GEEU - GEEU

Arthur F Gáspari arthur.fg em hotmail.com
Sex Abr 15 19:58:00 BRT 2011

Completando umas coisinhas....

abs

Xitão

Date: Fri, 15 Apr 2011 07:05:20 -0300
From: fcbannwart em uol.com.br
To: geeu-l em listas.unicamp.br
Subject: GEEU - GEEU

Oi Everton,
As perguntas sao boas e oportunas.
Seguem algumas respostas.
Enumerei tudo para ficar mais facil.
Abrax.

1) Porque não organizar uma mesa redonda para os membros antigos falarem um pouco mais do que é o GEEU enquanto associação?

R.: Acho isso muito oportuno, mas seria interessante chamar membros antigos, da década de 90.
Dos frequentadores do inicio da década de 90, ha anos sou o ultimo remanescente (e agora estou num intervalo de 1 ano).
Uma idéia seria organizar todos os registros de reunioes e levantar uma listagem o mais completa possivel.

2) "O GEEU tem 20 anos e é historicamente uma referência no montanhismo brasileiro", por quê?

R.: Fundamentalmente porque foi o primeiro lugar (muro) de escalada em ambiente universitario do Brasil (juntamente com o CUME, que foi criado no mesmo ano de 1991, e, por nao se saber as datas precisamente, entende-se tenha sido u m surgimento contemporaneo e independente um do outro) .
Provavelmente, na minha opiniao, é a entidade por onde passou o maior numero de escaladores, sendo que, no caso, na maioria iniciantes.
Foram, literalmente, MILHARES.
A referencia é por consistir em uma proposta inovadora, auto-suficiente, e de baixissimo custo (até onde eu sei sempre foi o mais baixo custo).
O GEEU se desenvolveu sozinho, mas sempre com a permissao e bom convivio com a FEF, que permitiu o acesso à parede e construiu as 3 muretas da sua historia, sendo a ultima uma arquibancada, alem de ter feito 2 pisos e a parte de alvenaria do nosso armario novo.
Na pratica, além de ter prestado um serviço aa sociedade sem onerar os cofres publicos, o GEEU gerou mercado em equipamentos e cursos de escalada e montanhismo, ajudando a viabilizar assim o trabalho na iniciativa privada.
O seu impacto direto regional foi enorme.
Desde ha muitos anos, qdo eu encontro com escaladores oriundos das mais variadas regioes do Brasil, seja em pico de escalada no Brasil ou nao, esses escaladores sabem do GEEU.
A referencia, portanto, é pelo sua importancia qto aa popularizacao do esporte e, naturalmente, descoberta de talentos.

3) Quais são os seu propósitos?

R.: Os propositos estao formalmente definidos nos seus Estatutos.
Resumindo, sao a popularizacao do esporte a baixos custos, integracao social e desenvolvimento do montanhismo e consciencia ambiental em geral.
Além disso, o GEEU tem o objetivo de nao discutir apenas montahismo; ele é tb um forum de discussao e reflexao inserido no contexto geral da sociedade.

4) Onde ele se situa no universo montanhismo brasileiro?

R.: A resposta da pergunta 2 ajusta a responder essa pergunta.
Mas, para completar, como o GEEU se situa competitivamente na escalada ?
O GEEU tem desde sempre * uma estrutura de treino muito inferior aa de academias, por isso levar uma grande desvantagem qto à preparacao de atletas de elite.
Todavia, nos anos 90, ja teve alguns integrantes que foram finalistas de Ranking Estadual Paulista, competindo de igual para igual com escaladores da 90 graus, da Competition e da Casa de Pedra, tudo de Sao Paulo.
O GEEU se tornou conhecido nessa epoca, pois iamos aa competiçoes de Sampa em caravanas.
Ja fomos de busao competir ate no Rio e Curitiba.
Além disso, no meu entender principalmente, passaram pelo GEEU escaladores renomados como o Rodrigo Raineri (GAIA e um dos idealizadores do GEEU, juntamente com a FEF), Tomas Papp, Vitor Negrete (o nome do nosso muro), Roman Romancini.
Ou seja, os 3 primeiros brasileiros a fazer o Aconcagua no inverno se passaram pelo GEEU (Vitor, Rodrigo e Roman (em terceiro)).
Dos 7 brasileiros que fizeram cume do Everest, 2 passaram pelo GEEU (Vitor e Rodrigo).
Os 2 unicos brasileiros a fazer a face sul do Aconcagua passaram pelo GEE U (Rodrigo e Vitor).
E o Unico brasileiro a fazer o Everest sem O2 suplementar começou a escalar no GEEU (Vitor).
Tb diversas escaladoras que começaram no GEEU e evoluiram para 8° e 9° graus.
O 1º escalador da região de campinas a mandar um boulder V10 e algum tempo depois um V11 é membro do GEEU
O 1º escalador da região de campinas q mandou uma via de 10A (8A+ Fc), q ñ é o mesmo dos boulders acima citados, é membro do GEEU

Muitos escaladores que se iniciaram no GEEU fizeram diversas incursoes e abriram muitas vias em muitos lugares (Brasil e exterior); escaladores muito bons; varios deles passaram a viver da escalada.
Nesses 20 anos muita coisa aconteceu, mas o GEEU segue bem.
Falta ele se filiar à FEMESP.

* espera-se evoluir nisso com os novos projetos

5) Quem é a diretoria?

R.: Nao me lembro exatamente de todos os seus integrantes, mas acho que a Diretoria esta descrita no site.
Arthur Xitão, Lendro e Felipe
6) Quais os projetos que o GEEU está apoiando?

R.: O Boulder (na verdade criando), além de eventos como a Abertura da Temporada de Escalada, ranking Regional, e iniciativas sociais, como as lideradas pela Marina e pelo Xitao.
Mas nao ten ho uma resposta completa; certamente o Bob e o Felipe sabem muito mais.
O GEEU tb apóia, ou mais q isso, foi responsável pela criação da disciplina EF956 Escalada e Técnicas Verticais (FEF-UNICAMP), que é a 1ª disciplina com esse tema no ensino superior brasileiro

7) Como nós membros podemos ajudar?

R.: Acho que essas perguntas ja sao em si uma ajuda, por fomentar o entendimento do GEEU e consequenta participacao.
A primeira coisa a fazer é seguir ajudar nas aberturas, segs e reformas/manutencoes, participar de reunioes, etc. De imadiato, acho que vai haver uma grande demande de trabalho na construçao do BOULDER.
As tarefas vao aparecendo conforme se vai escalando e participando.

8) Isso poderia inclusive ser feito durante o evento de abertura da temporada de escalada, aproveitar a palestra de abertura e fazer o GEEU se tornar conhecido pelos palestrantes e por quem não é membro também. Como eu posso ajudar?

R.: Otima ideia.
Uma sugestao é tentar agrupar essas ideias e material antigo, como emails da historia do GEEU e montar um panorama geral para ser apresentado na abertura, juntamente com a part icipacao de membros antigos.
Hoje o Rodrigo Raineri esta subindo o Everest, no projeto de partir do cume de paraglider.
Mas ha outros, com o Junior Bierlink (o Junebas), o Tomas Papp.
Pode-se tentar fazer contato.

Fallow ...

_______________________________________________ Geeu-l mailing list Geeu-l em listas.unicamp.br https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/geeu-l ************ Visite o nosso site: www.geeu.wsystem.com.br para sair da lista, informe o seu email em: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/geeu-l