[GEEU-L] Diversos

Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) davi em marski.org
Seg Dez 7 15:43:26 BRST 2009

Colegas, o Felipe já havia comentado comigo que tem várias pessoas no
GEEU interessadas em fazer um curso de escalada. Embora até esteja no
site do GEEU, vou explicar aqui :

O GEEU não dá cursos de escalada em rocha ok ? claro que o GEEU
incentiva, apóia e estimula a ida para os ambientes naturais, seja, para
escalar, seja para caminhar, etc...  enfim, tanto eu quanto o Evandro
Duarte damos cursos de escalada, e eu em especial, tenho recebido muita
gente interessada em fazer um curso (deve ser por causa do 13o. salário
do pessoal... ;-) ).

Nos dois próximos finais de semana, 12 e 13  e no outro final de semana
(19 e 20) de dezembro vou estar dando um curso de escalada. Um deles vai
ser na Pedra do Baú (São bento do Sapucaí), o outro provavelmente em
Andradas (sul de Minas), então caso alguém se interesse é só entrar em
contato !

Um alternativa para um curso é escalar rotineiramente com colegas *muito
mais experientes* do que você, e que possam de forma didática ir
passando o be-a-bá das coisas....  Vejo que são dois conhecimentos
distintos que precisam ser absorvidos : o conhecimento teórico (fator de
queda, tipos de materiais, cordas dinâmicas X estáticas, resistências,
forças envolvidas, equalizações, etc...) e o conhecimento prático (nó
oito, azelha, prussik, marchand, volta de fiel, pescador duplo, rapel,
auto-resgate, backup no rapel, etc....).

O conhecimento teórico, apesar de ser passado em qualquer curso sério,
recomendo fortemente a compra do livro "Escale Melhor e com mais
Segurança" do Flávio Daflon (do RJ) e ainda se for possível o livro do
Sérgio Beck : "Com unhas e dentes" e se você tiver grana e condições,
compre também o "The freedom of the hills".  Esse é o tipo de literatura
"obrigatória" para qualquer escalador...

Como o Felipe disse, na escalada há dois tipos de cordas : dinâmicas e
estáticas. As estáticas (que são as cordas usadas no GEEU) SÓ PODEM SER
UTILIZADAS PARA ESCALADA EM TOP-ROPE !!! Elas não dissipam a energia
gerada durante uma eventual queda, assim se uma corda dessas é utilizada
para escalada GUIADA , caso o escalador que esteja guiando, grande parte
da força gerada durante a queda será transmitida para a ancoragem
(última proteção) e para o escalador, com pouca dissipação de energia...
isso é extremamente PERIGOSO.  Possivelmente a última ancoragem não
suportaria as forças geradas, e pior, com certeza o corpo do escalador
não irá suportar : entenda-se isso como fraturas (coluna, quadril,
etc...) podendo deixar o escalador com graves lesões ou mesmo levando-o
a morte.

Portanto : escalada com corda estática apenas se for para utilizar em
"top-rope" (como é no GEEU), para ascensão de materiais, para rapel,
para tirolesa, etc... etc... corda estática e escalada guiada são duas
palavras que não podem aparecer no mesmo contexto, ok ?!

A prática tem que ser acompanhada de perto por alguém competente.

No mais, boas escaladas a todos, principalmente com segurança !

Abraços,

Davi Marski

PS: Domingo esteve um dia excelente na pedreira, fiquei por lá até quase
as 13:00h.. escalamos a "No Brejo", "Perdidos no Brejo", "Cantil na
Cabeça", "12 de Outubro", "Cacaio", "Estressante" e "Fendolândia". Dia
cheio, nao ?!  Isso porque o meu parceiro de escaladas (o Rafael
Ribeiro) já tinho ido escalar lá no dia anterior... rsrsrsrs  só fomos
embora "cedo" pois estávamos com fome... ;-)

felipe em fem.unicamp.br wrote:

> Oi Marina,
>
> Só uma preocupação: essa corda de 100 m é dinâmica ou estática? Se for
> estática (provavelmente é pelo seu comprimento) não é recomendado
> usá-la para guiar. Já para montar um top rope, ela pode ser usada sem
> problemas.
>
> Abraços e boas escaladas,
>
> Felipe

Davi Augusto Marski Filho