[GEEU-L] Mureta Measurements and Proposals

Qui Fev 18 10:26:08 BRST 2010

Valeu, Flávio! Bacana! Mandou muito bem mesmo!
Gostei da proposta A2, voto por ela. A proposta C me pareceu bastante convidativa, mas precisamos nos reunir e conversar sobre a mesma, como você mesmo disse.
Sobre possíveis reuniões, eu, pelo menos, estarei por Campinas a partir da próxima terça (23/02). Sendo assim, por mim, a partir de terça que vem, podem contar comigo para qualquer reunião ou atividade.
Sobre o armário que o Davi comentou, pensei nisso também, mas não comentei, pois achei que haveria burocracia para aproveitar a mão de obra e o material usados nesta obra emergencial da FEF. Mas, como vejo que o Davi, pelo menos, tem a mesma opinião, poderíamos ver isso também na(s) reunião(ões).

Abraço!

Francismar

--- Em qui, 11/2/10, fcbannwart <fcbannwart em uol.com.br> escreveu:

De: fcbannwart <fcbannwart em uol.com.br>
Assunto: [GEEU-L] Mureta Measurements and Proposals
Para: "geeu-l em listas.unicamp.br" <geeu-l em listas.unicamp.br>
Data: Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2010, 10:23

Oi geeuers,

Ontem levei uma trena ao muro e fiz medidas da recém demolida mureta, a partir das suas ruínas.
Seguem elas:

Distância da parede de escalada (recuo): 220 cm.
Espessura: 22 cm.
Altura da parte mais alta: 53 cm.

Medi também a distância entre parede  e o pequeno muro do CANAL do recém construído sistema de drenagem de chuva:
 - entre 250 e 255 cm; ou seja, entre 30 e 35 cm mais recuada que a posição da mureta demolida.

Para o PROJETO da mureta nova precisamos decidir entre 2 opções:

Opção A:  A mureta nova terá como uma de suas finalidades permitir que se faça seg. sentado.

Opção B:  A mureta nova não permitirá que se faça seg. sentado, pois terá um recuo bem maior.

Ontem tb fiz algumas simulações de posicionamento da mureta nova
 , e dimensões, com o uso da trena e pequenas tábuas.

*** Para a opção A tenho 2 propostas:

Proposta A1: Mureta nova com altura de 55 cm, com recuo um pouco maior que a demolida, alinhada com o Muro do CANAL.
A mureta nova ficaria com o recuo entre 250 e 255 cm, portanto.
Esse ganho de 30 a 35 cm no recuo parece pouco, mas, simulando com a trena, é considerável.
Com certeza diminui o aperto de pessoas que o Messias comentou.
Mas, se mesmo assim, eventualmente ficar cheio de gente, acho que as pessoas em excesso devem ficar me pé na grama, sem muito oba-oba na área de escalada.
Esse pequeno aumento de recuo tem a sua razão de ser:
Há um ganho de espaço, mas não se aumenta muito a força de DECOLAGEM.
A força de decolagem é a componente horizontal da força de tração da corda do seg. qdo o escalador toma uma vaca.
Mudando o recuo de 220 para 250
 cm, a força de decolagem aumenta apenas 13,5 %.
Portanto, acho que ainda fica permitida a seg. sentado.

Proposta A2: A mesma mureta de A1, mas com 50 cm de altura.
Além disso, uma segunda mureta 60 mais recuada e com 1 m de altura, de modo que se faça uma pequena arquibancada de dois degraus.

*** Para a opção B, segue uma proposta:

Proposta B1: Mureta nova com altura de 55 cm, com recuo de 420 cm, ou seja, 2 metros mais afastada que a mureta demolida.
Vantagem, grande espaço livre.
Porém, não há possibilidade de se fazer seg. sentado, pois a força de decolagem aumenta 91 % em relação à posição antiga, de recuo de 220 cm.

Opinião pessoal:
Sou a favor das opções A, e prefiro a proposta A2.
Acho que fazer seg. sentado, no conforto, vale a pena, apesar do risco de algum seg.
  irresponsável ficar relapso.
O seg. deve ser atento o tempo todo. É uma condição fundamental.
Não acho que se deva criar artifícios para evitar que o cara relaxado.
Ou o cara é escalador ou não é.
A vantagem de aumentar pouco o recuo é manter o patamar de desnível entre o chão de concreto e o gramado, mais alto.
Isso é mais convidativo para quem quer observar o muro mais panorâmicamente, em pé, na grama.
Simulando ontem, o recuo de 4,2 m da opção B, vi que não melhora a visão tanto assim.
Acho que se o escalador quer ter uma visão panorâmica, ele pode se afastar pisar na grama, sem que precisar de chão de concreto para isso.
O fato é que o seg. *enquanto ele faz a seg * nunca pode ficar muito afastado do muro, independentemente de soluções como A1, A2 ou B1.
E o problema é mais crítico quando o seg. é uma moça e o escalador um cara mais nutrido.

Outra coisa: proponho que as cordas sejam ma
 is longas, algo como uns 2 a 3 metros.

PS: na solução A2, o seg. pode ficar em pé no segundo degrau e assim ter uma melhor visão da escalada; só tem que ficar atento com a decolagem.
Mas decolagem é risco de escalada, oras.

-----Anexo incorporado-----

*************

REGRAS informais e de bom senso da lista do GEEU:

O que não deve ser enviado para a lista:

1-Emails pessoais, que não sejam de interesse do grupo, mande estes emails em PVT;
2-Spams e afins...
3-Ofensas, xingamentos e este tipo de coisa, que não tem nada a acrescentar;

Pessoas que porventura mandarem estes emails estarão sujeitas a moderação nos dois primeiros casos e expulsão no terceiro.

Antes de enviar seu email, certifique-se:

1-Que o título está correto;
2-Que o assunto é de interesse do GEEU e seus associados;
3-Que você não vai se arrepender do que escreveu, pois estes emails ficam arquivados para a posteridade ;-)

Faça bom uso !!!