[GEEU-L] RES: Chapeletas

Luiz Felipe Mendes de Moura felipe em fem.unicamp.br
Seg Dez 4 15:55:00 BRST 2006

Davi,

Mais uma vez vc mandou bem...inclusive ilustrando os fatos.
Eu só gostaria de responder a sua dúvida sobre a carga de
cisalhamento ser aplicada no corpo ou na rosca. Se a chapeleta
estiver apoiada na parte lisa do parabolt entra a carga é no corpo.
Mas se o parabolt estiver muito no fundo e a chapeleta estiver
apoiada já na parte da rosca, então usa-se o outro valor. Essa
diferença aconteçe pois na região da rosca a seção transversal que
resiste ao cisalhamento é um pouco menor (espessura do filete). O
ideal seria que o parabolt fosse colocado de tal forma que ao
colocar a arruela e a porca, esta última rosqueie até o final da rosca,
assim a chapa fica apoiada só no corpo. O problema é que é preciso
ter um pouco de prática p/ saber em qual posição inicial deve-se fazer
a expansão do parabolt para que ao final da expansão o final da rosca
coincida com a espessura da chapeleta, deixando p/ a arruela a tarefa
final.