GEEU - Cordas

Vornei Augusto vagrella em yahoo.com.br
Sex Nov 23 12:00:42 BRST 2012

Creio que isso que o Leandro colocou, usar o ATC, também seja é outro fator a ser considerado na deterioração da corda...
Ou seja, dependendo do tipo do equipamento haverá um desgaste diferente.

Forte abs
Vorna

________________________________
 From: Leandro Torres Zanvettor <leandro.torreszanvettor em gmail.com>
To: Lista do Grupo de Escalada Esportiva e Montanhismo da Unicamp <geeu-l em listas.unicamp.br>
Cc: Vornei Augusto <vagrella em yahoo.com.br>
Sent: Friday, November 23, 2012 11:51 AM
Subject: Re: GEEU - Cordas

O Campeonato Caipira, q foi o dia da estréia das cordas foi no dia 20 de maio
se passaram apenas 6 meses e as cordas estão em péssimas condições!

As outras cordas q eu lembre duraram de 1 a 2 anos, e quando a gente tirou de circulação a gente tirou pq estava ruim de retesar,  pq elas estavam duras e grossas, mas não tinham esses problemas de sair a alma pra fora ou formar caroços, q enroscam nos freios.

O que eu acho q aconteceu é que a alma da corda escorregou muito dentro da capa e formou esses caroços (ponto onde a alma estava "frouxa" e formou barriga e a capa não acompanhou,  ficou esticada). Aí foi só uma questão de tempo pra que a alma saísse pra fora nesses caroços.

Pode ser que os ATC's da mad rock tenham piorado essa situação, pq o "raio de curvatura" da corda quando sai desses ATC's para a mão do segue é muito pequeno (curva muito abrupta) e aí aumenta a força entre a capa e a alma da corda (vou ver se tiro umas fotos pra explicar melhor), mas outras cordas já passaram por esses ATC's e não formaram esses caroços. A última corda antes dessa tinha problema de correr muito a capa também, pode ser que por causa do ATC, mas ela aguentou bem, durou 1 ano eu acho e quando foi tirada de circulação não tinha a alma exposta.