GEEU - off topic

Gabriel Vargas gabrielrvargas em gmail.com
Seg Ago 13 19:13:04 BRT 2012

Leandro, não sei por que você quer se retirar da discussão. Tenho certeza
que você tem muitos argumentos pacientes e interessantes para acrescentar.
Lembre-se que isso não é uma disputa de verdades ou egos. É, de fato, uma
conversa que alcança níveis pouco usuais no nosso cotidiano, o que pode ser
desconfortável em alguns momentos.
Quando eu disse "ditadura do voluntarismo (ISMO)", eu me referia à
necessidade de se angariar voluntários em face da escassa oferta daquela
esperada iniciativa própria e relativamente autônoma de contribuir para o
grupo através de ações práticas. Mas, na falta dessa, e o GEEU sendo
baseado em uma organização de iniciativas próprias e autônomas (em um
coletivo), torna-se necessário recorrer a esses meios pouco ortodoxos para
efetivar a cultura local do GEEU: cobrar para façam algo, quando deveriam
fazer apenas por saberem que fazer parte do grupo implica fazer algo pelo
grupo, sacaram?
Como eu disse, pouca gente lê a lista. Precisamos pensar também como
queremos pedagogizar essa cultura do GEEU, para que ela se efetive na
realidade, e parar de fazer discussões pseudo-teleológicas. Enquanto
ficamos aqui brigando, tem um monte de gente sentada ali na mureta que não
entende o real significado do grupo de escalada para os seus integrantes.
Posso ser um membro relativamente recente, mas vocês sabem que eu tenho um
olho sempre atento focado no grupo. Se achamos que o grande lance do GEEU é
a maneira como ele existe, devemos tomar cuidado, pois corremos o risco que
o grupo se "academize", torne-se aquilo que sempre tentamos frisar que não
somos.

E, na minha opinião, sim, o GEEU é um universo paralelo, mas que é uma
imagem reduzida e moldada do mundo real. Moldada, na medida do possível, ao
nosso gosto.