[GEEU-L] Mais um Brasileiro no Cume do Fitz Roy

Davi Augusto Marski Filho (www.marski.org) davi em marski.org
Seg Fev 22 07:18:08 BRT 2010

Para quem não sabe, o Fitz Roy, assim como o Cerro Torre (ambos no sul
da Patagônia) representa um dos desafios máximos da escalada alpina. O
primeiro brasileiro a conseguir subir seus cumes foi o Luis Makoto
Ishibe, no final dos anos 80/início dos anos 90. Depois houveram
váriaassss investidas brasileiras na região, merecendo destaque a
ascensao do cerro torre pelo Alexandre Portela e pelas tentativas do
Sergio Tartari (RJ). Uns 4 ou 5 anos atrás o paranaense Edmilson Padilha
e seu parceiro, o Val (da Conquista Montanhismo) fizeram a 2a. repetição
de via "Afanassief" no Fitz Roy... escalada tensa e nervosa...

Bom... tudo isso para introduzir o relato abaixo.... vale a pena ler com
calma...  e se puder peguem o filme "No coração da montanha" (tem na
videoteca do GEEU) ... inclusive o Stephan Glowacz (que é o "ator" no
filme) esteve o ano passado fazendo conquistas na Pedra Riscada (aqui no
Brasil).

Abs,

Davi Marski

******************************

buenas....

Nicolau Araujo, escalador de Petropolis, que ja esta na sua 6ª temporada em
Chalten...... fez nesse ultimo dia 16 o cume do Fitiz Roy na Argentina (se
bem que dizem que o cume eh no Chile).... uma montanha desejada por
escaladores de todo mundo.....

Numa temporada onde o clima foi extremamente cruel, quando tivemos janela de
bom tempo no inicio de dezembro.... depois foram quase 2 meses de tempo ruim
e frio.... muito frio.... a galera local comentava que estavamos com
temperaturas de inverno..... e com isso as montanhas ficaram congeladas
diminuindo as possibilidades de escalada em rocha.

Os irmaos Huber , por exemplo, que iam aprontar alguma no cordon do
Torre.... foram embora quando a janela chegou... pois la era tudo gelo.....

Nicolau em cia de Vitor (escalador argentino, morador de bariloche)
escolheram a Supercanela para fazer a tentativa.... via mista com muita
parte em gelo.

Bivacaram o 1º dia na base da via e fizeram mais 2 bivaques na parede.

Foi uma verdadeira luta..... onde, Nicolau terminou com o dedo menor da mao
congelado.. vai ter que cuidar um tempo do dedo..... num determinado momento
Nicolau tomou uma queda grande a qual rompeu um dos racks e la se foram
friends e seu piolet......

Uma outra dupla que ia pela mesma via emprestou alguns nuts e friends pra
ele poderem continuar..... mais tarde juntaram as duas duplas para somarem
forças e superarem as muitas dificuldades que encontraram......

e apos 2 noites na parede chegaram ao cume.

Optaram por descer pela outra face (leste) pela via Franco Argentina....
melhor opçao de descida.... mas ninguem conhecia a via... erraram e acabaram
descendo pela via francesa... rapeis bem complicados onde das 04 cordas....
apenas uma chegou no passo superior... as outras 3 prenderam.... foram
cortadas e abandonadas.

enfim... resumo do resumo..... aventura pura .......

Mandram muito....

parabens Nico....

ahhh.... e com essa escalada ele fechou o cordon do Fitz...(fez todos os
cumes do cordon)....luxo....

Nessa mesma janela outros brasileiros tentaram a montanha..... (acreditamos
que foi a vez com mais brasileiros ao mesmo tempo no Fitz)....

Uma cordada formada por Sergio Tartari, Julio Campagnela e Pira (escalador
argentino e local de Chalten)..... e outra cordada formada por Kika Bradford
e eu..... resolveram tentar a imensa via Afanassief, localizada na face
oeste/noroeste da montanha... via com 2.500m de rocha.... quer dizer... era
pra ser rocha... mas tinha muita coisa congelada.... e a temperatura
definitivamente nao era pra rocha.... quando olhavamos pra cima.....o terço
final do Fitz era gelo.... sabiamos que fazer cume seria um milagre... mas
fomos assim mesmo....

A cordada do Serginho subiu antes para perto da montanha e ficaram numa
barraca ao pe da agulha Polone... interessante estrategia.. so teriam de
voltar la pra buscar a barrraca (isso se fizessem cume)....

Kika e eu domimos a 1ª noite em Piedra Negra.... e bivacamos a 2ª na base da
via..... kika com saco de dormir e eu somente com saco de bivaque... opçoes
para tentar ir menos pesado.... imaginavamos que seriam necessarias 2 noites
na parade pra chegar no cume

Noite fria na base... muito fria.. alguem falou em 15º negativo..... sei que
tremi (sem dormir) das 02 da manha ate as 06 (hora que levantamos)... nao
tinha controle sobre o corpo que tremia sem parar.... incrivel como nosso
corpo eh resistente....

Serginho e cia entraram primeiro na via... as 06...Kika e eu fomos mais ou
menos uma hora atras..... diante do frio todos escalaram o tempo todo de
luvas... dificil isso...:))... logo no inicio quando fui colocar o anorak...
o fecho saiu na minha mao.... ... olhamos um pra cara do outro....e pensamos
sem precisar falar... ferrou... temos que descer... sem anorak nao vai
dar....... deixamos o pensamento de lado.... cortei o fecho do bolso do meu
windstoper pra tentar colocar ele no anorak.,... naquela hora nao
consegui... creio que pelo fato de nao sentir os dedos da maos ;..e achava
que quando chegassemos no sol ia conseguir........ fomos tocando.... mas
estavamos todos muito lentos..... e ao final do dia optamos (todos) por
descer......
A essa altura o estrago em nossos corpos ja era grande.... eu ja nao sentia
um dedo do pe e um da mao... nada grave.... o Serginho foi quem ficou
pior... varios dedos do pe congelaram... estavam meio verde.. meio
roxo..... vai ficar uns meses sem senti-los... e sem colocar
sapatilha...... se ele continuasse, creio ia perder os dedos....

Enfim... uma grande e rica experiencia... onde saimos da montanha melhor do
que entramos...... .... lembro quando iniciamos os rapeis olhei pra cima...
vendo a montanha congelada... o pilar cassaroto com um (inacreditavel)
cogumelo de gelo..... olhei aquilo e me senti feliz de estar ali...... e me
senti vivo... incrivelmente vivo.....

Na volta (tendo em vista que a janela continuava)... Kika e eu paramos em
Piedra Negra... e em cia do escalador gaucho Rarafel Con (nao lembro o
sobrenome..)... que estava ali procurando parceiro pra escalar... fizemos
cume da Guillaumet pela via Fonrouge..... deliciosa escalada...

Um dia antes a dupla carioca Arthur (de botafogo rs...) e Felipe Edinei
tambem fizeram cume da Guillaumet pela Fonrouge..... dupla jovem e forte....
se tivessem tido mais chances de escalar teriamos aprontado algumas.... e se
mantiverem a dupla.... tenho certeza que vao dar o que falar....:))

enfim... temporada de clima cruel..... mas valeu... muitas vivencias e
experiencias.....

bracoooo e ate 2011...hehehe

Bernardo