GEEU - Roupa suja se lava em casa

Lígia Martins ligissima.dm em gmail.com
Sáb Abr 9 16:47:36 BRT 2011

 Escaladores brasileiros vetados pela IFSC

por Eliseu Frechou
  A* IFSC <http://www.ifsc-climbing.org/>* – International Federation of
Sport Climbing vetou este mês a inscrição de atletas brasileiros nas
competições internacionais promovidas por esta entidade, entre elas, a Copa
do Mundo de Escalada Esportiva. O veto se deve à dívida que a
*CBME<http://www.cbme.org.br/>
* - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada tem com a IFSC, que
até a administração passada vinha sendo paga em parcelas, mas que a atual
diretoria quer receber de uma só vez.
Apesar de ser pequena a participação de atletas brasileiros nas competições,
é um grave retrocesso este veto, pois inibe a troca de informações e
experiência dos atletas que participam destes eventos, e depois trazem estas
informações para outros no Brasil.
Os voluntários que movem a CBME têm lutado com afinco para manter a entidade
funcionando e o Brasil ter a representatividade que merece no cenário
mundial, mas conforme disse o presidente Silverio Nery: “Temos hoje no
Brasil (CBME), apenas 1450 (aproximadamente) sócios pagantes, incluindo
todos os clubes e Federações. A grande maioria dos escaladores e
montanhistas não se dispõe a pagar uma pequena anuidade de clube. Uma pena."

Portanto, este veto é um reflexo do próprio modo de pensar da maioria dos
escaladores brasileiros, que ao invés de unir, fortalecendo as entidades que
lutam em prol do esporte, prefere “jogar sozinho”.
A CBME continua filiada a *UIAA <http://www.theuiaa.org/>*(União
internacional de Associações de Alpinismo), órgão máximo do montanhismo, mas
apenas para manter as duas filiações, UIAA e IFSC, seriam necessários mais
de 4.500 euros/ano.

[...]

     **

*- Silvério Nery, presidente da CBME*
Fonte: Blog do Eliseu (