[GEEU-L] Acidente na Silvertape - Pedreira do Jd. Garcia

Davi Augusto Marski Filho - (www.marski.org) davi em marski.org
Ter Jul 24 16:31:01 BRT 2007

Pessoal.. segue abaixo o relato o Evandro, sobre o ocorrido este final de
semana na Pedreira…

Depois vou ver como colocar no relatorio de acidentes de montanha, etc.. e
tal…

Abs e boas escaladas, e o mais importante… a gente tem de aprender com essas
coisas : escalar é perigoso ! Atençao e capacete sempre !

***************

Campinas, 23 de julho de 2007.

Neste domingo Eu e Andrigo fomos escalar na pedreira do Jd. Garcia, chegamos
por volta das 9:30hs e fomos direto para nosso objetivo, abrir uma variante
em artificial na fissura que sobe reto pela via Rala que Rola.

Entrei na via Rala que Rola e mandei a fissura que deve ter uns 5 metros no
qual sugiro a graduação de A1, usamos três ball-nuts, um micro-nut e um nut.
Depois o Andrigo subiu limpando a via e aproveitamos para fazer uns
movimentos que decidimos equipar uma nova via ali a esquerda da Rala que
Rola, na aresta, que possivelmente chegará a uma via de sétimo grau.

Após um lanchinho rápido, decidimos a entrar em mais alguma via, pois havia
muito tempo. Paramos em baixo da Silvertape (5º A2+ E2) e como estávamos com
equipos para artificial decidimos entrar nela, pois o Andrigo ainda não
havia escalado essa via.

Depois de uma conversa ele insistiu em mandar a primeira enfiada, que é uma
fenda curta, obviamente sem proteções fixas, e com um crux de 6/6sup. Ele
entrou e foi protegendo, colocou 3 nuts, depois um friend e foi para o crux.
Como não estava conseguindo passar, mandou o estribo no friend e tentou em
artificial mesmo. Não conseguindo, acrescentou mais um nut grande e uma
costura para usar na progressão, subiu um pouco usando essas peças e colocou
mais um nut e costurou. Porém essa ultima peça não ficou bem colocada e
quando ele colocou o seu peso na peça ela escapou.

O pior aconteceu. O Andrigo desceu tirando todas as peças da fenda e caiu
direto no chão bem na minha frente. Se contorcendo de dor, ele ficou
inconsciente por alguns segundos. Imediatamente o reanimei e prestei os
primeiros socorros, nesse meio tempo chamei pelo resgate 193, pois não
sabíamos exatamente seu estado.

Verifiquei que ele estava relativamente bem, porém meio zonzo ainda, pois a
pancada foi grande. Coloquei ele numa posição mais adequada, com todo o
cuidado (o bicho é tão cabeça dura que queria sair andando!?), retirei o
equipamento dele e ficamos aguardando o resgate chegar, levaram uns 15
minutos aproximadamente.

Observei que uma peça com costura ficou na fenda, então imaginei que o
Andrigo poderia ter costurado errado, porém, depois que ele se recuperou e
ficou mais consciente, me disse que ele não protegeu aquela peça, pois achou
que não tinha ficado boa. Essa peça foi a que ele utilizou para segurar e
progredir na via.

Quando o resgate chegou o Mauricio e Daniela, que estavam escalando na via
São Píton (4ºsup), vieram verificar o que estava ocorrendo, pois até então
não haviam percebido nada. Ninguém tinha percebido nada.

Enfiamos o Toninho na viatura e mandei-o ir dar trabalho para as enfermeiras
(risos). Como ele estava de bike e eu a pé, tive que dar um jeito nos nossos
equipamentos. O Mauricio nos ajudou e ficou com minha corda. Levei o
restante para casa da irmã do Andrigo que mora ali perto e avisei sobre o
ocorrido, ela e o esposo foram até o PS ver como ele ficou.

Antes disso, pedi ao Mauricio para me dar segurança para retirar a peça que
havia ficado na fenda. Foi quando confirmei minhas observações: a peça que
ele não costurou iria interromper sua queda, pois estava numa parte mais
horizontal da fenda e o cabo de aço e costura por dentro da fenda e iria
entrar mais para dentro.

Ainda enquanto esperava o resgate, pegue o friend que ele colocou e
verifiquei porque também não segurou. As “castanhas” estavam todas sujas de
limo e quase nada com resíduo de rocha. O limo pode ter deixado a rocha mais
lisa do que ela já é e o friend escorregou pra fora.

Outra observação que constatei ontem, quando verifiquei com mais calma as
outras peças que escaparam, foi que o Andrigo pode não ter usado
corretamente a peça na sua colocação, pois as peças estavam com marcas de
que elas viraram para fora quando a corda esticou e depois foram arrancadas,
além ainda e ter muito limo também nas peças.

Pois bem, concluo que, além de ter tido o azar de as peças escorregarem na
sujeira, o Andrigo não colocou as peças adequadamente. Depois, recordando os
fatos, e recordando como o Andrigo colocava as peça, lembrei-me de que ele
não dava trancos fortes nas peças (nuts) com o objetivo de testá-las, e
fixa-las efetivamente na fenda. Possivelmente isto poderia ter ajudado a
manter as peças na sua posição.

O Andrigo está bem, vai ficar com uma dor nas costas por algum tempo, pois a
pancada foi grande (não gosto nem de lembrar, ô barulho horrível!) mas tenho
certeza que ele vai ficar mais atento na colocações.

**************

Davi Augusto Marski Filho

 <mailto:ti em wsystem.com.br> ti em wsystem.com.br

 <mailto:davi em marski.org> davi em marski.org

(19) 3865.2885  (das 09:00 as 17:30h / segunda a sexta)

(19) 9103.6945

 <http://www.wsystem.com.br/> Wsystem Tecnologia em Computação

 <http://www.marski.org/> Marski - Montanhismo e Escalada na WEB

 <http://da.marski.org/>    P