[GEEU-L] Dúvidas a respeito de equipamentos - Parte II

Qui Fev 4 14:02:54 BRST 2010

Valeu, Davi, pelas dicas e explicações.
Sobre a matéria feita por você, eu já tinha passado os olhos, mas não tinha visto os vídeos, acho que é porque eu estava começando a frequentar o muro e não sabia exatamente nada, daí não entendia dos nós, de segurança, do equipamento, etc.
Valeu mesmo!

Abraço,

Francismar

--- Em ter, 2/2/10, Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) <davi em marski.org> escreveu:

De: Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) <davi em marski.org>
Assunto: Re: [GEEU-L] Dúvidas a respeito de equipamentos - Parte II
Para: "Lista do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp" <geeu-l em listas.unicamp.br>
Data: Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010, 22:23

talvez não tenha ficado claro o que
quis dizer com a solteira de 120cm , então as imagens a seguir devem
ajudar :

lembrei que eu tinha feito uma matéria e até com um vídeo sobre isso :

http://www.marski.org/artigostecnicos/156-backuprapel

Davi Augusto Marski Filho
------------------------
email     davi em marski.org
skype     davimarski
msn       ti em wsystem.com.br

blog      http://www.blog.marski.org
site      http://www.marski.org
trabalho  http://www.wsystem.com.br

On 02/02/2010 21:03, Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) wrote:

  1) você se esqueceu do capacete...
não ser, é claro, que você fique escalando apenas no GEEU... rsrsrsrs
Eu diria que um kit básico é composto por :

capacete, cadeirinha (com ajuste nas pernas e se possível, com pernas
'destacáveis'), freio linear tipo tubo com sulcos (o ATC XP é um
exemplo deste tipo de freio), três mosquetões com trava (dois HMS e um
oval normal, um será utilizado para rapel, outro para dar segurança e o
oval com trava para backup no rapel), três cordeletes fechados em anel,
com 6 ou 7mm de diâmetro e cerca de 30cm de comprimento (para backup no
rapel, para auto-resgate e para abandono em rapel em chapeleta), uma
solteira (eu iria sugerir um anel fechado em fita com 120cm, dá para
dar um nó na fita e fazer o rapel "estendido" a partir deste nó, ao
invés de diretamente clipar o mosquetão no loop da cadeirinha, facilita
bastante a montagem do rapel, do backup com nó auto-blocante usando os
cordeletes e facilita ainda a visualização de todo o sistema).  O saco
de magnésio eu até diria que é desnecessário (bom, faz tempo que
simplesmente não uso e não vejo diferença - as montanhas e as paredes
agradecem e o segundo da cordada também....). Uma sugestão para quem
está iniciando é um capacete montana "focus"... converse com o BanBan
que ele tem um capacete sobrando... ;-)   o Rafael Ribeiro (que escala
comigo também tem um...) , bom , eu também tenho um... acho que uns R$
50,00 em capacete usado está ótimo e honesto.

2) A conquista é excelente e é uma empresa nacional. Dá uma checada nos
preços do pessoal da territorio online, lá tá 189,00 a vista :
  http://www.territorioonline.com.br/produto/cadeirinha-aerada--conquista

3) economize esta grana e compre o ATC JAM da conquista (modelo tubo
com sulco) :
  http://www.territorioonline.com.br/produto/atc-jam--conquista

4) Bom, já que estou recomendando a Conquista, vai no mosquetão deles
também :
  http://www.territorioonline.com.br/produto/mosquetao-hms-24kn-colorido--conquista
(na
verdade é um mosquetão da Camp Italy produzido em OEM para a
Conquista)

5) Qualquer uma está bom... como disse, uma de 120cm é legal pois você
pode dar um nó e estender o freio na hora de rapelar. A conquista
também está fabricando.... mas pode ser Kailash, Rock Empire, Fixe...
só não vale comprar da K2 (casa das cordas)... rsrsrsrs

abraços,

  Davi Augusto Marski Filho