GEEU - Novas medidas de segurança - muro e boulder

Gabriela Ghizzi Vescovi gabi_vescovi123 em hotmail.com
Sáb Out 3 15:33:45 BRT 2015


Membros, boa tarde,  

Nas últimas semanas, nós, da Diretoria, recebemos algumas reclamações (e passamos a observar isso) em relação a segurança de nossas práticas. Houve casos, inclusive, de membros que ignoraram advertências referentes a sua má conduta. Então, a Diretoria optou por tomar algumas precauções para minimizar pequenos erros de conduta e desatenção que ocorrem no muro e no boulder e podem ocasionar acidentes maiores.
NO MURO:1- Os membros que estão registrados no livro de segurança como "capazes de ensinar procedimentos de segurança" poderão reavaliar qualquer membro que tenha o nome registrado no livro. Isso é uma forma de reajustar a habilitação do membro a dar seg de acordo com sua atual conduta para dar segurança e/ou ensinar procedimentos de segurança, porque sabemos que existem membros (não todos) que com o tempo se tornam mais desatentos com alguns procedimentos de segurança (por deixarem de se monitorar) ou que durante um bom tempo ficam sem comparecer no GEEU e ao voltar podem ter desaprendido algo. Então, é condizente e importante sempre os membros poderem ser reavaliados e seus status alterados (no caderno) de acordo com sua condição de segurador. *Essa nova possibilidade não deve constranger ou "pressionar" ninguém e não haverá reavaliação constante de todos, mas apenas a possibilidade de desabilitar membros que deixam de se monitorar na prática e/ou que não seguem os procedimentos corretamente fora da situação de avaliação. A medida será tomada com membros que ignorarem as advertências e a existência do caderno de seg.2- Será fixada uma placa com alguns procedimentos de segurança para que facilite a internalização de procedimentos básicos em prol da segurança dos nossos praticantes. Essa plaqueta poderá conter fotos e avisos escritos. (em breve)

NO BOULDER:1- Será fixada uma placa de forma a tentar conscientizar o escalador sobre sua responsabilidade em alinhar os crash pads da melhor maneira possível a proteger sua queda, sua responsabilidade em designar um segurança (com peso compatível com o seu) para investidas que demandem risco de queda. (em breve)2- Haverá oficinas de segurança em boulder (como houve oficinas para o uso dos grigris), divulgadas por email e no facebook, para os membros. Compareçam, principalmente os iniciantes. Obs: Estes novos procedimentos de segurança no boulder são um reflexo do quem vem ocorrendo ultimamente. Muitas pessoas escalam sem segurança e acham que é obrigação de quem está ao redor adivinhar que existe alguém escalando e dar segurança; ou se arriscam em boulders sem o posicionamento correto dos crash pads (etc).

A diretoria acredita que é uma situação emergencial que não precisa ser votada, devido à quantidade de incidentes relacionados aos procedimentos de segurança. Além disso, tais providências são questões de segurança e não irão dificultar a rotina das atividades, por isso, são passíveis de aplicação direta da Diretoria.  
Estamos em busca de condições mais seguras de treino, esperamos que compreendam.
Boas escaladas,Gabriela, Secretária do GEEU. 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/geeu-l/attachments/20151003/253d0ae3/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão GEEU-L