From valmirperez em gmail.com Fri Aug 3 09:23:16 2018 From: valmirperez em gmail.com (Valmir Perez) Date: Fri, 3 Aug 2018 09:23:16 -0300 Subject: [Dicasdeiluminacao-l] =?utf-8?q?Tese_de_Doutorado=3A_=22Pr=C3=A1?= =?utf-8?q?xis_C=C3=AAnica_Como_Articula=C3=A7=C3=A3o_de_Visualidad?= =?utf-8?q?e_-_A_Luz_na_G=C3=AAnese_do_Espet=C3=A1culo=22_-_Eduardo?= =?utf-8?q?_Augusto_da_Silva_Tudella?= Message-ID: Prezado(a) assinante, bom dia, Tem material novo de estudo e pesquisa na Coletânea de Arquivos do Laboratório de Iluminação. Trata-se do texto "Práxis Cênica Como Articulação de Visualidade - A Luz na Gênese do Espetáculo" , Tese apresentada ao *Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia*, como requisito parcial para o *Doutorado em Artes Cênicas*, no ano de *2013*, com orientação do *Prof. Dr. Ewald Hackler.* O texto pode ser lido ou baixado na íntegra em versão *PDF *através do endereço: *http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf * *Abaixo resumo do trabalho:* O objetivo desta tese é investigar a práxis cênica como problema estético-visual, cuja origem se encontra, não apenas nas primeiras teorizações do teatro da Grécia Clássica, mas também nos estágios iniciais do drama clássico, uma vez que ambas as abordagens observam, analisam e operam com a posição artística da luz no contexto do espetáculo teatral. A presente tese compreende a práxis cênica como uma obra compósita, cuja efetivação geralmente congrega o trabalho de muitos artistas, i. e., mesmo quando nela se observa a acentuação de um ou outro aspecto, sua natureza se afirma na interação dinâmica entre os diversos aspectos e agentes. Tais elementos interagem em movimentos irregulares, transversalmente articulados, entrelaçando-se ao longo do processo de criação. As investigações que constituíram a tese incorporam os conceitos de imagem cênica e de visualidade, aplicando a análise bibliográfico-documental como estratégia para identificar elementos instigantes para a discussão desses conceitos. A abordagem refere-se a um conjunto de documentos, desde o teatro grego clássico até a contemporaneidade, e descarta o ordenamento cronológico, pois leva em conta as específicas relações entre os textos e a problematização que guia a tese. Procurando analisar a amplitude das interações entre a luz e a cena, o presente trabalho é sustentado por duas convicções: em primeiro lugar, as contribuições da luz estão presentes em momentos muito anteriores à ?montagem da luz? de um espetáculo; depois, do ponto de vista histórico, é preciso constatar a presença da luz no teatro, em momentos muito anteriores ao Renascimento italiano, no século XVI, quando apareceram os primeiros teatros cobertos que necessitavam da luz artificial para a realização de espetáculos. Com a leitura de textos e documentos do âmbito particular do tema, a tese indica futuras intervenções, tanto na abordagem teórica da cena em si, quanto no seu planejamento visual. *Vale a pena conferir!* *Ótimo final de semana a todo(a)s!* -- Valmir Perez Lighting Designer Laboratório de Iluminação Unicamp www.iar.unicamp.br/lab/luz http://valmirperez.blogspot.com/ Skype: lablux Fones: 55(19) 3521 1478 55(19) 9 9222 9355 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: