[GEEU-L] RES: Chapeletas

Flávio de Campos Bannwart fcbannwart em uol.com.br
Seg Dez 4 22:19:12 BRST 2006

Queda dramática essa de 21 KN para 14 KN (um terço !) para parafusos com 9,5 mm de diâmetro de rosca.
* Redução de área
** Concentração de tensão na raiz do filete de rosca

Essa tensão já tem um valor inicial significativo antes mesmo da carga de uma queda, quando do aperto da fixação.
Para proteções fixas ativas espaçadas, o de 1/2" parece garantir a questão, para o caso não rolar a coincidência de posicionamento que o Felipe bem explicou.

  ----- Original Message -----
  From: Andreas
  To: Lista do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp ; 'Flávio de Campos Bannwart'
  Sent: Monday, December 04, 2006 4:18 PM
  Subject: Re: [GEEU-L] RES: Chapeletas

  Lista,
  De modo geral os parafusos devem ser utilizados no corpo nao na rosca, existe uma reducao na resistencia ( como a tabela mostra) ao se aplicar a forca na rosca,´portanto, se vc nao utiliza dessa forma deve ter em mente a resistencia de cisalhamento na rosca , nao no corpo. Por isso suas protecoes de deveriam suportar 21kn, acabam por suportar 14kn, note q se utilizar um parabolt de 1/2' na rosca, vc tera uma resistencia de 26kn, mais compativem com os valores esperados.
  Ate.
  Andreas