mais insegurança de perder mercado do que qualquer outra coisda, acho que se trtata de uma pequenez humana. Conhecimento é uma forma de poder, de manutenção de poder e disponibiliza-lo é uma atiudtude ideológica que infelizmente nem todos tem.
>  
> abs
>  
> Guilherme Bonfanti
> lighting designer
> 55 11 98335 0954
> www.teatrodavertigem.com.br
> 
> 
> 
> Em 28/05/2013 16:05, Valmir Perez < valmirperez em gmail.com > escreveu:
> Prezado(a) assinante, bom dia,
>  
> Existe não somente no Brasil, mas praticamente no mundo todo, um tipo de cultura entre os designers de iluminação cênica, uma crença que reza o seguinte: "O MEU PROJETO" não pode ser visto e nem publicado para a apreciação de outros profissionais. Ele é meu e é segredo de estado.
>  
> Talvez nem todos os profissionais concordem comigo, mas em se tratando da maioria dos projetos desenvolvidos na área, eu me pergunto se isso é uma forma de proteção autoral ou outro tipo de coisa.
>  
> Se o caso for esse, o da proteção autoral, bem, ai então eu acho que não publicar um projeto é um grande engano, pois algo publicado facilita a comprovação da originalidade de seu criador. Fica muito difícil alguém copiar o projeto e dizer que foi ideia sua não é mesmo?
>  
> Acredito inclusive que grandes profissionais deveriam colocar suas obras em livros e manuais de explicação. Já pensaram o avanço profissional que estariam proporcionando?
>  
> Mas a coisa não acontece dessa forma e a maioria ainda insiste em guardar seus projetos e negar o conhecimento. Uma pena, pois isso demonstraria a grandeza desse mesmo profissional.
>  
> Sendo assim meu querido(a) assinante, gostaria de dividir com vocês um site com um conteúdo maravilhoso que encontrei por acaso. Trata-se do "The Lighting Archive", cujo endereço é o http://thelightingarchive.org/
>  
> Nesse espaço seus idealizadores disponibilizaram projetos originais de grandes nomes da iluminação cênica, tais como Jean Rosenthal, Ken Billington, Peggy Clarck, etc.
>  
> O material pode ser acessado e baixado gratuitamente. O site também explica os termos mais utilizados na área, trás alguns catálogos antigos de instrumentos e muito mais.
>  
> Um ótimo material não apenas para pesquisadores, mas por todos aqueles que são apaixonados por história e também por essa bela profissão.
>  
> Vale a pena conferir!
>  
> Abraços e obrigado!
>  
> 
>  
> -- 
> 
> 
> Valmir Perez
> Lighting Designer 
> Laboratório de Iluminação Unicamp 
> http://www.luzearte.net.br/ 
> www.iar.unicamp.br/lab/luz 
> http://valmirperez.blogspot.com/ 
> Skype: lablux
> Fones: 55(19) 35211478 55 e (19) 92229355
>  
>  
> _______________________________________________
> Dicasdeiluminacao-l mailing list
> Dicasdeiluminacao-l em listas.unicamp.br
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/dicasdeiluminacao-l
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20130605/b9da675a/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l