[GEEU-L] Res: Ancoragens e Equalização de paradas em ancoragens fixas ("P"s e chapeletas)

autopack93-pa em yahoo.com.br autopack93-pa em yahoo.com.br
Qua Ago 22 10:49:54 BRT 2007

Pergunta rapida:

Porque colocar os mosquetões com a parte "estreita" do mosquetão (se for um mosquetão do tipo HMS ou Pêra) na "fita"?

Eu sempre coloco os mosquetões de cabeça pra baixo, ou a parte estreita na chapa ou pino e a larga na fita. Me parece que nesta configuração qualquer vibração nos mosquetões não fazem com que uma trava mal apertada se abra, o que pode acontecer na forma como está no site.

Outra ponderação (essa meio irrelevante):
Voce não falou nada sobre a orientação dos mosquetões, mas eu sempre coloco eles com as travas para "fora" da parada. Assim a fita exerce a força em maior parte nas "costas" do mosquetão e não na trava que é a parte mais fragil. Mas parece que um mosquetão mesmo avariado e com a trava aberta ainda aguenta bem mais que a fita...

Grande Abraço
Eduardo

----- Mensagem original ----
De: Davi Augusto Marski Filho - (www.marski.org) <davi em marski.org>
Para: Lista do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp <geeu-l em listas.unicamp.br>
Enviadas: Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007 23:59:07
Assunto: [GEEU-L] Ancoragens e Equalização de paradas em ancoragens fixas ("P"s e chapeletas)

Amigos,

Fiz um texto (com ilustracoes !!!) sobre equalizacoes e montagens de “paradas” em ancoragens fixas … Trata-se de um breve guia do que *NÃO*  deve ser feito… (risos)…

Confiram em :

http://www.marski.org/artigos_tecnicos/coisas_que_nao_devem_ser_feitas.htm

Eventuais críticas e sugestões serão muito bem vindas…  Lembrem-se e cuidem da sua segurança antes de irem para escalada em rocha…

Abs e boas escaladas !

Davi Augusto Marski Filho

ti em wsystem.com.br
davi em marski.org

(19) 3865.2885  (das 09:00 as 17:30h / segunda a sexta)
(19) 9103.6945

Wsystem Tecnologia em Computação
Marski - Montanhismo e Escalada na WEB

Antes de imprimir pense em
seu compromisso com o Meio Ambiente
e o comprometimento com os Custos

      Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê.
http://www.flickr.com.br/