[GEEU-L] Protetores solares

Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) davi em marski.org
Ter Dez 1 20:35:45 BRST 2009

Ia colocar como off-topic, mas considerando que é virtualmente
impossível escalar sem ficarmos expostos ao sol.... acabei de ler uma
noticia que me deixou no mínimo "emputecido", na verdade fiquei foi
mesmo revoltado...  é o seguinte : para a gente que escala ao "ar
livre", a proteção contra os efeitos danosos do Sol é de suma
importância. Eu pessoalmente tenho sempre que possível escalado de calça
comprida e uso também camisetas de manga comprida... e é claro, uso e
abuso de protetores solares.

Para quem vai para alta montanha, a situação é pior ainda, pois a
exposição ao UV é bem maior (e prolongada).

Enfim... o pessoal da Proteste fez uns estudos e descobriram que
praticamente nenhum dos protetores solares analisados realmente cumpre o
que promete :

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u660153.shtml

O que mais me irrita é que se já não bastasse a "quase certeza" de
ganhar um carcinoma baso-celular (um tipo de tumor facilmente
diagnosticável e felizmente também facilmente tratável), para quem faz
escalada de alta montanha, agora ainda vou ter que ficar "escolhendo" a
marca e vendo "qual protetor funciona".. uma piada...

Em 2007, retirei um tumor que surgiu 'de repente' na minha pálpebra...
agora, passado 2 anos, um novo 'negócio' está surgindo...off-t Bom, nem
preciso dizer que o protetor solar obviamente não cumpriu o seu papel....

É isso... pior é saber que nem mesmo marcas "caras" realmente te protegem...

Abraços e boas escaladas,

--

Davi Augusto Marski Filho

blog      http://www.blog.marski.org