[GEEU-L] RES: Chapeletas

Andreas akomanda em terra.com.br
Seg Dez 4 16:18:55 BRST 2006

Lista,
De modo geral os parafusos devem ser utilizados no corpo nao na rosca, existe uma reducao na resistencia ( como a tabela mostra) ao se aplicar a forca na rosca,´portanto, se vc nao utiliza dessa forma deve ter em mente a resistencia de cisalhamento na rosca , nao no corpo. Por isso suas protecoes de deveriam suportar 21kn, acabam por suportar 14kn, note q se utilizar um parabolt de 1/2' na rosca, vc tera uma resistencia de 26kn, mais compativem com os valores esperados.
Ate.
Andreas
  ----- Original Message -----
  From: Davi Marski (www.marski.org)
  To: 'Flávio de Campos Bannwart' ; 'Lista do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp'
  Sent: Monday, December 04, 2006 7:29 PM
  Subject: [GEEU-L] RES: Chapeletas

  Amigos,

  Esse é um assunto que sempre me interessou. Basicamente no Brasil temos dois grandes fabricantes de chumbadores : A Tecnarte (com um bom controle de qualidade) e a Ancora (tb muita boa, mas o acabamento e o controle de qualidade da Tecnarte parece-me superior).

  O site desse povo é  www.tecnarte.com.br   e www.ancoranet.com.br

  Bom, quanto aos chumbadores, nós escaladores temos basicamente duas opçoes de modelo : os modelos "Parabolt" e os modelos "UR".

  Eu acredito que o diametro minimo do chumbador (a parte do parafuso, claro) deve ser de 9/10mm, o que se encontra na categoria de 3/8" (10mm).

  Eu particularmente gosto bastante dos chumbadores do tipo "parabolt" :

  Vejam a figura abaixo :

  O modelo apresentado no exemplo 1 e 2 é o modelo PBA da Ancora ou o TecBolt da Tecnarte (que tambem é igual ao modelo da Bonier).

  Notem na tabela de valores da Ancora, mostrada acima que a forca necessaria para o cisalhamento de um chumbador de 10mm no *corpo" é de  2100Kgf e 1480Kgf na *rosca* (exemplos 1 e 2, respectivamente. Usei os valores arredondados para "baixo").  Claro que o ideal seria utilizar-se a medida de 1/2" (cisalhamento na rosca de 2639KgF)....  Em tempo : seria interessante que os engenheiros da lista comentassem sobre esse negocio de jogar a tensao no corpo do parabolt (exemplo 1), eu nunca usei dessa forma ...  (o TecBolt tem modelos de 56 a 165mm de comprimento)

  Já na tabela da Tecnarte, eles nem mostram a opcao de prender-se a peça (a chapeleta) no corpo, e sim apenas na rosca, e apresentam a força de cisalhamento como sendo de 1731KgF (vide tabela abaixo)

  Por ultimo, para acabar esse email. vejam o chumbador do Hassman, que tanto eu quanto o BanBan temos a pronta entrega para quem quiser (R$ 5,00 a unidade) :

  Abraço !

  Davi Augusto Marski Filho

  ti em wsystem.com.br

  davi em marski.org

  (19) 3865.2885  (das 09:00 as 17:30h / segunda a sexta)

  (19) 9103.6945

  www.wsystem.com.br    Wsystem Tecnologia em Computação

  www.marski.org               Marski - Montanhismo e Escalada