GEEU - Grana para chapas de SBS

joao ricardo gonçalves joaoricardocg em gmail.com
Qua Fev 20 13:28:57 BRT 2013

Fala meu povo,

Primeiro, venho pedir licença para me manifestar.
Esses dias me peguei pensando: "caraca, faz tempo que não rola um
assuntinho porreta na lista do GEEU". Rs. Pedido feito, pedido deferido!
Então, muitas coisas estão sendo ditas, explanadas, debatidas, explicadas,
etc. Muita gente coerente mostrando o seu ponto de vista, mas a coisa é
muito simples. Temos que ir por alguns aspectos básicos:
1- GEEU quer ajudar? (os membros, em sua maioria);
2- Podemos? (tem grana?);
3- Quem ajudar?;
4- Como ajudar?;
5- Como o conquistador vai ajudar o GEEU?;
6- Como ele vai mostrar que esta nos ajudando?;
7- Vale/valeu a pena?;

Feito isso não tem erro.
O Braga que fez esse pedido, a um certo tempo vem martelando no meu ouvido
essa proposta. Eu queria deixar um documento meio agilizado para não chegar
e jogar na lista e gerar discussões como foi feito. Agora tô correndo atrás
do prejuízo. Muita gente perguntou quem é esse cara, ou os caras que abrem
vias, tem gente que falou que eles só abrem vias fodas, li que alguns
falaram que só abrem vias em determinadas regiões e por ai vai.
Ele mesmo foi contestado por mim. Eu falei: Tá. O GEEU dá a grana e você
com a turma dos mostrengos que abrem via vão sai por ai abrindo décimo grau
onde quiserem. Para mim, ok. E para o resto da população que não quer
entrar em décimo? Como fica? Foi ai que ele me falou que na Falésia dos
Olhos, estão sendo abertos outros setores com potencial enorme para vias de
5, 6 e 7 graus. Se propôs a mostrar os setores e tudo mais. Ai eu
continuei: "Braga, e essas chapas? E a grana? O povo não tem grana e nem
vai querer dar as chapas para qualquer maluco por qualquer preço!". Ai foi
explicado que as chapas que ele compra são do clube MONTIS, que esta
patrocinando a abertura de CENTENAS de vias pelo BRASIL e o preço é mais em
conta! Eu mesmo vi um projeto deles na pedra vermelha que esta insano, este
mesmo transitou fotos pelo feizquebuque! Certo...
Mas... Quem é o Braga? E seus amigos amestrados que o ajudam? Eu mesmo
acabei de pedir um currículo dele para deixar na assembleia. Sendo breve, o
Braga em específico já foi membro do GEEU, da cursos de escalada na região
de SBS, abriu muita via por lá, embora ninguém saiba. Seus amigos, não
preciso nem tecer muitos comentários, Arjuna Sundra é um deles e
simplesmente abriu a via Quebradeira que certamente é a via mais
frequentada pelos membros viajantes do GEEU, o Massa é outro que abriu a
via Despertar de Ícaro, que é um clássico da Falésia dos Olhos.
Porra, mas os caras vão metralhar a Falésia dos Olhos? Não. Esses foram
alguns exemplos para mostrar que os caras além de abrir vias fortes,
abriram a maioria das vias que o pessoal vem escalando nesse verão. Olha
que bacana! E proponho, se ocorrer a compra das chapas, que os
conquistadores (independente de ser o Braga ou qualquer outro escalador que
se valer desse benefício) mostrem e façam um relatório breve do potencial
do lugar que visam, tire umas fotos, leve alguém se possível e abra vias do
grau que nós queremos. Basicamente uma prestação de contas. Nada mais justo
afinal fomos nós que compramos a chapa, sendo isso acordado não tem erro.
E por quais motivos tem que ser o GEEU o feitor do benefício? Essa pergunta
tem várias respostas. Aqui vão algumas:
1- Porque, nós formamos um grupo que visa a evolução da escalada. E isso
nitidamente é um avanço, afinal, os clubes internacionais e alguns
nacionais fazem isso como forma de evoluir a escalada. Na Europa, se você
vai abrir via basta passar no clube, pegar a furadeira do clube, uma porção
de chapas e tomar seu rumo! Vai furar o que quiser (onde for permitido,
óbvio)! Incrível! Não sei, mas é evidente que conquistar vias impulsiona o
desenvolvimento da escalada. Sendo esse, um dos meios mais palpáveis de
contribuição.
2- Porque, eu mesmo, individualmente, gostaria de mandar uma quantidade de
chapas para a Espanha para o Dani Andrada metralhar um monte de via de 9a+
para eu entrar, algum dia, melhor não, eu mandaria para Terra Ronca/BR onde
tem os maiores tetos de calcário no BRASIL!, melhor não, mandaria para a
Serra do Cipó, no vale Zen, que tem muita coisa alucinante lá, nagativos de
10 e 11 grau! O porque de ser o GEEU é simples, vamos pensar em uníssono,
ao invés de cada um fazer a contribuição pingada para onde quiser, vamos
fazer em conjunto através do NOSSO GRUPO! Eu mesmo faço contribuições
individuais para escalada, que favorecem o meu interesse e de outros
poucos, mas acredito que quanto mais gente puder contribuir melhor. O peso
da contribuição é mais evidente e afinal somos todos membros de um GRUPO!
Outro aspecto, alguém que se manifestou aqui abriu alguma via nos últimos 3
meses? Tenho quase certeza que não. Logo, que problema tem ajudar quem tem
tempo e competência para isso?
Ressalvo que tudo isso deve ser pensado, ou seja, pedir um orçamento, pedir
um relatório das áreas a serem abertas (afinal, não quero ver um monte de
chapa do GEEU pregada em algum pico que não pode escalar ou tá em vias de
ser fechado), pedir prestação de contas, pedir tudo e fazer tudo dentro da
possibilidade orçamentária do GEEU e de acordo com o conquistador que o
grupo escolher.
Eu acredito que o Braga e seus amigos é uma boa pedida, eles tem tempo,
moram em SBS ou estão sempre por lá, abrem via frequentemente, são próximos
da gente e, o principal, eles que vieram atrás de nós, demonstraram
proatividade.

Pensem nisso,

Abraços!
--