[GEEU-L] freios

Andreas akomanda em terra.com.br
Qui Dez 7 12:49:05 BRST 2006

Vc esqueceu do atc xp, q tem a mesma funcao do reverso, estes dois tem a vantagem de ser autoblocantes para seg de segundo, e principalmente q pode ser usado para dar seg para dois escaladores em cordadas de 3 integrantes. Nao usaria o 8 em montanha, entre atc, e reverso, vc tem q avaliar se quer ter a funcao auto blocante ou nao( se isto te ajuda na escalada), e no caso afirmativo ( usar o blocante) o atc xp eh mais compacto q o reverso. Note q estes aparelhos podem cair ao se conecta los a ancoragem, por isso um novo procedimento de montagem deve ser ensaiado antes de utiliza los ne parede.
Abraco
Andreas
  ----- Original Message -----
  From: autopack93-pa em yahoo.com.br
  To: Lista do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp
  Sent: Thursday, December 07, 2006 12:34 PM
  Subject: [GEEU-L] freios

  Bom dia Galera,

  Sou novo na lista, mas adorei o nivel tecnico da discusão das chapas!

  Então aqui vai um assunto, se já foi discutido aqui me desculpem, que eu tenho algumas duvidas.

  Qual é o melhor freio na escalada??
  Considerandoo seguinte.

  Oito:
  Uso e Vantagens:  pode ser usado como blocante em uma ascenção pela corda, em um sistema de polia ou seg pro segundo (passada italiana); se usado de maneira correta "nunca" da boca de lobo; se usado de forma correto "nunca" vai cair acidentalmente colocando ou tirando a corda; controle do atrito (passada rapida, classica ou vertaculo); extremamete facil de dar chave de bloqueio (o que dispensa o uso do prusik para realizar paradas durante a descida); facil uso com cordas duras, molhadas, sujas, grossas e quando vc tá tão cansado que não aguenta nem apertar a sapata, pode ser usado para descer com vitima (vertaculo); pode ser usado em corda dupla e dar segurança para o segundo. Tem mais alguma?
  Desvantagens: grande, pesado, torce a corda, na passada classica não é bom para dar segurança para o primeiro (nunca testei, alguem ai já? é realmente ruim?), deve ser usado como uma placa se for dar seg pro primeiro (com as desvantagem de não ter cordelete nem mola); usado como blocante em um sistema de polia ou seg pro segundo é relativamente mais complicado para desbloquear. Tem mais alguma?

  Resumindo, para tecnicas de cordas acho o oito exelente no quesito versatilidade, para Canyoning não tem melhor. Mas para escalada tem a grande desvantagem de não se adaptar muito bem para dar seg pro guia.

  ATC (ou tubulares, piramides):
  Uso e Vantagens: leve; compacto; não torce a corda; da seg pro primeiro e segundo; pode ser usado para descer com vitima (dependendo do ATC nem precisa vertaculo); pode ser usado em corda dupla; dependendo do ATC tem dois niveis de atrito. Tem mais alguma?
  Desvantagem: pode cair; não serve como blocante; chave de bloqueio mais complicada (melhor usar o prusik, o que aumento o equipo necessario); dificil de passar com cordas duras, grossas, sujas, molhadas, ou com as mão fracas depois de tanto reglet (varia um pouco com o ATC). Tem mais alguma?

  Resumindo: faz muito bem seu papel de freio, mas parece ser menos versatil. (acho que é o mais usado em escalada)

  Reverso:
   Uso e Vantagens: não torce a corda, da seg pro primeiro e segundo, pode ser usado para descer com vitima (nunca testei), pode ser usado em corda dupla, tem dois niveis de atrito, pode ser usado como autoblocante para dar seg pro segundo, em um sistema de polia ou ascenção pela corda; tem um espaço mais generoso para passar a corda; usado como autoblocante em um sistema de polia ou seg pro segundo é relativamente facil destravar. Tem mais alguma?
  Desvantagem: pode cair; chave de bloqueio mais complicada (melhor usar o prusik, o que aumento o equipo necessario). Tem mais alguma?

  Resumindo: Me parece ser o melhor freio para escalada, pois alia a boa operação como um freio a versatilidade de usos.

  Quando faço a pergunta de qual o melhor freio não estou pensando para uma escalada de sabado a tarde na Pedreira do Garcia onde qualquer perrenga (muito dificil de acontecer) é só chamar os bombeiros e em 15 minutos ta tudo resolvido.
  Estou pensando em condições "extremas" tais quais escaladas em vias longas (muito tempo exposto ao tempo), de dificil acesso, altamente desgastante tanto fisica quanto emocionalmente, rapellando na chuva e/ou a anoite como uma escalada no Dedo de Deus onde tudo isso pode acontecer. E se vc estiver em uma perrenga (bem mais provavel de acontecer) e voce seu parceiro e quem mais voce quiser acreditar que vai te levar de volta pra casa.

  Espero opiniões, criticas e sugestões!

  Grande Abraço
  Eduardo

  ps: só um acrescimo; em todo lugar se ve que o Gri-gri não pode ser usado em corda dupla, mas na verdade se vc for o primeiro a rapellar e bem facil e interessante usa-lo. Basta vc passar uma ponta na ancoragem, fazer um oito, se clipar e no outro lado da corda instalar o Gri-gri e pronto. É so lembrar de dar um nozinho na ponta do Gri-gri e vc está rapellando em corda "dupla" com o Gri-gri com total segurança