GEEU - RES: RES: Cordas

Leandro Torres Zanvettor leandro.torreszanvettor em gmail.com
Qui Nov 22 15:57:25 BRST 2012

Zu,

corda de espeleologia e/ou de trabalho em altura pode ser muito boa contra
abrasão, sujeira, água, lama, ...; mas a questão não é essa. Na escalada as
cordas, assim como todos os outros equipamentos, sofrem cargas dinâmicas
mesmo em top rope. Existe norma específica pra corda estática de escalada,
pq provavelmente já deu merda e nego morreu e a norma é bem rígida, a corda
estática precisa aguentar 24 kN e eu acho pouco provável que cordas dessa
categoria que vc listou aguentam tanta carga.
O carinha q trabalha lá no ultimo laboratório da biblioteca da FEF, onde
estão os "P"s das paradas do GEEU diz q sente o prédio balançar as vezes
por causa de quedas na escalada e eu não duvido que isso aconteça de
verdade,  até onde a gente sabe ele não tem labirintite.

Aqui tem um link mostrando quais são os parâmetros exigidos pela norma:
http://www.mammut.ch/en/ropes_tests_static.html