[GEEU-L] RES: Chapeletas

Davi Marski (www.marski.org) davi em marski.org
Seg Dez 4 19:29:02 BRST 2006

Amigos,

Esse é um assunto que sempre me interessou. Basicamente no Brasil temos dois
grandes fabricantes de chumbadores : A Tecnarte (com um bom controle de
qualidade) e a Ancora (tb muita boa, mas o acabamento e o controle de
qualidade da Tecnarte parece-me superior).

O site desse povo é  www.tecnarte.com.br <http://www.tecnarte.com.br/>    e
www.ancoranet.com.br <http://www.ancoranet.com.br/>

Bom, quanto aos chumbadores, nós escaladores temos basicamente duas opçoes
de modelo : os modelos “Parabolt” e os modelos “UR”.

Eu acredito que o diametro minimo do chumbador (a parte do parafuso, claro)
deve ser de 9/10mm, o que se encontra na categoria de 3/8” (10mm).

Eu particularmente gosto bastante dos chumbadores do tipo “parabolt” :

Vejam a figura abaixo :

O modelo apresentado no exemplo 1 e 2 é o modelo PBA da Ancora ou o TecBolt
da Tecnarte (que tambem é igual ao modelo da Bonier).

Notem na tabela de valores da Ancora, mostrada acima que a forca necessaria
para o cisalhamento de um chumbador de 10mm no *corpo” é de  2100Kgf e
1480Kgf na *rosca* (exemplos 1 e 2, respectivamente. Usei os valores
arredondados para “baixo”).  Claro que o ideal seria utilizar-se a medida de
1/2" (cisalhamento na rosca de 2639KgF)....  Em tempo : seria interessante
que os engenheiros da lista comentassem sobre esse negocio de jogar a tensao
no corpo do parabolt (exemplo 1), eu nunca usei dessa forma ...  (o TecBolt
tem modelos de 56 a 165mm de comprimento)

Já na tabela da Tecnarte, eles nem mostram a opcao de prender-se a peça (a
chapeleta) no corpo, e sim apenas na rosca, e apresentam a força de
cisalhamento como sendo de 1731KgF (vide tabela abaixo)

Por ultimo, para acabar esse email… vejam o chumbador do Hassman, que tanto
eu quanto o BanBan temos a pronta entrega para quem quiser (R$ 5,00 a
unidade) :

Abraço !

Davi Augusto Marski Filho

ti em wsystem.com.br

davi em marski.org

(19) 3865.2885  (das 09:00 as 17:30h / segunda a sexta)

(19) 9103.6945

www.wsystem.com.br    Wsystem Tecnologia em Computação

www.marski.org               Marski - Montanhismo e Escalada