GEEU - Reunião entre os Monitores do Semestre

Sex Ago 3 16:42:41 BRT 2012

Hugo e demais,

Foram discutidos na última reunião entre Monitores os seguintes tópicos:

"1) abordagem quando um novato chega ao Muro pela primeira vez;
2) cobrança por parte dos monitores da semestralidade;
3) armário trancado durante abertura do Muro;
4) seg segura no Muro."

Acho que podemos colocar isso na pauta da nossa nova reunião.

O resultado da discussão, resumidamente, foi:

"1) Lembrar sempre de explicar o que é o GEEU e como o mesmo está organizado, isto é, dizer ao novato que o Grupo funciona com trabalho voluntário.
Além de explicar que o cara precisa assinar o termo, como funciona a segurança, que ele precisa pagar a semestralidade depois da terceira vez que chega ao Muro, falar também, puxando um gancho da semestralidade, que o dinheiro serve para manter os equipos e que não temos funcionários trabalhando no Muro, pois quem agiliza tudo são os próprios membros do Grupo através de TRABALHO VOLUNTÁRIO.

2) Combinamos mais uma vez de agirmos TODOS juntos e de forma frequente no que diz respeito à cobrança da semestralidade. Chegamos a um consenso (se entendi bem, foi um consenso) de que boa parte das pessoas que ainda não pagam a semestralidade são pessoas que frequentam o Boulder. Daí a necessidade de o monitor, mesmo que esteja escalando na parede, que dê uma passada no Boulder cobrando a Calangada. Caso esteja sem jeito de cobrar alguma pessoa específica, cobre todo mundo que estiver na área.
Se todos os monitores cobrarem a semestralidade, não vai ficar chato para nenhum monitor ser o cobrador, uma vez que todos os monitores serão cobradores. Vamos fazer isso todos os dias, moçada!

3) Foi votado na última Assembleia Geral que o armário deveria permanecer trancado durante a abertura do Muro. Combinamos de fazer isso valer em prol da organização razoável do armário (pode não parecer, mas a organização do armário é uma coisa que é importante!). Para minimizar trabalho do Monitor, combinamos de já deixar de fora do armário, na arquibancada, todos os materiais que os calangos costumam utilizar mais frequentemente, como chaves, fitinhas, cola, tesoura, etc.
Lembrando que se alguém precisar de algo diferente, por favor, evite de passar a chave para a pessoa pegar tal objeto! Vá você mesmo monitor pegar, ou peça ao parceiro monitor, ou a outro monitor para fazê-lo, já que os monitores, em tese, estão mais articulados para manter a organização do armário.

4) Entramos em consenso que não seria adequado ensinar o procedimento de seg ao novato que acabou de conhecer o Muro.
Caso algum novato peça para aprender a dar seg, pergunte ao mesmo há quanto tempo ele escala. Menos de um mês, não é recomendado ensinar a seg, a não ser que você se responsabilize em ensinar com total dedicação ao mesmo, sempre vigiando a seg desse novato, isto é, apadrinhando o sujeito. Caso contrário, isto é, caso você queira ensinar da forma habitual, ou seja, "ensinou, deu backup, pronto, acabou!", recomendamos que faça desse último jeito apenas se o cara já escala há, pelo menos, um mês.
Agora, se o novato que acabou de conhecer o Muro é um cara que já escala há 48 anos e manda um 15b e diz saber dar seg, então combinamos que o procedimento será: "Vou precisar fazer um backup seu, beleza? São as regras do Muro.". Daí você repara ao novato. Se o cara mostrar destreza e souber o que está fazendo, beleza! Deixa o cara dar seg. Senão, interfira! Dando mais backups, pedindo atenção, ou, em último caso, não deixando o cara dar seg.
Bora, Calangada, vamos tentar e conseguir melhorar essa seg no GEEU! Responsabilidade!

Bem, foi, mais ou menos, isso que discutimos.
A ideia da reunião é passar essas informação ao monitores para que esses disseminem tais ideias aos outros membros para que no fim essas responsabilidades sejam de todos!"

Por favor, não vamos discutir isso tudo aí por e-mail, beleza? Caso alguém tenha alguma ideia, ou crítica discutamos na reunião.
Por favor, manisfeste por e-mail alguma outra inclusão de pauta, se for necessário.

Abraço,

Francismar