[GEEU-L] Olhem que legal !!!

Natalia Caldeira natcaldeira em yahoo.com.br
Qui Abr 13 11:59:13 BRT 2006

        Alpinista com as pernas amputadas quer escalar o Everest                Mark escalando o Cho OyuO Alpinista Mark Inglis, de 47 anos, pretende chegar ao ponto mais alto do planeta, o topo do Monte Everest. Depois escalar em setembro de 2004 o monte Cho Oyu, sexto mais alto do mundo, ele ficou convencido de que é capaz de enfrentar os 8.844,43 m do Everest. “Do alto do Cho Oyu eu pude ver o topo do Everest a apenas 650 metros de mim e soube que esse seria meu próximo desafio”, contou o alpinista, que já está acampado no Tibet iniciando sua subida.
  Mark perdeu as pernas em 1982 durante a subida do Monte Cook, na Nova Zelândia. Chegou a ficar duas semanas entre a vida e a morte depois de uma queda na montanha. Se recuperou e paralelamente virou atleta paraolímpico do ciclismo, tendo como maior título uma medalha de prata na Paraolimpíada de Sydney-2000.
              Mark em setembro de 2004Na opinião do atleta, o fato de usar próteses de fibra de carbono será uma vantagem pois não existe risco de congelamento em caso de acidentes. A prótese é adaptada para escaladas na neve e oferece o que há de mais avançado em tecnologia para este esporte.
  O Everest está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma (mãe do universo). As aventuras do neozelandês podem ser acompanhadas pelo seu diário on-line www.legsoneverest.com .