GEEU - volutários

joao ricardo gonçalves joaoricardocg em gmail.com
Qua Ago 15 18:42:39 BRT 2012

Para facilitar as coisas e amenizar a discussão, vão aqui
duas definições básicas:

voluntariado *sm*1. Qualidade ou condição de voluntário, 2. Conjunto ou
classe dos voluntários
voluntário*adj* (*lat voluntariu*) 1. Que se faz ou deixa de fazer, sem
coação nem imposição de ninguém; que está em nosso poder ou que depende do
nosso livre-arbítrio fazer ou deixar de fazer.2. Feito espontaneamente, por
vontade própria, sem constrangimento ou obrigação. 3. Feito ou praticado
sem reflexão; instintivo, irrefletido.
Estas são as duas palavras que mais apareceram nos tópicos ultimamente e,
acima de tudo, é o que mais ouço pelos membros do GEEU ("o GEEU é um grupo
movido por voluntários", ou outras coisas do gênero).
Antes de tudo, já temos internalizado no GEEU e em seus membros a questão
de que todos são voluntários. Logo, conforme mencionado, todos agem sem
constrangimento ou obrigação, ou de acordo com seu livre-arbítrio, ou agem
sem coação, de forma instintiva e por ai vai... Engraçado que nada disso eu
vi escrito no estatuto do GEEU, salvo engano. Mas, acho um princípio super
válido para o grupo que somos, pois uma vez membro, voluntário você é.
Assim, de nada adianta discorrer sobre teorias "voluntariadas", brigas de
egos, reclamações, justificativas por participar ou não de trabalhos feitos
em prol do GEEU, discussões que não levam a nada, falar que todos precisam
saber do que ocorre no lista de discussão, falar que uns não ajudam e
outros não... Eu sei que a lista é de discussão, mas vamos primar por algo
construtivo.
Não há necessidade de disseminar o conteúdo dessas discussões. Pois, todos
do GEEU sabem que seus membros são voluntários. Não precisa de lista de
discussão, nem de teorias e nem ditaduras. Correto? Todo novo membro sabe
disso, porque todo o monitor é instruído a esclarecer que o trabalho no
grupo é voluntário.
Sei que tudo isso surgiu por causa de alguns (os quais todos nós sabemos
quem são, todos nós admiramos a coragem e todos nós queremos que eles
continuem agindo com esse espirito engajado) que cansaram de serem os
volun-otários. Estes que se cansaram de ralar pra caramba, olhar para o
lado e ver o coleguinha só se aproveitando daquilo que ele batalhou, em
prol do grupo. Tá certo. A vida é assim. Não existe volun-otário, existe
gente com princípios que vem de berço. A consciência de pensar de forma
engajada em prol do grupo é coisa que vem de berço. Com uma atitude mais
incisiva você só ira conseguir extrair um "ajudinha" do chupim que só quer
saber de pagar a mensalidade (retiro deste conjunto os que adoram ajudar e
estão sem oportunidade para isso)...
Ficar discutindo por e-mail a melhor maneira de fazer esse povo "paradão"
se mexer, propondo cobranças, regalias, aumento de mensalidade, não leva a
nada. Somos voluntários. Uma vez motivado por algo o intuito de voluntário
cai por terra.
Então, ao invés de ficar propondo meios de obrigar a movimentação, ou ficar
teorizando sobre isso ou aquilo, basta ler o significado de voluntário. E,
melhor ainda, mostre para o seu colega de grupo que isso é bacana. Eu mesmo
ia pegar esse final de semana e correr para SBS com o intuito de escalar a
muerte. Chamei um grande brother de escalada (Rafacho, o terror do forró)
para me acompanhar e esse me deu um aviso e uma grande contra proposta: "Eu
vou ajudar com o muro no sábado, não vai rolar ir, fica ai também para
ajudar". Olha só que maravilha... Ele não precisou teorizar nada, nem
coagir, nem brigar por egos, nem cobrar ao mais ou a menos e, mesmo assim,
já arrastou mais um (EU mesmo) para ajudar no sábado. Simples...
É isso, meus queridos, nada de lustrar o ego na lista, nem ficar querendo
teoriazar coisas que são simples. Vamos fazer nossa parte e inspirar o
próximo! Vamos olhar para trás e entender que o GEEU funciona devagar sim,
mas que ele já andou muito para frente, isto em função de seus membros que
ralam independente de qualquer obrigação, somente pelo livre-arbítrio.
Mudou muito, muito mesmo: corda Petzl, boulder, arquibancada, campeonato,
prêmios, rifas, sorteios... incrível... e nada disso levou o nome de um ou
outro membro que se engajou mais por isso. Tudo leva o nome GEEU.
Eu mesmo me considero membro do GEEU a apenas três semestres. Nem por isso,
deixei de acompanhar os avanços deste grupo que é um ícone para a escalada
do Brasil. E tenho que confessar... essa galera "atual" me mata de
orgulho... Vocês fizeram muitas coisas boas para a escalada ...
Vamos baixar os nossos egos e vamos nos divertir! Porque é para isso que
estamos reunidos. Quem pode, pode. Quem não pode paga a mensalidade e ajuda
quando quiser! Porque tem muito nego ponta firme ai que não pensa duas
vezes para se entregar ao grupo, tendo, óbvio, tempo e oportunidade...  --
João Ricardo da Costa Gonçalves
Advogado OAB/SP 287.082