[GEEU-L] off topic Protetores solares

Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) davi em marski.org
Sex Dez 11 16:45:04 BRST 2009

;-)

é a vitamina "D".. ele pode ser sintetizada pelo próprio corpo (quando
somos expostos à radiação ultravioleta) ou adquirida através da
alimentação (o que hoje é super comum com os nossos alimentos
"fortificados" com ferro, ácido fólico, vitamina A, E, Zinco, D, B6,
B12...)   mas nem é esse o caso.. a questão é que os riscos compensam os
benefícios.....  existem vários tipos de cânceres de pele, o mais comum
para nós escaladores é o basocelular (que acontece em mais de 90% dos
casos no rosto) e é super fácil de ser tratado (basta remover
cirurgicamente) e não é agressivo... o espinocelular já é mais
agressivo, tem o epidermóide, etc...  quem quiser saber mais :

http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec18_208.htm

o lance é o risco de você não se dar conta de uma lesão (ou não
removê-la) ou pior ainda, remover o bicho e as células 'defeituosas'
insistirem em continuar se reproduzindo....

para quem curte algumas coisas "ogrish" ou "gore" vejam as fotos da
minha cirurgia de remoção do carrapato.. kkk     :
http://www.blog.marski.org/?p=1207

Ainda sobre exposição ao sol, para as pessoas "normais" de ambientes
urbanos, cerca de 80 a 90% de toda a exposição solar que o indivíduo
recebe em sua vida acontece até os 18 anos de idade... então se você não
é super branco, não faz escalada de alta montanha, não trabalha cortando
cana nem tapando buraco em asfalto (nem é carteiro..rsrsrsrs) não há
muito mais a ser feito... a não ser proteger a pele do envelhecimento..
rsrsrsrsrs

Tem alguns estudos (preciso encontrar este artigo !) que diz que cerca
de 90% das pessoas que estiverem por mais de 7 dias acima da cota dos
5000m de altitude irá desenvolver alguma forma de câncer de pele antes
dos 60 anos (ou alguma coisa próxima disso).. o percentual do resto da
população não chega nem a 10%....

bom.. quem tiver tempo e quiser ler sobre o assunto :

http://www.summitpost.org/article/407264/a-climber-s-guide-to-prevention-of-sun-damage.html

http://www.cancer.org/DOCROOT/PED/CONTENT/PED_7_1_SKIN_CANCER_DETECTION_WHAT_YOU_CAN_DO.ASP

abs !!!

davi marski